Análise - Harry Potter e a Pedra Filosofal - Divulgação
Análise - Harry Potter e a Pedra Filosofal - Divulgação

Em 2001, o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado sob a direção de Chris Columbus. O longa-metragem é baseado no primeiro livro da saga de J.K. Rowling. Além disso, há outros sete filmes que contemplam o desenvolvimento da história. Todos os filmes ficaram muito famosos rapidamente e renderam muito lucro.

Muitas pessoas que tiveram sua infância e sua adolescência nesse período foram marcadas com as histórias sobre o jovem bruxo. Dessa forma, compartilharam com as novas gerações suas impressões. Por isso, os filmes se mantêm famosos até hoje. Assim como os livros e tudo que está relacionado a esse mundo de bruxaria.

Na Grande São Paulo, por exemplo, podemos encontrar diversos restaurantes temáticos que fazem menção à história. Como é o caso do Beco Hexagonal, que fica localizado em Moema. Essa hamburgueria tem toda a sua instalação tematizada, assim como seu cardápio e a vestimenta de seus funcionários.

É inegável que a influência de Harry Potter na cultura mundial é muito forte. Portanto, conheça um pouco mais sobre onde a história toda começou. Confira todos os detalhes sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal nessa análise. Tenha acesso a dados e reflexões que você nunca viu antes.

Conheça o enredo de Harry Potter e a Pedra Filosofal

O longa acompanha a história de Harry Potter. Harry era um garoto inglês órfão que dormia no armário de vassouras embaixo da escada na casa dos tios. Durante toda a sua vida, ele recebeu apenas o mínimo para sobreviver. Além disso, seus tios, senhor e senhora Dusley, faziam questão de infernizá-lo.

Entretanto, tudo muda em seu aniversário de 11 anos de idade. Nas semanas que antecedem esse dia, a casa começa a receber diversas cartas misteriosas endereçadas a Harry. Aflitos, os tios procuram formas de se livrar de todas elas, impedindo que o garoto confira seu conteúdo.

Quando as cartas não foram o bastante, exatamente no dia do aniversário de Harry, Hagrid, um homem gigantesco, invade a casa. Nesse momento, o garoto descobre que mentiram para ele a vida inteira. Seus finados pais, Lilian e Tiago Potter, eram bruxos muito poderosos e morreram para defendê-lo.

Acontece que, quando Harry tinha um ano de idade, Voldemort, o Lorde das Trevas, tentou assassiná-lo. Contudo, o feitiço deu errado e quem foi afetado foi o próprio feiticeiro. Além disso, Harry é um bruxo, por isso, coisas incomuns aconteciam ao seu redor o tempo todo.

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts - Reprodução Harry Potter
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts – Reprodução Harry Potter

Depois da grande revelação, a vida de Harry Potter muda completamente. Afinal, ele foi aprovado na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde irá aprender mais sobre suas origens e sobre seus poderes. Ali, ele também encontrará grandes amigos, como Hermione Granger e Rony Weasley.

Contudo, ele também percebe que seu nome é muito conhecido no mundo da magia. Sobretudo, porque ele foi a criança que sobreviveu ao ataque do Lorde das Trevas ou Aquele Que Não Deve Ser Nomeado. Assim, a trama toda se desenrola na tela durante 2 horas e 32 minutos.

Os espectadores, junto a Harry, aprendem sobre os segredos do mundo dos bruxos. Bem como acompanham a grande trama que irá guiar toda a saga até seu último filme, Relíquias da Morte Parte II. Personagens carismáticos e personagens odiosos aparecem tanto entre os vilões quanto entre os mocinhos, conquistando muitos fãs.

Quais são os principais personagens do filme?

Em meio a tantos tramas e aventuras, é claro que o público acaba escolhendo personagens favoritos. Dessa forma, é possível encontrar facilmente diversos fanclubes dos personagens de Harry Potter. Além disso, a variedade sobre a índole de cada um deles é impressionantemente alta.

Portanto, confira aqui alguns dos principais personagens de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Saiba um pouco mais sobre a participação de cada um deles dentro do filme. Além de descobrir o nome dos atores responsáveis pela interpretação.

Harry Potter

Harry Potter - Reprodução Trailer Oficial
Harry Potter – Reprodução Trailer Oficial

O protagonista da história também é um dos personagens favoritos. Embora isso possa parecer óbvio, nem sempre o personagem principal da história agrada ao público. Portanto, vale a pena dar um pouquinho mais de atenção ao próprio Harry Potter.

Daniel Radcliffe foi o ator que interpretou Harry Potter em todos os filmes da saga. Assim, podemos ver nas telas esse ator enquanto ainda jovem estrelando perfeitamente. Ele tinha apenas 12 anos de idade quando o longa foi lançado, conquistando grande sucesso e fama.

Em termos de desenvolvimento de personagem, Harry mostra-se bastante carismático. Seu passado perturbador se equilibra com sua personalidade corajosa e destemida. Além disso, sua fidelidade com seus amigos prova-se um grande trunfo. Tanto no livro quanto no filme, essa essência de Harry Potter é muito bem capturada.

Hermione Granger

Hermione Granger - Reprodução Trailer Oficial
Hermione Granger – Reprodução Trailer Oficial

Virtuosa, inteligente e talentosa são apenas alguns adjetivos que podem ser usados para descrever essa personagem. Sendo uma garota em meio aos meninos durante as aventuras, Hermione Granger se tornou uma inspiração para muitas meninas. Além disso, seu carisma e sua bravura também ganharam o público bem cedo.

A atriz responsável pela interpretação dessa personagem é a Emma Watson. Assim como seu personagem, Emma enfrentou o mundo machista muito cedo. Com onze anos, ela via seu rosto nas telas do cinema e já tinha certa vivência em um set em que a maioria deles ainda era garoto.

Hoje, a atriz é uma importante ativista feminista britânica. Ademais, sua carreira continua em seu auge. Ela teve participações em filmes como A Bela e a Fera e Adoráveis Mulheres. Ambos os títulos transparecem seus ideais e sua luta pessoal em meio ao mercado e à sociedade.

Rony Weasley

Rony Weasley - Reprodução Trailer Oficial
Rony Weasley – Reprodução Trailer Oficial

Esse é o melhor amigo de Harry Potter, formando um trio com o protagonista e com Hermione Granger. Embora se coloque em uma posição medrosa em muitos momentos, Rony também é capaz de provar o valor da amizade. O forte desse personagem certamente não é a inteligência voltada aos livros.

Contudo, suas atitudes são bastante assertivas no que diz respeito à estratégia e à lealdade. Há fãs que reclamam sobre como o personagem foi colocado no filme. Os argumentos se voltam à falta de bravura que não condiz com os livros. Mas, uma coisa é certa: esse é um dos personagens favoritos dos fãs.

Rupert Grint angariou grande destaque ao interpretar esse papel ao longo dos oito filmes. Atualmente, ele continua com sua carreira cinematográfica. Além disso, ele também se tornou um produtor notável ao longo dos anos.

Gêmeos Weasley

Irmãos mais velhos de Rony Weasley, os gêmeos certamente ganham um destaque. Afinal, são engraçados e adoram pregar peças nas pessoas. Além disso, também fazem parte do time de quadribol em que Harry, após um convite, começou a jogar.

A participação dos gêmeos, Fred e Jorge, aumenta com o decorrer do tempo. Entretanto, durante a Pedra Filosofal, sua participação é mínima. Mesmo assim, ainda se torna possível encontrar uma ou outra das famosas piadas que contam.

Os atores que interpretaram os gêmeos Weasley também eram gêmeos. Seus nomes são James e Oliver Phelps. De acordo com a crítica, eles souberam desenvolver muito bem o carisma e a genialidade de seus personagens.

Professor Dumbledore

Professor Dumbledore - Reprodução Trailer Oficial
Professor Dumbledore – Reprodução Trailer Oficial

O professor Dumbledore é, sem dúvida, um dos personagens mais importantes em qualquer um dos livros. Ele é o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Além disso, a primeira cena do filme é protagonizada por ele e pela professora Minerva Mcgonagall.

Cheio de mistérios, com uma barba enorme e um gênio muito curioso, Dumbledore continua sendo alvo de teorias até hoje. No mundo dos bruxos, esse personagem é uma verdadeira lenda viva. Ele foi o maior inimigo de Voldemort, depois de Harry Potter.

Nesse primeiro filme, o ator responsável por esse papel vital para a obra foi o Richard Harris. Infelizmente, ele faleceu no dia 25 de outubro de 2002, logo após lançarem o segundo título da saga. Assim, acabou sendo substituído por Michael Gambon no terceiro filme.

Professora Mcgonagall

Professora Mcgonagall - Reprodução Trailer Oficial
Professora Mcgonagall – Reprodução Trailer Oficial

A professora Minerva Mcgonagall é a diretora da Casa de Grifinória. Além disso, ela também é a responsável pelas aulas de Transfiguração da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Em A Pedra Filosofal, é essa personagem que coordena a cerimônia de seleção, em que coloca o Chapéu Seletor na cabeça de Harry, traçando seu destino na escola.

Está personagem teve a sua interpretação feita pela atriz britânica Maggie Smith, que já possui uma longa carreira bem estruturada. A mesma fez participações em títulos como Jardim Secreto e Minha Casa na Úmbria. Além disso, acompanhou todas os filmes da saga Harry Potter, embora ela não considere seu próprio trabalho, nessa saga, satisfatório.

Voldemort

Voldemort - Filme Harry Potter e a pedra filosofal
Voldemort – Filme Harry Potter e a pedra filosofal

O maior vilão de toda a trama de Harry Potter, sem dúvidas, era Tom Riddle, mais conhecido como Voldemort. Assim como Harry, o mesmo teve sua criação em meio aos trouxas, tendo sido um órfão. Entretanto, ele vivia em um orfanato e foi Alvo Dumbledore que o levou para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Depois de muitos anos, Tom Riddle mudou seu nome para Voldemort e retornou como o grandioso Lorde das Trevas. Além disso, ele recrutou aliados fiéis aos quais deu o título de Comensais da Morte. Durante o auge de seu poder, ele matou e torturou bruxos e trouxas a esmo. Por isso, foram anos muito sombrios.

O filme Harry Potter e a Pedra Filosofal se passa 11 anos depois da queda de Voldemort. Portanto, apenas os adultos têm alguma ideia de como foram os anos de reinado das trevas. Contudo, fica muito claro que a trama desse poderoso e maléfico bruxo não havia acabado de fato.

Ralph Fiennes é o rosto por trás das interpretações desse personagem. Para tal atuação utilizaram muita maquiagem e uma fantasia, e assim deram vida a Voldemort. Ademais, a atuação de Ralph inspirou muitas pessoas e o publicou aclamou sua habilidade para dar voz a esse personagem tão sombrio.

Draco Malfoy

Draco Malfoy - Reprodução Harry Potter e a pedra filosofal
Draco Malfoy – Reprodução Harry Potter e a pedra filosofal

Como em todos os ambientes em que se tem crianças, Hogwarts não está isenta da presença de atritos entre seus alunos. Assim, Draco Malfoy e seus dois comparsas, Crabbe e Goyle, tornam-se antagonistas dentro do castelo. A todo momento, Draco coloca-se como uma pessoa esnobe e mesquinha.

Durante o filme, suas atitudes demonstram grande preconceito com mestiços e com pessoas menos abastadas financeiramente. Seu pai, Lúcio Malfoy, foi um dos parceiros, Comensais da Morte, d’Aquele Que Não Deve Ser Nomeado. Por isso, sua posição é muito suspeita para o trio de amigos, Hermione, Harry e Rony.

O ator que o interpretou é o cantor britânico Tom Felton. Assim como seus companheiros de set, Tom iniciou sua carreira como ator muito cedo, aos oito anos. Entretanto, Harry Potter não foi o primeiro longa-metragem de que participou. Suas habilidades de atuação foram muito elogiadas pela crítica da época.

Chapéu Seletor

Chapéu Seletor - Harry Potter e a pedra filosofal
Chapéu Seletor – Harry Potter e a pedra filosofal

O Chapéu Seletor é o objeto mágico utilizado na Escola de Magia e Bruxaria para designar a quais casas cada bruxo pertence. Existem quatro delas: Grifinória, para onde Harry e seus amigos vão; Sonserina, a mesma casa de Voldemort; Lufa-Lufa, a mais inclusiva de todas; Corvinal, a casa para onde vão os mais inteligentes.

Ele também faz uma apresentação para toda a escola no início de cada ano letivo. Alguns dizem que suas apresentações são proféticas e refletem os tempos em que se encontram. Contudo, de acordo com os fãs, esse detalhe é mais explorado nos livros do que no filme realmente.

Na versão original, a voz do Chapéu Seletor foi interpretada por Leslie Philips, um ator britânico que ficou muito conhecido pela sua participação nos filmes dessa saga. Além disso, vale a pena ressaltar que a dublagem brasileira foi feita pelo ator e dublador brasileiro Jorge Lucas.

Severo Snape

Severo Snape - Reprodução Trailer Oficial
Severo Snape – Reprodução Trailer Oficial

Um dos professores mais odiados de toda a Hogwarts, exceto pela casa de Sonserina, é o professor Severo Snape. Ele não esconde seu desgosto por Harry desde o início. Na verdade, ele faz parte da trama desse filme como suspeito de vilão. Além disso, é responsável por lecionar a aula de Poções em uma masmorra do castelo.

Alan Rickman foi eternizou o legado de Snape nas telas. Ele foi responsável por interpretar esse personagem tão controverso durante os sete longa-metragens. Assim, a relação do público com ele é de amor e ódio. Entretanto, uma coisa em que todos concordam é sobre a excelente atuação de Alan durante esse papel.

Saiba mais sobre o trabalho do diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Chris Columbus foi responsável pela direção de Harry Potter e a Pedra Filosofal, assim como do segundo filme da saga. Entretanto, quando chegou ao terceiro título, participou apenas da produção e, então, retirou-se para passar mais tempo com a família.

Seu trabalho nunca terminou, de fato. Na verdade, atualmente, ele está trabalhando na direção do jogo Five Nights at Freddy’s. A sua filmografia é bastante extensa, atuando como diretor, roteirista e produtor.

Além disso, seu trabalho com Harry Potter é considerado um dos melhores. O nível de comprometimento e a entrega da qualidade são muito aclamados pelos fãs. A mesma responsabilidade é vista em seus outros trabalhos. Portanto, você provavelmente já ouviu falar dos títulos que ele dirigiu. Confira alguns agora mesmo!

Esqueceram de Mim 1

O longa-metragem foi lançado no ano de 1990. Trata-se de um filme com o tema natalino, em que Macaulay Culkin interpreta o protagonista Kevin McCallister. Durante o filme, a família de Kevin se programa para fazer uma viagem para comemorar o Natal em Paris.

Contudo, quando ele acorda na manhã da viagem, sua família partiu para a França sem ele. Sozinho em casa, Kevin aproveita diversas liberdades que ganha sem a presença de seus pais. Mas, o que ele não esperava, uma dupla de ladrões planeja roubar sua casa. Então, ele precisa bolar um bom plano para se defender da invasão.

Esqueceram de Mim 2

A sequência de Esqueceram de Mim 1 repete a ideia do filme anterior. Com o mesmo protagonista, também interpretado por Macaulay Culkin, entretanto, Kevin se perde na cidade de Nova York. Nessas férias, o destino de sua família era a Flórida. Mas, no aeroporto, o jovem rapaz se perde de seu pai e acaba em um voo para Nova York.

Como ele estava com a carteira do pai, ele convence o recepcionista a lhe dar um quarto, inventado uma história muito convincente. Enquanto está explorando essa experiência de fim de ano novamente, Kevin encontra com a mesma dupla que tentou assaltar essa casa. Mas, dessa vez, eles pretendem roubar uma loja de brinquedos.

Esses dois ladrões são interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern. Além disso, é o último filme da sequência dirigido por Cris Columbus e com a participação de Macauley Culkin. Os dois primeiros filmes são os queridinhos do público.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Inspirado nos livros de Rick Riordan, Percy Jackson e o Ladrão de Raios teve sua estreia no dia 12 de fevereiro de 2010. O protagonista, Percy Jackson, foi interpretado por Logan Lerman. O filme conta a história de um jovem semideus que descobre sobre sua origem e por isso o levam ao Acampamento Meio-Sangue.

Ali, ele aprende como controlar seus poderes e conhece outros semideuses. Entre eles, Annabeth, interpretada por Alexandra Daddario, e Luke Castellan, interpretado por Jake Abel. Ademais, ele também descobre que seu melhor amigo, Grover Underwood, também faz parte desse mundo cheio de criaturas mágicas e místicas.

Contudo, muitos fãs dos livros não gostaram tanto assim da produção cinematográfica, o que gerou várias polêmicas. Como se trata de uma adaptação, muitos detalhes podem ser alterados para que seja possível. Por isso, acabam sendo duas histórias diferentes dentro de um mesmo universo ficcional.

Entenda melhor sobre as casas de Hogwarts

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi criada por quatro bruxos muito poderosos. Seus nomes eram Godric Gryffindor, Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw e Helga Hufflepuff. Juntos, eles desejavam oferecer aos jovens bruxos uma educação de alta qualidade e alto aproveitamento.

Contudo, começaram a aparecer divergências sobre quem eles deveriam aceitar em sua nova instituição. Cada um dos quatro fundadores tinha ideais muito fortes que queriam manter. Dessa forma, foram fundadas as quatro casas de Hogwarts. Assim, o trabalho seria dividido e eles poderiam se ater aos seus alunos de acordo com seus requisitos.

Grifinória

O grande fundador de Grifinória, uma das casas mais famosas, foi Godric Gryffindor. O símbolo que ele atribuiu à sua casa foi o leão. Afinal, ele queria que ela pudesse ser a morada de bruxos bravos e cavalheiros. Ele valoriza, acima de tudo, a honra, a coragem e, em especial, a superação dos desafios, baseando-se no altruísmo e na lealdade.

É claro que o perfil de seus estudantes não é perfeito. Além disso, não é preciso muito para compreender melhor. Os gêmeos Weasley, por exemplo, fazem parte da casa de Grifinória e são conhecidos, sobretudo, pelas suas pegadinhas nem sempre tão amigáveis. Ademais, são imprudentes e teimosos como a maioria de seus colegas.

Em A Pedra Filosofal, a diretora atual da casa é a professora Minerva McGonagall, que também fez parte da casa quando estudante. Outros alunos notáveis que um dia estiveram ali são Alvo Dumbledore, Tiago Potter, Lilian Potter e, é claro, Harry Potter.

Sonserina

O bruxo Salazar Slytherin possuía muito preconceito contra mestiços. Isto é, ele não acreditava que bruxos nascidos trouxas ou que tivessem um dos pais trouxas deveria entrar na escola. Assim como Draco e a família Malfoy pensa, Salazar era bastante radical em suas ideologias pessoais.

Pensando nisso e no fato de que Voldemort, Aquele Que Não Deve Ser Nomeado, f parte dessa casa, ela tem a pior reputação da escola. Além disso, muitos dos membros da Sonserina, mesmo aqueles que vieram antes do Lorde das Trevas, tinham uma fama terrível e maléfica. Portanto, sonserinos não são realmente confiáveis.

Salazar valorizava, principalmente, a ambição por coisas grandiosas. Dessa forma, o perfil que foi construído para os alunos dessa casa é o de pessoas que fazem qualquer coisa para alcançar seus objetivos. Eles tendem a serem mais frios, racionais e até sádicos, em alguns casos, se isso garante o cumprimento de suas metas pessoais.

Para isso, é claro, eles precisam de inteligência e da habilidade de aplicá-la nas mais diversas situações. A mascote dessa casa é a serpente que ilustra seu estandarte. Além disso, nesse universo, os nomes mais notáveis de participantes da casa da Sonserina são Draco Malfoy, Merlin, Dolores Umbridge e Tom Riddle, o grande vilão.

Lufa-Lufa

A casa de Lufa-Lufa é a mais esquecida e subestimada dentro de Hogwarts. Alguns até mesmo relacionam seus alunos aos excluídos de Hogwarts, uma vez que a casa valoriza a inclusão em diversos níveis. No geral, o perfil dos estudantes da Lufa-Lufa é de dedicação, determinação, honestidade e paciência.

Uma das falhas mais comuns encontradas dentro desse perfil de aluno é a ingenuidade. Afinal, eles tendem a confiar em todos e não ter uma imposição muito grande de ideias. Assim, podem ser facilmente manipulados e usados por outras pessoas. Entretanto, ainda são estudantes fortes e, conforme a saga se desenvolve, ganham mais destaque.

O animal simbólico da casa de Lufa-Lufa é o texugo. E ela foi criada por Helga Hufflepuff, que escolheu as cores amarelo e preto para seu estandarte. Podemos citar como alunos notáveis, a Ninfadora Tonks e o Cedrico Diggory.

Corvinal

Tem como símbolo a águia, um animal comumente relacionado à inteligência. Rowena Ravenclaw escolheu criar uma casa que valorizasse a mente alerta e a curiosidade fomentada pelo espírito do saber. Além da inteligência, Rowena também buscava criatividade e sede de conhecimento nos alunos em que selecionava.

Podemos citar como alunos de destaque dentro dos livros que fazem parte da Corvinal Gilderoy Lockhart, Luna Lovegood e Garrick Olivaras. As cores de seu estandarte são azul e branco, que contrastam com a água desenhada.

Lufa-Lufa

A casa de Lufa-Lufa é a mais esquecida e subestimada dentro de Hogwarts. Alguns até mesmo relacionam seus alunos aos excluídos de Hogwarts, uma vez que a casa valoriza a inclusão em diversos níveis. No geral, o perfil dos estudantes da Lufa-Lufa é de dedicação, determinação, honestidade e paciência.

Uma das falhas mais comuns encontradas dentro desse perfil de aluno é a ingenuidade. Afinal, eles tendem a confiar em todos e não ter uma imposição muito grande de ideias. Assim, podem ser facilmente manipulados e usados por outras pessoas. Entretanto, ainda são estudantes fortes e, conforme a saga se desenvolve, ganham mais destaque.

O animal simbólico da casa de Lufa-Lufa é o texugo. E ela foi criada por Helga Hufflepuff, que escolheu as cores amarelo e preto para seu estandarte. Dessa forma, seus alunos poderiam encontrar um ambiente mais acolhedor dentro da casa. Podemos citar, como alunos notáveis, a Ninfadora Tonks e o Cedrico Diggory.

Papel do Chapéu Seletor nas Casas de Hogwarts

Dentro do mundo da magia, é muito raro que um bruxo viva para sempre. Na verdade, ou isso está relacionado à magia negra, ou à própria Pedra Filosofal. Entretanto, o que importa é que os criadores das casas não estão vivos no período em que se passa o filme que estamos analisando.

Assim, para que seja possível manter a tradição da seleção dos alunos para a casa, o Chapéu Seletor foi criado. Isso aconteceu muito antes que os fundadores morressem. Na verdade, depois de um conflito, Salazar Slytherin desapareceu e eles precisavam de uma forma alternativa para selecionar seus alunos.

Portanto, juntos, os três bruxos encantaram o Chapéu Seletor. Dessa forma, ele poderia ler a mente dos alunos e analisar a qual casa eles pertencem. Durante o filme, é possível compreender que o Chapéu também leva em consideração a opinião de cada aluno sobre sua respectiva casa selecionada.

Veja algumas curiosidades sobre a filmagem do longa

Produzir um filme não é uma tarefa fácil. Assim, existem muitas coisas que precisam ser mobilizadas de diferentes naturezas. Esse pode ser um processo muito interessante de se acompanhar e muito trabalhoso de fazer. Mas, na maioria das vezes, ele tende a ser verdadeiramente recompensador.

É claro que a qualidade do produto final, o filme em si, depende de fatores tanto externos quanto internos. Entre eles, podemos citar o desempenho da equipe como um todo, desde o pessoal da sonoplastia até os atores, roteiristas e diretor. Por isso, confira aqui algumas curiosidades gerais sobre a produção de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Premiações de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Todos sabemos que, anualmente, os filmes recebem indicações e até mesmo indicações. Bem como todos os responsáveis pela sua produção. Esse ano, até mesmo um caso polêmico aconteceu entre Chris Rock e Will Smith. Mas, o ponto desses eventos não é a fofoca ou a discussão e, sim, o reconhecimento dado aos profissionais do cinema.

Harry Potter e a Pedra Filosofal já tem acumulados seis prêmios. Em 2001, a obra conquistou o Saturn Award de Melhor Figurino e o Evening Standard British Film Award for Best Technical/Artistic Achievement.

No ano de 2002, Emma Watson conseguiu o prêmio Young Artist Awards na categoria de Melhor Atriz Jovem Coadjuvante com esse título. Os prêmios de Melhor Revelação, Melhor Filme de Família e Excelência em Figurino para Filmes de Fantasia também foram conquistados no mesmo ano.

Orçamento e lucratividade do filme

Todos os filmes possuem algum tipo de orçamento. É dessa forma que todos os gastos são cobertos. Afinal, ele só começa a fazer dinheiro uma vez que já está disponível nas bilheterias. O orçamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi de US$ 125 milhões. O retorno recebido ficou em torno de US$ 965 milhões.

Antes do penúltimo filme ser lançado, ele foi líder de bilheteria por muitos anos. Portanto, podemos concluir que foi feito um excelente trabalho. Afinal, todo o empenho colocado valeu a pena. É importante ressaltar o cuidado que até mesmo os mais rasos detalhes tiveram durante essa produção.

Entre eles, podemos o incrível cenário em que todas as coisas importantes acontecem nesse filme. De acordo com as informações divulgadas, a Pedra Filosofal está entre os títulos que mais fizeram uso de cenários reais durante as gravações. Entre esses locais está o Castelo de Alnwick, a Catedral de Durham e a Universidade de Oxford.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui