Filmes de terror dos anos 80 que todo mundo precisa assistir
Filmes de terror dos anos 80 que todo mundo precisa assistir

Se tem algo que marcou de vez nossa sociedade foram os filmes de terror dos anos 80. Muitos dos maiores títulos do nosso cinema surgiram nesta época e até hoje influenciam nossa cultura, forma de pensar e contar histórias.

Tocando em medos diversos do consciente coletivo, os filmes aqui listados garantem noite de horror sem igual. São produções de alto nível, desde a direção e efeitos, até às temáticas e discussões apresentadas.

Afinal, terror é muito além de provocar medo. Sua função também é lançar luz nas partes mais sombrias de nosso consciente e sociedade.

Tente dormir após ver as histórias de possessões, fazer compras sabendo que o brinquedo ou comida favorita de seus filhos se voltará contra vocês, ou fazer aquela viagem dos sonhos. O que pode acontecer na estrada ou hotel para onde está indo?

Descubra em um dos inesquecíveis filmes aqui listados. Tem coragem suficiente para continuar lendo? Então vamos lá!

Os 15 melhores filmes de terror dos anos 80

A Hora do Pesadelo (1984)

A hora do pesadelo - Divulgação
A hora do pesadelo – Divulgação

Em 1984 o mundo foi introduzido a um dos vilões mais icônicos do cinema de terror – Freddy Krueger. Dirigido por Wes Craven, A Hora do Pesadelo se tornou um clássico absoluto e até hoje marca o imaginário popular.

Na trama acompanhamos um grupo de adolescentes que passam a ter pesadelos horríveis. Nestes sonhos, eles são perseguidos pela figura de um assassino horripilante.

Este homem possui pele coberta de cicatrizes de queimaduras, garras metálicas afiadas na mão direita e aterroriza suas vítimas até o último momento.

No entanto, o grupo não assiste passivo enquanto esta figura os ataca e mata. Assim, ao investigar a figura tenebrosa que aparece nos sonhos, eles descobrem que este é Freddy Krueger, um assassino de crianças que morreu em um incêndio.

Mas será que conhecer seu inimigo é o suficiente para derrotá-lo ou, pelo menos, afastá-lo da sua mente durante o sono?

É o que você descobrirá nesta produção aclamada, que conta com Robert Englund no papel do vilão e nomes que viriam a se tornar conhecidos, como Johnny Depp.

Sexta-Feira 13 (1980) – Um dos excelentes filmes de terror dos anos 80

Sexta feira 13 - Divulgação
Sexta feira 13 – Divulgação

Considerado por muitos o melhor e mais importante filme do gênero slasher – onde um assassino persegue um grupo de pessoas e as mata um a um – Sexta-Feira 13 marcou o cinema e as vidas de muitos que o assistiram no ano de 1980.

Dirigido por Sean S. Cunningham, este clássico tem nomes de peso em seu elenco, como Betsy Palmer e Kevin Bacon.

A trama envolve um grupo de cinco jovens que decide montar acampamento em um bosque. No entanto, este não é qualquer bosque. Isto porque ele foi palco de um brutal assassinato anos atrás, levando à diversas lendas urbanas locais e causando medo na população.

Obviamente, estas histórias, contadas especialmente pelos mais velhos, não impedem o grupo.

Assim, é entre as cabanas e noites frias em meio às árvores deste bosque que vemos surgir a figura de Jason, outro icônico vilão do cinema.

Usando uma máscara de hóquei e facão, ele passa a perseguir e matar os jovens de maneiras brutais e sangrentas. As mortes são impressionantes, causando reação tanto da crítica quanto do público, algumas positivas ou não.

Hellraiser – Renascido do Inferno (1987)

Hellraiser - Divulgação
Hellraiser – Divulgação (Filmes de terror dos anos 80)

Neste clássico britânico do cinema de terror acompanhamos a saga de Frank para retornar ao mundo dos vivos. O problema? Frank, um pervertido sexual quando humano, agora é uma criatura amaldiçoada e o vilão do filme.

Conhecido como Pinhead, graças aos alfinetes espetados em sua cabeça, ele está preso em uma dimensão paralela acessada por um cubo mágico. Repleta de dor e sofrimento, esta dimensão pode ser considerada o próprio inferno.

Agora ele quer de todas as formas reunir forças para novamente acessar a dimensão da Terra.

Para isso, ele tenta conseguir a ajuda de Julia, uma antiga amante. Seu plano é atrair novas vítimas para sua antiga casa, onde as mata e se alimenta de seu sangue e vida.

Repleto de discussões sobre a natureza da dor, medo e prazer, este filme dirigido por Clive Baker é muito mais que uma série de assassinatos sangrentos. Sem dúvida uma produção obrigatória para os fãs de terror e suspense psicológico.

Poltergeist – O Fenômeno (1982)

Poltergeist - Divulgação
Poltergeist – Divulgação

Esse filme é um outro clássico absoluto do cinema de terror, foi lançado em 1982 e até hoje é envolto em polêmicas e mistérios. Apesar disso, sua qualidade é indiscutível.

A família Freeling vive tranquilamente em sua casa na Califórnia até que fenômenos estranhos começam a ocorrer. Eles descobrem que espíritos estão se manifestando pela sua TV, tentando se comunicar.

Inicialmente, a família acha tudo muito diferente e até divertido. No entanto, tudo toma um tom mais sinistro e ameaçador quando Carol Anne Freeling, a filha do casal, desaparece.

Agora, em uma casa assombrada e a incerteza de onde está ou o que houve com a garota, Diane e Steve buscam a ajuda de um grupo de especialistas paranormais para resolver o caso e livrar sua casa desta maldição.

Dirigido por Tobe Hooper e escrito por Steven Spielberg, Poltergeist fez muito sucesso entre público e crítica. Ele teve duas sequências, formando uma trilogia.

No entanto, acidentes no set e a morte da atriz Heather O’Rourke, de 12 anos, antes do lançamento do terceiro longa marcam sua história, atraindo até hoje a atenção de curiosos.

A Volta dos Mortos Vivos (1985)

A volta dos mortos vivos - Divulgação
A volta dos mortos vivos – Divulgação

Deixemos de lado o horror de assombrações e assassinos para conhecer este clássico cult do terror de comédia dos anos 80.

A Volta dos Mortos Vivos, dirigido por Dan O’Bannon, se tornou um dos filmes mais influentes da época, ressoando no cinema, jogos, TV e outras produções da cultura POP.

Muito disto se deve à sua estética pop-punk e trilha sonora marcante, repleta de músicas inesquecíveis da época.

A trama conta a desventura de Frank e Freddy – nomes bem característicos, não? – em um armazém de suprimentos médicos. Freddy foi recém contratado e está sendo apresentado ao local de trabalho por Frank.

É durante a visita aos recipientes de um misterioso experimento militar que eles cometem o pior erro de suas vidas. Acidentalmente, os dois jovens liberam na região um gás que faz os mortos voltarem a caminhar, se tornando verdadeiros mortos vivos.

Novamente sobre a terra, os corpos semi decompostos vagam com fome voraz por carne humana. Mortes brutais e muito sangue marcam os locais por onde passam enquanto espalham os efeitos do gás, produzindo ainda mais mortos vivos.

Agora, Frank e Freddy, junto de Burt e Ernie, devem sobreviver a este apocalipse custe o que custar.

A Volta dos Mortos Vivos é uma sequência de A Noite dos Mortos Vivos, outro clássico que vale a pena conferir.

O Iluminado (1980) Um dos marcantes filmes de terror dos anos 80

O iluminado - Divulgação
O iluminado – Divulgação

Deixemos de lado os monstros e assombrações para ter como vilão um homem como qualquer outro.

Em O Iluminado, Jack Nicholson encarna Jack Torrance, um escritor com bloqueio criativo que é contratado como caseiro de inverno do hotel Overlook. Além disso, ele é viciado em álcool.

Ao viajar para o hotel com sua esposa Wendy e o filho Danny, ele quer se inspirar novamente para voltar a escrever.

No entanto, Danny é atormentado por premonições, eventos que se tornam mais intensos no hotel. Jack começa a descobrir os mistérios do hotel, ficando cada vez mais insano. Assim, ele passa a ameaçar sua esposa e filho, praticando ameaças e ataques violentos.

Este é um filme intenso, com foco no terror de suspense. As cenas nos prendem com sua tensão e ritmo, prendendo o espectador do início ao fim.

Baseado em um romance de Stephen King, mestre absoluto do terror literário, e dirigido por Stanley Kubrick, lenda do cinema, O Iluminado é um dos filmes mais aclamados e influentes de sempre.

Gremlins (1984)

Gremilins - Divulgação
Gremilins – Divulgação

Mais um clássico da nossa lista, Gremlins marcou o imaginário popular e até hoje é  referenciado em todos os cantos da cultura pop.

Dirigido por Joe Dante, este terror de ficção científica e comédia se passa ao redor de misteriosas criaturas. Billy Peltzer, vivido por Zach Galligan, precisa encontrar um presente para seu filho.

É em uma loja na Chinatown que ele acha o presente perfeito – bichinhos fofos e carismáticos. Mas há uma regra que nunca deve ser quebrada, informa o vendedor – jamais deixe-os expostos à luz, água ou os alimente após a meia noite.

Regras simples mas que acabam por ser quebradas, óbvio.

Dessa forma, a partir daqui venosa transformação dos pets perfeitos em criaturas demoníacas, que apenas querem causar confusão e destruição. Agora toda a cidade corre risco e a infestação deve ser controlada de algum jeito.

Uma noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)

Uma noite alucinante - Divulgação
Uma noite alucinante – Divulgação

O diretor Sam Raimi, muito conhecido pela trilogia Homem-Aranha, deu início a um movimento que marca até hoje o cinema de terror. A série de filmes Evil Dead – A Morte do Demônio no Brasil – é conhecida pelos seus efeitos visuais, narrativa intensa e uma pitada de exagero e comédia que conquistou fãs no mundo todo.

No primeiro filme da franquia vemos um grupo de jovens que decidem acampar no meio de uma mata. Na cabana onde se alojam eles encontram um livro misterioso.

Apesar disso, eles decidem lê-lo em voz alta, o que se mostra um grande erro.

Assim que isto é feito, o grupo libera uma horda de demônios que passa a atormentá-los. Os próximos dias são repletos de eventos sobrenaturais, possessões e muito sangue.

Conseguirão os jovens derrotar o demônio e salvar suas vidas?

Brinquedo Assassino (1988)

A bolha assassina - Divulgação
A bolha assassina – Divulgação (Filmes de terror dos anos 80)

Dando início a outra franquia amada até hoje, Brinquedo Assassino nos apresenta Chucky, o boneco assassino.

Fruto de um ritual voodoo praticado por um assassino em série dentro de uma loja de brinquedos, o brinquedo aprisionou a alma deste homem após ele morrer. Sem saber disso, Karen Barclay, interpretada por Catherine Hicks, compra este boneco para seu filho Andy, vivido por Alex Vincent.

Com isso a vida de Karen e Andy é revirada, pois o boneco não apenas ganha vida, como se mostra um terrível e psicótico assassino.

O filme teve diversas sequências e spin-offs em todo tipo de mídia até hoje. Chucky ainda influencia a cultura e marca presença em participações especiais, referência e com fantasia e decoração no dia das bruxas no mundo todo.

A Mosca (1986)

A mosca - Divulgação
A mosca – Divulgação

Seth Brundle é um cientista e está trabalhando em uma invenção que revolucionará a vida humana – uma máquina de teletransporte. O projeto está praticamente pronto e, para testar, ele decide se utilizar como cobaia.

Assim, ele entra na máquina e a coloca para funcionar. No entanto, o que não estava planejado era a presença de uma mosca na máquina no momento da ativação.

Sem que Seth saiba, o processo de teletransporte faz com que o DNA dele e da mosca se misturem. Considerando o experimento como um sucesso, ele volta para sua vida normal.

Quando características de mosca começam a aparecer em seu corpo é que ele entende que algo está errado. Agora deve tentar encontrar uma solução para seu problema, mas acaba se transformando em uma criatura horrenda meio homem meio inseto.

A Mosca, dirigido por David Cronenberg e com Jeff Goldblum no papel do protagonista, é um clássico cult do terror, aclamado pela narrativa tensa e efeitos visuais impressionantes para a época.

A Hora do Lobisomem (1985)

A hora do lobisomem - Divulgação
A hora do lobisomem – Divulgação

A Hora do Lobisomem – Silver Bullet originalmente – é o nosso primeiro representante a ter como vilão uma criatura clássica do horror. O caso, um lobisomem.

Este filme é baseado em uma obra do genial Stephen King, que já vimos nessa lista. Apesar de não ser o mais conhecido filme de lobisomem, este é um clássico absoluto que possui fãs fiéis e inspirou muitas pessoas.

A história se passa na pequena cidade de Tarker’s Mills, onde uma série de assassinatos começa a assustar a população. O povo acredita que o culpado é um assassino em série. No entanto, alguém sabe a verdade.

Assim, acompanhamos a saga de Marty Coslaw, um garoto cadeirante interpretado por Corey Haim, em descobrir o que está havendo e provar que a fonte de tanta tragédia é uma criatura meio homem meio lobo.

Com Daniel Attias na direção, este filme marca pela forma misteriosa com que trata a criatura. São poucas cenas com o lobisomem, o que dá ainda mais impacto aos momentos em que ele aparece.

Possessão (1981)

Possessão Divulgação (Filmes de terror dos anos 80)

Esta aclamada obra cult do cinema de terror conta a história de Mark e Anna. O casal estava distante até que Mark retornou para casa. No entanto, a felicidade reencontrar a esposa logo arrefece quando ele começa a notar comportamentos estranhos.

Desconfiado, ele cogita algumas possibilidades, como traição. Mas logo percebe que é algo diferente. Algo sobrenatural. Demoníaco.

Possessão é de origem franco-alemã e serve como exemplo de um filme de terror tenso e engajante que não saiu de Hollywood. Ele foi dirigido por Andrzej Żuławski e conta com Sam Neill e Isabelle Adjani no papel do casal de protagonistas.

A Bolha Assassina (1988)

A bolha assassina - Divulgação
A bolha assassina – Divulgação

Dirigido por Chuck Russell, A Bolha Assassina é um clássico dos anos 80 que, infelizmente, não caiu nas graças da indústria e do público como outros representantes aqui nesta lista.

Ainda assim, é muito relembrado e possui fãs, pois é uma obra visceral, muito bem escrita e produzida. Ela trata sobre assuntos diversos, desde o horror em si até representações da sociedade americana e questões ambientais.

Baseado em um sucesso dos anos 50, este filme é um remake que melhora, e muito, o original.

Em uma pequena cidade da Califórnia a aparição de uma substância estranha causa choque entre a população. Esta gosma tem a capacidade de dissolver carne humana com facilidade e começa a crescer descontroladamente.

A partir de então o caos é instaurado na cidade, com mortes diversas, até que um destacamento do exército é enviado para ajudar com a situação.

A Coisa (1985)

A coisa - Divulgação
A coisa – Divulgação (Filmes de terror dos anos 80)

Outro clássico cult que envolve uma substância estranha que ameaça a sociedade americana. A Coisa é um filme repleto de sátira e críticas à sociedade americana – aqui de forma mais pungente que outros nomes listados anteriormente.

Tudo começa quando um novo iogurte começa a ser comercializado. A substância branca e cremosa foi encontrada em meio à neve e logo entra na graça da população.

O popular alimento vende horrores, mas não sem atrair a desconfiança de alguns. Agora, cabe a David Rutherford, contratado para investigar a fórmula deste iogurte, provar suas descobertas que indicam que isto é muito mais que um simples alimento, mas sim uma forma de vida alienígena.

A Coisa foi dirigida por Larry Cohen e protagonizada por Michael Moriarty.

Colheita Maldita (1984)

Colheita maldita - Divulgação
Colheita maldita – Divulgação (Filmes de terror dos anos 80)

Burt Stanton (Peter Horton) e Vicky Stanton (Linda Hamilton) estão viajando de carro quando encontram um garoto morto na estrada. A cena é terrível e leva o casal a buscar ajuda de alguma autoridade.

No entanto, buscando ajuda eles acabam em um vilarejo pequeno e meio macabro. Lá, um grupo de crianças seguem um líder sombrio. Lideradas por Isaac Chrome, interpretado por John Franklin, esse grupo pratica rituais com sacrifício humano e dedicam suas vidas a este culto.

Agora, Burt e Vicky tentarão escapar destas terríveis crianças assassinas.

Colheita Maldita é outro clássico absoluto do cinema de terror americano. Também baseado em uma obra do incrível Stephen King, este filme foi dirigido por Fritz Kiersch e deu origem a diversas sequências e remakes.

Ouviu isso? Talvez tenha sido algo da minha imaginação. Ou talvez alguma coisa nesses filmes de terror dos anos 80 tenha despertado algo nos cantos e profundezas de sua casa. Ousa olhar? Então comenta aí com a gente o que encontrou!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui