Segundo reportagem exclusiva da revista norte-americana Variety, o clássico da literatura O Conde de Monte Cristo será adaptado para uma série de televisão que terá todos os seus episódios dirigidos pelo premiado cineasta dinamarquês Bille August, conhecido por seu trabalho em Pelle, o Conquistador, de 1987. August, de 74 anos de idade, já venceu duas Palmas de Ouro, um Oscar e um Globo de Ouro e também já tem experiência com a adaptação de clássicos para a telona, tendo dirigido Os Miseráveis, em 1998.
O Conde de Monte Cristo deve ser, segundo reportagem da Variety, estrelado pelo ator britânico Sam Claflin, conhecido por interpretar o personagem Finnick Odair, em três filmes da franquia Jogos Vorazes e, mais recentemente, o político inglês Oswald Mosley, na premiada série da BBC, Peaky Blinders.
Produção europeia falada em inglês
O Conde de Monte de Cristo será a primeira série totalmente financiada e produzida pelo conglomerado de mídia francês Mediawan. Dessa forma, a produtora italiana Palomar deve ser a responsável por produzir os oito episódios da série e contará com a colaboração da DEMD Productions da França, da Entourage Ventures e também da RAI Fiction, da Itália, e da France Televisions, da França.
Apesar de ser uma produção totalmente europeia, a série será toda falada em inglês e estrelada, em sua maioria, por atores anglófonos, afim de tentar atrair a audiência internacional. A produção será mais uma das inúmeras adaptações para o cinema e televisão de O Conte de Monte Cristo, clássico da literatura mundial, escrito por Alexandre Dumas e lançado originalmente entre 1844 e 1846.
Só para se ter uma ideia, a primeira adaptação para o cinema desse clássico ocorreu em 1908, em um filme estrelado por Hobart Bosworth. Ou seja, cerca de 13 anos depois da invenção do cinema como conhecemos. O que faz de O Conde de Monte Cristo um dos livros mais adaptados na história do cinema e da televisão mundial.