O novo Thunder Force ou Esquadrão Trovão acabou de chegar na Netflix e não demorou para despontar como um dos filmes mais assistidos do catálogo na última semana. Uma comédia envolvente com um “SUPER” elenco, podem facilmente explicar o sucesso entre os assinantes.

Não é novidade que a gigante do streaming vem tentando compor seu próprio universo de super-heróis. Desde séries como The Umbrela Academy, Warrior Nun e O Legado de Júpiter, até produções ambiciosas como The Old Guard, o serviço não vem poupando esforços para oferecer opções e bater de frente com seus concorrentes.

A diferença em Esquadrão Trovão, é que uma boa dose de comédia se une ao carisma das duas atrizes principais e a receita não poderia ter dado outro resultado. Apesar de não ter recebido uma avaliação muito positiva da crítica, o longa vem se mantendo firme entre as atrações mais vistas do catálogo da Netflix.

Melissa McCarthy e Octavia Spencer formam uma dupla inusitada de heroínas que fogem completamente de qualquer tipo de estereotipo e conseguem carregar o filme nas costas até o final.

Esquadrão Trovão
Imagem: Esquadrão Trovão/ Reprodução

A interação entre as duas flui de forma prazerosa para quem assiste, onde Emily é a personagem mais centrada e excessivamente racional, enquanto Lydia funciona como a contraparte impulsiva e mais irreverente da dupla.

Ressaltamos que essa é uma produção que corajosamente aposta em duas mulheres com mais de quarenta anos como protagonistas. Considerando os padrões sexistas impregnados na cultura hollywoodiana, a Netflix realmente acerta, quando se diz respeito a representatividade da nova produção.

Além de Melissa McCarthy e Octavia Spencer que dão seu show à parte, ainda temos a ótima atuação de Jason Bateman, que faz o papel do vilão conhecido como Caranguejo. Apesar de não sabermos qual o seu real poder no filme, é inevitável afirmar que sua química com Lydia é hilária.

O casal arranca muitas gargalhadas do público enquanto divide a tela, tanto nos momentos em que estão em conflito, como nas cenas em que vivem seu romance proibido e bizarro, regado à manteiga.

“O Rei” interpretado por Bobby Cannavale, também merece destaque, pois ao lado de sua capanga Laser, vivida por Pom Klementieff (a Mantis dos Guardiões da Galáxia) é responsável por dar um tom extremamente cartunesco ao núcleo de vilões.

O filme é dirigido e co-escrito por Ben Falcone (Alma da Festa- 2018), que por sinal é casado com Melissa McCarthy que também recebe os créditos pelo roteiro. Falcone já declarou em entrevistas que sempre sonhou em fazer um filme de super-heróis por amar histórias em quadrinhos:

“eu adoro histórias em quadrinhos… Eu cresci com elas, eu as amo e sempre quis fazer um filme de super-heróis, especialmente depois que vi, há muito tempo, The Batman de Tim Burton … então quando vi o primeiro Vingadores eu pensei.. dá pra fazer qualquer coisa.”

O longa ainda pega onda na popularidade do gênero de super-heróis para fazer inúmeras referências musicais, passando por bandas de rock e cantores dos anos 70 e 80, e terminando em uma ótima canção tema, que recebe as vozes de Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour) e Lzzy Hale (Halestorm).

A trilha sonora ficou à cargo de Fil Eisler, que trouxe grandes nomes do Rock e Heavy Metal como Scott Ian (Anthrax) e Dave Lombardo (ex-Slayer, Suicidal Tendencies), para ajudar na produção dos riffs e batidas que marcam as cenas de ação do filme.

No fim das contas, para quem busca uma mega saga de super-heróis ou a criação de um universo coeso e bem definido à lá UCM, Esquadrão Trovão pode não ser a melhor opção e talvez por esse motivo tenha gerado uma certa rejeição por parte dos amantes do gênero.

Porém, o longa se mostra uma boa alternativa de entretenimento para a toda a família, e ainda podemos arriscar em dizer, que tendo em vista sua colocação entre os mais assistidos do catálogo da Netflix, possa vir até mesmo a ganhar uma continuação.

O enredo de Esquadrão Trovão

O filme começa explicando sobre como os Meliantes ganharam seus poderes após a Terra ser atingida por um pulso concentrado de raios cósmicos. Este evento foi responsável por conceder habilidades muito especiais para indivíduos que eram predispostos a se tornarem sociopatas.

Esses super-humanos começaram então seu domínio sobre a humanidade, pois naquele momento não havia uma força no planeta que fosse suficientemente capaz de combate-los.

esquadrao-trovao
Imagem: Laser- Esquadrão Trovão/Reprodução

Os pais da jovem Emily Stanton que eram geneticistas brilhantes, acabaram se tornando vítimas do fogo cruzado em mais um desses ataques que a sociedade vinha sofrendo constantemente.

Desde este dia a garota decide que viverá em função de terminar o trabalho dos dois para descobrir uma maneira de ganhar superpoderes e combater os Meliantes, salvando assim a humanidade.

Emily cresce com este ideal em mente, mas sua dedicação aos estudos acaba trazendo alguns contratempos na escola, onde é vista pelos seus colegas de sala como uma nerd que gosta de se exibir.

Durante uma discussão com um dos valentões de sua sala, ela acaba sendo agredida e Lydia que não gosta nada daquela situação, defende Emily do garoto e coloca todos os seus amigos para correr.

Imediatamente as duas acabam se tornando grandes amigas e passam a realizar várias atividades juntas. Entretanto, com o passar do tempo, elas percebem que suas prioridades na vida eram completamente diferentes.

Emily e Lydia se afastam por terem ideais diferentes, pois enquanto uma queria se dedicar ao máximo em sua missão de salvar a humanidade, a outra só queria curtir a vida e aproveitar os bons momentos.

Os anos passam e Emily Stanton se torna uma cientista respeitada na sociedade acadêmica. Enfim ela consegue finalizar o trabalho de seus pais e chegar a uma fórmula que concederia poderes espetaculares a quem recebesse o seu tratamento.

Enquanto isso Lydia continuou sua vida e acabou se tornando uma simples trabalhadora assalariada e beberrona que constantemente se depara com alguma atrocidade cometida pelos temíveis Meliantes.

Em uma noite em que aconteceria o reencontro das melhores amigas, Emily não aparece e Lydia decide ir até o laboratório para encontrá-la. As duas estão frente a frente novamente, mas nada é como antes.

As meninas cresceram e se tornaram muito diferentes como já era previsto, porém agora, além das diferenças, existe um abismo que foi causado pela distância e pelo tempo que passaram sem se ver.

Lydia entra no laboratório de Emily escondida e acaba mexendo em um equipamento que injeta nela acidentalmente a fórmula criada pela cientista. Agora ela precisará seguir com o tratamento até o fim para que seu corpo não entre em colapso.

Esquadrão Trovão
Imagem: Esquadrão Trovão/ Reprodução

A fórmula criada para combater os Meliantes é capaz de ceder imensa força a Emily que começa seu treinamento para aumentar cada vez mais suas habilidades para que ela possa combater o mal que assola a cidade.

Lydia também começa seu tratamento com pílulas que criou para se tornar invisível quando quiser. Ao final do treinamento, elas irão se tornar uma super equipe de combate ao crime chamada Esquadrão Trovão.

Além de uniformes incríveis e equipamentos de combate ao crime, elas também ganham um super carro esportivo que será a maneira de se locomover pela cidade, chegando rapidamente ao local dos crimes.

O Esquadrão Trovão rapidamente ganha fama, combatendo a criminalidade e colocando vários bandidos atrás das grades. No entanto “O Rei” mantem uma organização formada por Meliantes e para piorar, ele poderá se tornar o próximo prefeito.

Agora a dupla de heroínas precisará encontrar uma forma de desmascarar o líder dos Meliantes e impedi-lo de seguir com seus planos maléficos. As amigas terão que se unir e se preparar para a maior batalha de suas vidas.

As referências do filme

Apesar de não ter caído no gosto da crítica e nem dos amantes de super-heróis, não podemos negar que Esquadrão Trovão é cheio de referências aos filmes do gênero e também aos quadrinhos.

Este é um detalhe que joga a favor do longa, mesmo porque, a maior parte das piadas partem de Emily que é interpretada por Melissa McCarthy. A atriz traz uma bagagem de filmes que abusam dessa comédia um tanto quanto “extravagante”.

As piadas absurdas, vêm num crescente, quando ela trabalha em parceria com seu marido Ben Falcone. Ainda não conseguimos chegar à uma conclusão, se este tipo de humor tem alguma genialidade embutida ou se não passa de pura bizarrice mesmo.

O fato é que algumas referências são interessantes no filme, como por exemplo no momento em que elas ganham seu próprio veículo de transporte. Nas histórias do Batman, o Batmóvel é um dos elementos que o torna mais incrível.

batmovel
Imagem: Batmóvel/ DC Comics

Porém, para as garotas é extremamente difícil entrar ou sair de seu pequeno esportivo roxo, devido ao tamanho não ter sido muito bem planejado para as duas caberem dentro.

Peter Parker foi mordido por uma aranha radioativa e ganhou poderes que vão desde o Instinto de Aranha até a habilidade de escalar paredes. Mas vendo por outro ângulo, desenvolver poderes de animais pode não ser tão agradável.

Esquadrão Trovão ridiculariza ao extremo essa ideia com vilão Caranguejo, que teve seus braços transformados em grandes pinças depois que foi mordido nos órgãos genitais por um caranguejo radioativo.

Além de todas essas piadas envolvendo o mundo dos super-heróis, o longa também brinca com os estereótipos que são criados tanto para o cinema, quanto para as revistas em quadrinho, que muito raramente trazem seus protagonistas acima do peso.

Em algumas exceções esses personagens são utilizados como alívio cômico ou mesmo como coadjuvantes na história, mas nunca tendo um papel central ou que seja relevante para o contexto da narrativa.

Um exemplo muito criticado pelos fãs, é a maneira como Thor Odinson foi retratado no filme “Vingadores: Ultimato” de 2019. Para muitos, ele foi explorado apenas como uma piada em um dos filmes mais importantes da franquia.
1
O que vc achou da versão do Thor utilizada em Vingadores: Ultimato?x

Se pararmos para analisar, em nenhum momento o enredo de Equadrão Trovão parece caçoar do peso das heroínas, pelo contrário, quando as amigas se encontram depois de anos sem se ver, elas fazem questão de afirmar como estão lindas.

Em Vingadores: Ultimato pelo contrário, Rocket Raccoon e Hulk reencontram Thor depois do personagem ter ficado anos sofrendo por não ter conseguido impedir os planos de Thanos, e mesmo assim ficam horrorizados com sua nova aparência.

Questões como gordofobia e bullying são tratadas de maneira leve e descontraída em Esquadrão Trovão, e só por este motivo o longa merece um pouco de crédito. Problemas existem, mas com certeza é uma boa uma opção de diversão para toda a família.

Esquadrão Trovão é uma produção original Netflix e está disponível em seu catálogo de filmes desde 09 de abril deste ano. Confira o trailer do longa abaixo:

E aí aficionados, depois de todas essas informações e curiosidades sobre Esquadrão Trovão”, bateu aquela vontade de conferir o novo filme de super-heróis da Netflix não é mesmo?

Então não marque bobeira!!! Assista agora mesmo!!!

E fique ligado nos principais lançamentos da Netflix em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade no universo incrível da cultura POP!!

Leia mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
2 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários