Personagem | Draco Malfoy
Draco Malfoy - Divulgação

Draco Malfoy é um dos personagens centrais da saga Harry Potter, apresentado como um vilão, mas que, conforme sua história foi sendo revelada, conseguiu cativar bastante o público. Sem dúvidas, trouxe contribuições significativas para o sucesso da série.

Neste artigo, você conhecerá mais a fundo a biografia ficcional de Draco Malfoy, seu papel em cada um dos filmes/livros da franquia e também curiosidades interessantes sobre o personagem. Acompanhe!

Quem é Draco Malfoy?

Draco Lucius Malfoy (Draco Lúcio Malfoy) é um personagem fictício e um dos principais antagonistas da saga de livros/filmes Harry Potter, escrito pela autora britânica J. K. Rowling. Juntamente com nomes como Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Lord Voldemort, Alvo Dumbledore e Severo Snape, ele é um dos personagens centrais da franquia.

Draco Malfoy, como é conhecido, é um bruxo britânico sangue puro, filho único de Narcisa Malfoy e Lúcio Malfoy, um dos Comensais da Morte do Lorde das Trevas. Por isso, desde criança, foi educado para acreditar na pureza do sangue.

Continue depois da publicidade

Assim, como outros demais jovens bruxos de sua idade, ele frequentou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, no período em que os eventos da parte principal da saga se desenrolaram. Na escola, foi selecionado para a Casa Sonserina, e rapidamente tornou-se um rival de Harry Potter, o grande protagonista e o garoto da profecia que indicava a derrota de Voldemort. Em contraposição a isso, faz amizade com outros alunos de sua Casa, em especial Vicente Crabbe, Pansy Parkinson e Gregório Goyle, que acabam se tornando seus capangas/comparsas.

Durante os seus últimos anos em Hogwarts, ele acabou se transformando, assim como seu pai, em um Comensal da Morte. A ele, foi dada a missão de assassinar seu então diretor, Alvo Dumbledore, missão essa que foi finalizada com a intervenção de Severo Snape, que acabou tomando a responsabilidade para si, a pedido do próprio Dumbledore, para que Draco não tivesse sua alma rompida.

Lembrando que nos cinemas o personagem ganhou vida através das atuações de Tom Felton, que o interpretou em todos os 8 filmes da saga, trazendo contribuições significativas para o sucesso do Draco frente ao público, mesmo ele sendo apresentado como vilão.

Biografia ficcional do personagem

Infância

Draco Lúcio Malfoy nasceu no dia 5 de junho de 1980, na mansão da família Malfoy em Wiltshire, Inglaterra. Ele foi o primeiro e único filho do casal de bruxos sangue puro Lúcio e Narcisa, oriundos de duas grandes famílias aristocratas, os Malfoy e os Black. Narcisa era irmã de Belatriz Lestrange, personagem importante para trama e uma fiel Comensal da Morte, tornando Draco seu legítimo sobrinho.

Continue depois da publicidade

O garoto foi criado dentro de uma atmosfera de pesar com a derrota do Lord Voldemort na Primeira Guerra Bruxa. No entanto, foi ensinado que esses sentimentos não deveriam ser revelados para as pessoas de fora do seu ciclo, já que a família precisava manter sua imagem. Aliás, até o ano de 1996, já durante os eventos da Segunda Guerra Bruxa, os Malfoy conseguiram manter esse status social respeitável, sendo, inclusive, uma das famílias mais ricas do mundo bruxo.

A família se orgulhava da pureza de seu sangue, e Draco cresceu sob esses ideais supremacistas. Bastante mimado por seus pais, ele sempre teve acesso a tudo o que queria, dado o poder aquisitivo que os Malfoy possuíam. Assim, herdou os pensamentos ideológicos supremacistas e preconceitos contra os trouxas, os nascidos trouxas, mestiços e também os sangue puro que não seguiam essas ideias.

Dada sua linhagem, o jovem bruxo cresceu conhecendo sua realidade e chegou, inclusive, a conhecer Hogwarts antes de completar a idade escolar. Na ocasião, ele acompanhou seu pai, que fazia uma inspeção. Seu ciclo social o levou também a criar amizades com filhos de outros ex-Comensais da Morte antes mesmo de começar a estudar, a exemplo de Teodoro Nott e Vicente Crabbe.

Chegada a Hogwarts

Quando completou seus 11 anos de idade, em 1991, Draco Malfoy tornou-se efetivamente um aluno da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seu primeiro contato com Harry ocorreu ainda no Beco Diagonal, onde foi amistoso com o protagonista (ele não sabia que o garoto com quem conversava era o Potter), embora já tenha discursado sobre seus pensamentos intolerantes quanto às minorias.

Continue depois da publicidade

Assim como praticamente todos os seus familiares anteriores, tanto da família Malfoy quanto Black, ele foi selecionado para a Casa Sonserina. É interessante abrir um destaque aqui para Sirius Black, um dos únicos que, na sua ocasião, não frequentou a Casa, o que motivou a desaprovação de todos.

A inimizade com Harry Potter se inicia durante a viagem no Expresso de Hogwarts, onde Draco tenta impressioná-lo e oferece sua amizade a ele. Como o Potter era famoso dentro do universo bruxo, ele achou que seria conveniente firmar uma amizade com ele. A similaridade de suas atitudes com Duda, primo trouxa do protagonista, acabam levando a recusa desse convite, e iniciando uma animosidade compartilhada por ambos, que só se acentuaria nos anos seguintes.

Na escola, ele torna-se apanhador do time de quadribol da Sonserina e, além da rivalidade com Harry, alimentava também uma inimizade com Hermione Granger, a quem chamou de sangue ruim, já que ela era uma nascida trouxa (filha de pais não bruxos). Sua relação com Rony também era ruim, já que, diferentemente dos Malfoy, os Weasley eram uma família tradicional, mais pobres, e que não compartilhavam da ideologia supremacista.

Em seu quinto ano em Hogwarts, ele torna-se um monitor da Sonserina e passa a integrar também a chamada Brigada Inquisitorial, um grupo formado por apoiadores do Ministério da Magia, que foi selecionado pela Profª Umbridge.

Continue depois da publicidade

O retorno do Lord Voldemort

Quando o Lorde das Trevas retornou com seu corpo físico e deu início a Segunda Guerra Bruxa, Draco acabou tornando-se um de seus Comensais da Morte, enquanto ainda estudava na escola. Seu ingresso, ainda aos 16 anos, ocorreu em 1996, depois que seu pai foi preso ao se apresentar como um dos seguidores de Voldemort, sendo preso em Azkaban.

O desempenho ruim de Lúcio na Batalha do Departamento de Mistérios levou o Lorde das Trevas a entregar uma missão praticamente impossível para Draco: assassinar Alvo Dumbledore (além de diretor da escola, Dumbledore é considerado simplesmente o bruxo mais poderoso de todo o universo Harry Potter).

O peso de sua missão é enorme e já começa a abalar suas ideias, mas, mesmo assim, ele arma seu plano, tentando facilitar o acesso de outros comensais dentro da escola para lhe ajudar na tarefa.

Mesmo emocionalmente abalado, Draco consegue desarmar Dumbledore durante a Batalha da Torre de Astronomia, mas é convencido pelo diretor a não cometer tal crime. Vale lembrar que o diretor já estava com os dias contados, devido uma maldição que adquiriu ao encontrar e usar o Anel de Servolo Gaunt (além de ser uma Horcrux, o anel tinha uma das Relíquias da Morte, a Pedra da Ressurreição) que havia sido amaldiçoado.

Continue depois da publicidade

Já ciente de que o Malfoy tinha sido incumbido de matá-lo, e que não conseguiria sobreviver por muito tempo, Dumbledore arquitetou, previamente, um plano para que Severo Snape fosse quem o assassinasse. Assim, ainda durante a Batalha da Torre de Astronomia, o professor lançou a Maldição da Morte que tirou sua vida.

Período pós Segunda Guerra Bruxa

Depois dos eventos que sucederam a Segunda Guerra Bruxa, Draco Malfoy acabou mudando bastante. Afinal, suas crenças e inimizades criadas mostraram não ser o que ele realmente acreditava. Sua mudança, aliás, ocorreu juntamente com a de sua esposa, Astória Malfoy (Greengrass, originalmente), a mulher com quem se casou.

Astória estudava em Hogwarts durante o retorno de Voldemort, tendo ingressado na escola, provavelmente, em 1993. Ela também era da Casa Sonserina, assim como sua irmã mais velha, Dafne Greengrass, que estudava junto com Draco.

Assim como os Malfoy, os Greengrass eram uma das Sagradas Vinte e Oito, famílias britânicas que permaneciam verdadeiramente como sangue puro, o que levou a Astória ter uma educação similar a de Draco, e a sofrer uma redenção bem parecida com a dele no pós guerra.

Continue depois da publicidade

Juntos, eles tiveram um único filho, Escórpio Malfoy, que teve acesso a uma formação um pouco diferente da deles próprios enquanto jovens, a fim de tornar-se mais tolerante. Lúcio e Narcisa, aliás, não gostavam do relacionamento estabelecido entre eles, já que eram contra esse posicionamento.

Outro ponto importante sobre sua vida posterior aos eventos narrados na saga principal é que ele acabou ficando viúvo muito cedo. Sua esposa faleceu apenas dois anos depois do filho ingressar em Hogwarts, mais precisamente em 2019, vítima de uma maldição herdada.

A criação de Draco Malfoy

J. K. Rowling sempre afirma que nenhum dos seus personagens foi criado com base em pessoas reais, embora alguns tenham sim tal relação com o mundo exterior. Draco Malfoy é um dos que entram nessa lista, embora de uma forma diferente.

Na verdade, ele foi vagamente inspirado nos valentões que a autora conheceu enquanto estudava, tão comuns em qualquer outro lugar. A criação do personagem serve como uma das bases para a própria construção do herói Harry Potter. Na obra, depois de criar expectativas para um mundo completamente novo, diferente do que o cenário trouxa o havia proporcionado, é Draco quem quebra essa esperança, já em sua primeira aparição. Harry consegue perceber que, assim como no mundo dos trouxas, o universo bruxo não é o país das maravilhas que ele havia pintado.

Continue depois da publicidade

O papel de Draco Malfoy em cada um dos filmes da saga

Após conhecer um pouco mais sobre a biografia e também a criação do personagem, é interessante acompanhar o papel que Draco Malfoy desempenhou em cada um dos filmes/livros da saga. Confira!

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

É em Harry Potter e a Pedra Filosofal que temos a primeira aparição de Draco. Essa parte da obra dá uma introdução na história, envolvendo principalmente os eventos durante o primeiro ano da turma em Hogwarts.

Sendo o protagonista, a parte melhor descrita da história inicial é a do próprio Harry, como a criança da profecia. Os detalhes sobre os Malfoy pouco a pouco aparecem no decorrer da saga.

Desde sua aparição inicial, é claro, Draco faz questão de mostrar suas ideias e, embora desenhe uma simpatia inicial pelo protagonista (sem ainda saber de quem ele se tratava), acaba transformando isso em rivalidade ainda nesses contatos iniciais.

Continue depois da publicidade

Na escola, enquanto ele entra para os Sonserinos, Harry, Hermione e Weasley vão para a Grifinória, acentuando ainda mais a distância entre ele e o grupo principal.

O primeiro filme/livro gira em torno da Pedra Filosofal, que tem o poder de dar a imortalidade ao seu portador. Assim, Draco desempenha um papel mais como um clássico valentão escolar nessa parte da história.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Harry Potter e a Câmara Secreta traz revelações importantes sobre Tom Riddle, o garoto que acabou transformando-se no Lord Voldemort. A referida câmara teve criação por Salazar Slytherin e guarda o basilisco, fera que tem o papel de varrer os que não são sangue puro da escola.

Riddle abriu o local quando estudava em Hogwarts e agora o trio principal, depois de descobrir a existência da câmara, acreditam que Draco seja o herdeiro da Sonserina, que tem o papel de reabrir o lugar e libertar o basilisco novamente.

Continue depois da publicidade

As suspeitas eram incorretas quanto a isso, mas o Malfoy pouco a pouco aumentava sua rivalidade com eles. Nesse segundo filme/livro, ele torna-se um apanhador no time de quadribol de sua Casa, depois que seu pai faz doações da Nimbus 2001. Estas são vassouras de alta qualidade para a equipe. Sua ofensa direta a Hermione, a chamando de sangue ruim, ajuda a criar novas camadas nessa animosidade.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban temos a fuga de Sirius Black da prisão. Isso é o que leva a uma proteção maior na escola, já que o vilão (na verdade, um aliado) está atrás de Harry (ele é seu afilhado, embora não saiba).

Concomitante a isso, Rúbeo Hagrid inicia suas aulas de Trato das Criaturas Mágicas em Hogwarts. Já na primeira aula, Draco acaba insultando o hipogrifo Bicuço e sofre um ataque. Exagerando em relação a lesão que sofreu, Lúcio Malfoy, seu pai, exige que se execute a criatura.

É enquanto tentam impedir que o Bicuço morra, que o trio principal acaba descobrindo o paradeiro do rato do Rony, o Perebas, fugido desde o início do ano. Na verdade, Perebas é um animago, cuja verdadeira identidade é Pedro Pettigrew, personagem que tem uma relação direta com a morte dos pais de Harry.

Continue depois da publicidade

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Harry Potter e o Cálice de Fogo traz o retorno do Lord Voldemort nos seus momentos finais, quando o papel de Draco Malfoy deixa de ser somente o de um valentão, por assim dizer, para tornar-se realmente vilão, mesmo que mentalmente mais perturbado.

O filme/livro gira em torno do Torneio Tribruxo que ocorre em Hogwarts e tem Harry Potter como um dos Campeões participantes, representando a escola. Além de fornecer informações sobre seu rival para a criação de reportagens maliciosas no Profeta Diário, ele tenta amaldiçoá-lo pelas costas. Assim, sendo impedido por Bartô Crouch Jr., disfarçado de Alastor Moody, então professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, que o transforma temporariamente em um furão.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Nos eventos que se seguem em Harry Potter e a Ordem da Fênix, a comunidade bruxa não acredita na versão de Harry de que Voldemort tenha retornado. A situação leva a chegada de Dolores Umbridge em Hogwarts. Assim, pouco a pouco começa a tomar o poder das mãos de Dumbledore (o diretor reabre a Ordem da Fênix, grupo que luta contra os Comensais da Morte).

É nesse ano, o quinto, que Draco torna-se, juntamente com seu colega Pansy Parkinson, um monitor da Casa Sonserina. Posteriormente, passa a integrar a Brigada Inquisitorial, cumprindo um papel importante ao revelar os segredos da chamada Armada de Dumbledore, grupo de estudos de Defesa Contra a Arte das Trevas liderado por Harry.

Continue depois da publicidade

Depois da Batalha do Departamento de Mistérios, onde a volta do Lorde das Trevas é finalmente reconhecido pelo Ministério da Magia, o pai de Draco é reconhecido como um dos seus Comensais, capturado e preso em Azkaban. Isso leva o jovem a tentar vingar-se em Harry, mas Snape o impede, Minerva McGonagall e a Armada de Dumbledore, que frustram seus planos.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Draco Malfoy é levado a tornar-se um Comensal da Morte, já que seu pai está preso. Voldemort o incumbe de matar Dumbledore. Pra isso, sua mãe, Narcisa Malfoy, e sua tia, Bellatrix Lestrange, visitam Severo Snape para que ele faça um Voto Perpétuo de proteção ao jovem bruxo e de continuar sua missão, caso ele falhe.

Já mentalmente abalado e temeroso quanto ao desempenho do seu papel, ele arma o plano de levar outros Comensais para Hogwarts, consertando o Armário Sumidouro. Na Batalha da Torre de Astronomia, Draco desarma o diretor e torna-se o detentor da Varinha das Varinhas, uma das Relíquias da Morte (esse é um fato importante para a obra).

No entanto, sua conversa com Dumbledore o faz não conseguir assassiná-lo. Como já havia orquestrado com Snape, que também havia feito o Voto Perpétuo, é ele quem tira a vida do diretor e depois foge da escola com o jovem bruxo.

Continue depois da publicidade

Vale lembrar que, apesar de sua índole, Draco acabou sendo forçado a aceitar a missão, sob a ameaça da morte de seus pais. Ele era ainda bem jovem no período, e matar alguém a sangue frio romperia sua alma, algo que Dumbledore não queria de forma alguma.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

Nos eventos de Harry Potter e as Relíquias da Morte, os Malfoy continuam sendo seguidores do Lord Voldemort. Este, aliás, utiliza a casa da família como sua sede. Mas Draco já não apresenta mais a mesma mentalidade. Ele perde em um confronto direto com Harry, enquanto este foi capturado e tentava fugir do seu cativeiro.

Na parte final da saga, tanto o Draco quanto seus pais, Lúcio e Narcisa, traem o Lorde das Trevas, escolhendo ficarem unidos como uma família. O jovem, aliás, foi salvo por Harry e Weasley durante a Batalha de Hogwarts.

Embora não tenha um papel direto na derrota de Voldemort, as ações de Draco contribuíram para sua derrota. Graças a ele, o vilão não conseguiu usar a totalidade do poder da Varinha das Varinhas. O Lord das Trevas havia assassinado Severo Snape, imaginando que ele fosse o detentor do seu poder. No entanto, Harry, que havia derrotado o Malfoy era quem, por direito, teria o controle do artefato.

Continue depois da publicidade

Ao lançar a Maldição da Morte contra Harry, Voldemort solicita que Narcisa Malfoy verifique se ele está realmente morto. Mesmo sentindo as batidas do seu coração, ela mente, a fim de conseguir encontrar seu filho. A ação foi fundamental para a derrota definitiva do antagonista, sendo essa a atitude que livrou a família de ser condenada à prisão no pós guerra.

Curiosidades sobre Draco Malfoy

Por fim, vale a pena conferir também algumas curiosidades interessantes sobre o personagem. Acompanhe!

Quase não ia para Hogwarts

Quando completou a idade de iniciar seus estudos sobre magia, Draco Malfoy por pouco não seguiu para uma outra escola. A ideia partiu diretamente do seu pai que queria uma opção mais adequada, um lugar que fosse de acordo com as ideologias da família.

A alternativa considerada foi o Instituto Durmstrang, que fica localizado na região norte da Europa. A escola se diferenciava de Hogwarts por admitir a utilização de Magia das Trevas e também por não aceitar o ingresso de estudantes que nascessem trouxas. Embora condissesse realmente com os pensamentos dos Malfoy e dos Black, Narcisa não concordou com a ideia, já que Durmstrang era muito distante.

Continue depois da publicidade

Família extremamente rica e relação com os nobres e trouxas

Os Malfoy são a família bruxa mais rica presente no universo Harry Potter. E uma parte considerável dessa riqueza vem da sua relação com a nobreza. Tudo começa com a chegada de Armand Malfoy, o primeiro bruxo da família a chegar ao território da Grã-Bretanha.

Ele era francês, mas mudou-se para a nova região em algum momento do século XI, onde fez amizade com ninguém menos que Guilherme, o Conquistador. Este, após tornar-se rei o concedeu terras a ele pelos serviços prestados. Armand construiu a Mansão Malfoy em Wiltshire e, nos anos seguintes, ele e seus descendentes expandiram suas riquezas.

Um ponto importante é que no momento da criação do Estatuto Internacional de Sigilo em Magia, firmado no ano de 1692, a família fazia parte da alta classe da sociedade trouxa, com quem fazia negócios constantes e aproveitou para adquirir novas terras e posses.

Já muito bem estabelecidos, eles acabaram acatando a decisão do sigilo. Assim, cortaram todos os laços que possuíam com os trouxas e passaram a negar que um dia já haviam tido alguma relação com os mesmos.

Continue depois da publicidade

Aliás, depois que finalizou seus estudos, Draco Malfoy pôde viver tranquilamente sua vida, sem preocupar-se com o lado financeiro. Tudo isso já que as riquezas adquiridas nos últimos séculos eram suficientes para mantê-los.

Ligação com os black e escolhas de nomes baseados em constelações

Assim como Draco pertence diretamente a família Malfoy, por parte de pai, ele também é um descendente direto dos Black, por parte de sua mãe. Isso leva a seu parentesco com personagens importantes da obra, como Belatriz Lestrange, sua tia materna, e o próprio Sirius Black, um pouco mais distante.

Um ponto interessante quanto a essa questão é que, dentro dos Black, era comum que o nome das pessoas se baseasse em alguma constelação ou estrela. Esse é o caso do Sirius, Régulo, Andrômeda, Belatrix, Cygnus, etc.

A escolha do nome do próprio Draco Malfoy também seguiu esse parâmetro. Afinal, o Dragão é uma constelação localizada no hemisfério celestial norte, próxima do pólo celeste norte. E, ao escolher o nome de seu filho, essa regra também se aplicou. Escórpio Malfoy está relacionado a Scorpius, o Escorpião, outra constelação do zodíaco.

Continue depois da publicidade

Interesse em alquimia

Depois de finalizar seus estudos, Draco conseguiu dedicar uma parte do seu tempo ao estudo da alquimia, mesmo que por hobby. As motivações que o levaram a fazer isso podem ter sido várias, e não há uma tida como verdadeiramente principal.

As mais prováveis são a própria afinidade que ele possuía com a área; uma tentativa de criar um artefato poderoso, assim como a Pedra da Ressurreição; estudos para conseguir evitar a morte de sua esposa, que era bastante fraca; etc.

Considerações finais

Como foi possível observar, Draco Malfoy é um personagem importantíssimo dentro da franquia de filmes/livros Harry Potter. A certa complexidade do seu papel na trama e a dualidade de suas atitudes levou a identificação por parte do público e trouxe contribuições significativas para o sucesso da franquia.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui