Imagem da personagem Hermione Granger
Hermione Granger - Divulgação

Hermione Granger integra, ao lado de Rony Weasley e Harry Potter, o trio de personagens principais da saga de filmes e livros Harry Potter, de aclamação mundial.

Neste artigo, vamos tratar justamente sobre a personagem Hermione Granger, conhecer sua biografia, papel ao longo das obras, curiosidades interessantes e muito mais. Acompanhe!

Quem é Hermione Granger?

Hermione Jean Granger, ou somente Hermione Granger, como é popularmente conhecida, trata-se de uma personagem fictícia da franquia de livros e filmes Harry Potter, da autora britânica J. K. Rowling.

Ele tem sua primeira aparição na primeira parte da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, sendo uma estudante novata seguindo no trem para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece Harry Potter e Rony Weasley, que viriam a se tornar seus dois grandes amigos. Junto a Harry e Ron, aliás, Hermione integra o trio principal de personagens da franquia, tendo um papel de destaque em todos os 8 filmes/7 livros.

Continue depois da publicidade

Interpretada nas telonas pela atriz britânica Emma Watson, a personagem ganhou enorme popularidade em todo o mundo. Para se ter uma ideia, em uma pesquisa de 2016 do The Hollywood Reporter, feita por profissionais de Hollywood, ela foi considerada a melhor personagem feminina do cinema de todos os tempos.

Dentro da saga, Hermione Granger é uma bruxa inglesa nascida trouxa, sendo filha única filha do senhor e da senhora Granger. Apesar disso, sua inteligência e sede por sabedoria, sendo uma leitora ávida, a tornaram uma bruxa bastante habilidosa.

Biografia ficcional do personagem

Mais abaixo, você poderá acompanhar, obra a obra, o papel de Hermione Granger dentro da franquia Harry Potter. Mas, nesse tópico, já é possível conhecer um pouco da biografia da personagem. Confira!

Infância

Hermione Jean Granger nasceu no dia 19 de setembro de 1979, tendo pais trouxas (não bruxos), que exerciam a função de dentistas. Apesar da surpresa, eles aceitaram bem o fato de sua filha única ser diferente e ter dons mágicos. A descoberta, é claro, ocorreu somente quando a garota completou seus 11 anos de idade, deixando-a alegremente surpresa com sua natureza bruxa.

Continue depois da publicidade

Chegada a Hogwarts

Justamente ao completar seus 11 anos, foi que Hermione recebeu o convite para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A ideia logo lhe causou entusiasmo – tanto que ele comprou e leu todos os livros indicados, inteirando-se do universo mágico -, principalmente pela boa impressão que Hogwarts passava, a melhor escola de bruxaria que existe, segundo lhe relataram.

Seu esforço a fez seguir para a escola com uma ótima base de conhecimentos, com ela conseguindo, inclusive, realizar alguns feitiços básicos. Ou seja, um nível bem maior do que muitos dos demais estudantes novatos, mesmos os mestiços ou sangues puros.

Ela conhece Harry Potter e Rony Weasley ainda durante a viagem para Hogwarts. Na escola, o trio é selecionado para a Casa Grifinória, que era seu desejo desde o início, já que julgava que essa era a melhor casa.

Confronto com Voldemort

Sendo uma das protagonistas, Hermione Granger, juntamente com Ron Weasley, tem um papel de destaque na luta contra o Lorde Voldemort, auxiliando Harry Potter em todos os eventos principais da saga, desde a proteção à Pedra Filosofal, até a caça às Horcruxes.

Continue depois da publicidade

Período pós Segunda Guerra Bruxa

Após terem derrotado o Lorde das Trevas, Hermione foi a única do trio principal que ainda retornou para a escola, onde terminou seus estudos. Foi somente depois disso que ela juntou-se a Harry e Rony no Ministério da Magia, tornando-se Ministra da Magia posteriormente.

Quanto à sua vida pessoal, ela acabou casando-se com o Rony Weasley, com quem teve dois filhos: Rose Granger-Weasley e Hugo Granger-Weasley. O casal também é o padrinho do filho mais velho de Harry Potter e Gina Weasley (irmã de Ron).

A criação de Hermione Granger

Embora J. K. Rowling sempre enfatize que nem um dos personagens de Harry Potter seja totalmente baseado em uma pessoa específica. Ela admitiu que criou a Hermione baseando-se um pouco em sua própria personalidade quando jovem. Isso porque, assim como a personagem, a autora também tinha a fama de uma pequena sabe tudo. A Hermione é, nesse caso, um exagero do que ela era quando mais nova. A insegurança e o grande medo de falhar também são características que ela própria possuía.

Seu primeiro nome, nesse caso, foi tirado da obra “The Winter’s Tale”, do dramaturgo inglês William Shakespeare. Hermione era a virtuosa e bela rainha da Sicília. De acordo com a autora, no entanto, ambos os personagens têm muito pouco ou mesmo nada em comum, além do nome, é claro.

Continue depois da publicidade

A escolha se deu pela necessidade em escolher algo mais incomum, para que menos garotas chegassem a se sentir incomodadas. Fora isso, seria algo que um casal de dentistas, a fim de provar sua inteligência, escolheria. Quanto ao sobrenome, originalmente, ele seria “Puckle”. Apenas depois foi que Rowling decidiu alterar para “Granger”, que julgou combinar mais com a personagem.

O papel de Hermione Granger em cada um dos filmes da saga

Depois de conhecer um pouco de sua biografia, quem é, e seu processo de criação, vejamos o papel de Hermione em cada um dos filmes/livros da saga Harry Potter. Acompanhe!

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal somos apresentados a personagem que, logo de cara, mostra-se extremamente habilidosa e inteligente para sua idade, mesmo sendo de origem trouxa.

Seus conhecimentos, aliás, constantemente são motivo de irritabilidade de seus colegas. Mesmo Harry Potter e Ron a consideram arrogante inicialmente. Os laços de amizade foram criados principalmente depois da cena do troll, onde os dois salvam Hermione, que depois mente para livrá-los de uma punição.

Continue depois da publicidade

Com o foco da primeira obra recaindo sobre a Pedra Filosofal, item que é capaz de conceder a imortalidade a seu proprietário, Hermione Granger tem um papel importante na missão de proteção do artefato. Para isso, é claro, usa sua capacidade lógica para resolver alguns problemas que surgem em meio a jornada.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Na segunda obra, Harry Potter e a Câmara Secreta, o foco geral da trama gira em torno de uma câmara secreta presente em Hogwarts, que foi misteriosamente reaberta. Desconfiando do envolvimento de Draco Malfoy, é Hermione Granger quem faz a Poção Polissuco para que o trio principal se disfarce e entre no grupo do suspeito, a fim de obter mais informações.

Ao decorrer do filme/livro, ela acaba sendo petrificada pelo basilisco, mas não antes de colher dados fundamentais para que Harry e Ron pudessem resolver o mistério e salvar Gina Weasley, que acabou sendo sequestrada durante o evento. Felizmente, após o basilisco ser derrotado, ela consegue ser revivida.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Hermione acaba comprando um animal de estimação, o gato Bichento, que passa a perseguir o rato de Rony, o Perebas. Assim, após o animal de Ron desaparecer, ele acaba por atribuir a culpa ao gato da amiga. Ainda antes de começarem as aulas, a professora McGonagall decide revelar a personagem sobre o Vira-Tempo, que é um dispositivo com a capacidade de fazer voltar no tempo – ele será bastante útil no decorrer da trama.

Continue depois da publicidade

Em meio a esse cenário, o temido Sirius Black acabou escapando da prisão em Azkaban e, ao que tudo indica, está em busca de Harry Potter. A situação obriga a escola de Hogwarts a intensificar sua segurança.

Já durante as aulas, o hipogrifo Bicuço, que pertence ao Hagrid, acaba recebendo uma sentença de execução, depois de ferir Draco. Enquanto tentam ajudar o amigo, Hermione percebe que Perebas estava escondido na cabana de Hagrid.

Posteriormente, com as ações de Sirius Black, é revelado que o rato era, na verdade, Pedro Pettigrew, um antigo amigo dos pais de Harry que aliou-se a Voldemort e o revelou o paradeiro do casal na noite em que o Lorde das Trevas os assassinou. Foi Pettigrew também quem acusou Sirius de ter matado os Potter. Com o apoio do Vira-Tempo, Hermione Granger auxilia Harry a confirmar a verdade e salvar o hipogrifo.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Harry Potter e o Cálice de Fogo marca o retorno de Voldemort, após os eventos do Torneio Tribruxo, que ocorrem em Hogwarts. O torneio sediado por lá conta com a participação de outras duas escolas bruxas, Beauxbatons e Durmstrang, cada uma com um campeão representando-as.

Continue depois da publicidade

Depois de uma ação inesperada, Harry Potter é um dos escolhidos para representar Hogwarts, o que acaba levando ao descontentamento de muitos alunos, incluindo seu grande amigo Rony Weasley, que acredita que ele trapaceou. Hermione Granger, no entanto, é uma das únicas que acredita na inocência do amigo.

Durante os eventos, a personagem inicia um curto envolvimento amoroso com Viktor Krum, um prodígio de quadribol que representa a Durmstrang. O fato é o motivo de um grande ciúme por parte de Ron.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Mostrando o quinto ano do trio principal em Hogwarts, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Hermione e Rony acabam tornando-se monitores da Grifinória. Os dois agora passam a ter brigas mais constantes, em muito pelo crescimento dos sentimentos românticos entre eles, mas mantém-se firmes na aliança a Harry, que passa um momento conturbado, já que o Ministério da Magia se nega a acreditar que Voldemort voltou a vida.

Com a chegada de Dolores Umbridge, a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas da escola, muitas coisas mudam também. E é Hermione quem tem a ideia de Harry ensinar secretamente outros alunos, de onde nasce a Armada de Dumbledore.

Continue depois da publicidade

Nesse cenário, uma fuga em massa da prisão de Azkaban, acaba aumentando a tensão no mundo mágico, com a constante ameaça dos Comensais da Morte. A Ordem da Fênix surge para enfrentá-los.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Na obra Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry começa a ter um ótimo desempenho em porções, graças a um livro misterioso que encontra. Até então, era Hermione o grande destaque do trio neste quesito.

Com Rony tentando manter sua posição como goleiro no time de Quadribol da Grifinória, a personagem o ajuda, ao lançar um feitiço de confusão contra Cormac McLaggen, para que ele vá mal no teste Keeper. No entanto, é a responsável também pela redução no bom desempenho do amigo, quando o mesmo descobre que ela teria beijado Vítor Krum durante o Torneio Tribruxo, dois anos antes.

A obra traz as revelações sobre as Horcruxes, que Voldemort utilizou para dividir sua alma, a fim de tornar-se praticamente imortal. Mas há um foco marcante também na relação entre Ron e Hermione, que intensificam ainda mais suas discussões. É somente quando ele acaba se envenenando com hidromel contaminado, fato que quase tirou sua vida, que os dois se reconciliam.

Continue depois da publicidade

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

O livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, que foi dividido em dois filmes, mostram os eventos finais da saga. Neles, Voldemort está em busca das relíquias da morte (Capa da Invisibilidade, Pedra da Ressurreição e a Varinha das Varinhas), enquanto Harry, com o apoio crucial de Hermione e Rony seguem em uma missão de caça e destruição das Horcruxes.

Com a mente de Harry cada vez mais conectada ao do Lorde das Trevas, a atuação de sua dupla de amigos é crucial para a vitória. Durante a missão, quando Ron acaba se desentendendo com eles e os abandona, a presença de Hermione se torna ainda mais vital.

Ao retornarem para Hogwarts, onde juntam-se a Armada de Dumbledore para a batalha final, ela destrói a taça da Lufa-Lufa que estava na Câmara Secreta – mais uma Horcrux – e é auxiliada por Ginny Weasley e Luna Lovegood na luta contra Bellatrix. No fim, Voldemort é finalmente destruído.

Curiosidades sobre a Hermione Granger

Até aqui, você já pôde conhecer bastante sobre a Hermione. No entanto, para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre a personagem, que tal conferir uma lista com 10 curiosidades interessantes sobre ela? Acompanhe!

Continue depois da publicidade

1. Existe uma ligação entre Hermione e Ron por meio dos seus patronos

O patrono de Hermione Granger é uma lontra, e isso carrega consigo um significado bem interessante. Isso porque, além de tratar-se do animal preferido da autora, está diretamente relacionado ao patrono de Rony Weasley, que é um cachorro terrier. Comumente, o animal é conhecido por caçar lontras, deixando bastante visível essa relação entre os dois personagens.

2. Ela apagou a memória dos seus pais

Nos eventos finais da saga, antes de partir para a missão de caça e destruição das Horcruxes, Hermione decide apagar a memória de seus pais. Seu objetivo era fazer com que eles esquecessem sua existência para, caso ela viesse a morrer, não sofressem a dor da perda da única filha.

Nesse processo, ela lançou um feitiço de falsa memória, fazendo com que os pais acreditassem ser Wendell e Mônica Wilkins, cuja meta de vida era mudar-se para a Austrália.

3. Hermione Granger foi a única do trio principal a concluir os estudos

Depois de conseguirem destruir Voldemort, muita coisa precisou ser reorganizada no mundo bruxo. Assim, Harry e Rony rapidamente entram para o Ministério da Magia, iniciando uma verdadeira revolução por lá.

Continue depois da publicidade

Hermione, no entanto, foi a única do trio principal que, mesmo depois de tudo isso, ainda dedicou mais um ano de sua vida a finalizar seus estudos básicos em Hogwarts. De acordo com a autora, a personalidade da personagem exigia exatamente essa atitude.

4. Ela não era boa em tudo

Embora fosse nitidamente uma sabe tudo, apesar de sua origem trouxa, Hermione Granger não era exatamente boa em tudo o que fazia. Na verdade, ao acompanhar a obra, é possível perceber que ela tinha dificuldades em conjurar o patrono e também na prática de voo. É inegável, é claro, sua capacidade acima da média, nas mais variadas matérias, para uma aluna de sua idade.

5. Seu maior medo

Em um dos ensinamentos na escola, temos a cena do Bicho Papão, que é um ser sem forma cuja capacidade é a de tomar a forma do maior medo de quem o vê, sendo preciso enfrentá-lo e vencê-lo usando o feitiço do “Riddikulus”.

Quando Hermione Granger vai realizar a atividade, a personificação do seu medo é a professora McGonagall falando que ela fracassou em tudo. Ou seja, o maior medo da personagem é justamente o de falhar. É por isso que ela sempre busca dar o seu melhor em tudo.

Continue depois da publicidade

6. O significado do seu nome

Como mencionado, o nome Hermione foi retirado da obra “The Winter’s Tale”, de William Shakespeare. No entanto, além dos motivos já mencionados, ele também carrega um significado bastante interessante dentro do contexto da obra.

Assim como Rony (Ronald Bilius Weasley), que significa “conselheiro do príncipe”, em alusão a seu papel de apoio a Harry Potter, Hermione é a forma feminina de Hermes, o deus grego mensageiro, de inteligência sem igual. Essas são características que, sem dúvidas, combinam bastante com a personagem.

Hermes também tinha uma enorme facilidade de mover-se entre os reinos dos deuses, dos mortos e dos humanos. E, por ser de origem trouxa, mas muito dedicada, ela também consegue facilmente fazer essa transição entre o mundo trouxa e o mundo bruxo.

7. A personagem, originalmente, teria uma irmã

De acordo com J. K. Rowling sua ideia original não era que a Hermione Granger fosse uma filha única. Na verdade, ela pensava em adicionar uma irmã para a personagem.

Continue depois da publicidade

Com todo o processo de criação da obra, no entanto, esse pequeno detalhe foi passando adiante até que, quando percebeu, já era tarde demais para introduzir um personagem como esse, já que a história da protagonista já estava muito bem estruturada. A decisão final acabou sendo a de manter tudo como estava, com Hermione sendo a única filha de seus pais.

8. Luna Lovegood é uma anti-Hermione

Outra curiosidade interessante é que, para a autora, Luna Lovegood (que aparece pela primeira vez em Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas torna-se muito importante nos eventos finais da saga Harry Potter) é uma anti-Hermione. Apesar de poder passar despercebido, a depender do caso, esse é um detalhe simples de perceber, ficando bastante explícito ao longo da obra.

Isso fica nítido considerando que Luna tem uma espiritualidade mais acentuada, e acredita nas coisas baseando-se somente na fé. Hermione, por outro lado, baseia-se mais na lógica, em fatos, etc.

Ao decorrer da obra, aliás, a protagonista busca convencer, sem sucesso, que as crenças da outra personagem são completamente absurdas. A Hermione enxerga a Luna como sendo uma pessoa ingênua, enquanto ela a vê como alguém inteligente, mas com limitações, dado seus pensamentos puramente lógicos. Apesar das diferenças, elas acabam tornando-se amigas.

Continue depois da publicidade

9. Personagem expositiva perfeita

J. K. Rowling julga que Hermione Granger é, ao lado de Alvo Dumbledore, uma personagem expositiva perfeita. Isso porque ela é dona de um vasto conhecimento enciclopédico.

Essa característica peculiar a torna muito útil dentro de contexto onde é preciso um depósito de enredo, encaixando as informações e explicando pontos relevantes do universo de Harry Potter.

Trata-se de um recurso muito utilizado dentro da literatura, cinema, etc. onde Hermione e Dumbledore conseguem cumprir a função com maestria, dada suas capacidades.

10. Muitos queriam que ela terminasse com Harry Potter

Ao fim da saga original, o epílogo mostrado em Harry Potter e as Relíquias da Morte, deixa claro que, no fim das contas, Harry Potter casou-se com Gina Weasley (irmã de seu melhor amigo), enquanto Hermione Granger constituiu família com Rony Weasley. A formação dos casais, inegavelmente, acabou desapontando uma boa parte do público, que torcia para que Hermione ficasse com o protagonista.

Continue depois da publicidade

De acordo com a autora, a escolha dessas formações teve bastante de suas próprias escolhas e considerações pessoais na época. Afinal, sendo a grande mente por trás de toda a obra, ninguém melhor que ela mesmo para compreender e decidir o melhor para cada personagem.

Considerações finais

Como foi possível observar, Hermione Granger é um dos grandes destaques da franquia Harry Potter, fazendo jus ao protagonismo dentro da obra. Junto a Rony Weasley, ela foi não apenas a melhor amiga de Harry, mas uma aliada indispensável na derrota do Lorde Voldemort e em toda construção da obra. Não à toa, é um dos personagens favoritos de muitos dos fãs da saga.

Gostou do conteúdo? Confira muitos outros materiais aqui no nosso site!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui