Segundo reportagem de diversos veículos de imprensa norte-americanos, incluindo o Deadline e o Hollywood Reporter, Sylvester Stallone prepara uma sequência do filme Risco Total, lançado originalmente em 1993. O novo filme seria estrelado pelo próprio Stallone, que voltaria a interpretar Gabe Walker, protagonista da obra original. Ainda segundo as reportagens, a película seria dirigida por Ric Roman Waugh, que já é veterano da indústria de filmes de ação.
Waugh dirigiu recentemente Invasão ao Serviço Secreto (2019) e Destruição Final: O Último Refúgio (2020). Além disso, ele também tem experiência como dublê e, inclusive, já trabalhou com Stallone em Tango & Cash (1989). Além de diretor e do ator principal, o projeto já tem também roteirista e produtores. Segundo o que foi reportado, o roteiro será escrito por Mark Bianculli, que trabalhou recentemente como consultor de roteiro da série Hunters, exibida pela Amazon Prime Video.
O novo Risco Total seria produzido pelo próprio Stallone em parceria com Braden Aftergood e Neal H. Moritz. Esse último é um produtor extremamente bem-sucedido, estando por trás de grandes sucessos de bilheteria, como os filmes das franquias Velozes e Furiosos e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, entre outros grandes sucessos. O próprio Ric Roman Waugh ao lado de Ana Lily Amirpour, Chance Wright, Gianluca Chakra e Hisham Alghanim servirão de produtores executivos do filme. Ainda não se sabe quem mais integrará o elenco, além do próprio Stallone.
Risco Total: Sucesso de público e crítica
Risco Total foi lançado em 1993 e foi uma das últimas obras produzidas pelo famoso estúdio independente Carolco Pictures, que acabaria por falir em 1995. A produção do filme foi extremamente tumultuada devido à situação financeira da Carolco que, em alguns momentos durante a rodagem da obra, nem sequer tinha dinheiro para pagar os membros da produção. O estúdio, que fez muito sucesso nos anos 1980 e início dos anos 1990, acabaria falindo dois anos depois, devido ao enorme fracasso de A Ilha da Garganta Cortada (1995), considerado um dos piores fracassos de bilheteria de toda a história do cinema.
Apesar de todos os problemas durante sua produção, Risco Total foi um enorme sucesso de bilheteria. Produzido a um custo aproximado de 70 milhões de dólares, o filme arrecadou cerca de 255 milhões nas bilheterias do mundo todo, se tornando o sétimo filme mais assistido do ano de 1993. O sucesso também se estendeu a crítica especializada, com o filme recebendo elogios de críticos famosos, como Roger Ebert (que deu três de quatro estrelas possíveis para o filme) e mantendo uma taxa de aprovação de 67% no Rotten Tomatoes.
Risco Total também recebeu três indicações ao Oscar, todas em categorias “técnicas”: Melhor Som, Melhor Edição de Efeitos Sonoros e Melhores Efeitos Visuais. Contudo, o filme perdeu todas para Jurassic Park, que foi o maior “arrasa-quarteirões” daquele ano. Apesar do sucesso, a obra foi acusada de mostrar irrealisticamente a forma como a escalada funciona.
No filme, Sylvester Stallone interpreta Gabe Walker, um experiente escalador de montanhas e socorrista que, traumatizado por sua falha em resgatar a namorada do melhor amigo, desiste da profissão. Contudo, oito meses depois, Walker volta a estação de resgate para recolher seus últimos pertences pessoais que ainda estavam lá, mas acaba recebendo um chamado de emergência e é convencido por sua ex-namorada a ajudar no resgate de um grupo de pessoas supostamente presos na montanha. Chegando lá, no entanto, ele descobre que o chamado era falso e que o que está acontecendo, na verdade, é um roubo milionário.
Devido ao enorme sucesso do filme, desde 1994 se fala na produção de uma continuação, o que nunca ocorreu. Em 2019, um reboot acabou sendo anunciado tendo Ana Lily Amirpour como diretora. O filme seria uma “versão feminina” de Risco Total e teria uma mulher como protagonista. O projeto também nunca foi em frente. Agora, no entanto, parece que a sequência de Risco Total vai realmente sair do papel. Aos fãs do filme (e de Stallone), basta esperar para ver como será o enredo do filme e como serão as cenas de ação envolvendo Stallone que, apesar da boa forma, está preste a completar 77 anos de idade. Confira abaixo o trailer do filme original de 1993: