Imagem do personagem Rony Weasley
Rony Weasley - Divulgação

Embora a saga Harry Potter tenha o Harry como grande centro da história, é inegável que outros personagens têm um papel de destaque dentro da trama. Esse é o caso de Rony Weasley, um dos protagonistas da franquia de livros/filmes da J. K. Rowling e um dos personagens mais queridos pelo público.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Rony Weasley, sua biografia, papel dentro da saga, processo de criação, curiosidades sobre ele e muito mais. Acompanhe!

Quem é Rony Weasley?

Rony Weasley (Ronald Bilius Weasley), também chamado de Ron Weasley, trata-se de um personagem ficcional da franquia de livros e filmes Harry Potter, da autora britânica J. K. Rowling. No Brasil, vale lembrar, a tradução utilizou Ronald Abílio Weasley como sendo seu nome completo.

Rony integra o trio principal da saga, juntamente com Hermione Granger e o próprio Harry Potter, que é o protagonista em si. Ou seja, tem um papel de destaque em todos os 7 livros e 8 filmes criados.

Continue depois da publicidade

Dentro da história, o personagem é um bruxo inglês sangue puro, sendo o sexto filho do casal Arthur Weasley e Molly Weasley. Ao todo, conta com 6 irmãos, sendo 5 mais velhos: Gui, Carlinhos, Percy e os gêmeos Fred e Jorge; e 1 mais nova que ele, a Gina Weasley, que tornou-se esposa de Harry Potter, quando adulta.

Sua primeira aparição ocorre ainda em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro da saga, quando conhece seus dois grandes amigos no trem que os leva para seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Por pertencer a uma antiga família de feiticeiros, aliás, Rony era o único do trio protagonista que conhecia sua origem bruxa, sendo, inclusive, criado dentro da comunidade mágica.

Sendo um dos personagens mais marcantes da saga, quem ficou responsável por dar vida ao Ron nas telonas foi o ator britânico Rupert Grint, que ganhou notoriedade pelo papel.

Biografia ficcional do personagem

Neste tópico, mostraremos uma biografia rápida sobre o personagem. No entanto, mais abaixo, você acompanhará o papel de Ron Weasley em cada um dos filmes/livros. Até lá!

Continue depois da publicidade

Infância

Ronald Bilius Weasley nasceu no dia 1 de março de 1980, pertencendo a uma família bruxa sangue puro. Ele cresceu, junto a seus irmãos (Ginevra Molly Weasley, Percy Weasley, Fred Weasley, Charlie Weasley, Gui Weasley e Jorge Weasley) nos arredores de Ottery St. Catchpole, Devon, Inglaterra.

No período do seu nascimento, ocorria justamente a Primeira Guerra Bruxa, evento no qual seus tios maternos, Gideão e Fábio Prewett, integrantes da Ordem da Fênix, acabaram sendo assassinados por Comensais da Morte. A guerra acabou quando Rony estava com cerca 1 ano e meio de idade, com o Lorde Voldemort sendo derrotado quando tentou matar o jovem Harry Potter.

Principalmente comparado a outras famílias bruxas, os Weasley eram mais pobres, o que motivava o desprezo que os Malfoy tinham por eles. Assim como todos os seus irmãos, Rony acabou tendo seus estudos iniciais em casa mesmo, com sua mãe o ensinando a ler, escrever, etc.

Outro ponto importante sobre sua infância é que ele era alvo constante das brincadeiras e travessuras realizadas por Fred e Jorge, irmãos gêmeos mais velhos, que sempre tiveram Rony como um alvo fácil de suas peças.

Continue depois da publicidade

Chegada a Hogwarts

Por volta dos seus 11 anos de idade, Rony Weasley deu início a seus estudos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, já bastante inteirado do que rolava por lá, e com a necessidade de fazer jus ao nome da família.

Na época, 1991, Gui e Carlinhos já haviam finalizado a escola, com o primeiro sendo chefe dos monitores e o segundo capitão do time de quadribol. Agora, Percy era monitor, enquanto Fred e Jorge, apesar da bagunça, tiravam boas notas e eram conhecidos por serem engraçados.

Em Hogwarts, Rony pode estreitar sua amizade com Hermione (apesar da animosidade inicial) e Harry (com quem rapidamente teve simpatia), os quais conheceu ainda durante a viagem de trem para a escola. E essa relação tornou-se ainda mais possível com o trio ficando na mesma casa, a Grifinória.

Confronto com Voldemort

Ron Weasley, juntamente com Hermione, foi um grande aliado de Harry Potter na luta contra o Lorde das Trevas, desde os eventos de proteção à Pedra Filosofal, no primeiro livro e filme, até à caça das Horcruxes, na parte final da saga.

Continue depois da publicidade

Ele frequentou Hogwarts por 6 anos, mas não chegou a terminar a escola, já que não retornou depois da Segunda Guerra Bruxa, onde Voldemort foi finalmente derrotado.

Período pós Segunda Guerra Bruxa

Mesmo sem nunca ter voltado para seu sétimo ano na escola de magia, Rony Weasley conseguiu grande destaque no período pós guerra. Isso porque, juntamente com Harry Potter, ele logo tornou-se Auror no Ministério da Magia, realizando um trabalho de reformulação total no órgão.

Junto a seu irmão Jorge, ele também criou um negócio bastante lucrativo. Além disso, efetivou seu relacionamento com Hermione Granger, com quem se casou e teve dois filhos: Rose Granger-Weasley e Hugo Granger-Weasley.

A criação do Rony Weasley

Além do seu protagonismo na saga, Ron Weasley foi um dos personagens que Rowling criou no primeiro dia, quando teve a ideia para sua obra. O personagem, que carrega características físicas marcantes de sua família bruxa, sendo ruivo, com sardas, etc. tem a inspiração real do melhor amigo da autora, Sean Harris.

Continue depois da publicidade

É claro, essa inspiração não é uma descrição de Sean em Ron, mas sim da criação de um personagem com um estilo semelhante ao seu amigo. Foi daí que Rowling retirou seu companheirismo característico, com Rony Weasley sempre estando ao lado de Harry quando ele precisa, por exemplo.

O papel de Rony Weasley em cada um dos filmes da saga

Depois de conhecer um pouco sobre a biografia e criação do personagem, veremos mais profundamente a participação de Ron Weasley em cada um dos 8 filmes, que retratam os eventos dos 7 livros da saga. Acompanhe!

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

No primeiro filme, somos apresentados a história inicial de Harry Potter, com o Rony Weasley aparecendo já durante a viagem para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece o próprio Harry e a Hermione. O trio, como mencionado, passa a integrar a Casa Grifinória.

A obra gira inicialmente em torno da Pedra Filosofal, um item que tem a capacidade de conceder a imortalidade a seu proprietário. Na escola, eles desconfiam que Severo Snape, o professor de porções da turma, está atrás do artefato.

Continue depois da publicidade

E Ron, por ser o único do trio completamente familiarizado com o universo bruxo, tem um papel de destaque nos eventos de proteção à pedra, principalmente durante o Xadrez de Bruxo, quando utiliza seus conhecimentos para vencerem o desafio.

Aliás, durante o Leaving Feast, que é o último jantar durante o ano letivo, o diretor Alvo Dumbledore acaba concedendo 50 pontos a Grifinória, pela atuação de Ron durante o referido jogo de xadrez, o mais bem jogado dos últimos anos.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Harry Potter e a Câmara Secreta mostra o segundo ano do trio na escola. Durante o verão que seguiu os eventos da Pedra Filosofal, Rony Weasley tenta entrar em contato com Harry, mas o elfo doméstico Dobby acaba impedindo que as correspondências cheguem ao protagonista, já que ele tem medo do seu retorno a Hogwarts.

É Ron, aliás, juntamente com seus irmãos Fred e George, preocupado com as não respostas do amigo, que leva o carro encantado de seu pai até a residência dos Dursley, e consegue tirar Harry de lá. Durante o restante das férias, ele fica junto com a família Weasley.

Continue depois da publicidade

No retorno à escola, depois de perderem o trem, Rony pega novamente o carro voador e segue com Harry. Com os eventos, os dois quase são expulsos, não fosse pela intervenção da professora McGonagall, que convenceu a instituição a aplicar somente uma detenção. É enquanto estão cumprindo a punição que eles acabam descobrindo que a Câmara Secreta foi aberta.

No fim do ano, a dupla é novamente premiada pela atuação especial em relação ao segredo por trás da câmara, com o salvamento de Gina Weasley, irmão de Ron, que havia sido capturada.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban há o desaparecimento do rato de Rony Weasley, o Perebas. Concomitante a isso, o temido Sirius Black acaba fugindo de Azkaban e, ao que tudo indica, está atrás de Harry, o que leva a um reforço na segurança da escola, onde a turma chega ao seu terceiro ano.

Um evento especial acaba chamando a atenção do trio principal, com uma provável execução do hipogrifo do agora professor Hagrid, o Bicuço, depois que o animal atacou Draco Malfoy. No dia da possível sentença, eles visitam a cabana de Hagrid, onde Rony percebe que seu rato Perebas estava se escondendo por lá.

Continue depois da publicidade

Posteriormente, com uma nova fuga do animal, eles passam a persegui-lo, chegando até um Salgueiro Lutador, quando um cão preto acaba surgindo e capturando Rony. Levado até a Casa dos Gritos, o cão revela ser o Sirius Black, um aliado, que mostra a verdade, logo após, para o trio, de que o Perebas também era um animago. A verdadeira identidade do rato era Pedro Pettigrew, um traidor que havia se aliado a Voldemort e forjado sua morte depois.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, temos os eventos do quarto ano em Hogwarts, que fica marcado pelo retorno definitivo do Lord Voldemort. Ainda durante o verão, Ron convida seus amigos Hermione e Harry para acompanhar a família Weasley na Copa Mundial de Quadribol, a ser realizada na Grã-Bretanha. É durante o evento, que sofre um ataque dos Comensais da Morte, que a presença do Lord Voldemort é anunciada com o lançamento da Marca Negra no céu.

Já durante as aulas, Hogwarts é escolhida para sediar o Torneio Tribruxo, que é a maior competição de magia já criada. Com Harry sendo um dos campeões a participar, uma intriga entre ele e Ron se forma, devido ao fato do jovem Weasley acreditar que seu amigo trapaceou para entrar no torneio. Ao observar as dificuldades que ele enfrentava, porém, acabou se convencendo que Harry não entrou por conta própria, reconciliando-se.

Na obra, Rony Weasley acaba alimentando uma paixão por Fleur Delacour, que é a campeã da escola Beauxbatons, ao mesmo tempo em que se vê enciumado da aproximação entre Hermione e Vítor Krum, campeão da Durmstrang, que também iniciam brevemente um romance.

Continue depois da publicidade

Na segunda tarefa do Torneio Tribruxo, é Ron o escolhido para Harry resgatar do fundo do Lago de Hogwarts, uma vez que seria ele a pessoa que o protagonista mais sentiria falta.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Rony Weasley e Hermione acabam sendo nomeados monitores da Grifinória. A função acaba sendo bastante útil durante o decorrer da obra, já que muitos alunos não acreditam na palavra de Harry de que Voldemort conseguiu voltar à vida. Ron usava sua influência como monitor para colocá-los no lugar.

A nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas da escola, Dolores Umbridge muda bastante coisas em Hogwarts, impossibilitando os alunos de aprofundarem seus conhecimentos na matéria. Assim, Rony e Hermione tentam convencer Harry a dar aulas, secretamente, para os demais alunos. Sua atuação o torna um dos co-fundadores da intitulada Armada de Dumbledore.

É durante seu quinto ano na escola que ele se junta à equipe de quadribol da Grifinória, atuando como goleiro. Apesar do bom desempenho inicial, é o grande destaque do jogo final, que deu o título a casa.

Continue depois da publicidade

No contexto geral, uma fuga em massa de Azkaban, que leva a uma maior ameaça dos Comensais da Morte, provoca o surgimento da Ordem da Fênix. E com o destino de Potter ficando cada vez mais ligado ao de Voldemort, que tem seu retorno agora reconhecido pelo Ministério, a preocupação de Rony com seu amigo só aumenta.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Dentro de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o trio chega ao sexto ano em Hogwarts (o último para Ron e Harry, que abandonam a escola posteriormente). Inicialmente, ele permanece como o goleiro da equipe de sua casa, mas tem seu desempenho reduzido ao descobrir que Hermione havia beijado Vítor Krum durante o Torneio Tribruxo.

A obra, apesar dos eventos principais, tem um olhar mais profundo para a relação dos dois (Ron e Hermione), que passam a se ignorarem, provocarem ciúmes um ao outro, etc. É aqui também que Harry começa a despertar o interesse por sua irmã, Gina Weasley.

O Enigma do Príncipe traz à tona um livro repleto de ensinamentos sobre porções, além das revelações sobre a maldição das Horcruxes, utilizada para separar a alma de Voldemort em mais 6.

Continue depois da publicidade

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, livro que gerou dois filmes, Rony e Hermione auxiliam Harry na missão de destruir as Horcruxes. Afinal, essa é a única forma de acabar de uma vez com todas com o Lorde das Trevas.

Durante a missão, Ron acaba se desentendendo com os amigos e abandonando-os. Apesar de se arrepender quase que instantaneamente, ele é impossibilitado de voltar, já que acabou sendo capturado pelos inimigos. Sua volta ocorre justamente quando Harry estava quase se afogando, enquanto tentava recuperar a espada de Godric Gryffindor. É ele, aliás, quem utiliza a espada para destruir o medalhão, uma das Horcruxes, tendo um papel crucial nos eventos seguintes, que culminaram com a destruição definitiva de Voldemort.

Curiosidades sobre o Rony Weasley

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o personagem, que tal conferir algumas curiosidades interessantes sobre o Rony Weasley? Acompanhe!

1. Foi um dos primeiros personagens a ser criado no saga

J. K. Rowling já afirmou em entrevistas que teve a ideia para a criação da saga Harry Potter enquanto esperava por um trem que seguia de Manchester a Londres. Sendo o protagonista, é claro, seu primeiro personagem criado foi justamente o Harry, inserido no contexto da escola de Hogwarts. No entanto, embora não soubesse ainda como seria a história, Rony foi o outro personagem que veio inicialmente na mente da autora.

Continue depois da publicidade

2. A morte de Rony Weasley foi seriamente considerada pela autora

Em uma entrevista para os créditos no Blu-Ray e no DVD na segunda parte de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, Rowling confessa para Daniel Radcliffe, ator que interpretou o personagem principal, que pensou, em algum momento da história, em matar um dos membros do trio: Hermione, Harry ou Rony.

A autora passava por um período bastante conturbado e triste em sua vida. Por isso, apenas por rancor, teve a ideia de dar fim a um dos protagonistas, com Rony Weasley sendo o mais provável para receber a sentença. Felizmente, ela acabou mudando seus planos a tempo.

3. Ele era boca suja

Segundo revelações da autora do livro, originalmente, Ron Weasley era extremamente boca suja, isto é, falava muitos palavrões. No entanto, como os editores não permitiam esse tipo de vocabulário, ela acabou tendo que trocar alguns diálogos para deixá-lo, digamos, mais limpo.

Ao fazer uma leitura da obra, ainda é possível perceber essa característica marcante do personagem e o trato em seu diálogo. Isso porque em alguns trechos são citados que ele falou uma palavra feia, mas sem citá-las especificamente.

Continue depois da publicidade

4. A cor que ele menos gosta

Quem é fã da saga Harry Potter já deve ter percebido que Rony Weasley detesta a cor marrom. Essa, sem dúvidas, é a cor que o personagem menos gosta. É possível perceber isso em muitas partes da obra, com seu claro descontentamento quando ganha alguma peça de roupa com a tonalidade.

5. Rony desistiu de seus estudos

No último ano em Hogwarts, o trio de protagonista acabou deixando os estudos de lado, devido a missão de busca pelas Horcruxes. Assim, terminado os eventos principais da saga, com a derrota do Lorde das Trevas, somente Hermione voltou para concluir seus estudos.

6. O personagem era aracnofóbico

Não é segredo que Rony tinha dois irmãos gêmeos mais velhos que adoravam atormentar sua vida.  Mas o que talvez muitos não saibam é que sua aracnofobia foi causada por um deles. Isso porque quando era pequeno, por vingança por ele ter quebrado a vassoura de Fred, Jorge transformou seu bichinho de pelúcia em uma aranha.

7. Ele é habilitado para dirigir no mundo trouxa

É perceptível o fato do pai de Rony Weasley ser completamente fascinado por tudo relacionado ao mundo trouxa. E, ao que parece, um pouco desse amor passou também para seu filho. Essa questão deve-se ao fato dele, mesmo quase não vindo ao mundo dos não bruxos, ter tirado uma carteira nacional de habilitação.

Continue depois da publicidade

8. Rony não lembra do seu casamento

No dia do seu casamento com Hermione Granger, Rony estava extremamente feliz. Mas, para comemorar esse momento, acabou exagerando muito na bebida, o que acabou deixando-o tão bêbado que ele não tem nenhuma memória desse dia.

9. Padrinho do filho de Gina Weasley e Harry Potter

É claro que com a importância que Rony tinha para Harry esse valor também iria ser transmitido aos filhos dele. Além de ser naturalmente tio das crianças, visto que o amigo casou-se com sua irmã Gina Weasley, ele também foi escolhido para ser o padrinho de Tiago Sirius Potter, o filho mais velho do casal.

10. Significado do seu nome

Um ponto bastante positivo para J. K. Rowling quanto a construção e “costura” de sua obra, é que muitas coisas no universo de Harry Potter carregam um significado meticulosamente pensado. Sendo assim, esse é o caso do próprio Ronald Bilius Weasley, nome completo do Rony Weasley.

Isso porque essa nomenclatura carrega um significado bem forte, visto a importância que ele tem para Harry Potter, estando sempre ao seu lado e lhe oferecendo apoio e conselhos. Ronald vem do escocês Ragnvald, que deriva do nórdico antigo Ragnvaldr. Fazendo uma separação da palavra original, temos Ragn, que significa conselheiro, e Valder, cujo significado é governante. O nome, aliás, provém da mesma raiz do germânico Reginald, que significa “conselheiro do príncipe”.

Considerações finais

Como foi possível observar, Rony Weasley é um dos grandes destaques dentro da saga Harry Potter, tendo um dos papéis de protagonista da franquia, juntamente com Hermione e o próprio Harry, além de Voldemort em si, que é o antagonista.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui