Cillian Murphy como Tommy Shelby em Peaky Blinders (2013-2022) - 2

Antes de começar esse texto é necessário deixar claro que ele não possui nenhum spoiler. Portanto, se você estiver esperando que a última temporada de Peaky Blinders chegue a Netflix, não se preocupe. Você pode ler esse texto sem pensar duas vezes, porque aqui não entregaremos nenhum ponto-chave da história.

Nesse domingo, 3 de abril, foi ao ar na BBC One, da Inglaterra o sexto (e último episódio) da sexta temporada de Peaky Blinders, encerrando assim a saga de Tommy Shelby e sua família. A série, uma das mais elogiadas e premiadas dos últimos anos, é parcialmente baseada em fatos reais e conta a história dos “Peaky Blinders”, uma gangue de rua que realmente existiu e que atuou na região de Birmingham, na Inglaterra, entre o final do século XIX e o início do século XX.

Na série, acompanhamos toda a ação a partir do ponto de vista de Tommy Shelby, o perspicaz e inteligente líder do grupo, que é brilhantemente interpretado pelo ator irlandês Cillian Murphy. Peaky Blinders começa em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial, com o grupo criminoso ainda como uma pequena gangue de rua com poder e alcance bastante reduzidos e vai até os anos 1930 quando, à beira da Segunda Guerra Mundial, a gangue já se tornou um grupo criminoso forte com conexões e negócios internacionais e Tommy se tornou um deputado da Câmara dos Comuns do Reino Unido.

Cillian Murphy na pele de Tommy Shelby, personagem principal de Peaky Blinders

Desde o início, a série chamou muita atenção por seu pano de fundo histórico, por seus fortíssimos valores de produção (fotografia, direção de arte, figurino, etc.), por seus roteiros muito bem escritos e amarrados, pela ótima construção de seus personagens e pela brilhante performance de seu elenco. Além disso, o personagem Tommy Shelby também virou símbolo de inteligência e frieza. Por sua capacidade de planejamento e visão à longo prazo bem superior a dos outros personagens da série. Apesar de ser um criminoso e um anti-herói, Tommy despertou a admiração de muita gente que “queria ser como ele”.

O episódio final de Peaky Blinders, que foi ao ar nesse domingo, conclui (pelo menos por hora) a saga de Tommy e sua família, que começou em 2013. Ao longo dos anos, a série acabou por conquistar um grande público em seu país de origem, a Inglaterra. O que fez com que ela deixasse de ser exibida na BBC Two e passasse a ser exibida, em horário nobre no domingo, na BBC One, principal emissora aberta do país. Além disso, a partir de 2014, Peaky Blinders ganhou os televisores do mundo inteiro ao ser incluída no catálogo da Netflix, a maior plataforma de streaming do planeta.

Segundo números preliminares divulgados hoje, o último episódio da série (chamado de “Lock and Key”) foi assistido por, pelo menos, 3.7 milhões de pessoas. O episódio contou com desfechos dramáticos (e muito esperados) de vários personagens, incluindo Tommy Shelby. Para aqueles que ficaram com um “gostinho de quero mais”, o criador da série, Steven Knight, já confirmou que um longa-metragem baseado na obra será produzido. Já para os brasileiros que amam a série e que querem assisti-la na Netflix, a plataforma anunciou que a última temporada de Peaky Blinders estará disponível em sua plataforma a partir de 10 de junho desse ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui