No próximo domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os cinco filmes indicados na categoria de Melhor Fotografia.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante essa semana, que precede a entrega do Oscar, nós analisaremos cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, tentaremos prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões basta acompanhar os textos que publicaremos diariamente em nosso site e em nossas redes sociais.

Melhor Fotografia

Prever quem vai ganhar o Oscar nunca é fácil, principalmente em algumas categorias onde a disputa promete ser ferrenha. No caso de Melhor Fotografia, a briga parece estar restrita há apenas dois trabalhos. Contudo, diversas situações peculiares que aconteceram nesse ano na categoria, dificultam um pouco prever com segurança quem irá vencê-la.

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Primeiro é importante explicar o que é a “fotografia” (ou “cinematografia”) de um filme. Inicialmente, devemos lembrar que um filme é produzido (ou era em seus tempos analógicos) através de uma série de fotografias. Ou seja, para se fazer um filme uma cena era fotografada diversas vezes por minuto, dando assim a impressão de movimento. A cinematografia nada mais é do que a arte de produzir essas diversas fotografias.

Mandy Walker durante as filmagens de Elvis

Mas para ficar mais fácil, basta pensar que a fotografia de um filme é a forma como ele se parece, ou seja, sua “aparência”. Se um filme é preto e branco ou em cores. Se um filme é mais escuro ou mais claro. Mais colorido ou mais cinza. Tudo isso é trabalho do fotógrafo. Ele é o profissional responsável por dar ao filme a aparência que o diretor quer que ele tenha. Assim, o fotográfo é indispensável para criar a aura ou o clima que o diretor quer passar em cada cena. Porque é ele quem vai encontrar meios para reproduzir na tela o que o diretor tem em sua mente. Com essa breve explicação, vamos ao que interessa, prever quem irá vencer o Oscar nessa categoria.

Primeiro, precisamos começar falando sobre os dois trabalhos que parecem ser os favoritos a vencer o Oscar de Melhor Fotografia: Mandy Walker, por seu trabalho no drama biográfico Elvis e James Friend por seu trabalho no filme anti-guerra alemão Nada de Novo no Front. O mais interessante aqui, é observar que um dos favoritos a vencer nessa categoria, Claudio Miranda por seu trabalho em Top Gun: Maverick, nem sequer foi indicado ao Oscar.

James Friend indicado por seu trabalho em Nada de Novo no Front.

Miranda, aliás, era o grande favorito a vencer também o American Society of Cinematographers Award, prêmio entregue pela Sociedade Americana de Cinematógrafos (ASC), desse ano, mas acabou perdendo justamente para Mandy Walker. Esse prêmio é importante porque muitos dos votantes no Oscar também são membros da ASC. Portanto, votam nesse prêmio. Por isso, é de se supor que se votaram em um filme para receber o ASC Award também votaram nele para receber o Oscar. Não a toa, nos últimos 12 anos, 66% dos filmes que ganharam o prêmio da Sociedade Americana de Cinematógrafos também venceram o Oscar.

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Contudo, como você pode perceber, não é sempre que os premiados coincidem. Nesse ano, por exemplo, como já dissemos, uns dos favoritos a levar o ASC Award para casa, nem sequer foi indicado ao Oscar. E isso, deixou a categoria virada de cabeça para baixo. O fato de Mandy Walker ter vencido o ASC Award combinado ao fato de que seu principal rival na disputa nem sequer foi indicado ao Oscar, colocou ela e seu trabalho em Elvis como principais favoritos a levar a estatueta para casa.

Roger Deakins durante as filmagens de Império da Luz

Outro fator que pode ajudar Walker a vencer nessa categoria, é o fato de ela ser mulher. Nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vem tentando valorizar o trabalho realizado por profissionais do sexo feminino. No ano passado, por exemplo, Ari Wegner foi indicada por seu trabalho em Ataque dos Cães e em 2017, Rachel Morrison foi indicado por seu trabalho em Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi. Ambas as cinematógrafas perderem o Oscar. Contudo, pode ser que esse ano, a Academia decida premiar pela primeira vez uma mulher nessa categoria. Aliás, Mandy Walker foi também a primeira mulher a vencer o ASC Award. Assim, é possível que ela faça história sendo a primeira mulher a vencer ambas as premiações.

No entanto, é importante lembrar também que nos últimos anos o prêmio de Melhor Fotografia tem tido uma íntima relação com os prêmios de Melhor Design de Produção e Efeitos Especiais. Só para se ter uma ideia, desde 2009, quando a categoria de Melhor Filme foi expandida de cinco para 10 indicados, nove dos 10 trabalhos que venceram o prêmio de Melhor Fotografia também estavam indicados ao prêmio de Efeitos Especiais. Além disso, com exceção de Birdman em 2014, o vencedor na categoria de Melhor Fotografia também foi indicado ao prêmio de Melhor Design de Produção.

Darius Khondji e Alejandro G. Iñárritu durante as filmagens de Bardo.

Todos esses fatos pesam em favor de Nada de Novo no Front, que é o único filme indicado nas três categorias: Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Efeitos Especiais. Outro fato que pesa a favor do filme é o fato de ele ter vencido (surpreendentemente, para alguns), o BAFTA de Melhor Fotografia desse ano. Essa foi a única grande premiação em que Nada de Novo no Front, Elvis e Top Gun: Maverick (para muitos, os três melhores trabalhos de cinematografia do ano) estavam indicados juntos, e o filme alemão saiu como vencedor.

Os outros três indicados nessa categoria, correm por fora. Apesar disso, é importante não tirar os olhos deles, até porque dois dos três indicados são gigantes da indústria cinematográfica. Roger Deakins, indicado por seu trabalho em Império da Luz, é um dos mais importantes e premiados cinematógrafos vivos. Deakins é, ao lado de Emmanuel Lubezki, o maior vencedor do ASC Award, com cinco vitórias, e já foi indicado ao Oscar 16 vezes, vencendo em duas ocasiões. Já Darius Khondji, indicado por seu trabalho em Bardo, já foi indicado ao Oscar antes e já trabalhou com alguns dos diretores mais importantes do mundo, incluindo Woody Allen, David Fincher e Bernardo Bertolucci.

Florian Hoffmeister indicado por seu trabalho em Tár

Por tudo que dissemos acima, a disputa nessa categoria deve ser bastante empolgante. Nossa aposta é que Elvis provavelmente vencerá o Oscar de Melhor Fotografia desse ano com Nada de Novo no Front correndo por fora. Confira abaixo todos os indicados ao Oscar de Melhor Fotografia:

  • James Friend, por Nada de Novo no Front
  • Darius Khondji, por Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades
  • Mandy Walker, por Elvis
  • Roger Deakins, por Império da Luz
  • Florian Hoffmeister, por Tár

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