Pôster do filme Harry Potter
Harry Potter - Divulgação

O Harry Potter é um dos personagens mais icônicos da literatura mundial e também da indústria cinematográfica. Afinal, é o protagonista de uma das sagas de maior destaque nesses cenários, seja através dos livros ou filmes.

Neste artigo, você vai conhecer mais a fundo a história por trás do personagem Harry Potter, sua história, criação e curiosidades. Acompanhe!

Quem é Harry Potter

Harry Potter trata-se de um personagem fictício que protagoniza uma série de livros homônima (que foi adaptada para o cinema) de J. K. Rowling, uma autora de nacionalidade britânica. Embora seu nome completo seja Harry James Potter, na tradução brasileira, acabou recebendo o nome de Harry Tiago Potter.

Ele é filho único do casal de bruxos Tiago e Lílian Potter, sendo considerado como um dos feiticeiros mais famosos da era moderna. Estudante da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, foi a única pessoa a sobreviver a Maldição da Morte (Avada Kedavra), lançada pelo Lord Voldemort, que tentou tirar sua vida quando ainda era um bebê, já que Harry era a criança da profecia que previa a derrota do Lorde das Trevas.

Continue depois da publicidade

Toda a trama da série de livros e filmes gira justamente ao redor do personagem, em sua busca para se adaptar ao universo bruxo e derrotar Voldemort. Nos cinemas, Harry Potter é interpretado em todos os 8 filmes pelo ator inglês Daniel Radcliffe.

Biografia ficcional do personagem

Nascimento de Harry Potter e profecia

Harry James Potter nasceu no dia 31 de julho de 1980, sendo um bruxo mestiço inglês. Ele é filho do casal Lílian Evans Potter e Tiago Potter, que faziam parte da versão original da Ordem da Fênix.

O nascimento de Harry ocorreu em meio a profecia da derrota do Lord Voldemort, que acabou nomeando a ele ou a Neville Longbottom como possíveis detentores do poder capaz de pôr fim ao Lorde das Trevas.

Severo Snape, seguidor de Voldemort, acabou escutando parte da profecia, que foi relatada somente pela metade, após Sibila Trelawney perceber sua presença. Assim, o Lord das Trevas, ao receber essas informações incompletas, acabou escolhendo Harry seu alvo, realizando um ataque quando o mesmo tinha por volta de 1 ano e 3 meses de idade.

Continue depois da publicidade

A tentativa, no entanto, acabou com o assassinato, inicialmente, do pai de Harry, e também de sua mãe, que se sacrificou para salvar o filho. O ato levou a derrota de Voldemort, pondo fim a Primeira Guerra Bruxa. O jovem bruxo conseguiu sobreviver à Maldição da Morte, apesar de ter ficado com sua característica marca.

Infância

Após a morte de seus pais, Harry ficou órfão e passou a viver na casa de seu único parente sanguíneo, Petúnia Dursley, irmã de sua mãe. Ela era casada com Válter e mãe de Duda, seu primo.

Sendo trouxa, Petúnia sempre teve ressentimentos pelo fato de Lílian ser uma bruxa, alimentando sua inveja e rancor pela irmã. Assim, quando o jovem bruxo passou a viver junto à família Dursley, teve anos terríveis, sendo extremamente maltratado e humilhado por eles.

Chegada de Harry Potter a Hogwarts

Foi somente quando completou 10 anos de idade que Harry Potter descobriu que, na verdade, era um bruxo, recebendo a informação diretamente de Rúbeo Hagrid. A partir de então, passou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Continue depois da publicidade

Na escola, embora o Chapéu Seletor tenha considerado colocá-lo na Casa Sonserina, seu apelo pessoal o levou à Casa Grifinória. Foi aqui que iniciou-se sua profunda amizade com Rony Weasley e Hermione Granger.

O retorno de Voldemort

Harry Potter viveu bons anos de aprendizado em Hogwarts, tornando-se um nome bastante conhecido. Dentre suas ações, protegeu a Pedra Filosofal de Voldemort; salvou Gina Weasley; resolveu o mistério da Câmara Secreta; aprendeu a conjurar um Patrono Corpóreo com apenas 13 anos, com a forma de um cervo, etc.

Após o retorno do Lorde Voldemort, ele liderou a Armada de Dumbledore e teve um papel de destaque durante a Segunda Guerra Bruxa. Com o apoio direto de seus amigos Rony e Hermione, conseguiu destruir todas as Horcruxes de Voldemort e o derrotou de uma vez por todas.

Período pós Segunda Guerra Bruxa

Depois dos eventos da guerra, Harry Potter tornou-se um Auror e contribuiu para a reformulação do Ministério da Magia. Ele acabou casando-se com Gina Weasley, irmã de Rony, e teve 3 filhos com ela: Tiago Sirius Potter, Alvo Severo Potter e Lílian Luna Potter. Anos mais tarde, passou a exercer o cargo de chefe do Departamento de Execução das Leis da Magia.

Continue depois da publicidade

A criação do Harry Potter

Rowling, a autora dos livros, já afirmou em entrevistas que a criação de sua obra e do personagem Harry Potter em si se deu, inicialmente, quando ela estava esperando um trem atrasado de Manchester para Londres, isso em 1990.

Foi aí que veio a primeira ideia sobre o Harry, sendo ele um jovem de cabelos pretos, que usava óculos e que não tinha noção de que era um bruxo. Posteriormente, ela decidiu que o personagem seria órfão, uma vez que isso o tornaria mais livre, sem medo de decepcionar seus pais. A criação da própria escola de Hogwarts também foi baseada no protagonista, já que ela ofereceria toda a segurança que uma criança desejava.

Em dezembro de 1990, Rowling acabou perdendo sua mãe, e foi isso que motivou a criação de um personagem com maior anseio por rever seus pais. Nos rascunhos iniciais, Harry Potter não tinha esses sentimentos de forma tão profunda e real quanto na obra final.

Outro ponto importante é que o protagonista não recebe nenhum tipo de inspiração de uma pessoa real. Na verdade, ele nasceu de uma pequena parte da autora.

Continue depois da publicidade

Curiosidades sobre o Harry Potter

Depois de conhecer um pouco mais sobre o Harry Potter, que tal se aprofundar através de algumas curiosidades sobre o personagem? Acompanhe!

1. Parentesco com Voldemort

Que o Harry e o Voldemort são os arquirrivais da obra, isso todo mundo sabe. No entanto, uma informação que acaba passando despercebida é que, na verdade, eles são parentes, mesmo que distantes. No fundo, a grande maioria dos bruxos têm em comum sua ancestralidade.

2. James ou Tiago?

Na versão original, o nome completo do Harry Potter é Harry James Potter. No entanto, durante o processo de tradução, essa nomenclatura acabou sendo alterada para Harry Tiago Potter. Isso acaba gerando uma certa confusão em uma parte do público, mas ambos os nomes são válidos.

3. Mesmo dia de aniversário da autora

Como mencionado, o Harry surgiu de uma pequena parte da autora, não tendo nenhuma inspiração direta de uma pessoa real. E um ponto que mostra um pouco dessa conexão é que tanto o personagem quanto a J. K. Rowling completam aniversário no dia 31 de julho.

Continue depois da publicidade

4. Daniel Radcliffe, por pouco, quase não viveu o personagem

Daniel Radcliffe foi o grande responsável por dar vida ao Harry Potter nos cinemas, marcando completamente sua carreira com esse papel. No entanto, houve uma grande possibilidade do ator não ser escalado.

Isso ocorreu logo após Rowling vender os direitos de produção para a Warner, que pretendia Steven Spielberg como diretor. A ideia de Spielberg era unir diversos livros dentro de um único filme, que teria Haley Joel Osment (O Sexto Sentido – 1999) como protagonista.

Isso não ocorreu justamente porque a autora exigiu que o elenco fosse composto inteiramente por britânicos, para dar mais veracidade à obra. No fim, Radcliffe foi quem recebeu o convite.

5. Harry Potter quase ficou junto com Hermione

Como todos sabem, o Harry Potter acabou casando-se com Gina Weasley, que era irmã de Rony, seu grande amigo. No entanto, o desejo de uma grande parte dos fãs era que o personagem fizesse par romântico com Hermione Granger, sua outra grande amiga – é isso que os primeiros livros/filmes deixam a entender.

Continue depois da publicidade

Eles só não ficaram juntos, na verdade, por uma opção pessoal da autora, que afirmou ter se arrependido, posteriormente, de não ter alimentado o romance entre o Harry e a Hermione, que acabou ficando com o próprio Rony, no final da história.

6. Radcliffe teve problemas com álcool

Daniel Radcliffe, enquanto ainda fazia o papel de Harry Potter, acabou tendo sérios problemas com álcool. Sendo extremamente tímido e sofrendo também de ansiedade, isso potencializou bastante o caso, que, por pouco, não mudou os rumos da obra.

Considerações finais sobre Harry Potter

Como foi possível observar, Harry Potter é a essência de toda a obra que gira ao seu redor e teve grande relevância para o sucesso tanto dos filmes quanto dos livros.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui