No próximo domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os indicados ao Oscar de Melhor Design de Produção.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante essa semana, que precede a entrega do Oscar, nós analisaremos cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, tentaremos prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões basta acompanhar os textos que publicaremos diariamente em nosso site e em nossas redes sociais.

Design de Produção

Repetindo o que fizemos em nossos outros textos dessa série sobre quem vencerá o Oscar, primeiro explicaremos o que faz a equipe de design de produção de um filme, depois analisaremos cada um dos indicados ao Oscar nessa categoria e daremos o nosso veredicto final sobre qual das produções sairá vencedora na cerimônia desse domingo, 12 de março.

Pois bem, de forma bem simplificada, a equipe de design de produção de um filme é um dos principais responsáveis pela estética de uma obra. Todos os cenários, locações e objetos em uma cena são responsabilidade da equipe de design de produção. Se o diretor precisa filmar em uma locação, é essa equipe que vai atrás de encontrá-la e prepará-la para que ela fique da forma como o diretor deseja. Se um cenário precisa ser construído, é essa equipe quem vai desenhar, planejar e construir tudo. Se a cena requer um objeto cenográfico, desde uma fruta cenográfica até um carro, tudo isso será responsabilidade dessa equipe.

Set de Babilônia.

E, como já dissemos antes em nossos textos anteriores, os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood avaliam não apenas a qualidade do trabalho feito, mas também sua importância e contribuição para a qualidade geral do filme. Por esse motivo, filmes de época e/ou com grandes e elaborados cenários e locações são geralmente favoritos a levar o prêmio nessa categoria. Por isso, também, essa categoria está intimamente ligado a de Melhor Figurino. Aliás, alguns profissionais atuam nas duas áreas. Esse é o caso, por exemplo, de Catherine Martin, indicada esse ano por seu trabalho tanto como designer de produção quanto como figurinista em Elvis.

Agora que você já sabe o que fazem os membros de uma equipe de design de produção, vamos analisar cada um dos cinco indicados ao Oscar desse ano nessa categoria e dizer quem deve levar o prêmio para casa. Primeiro, é importante dizer que essa categoria tem pelo menos dois claro favoritos: Babilônia e Elvis.

O épico histórico Babilônia, foi o primeiro fracasso da carreira do jovem e talentoso cineasta Damien Chazelle e apesar de quase ter sido esquecido pela Academia, foi lembrado em três categorias: Design de Produção, Figurino e Trilha Sonora. A maioria dos especialistas acredita que o filme seja o grande favorito a levar o prêmio de Design de Produção para casa. Soma-se a esse favoritismo, o fato de que o filme venceu o Art Directors Guild Awards 2022 na categoria de Melhor Design de Produção para um Filme de Época.

Catherine Martin responsável pelo design de produção e pelo figurino de Elvis

Essa premiação é organizada e concedida pela Art Directors Guild (ou Sindicados dos Diretores de Arte, em português), organização que representa diretores de artes, designers de produção e decoradores de sets dos Estados Unidos e do Canadá. E como já explicamos em nossos textos anteriores, observar quem vence essas premiações entregues por categorias profissionais da indústria cinematográfica norte-americana é muito importante na tentativa de entender qual as chances de vitória de cada filme em cada uma das categorias do Oscar. Isso porque, muitos dos profissionais quem são membros dessas associações e, portanto, votam nessas premiações, são também membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e, portanto, votam no Oscar.

Ao vencer o Art Directors Guild Awards 2022, Babilônia derrotou tanto Elvis quanto Nada de Novo no Front que parecem ser seus principais rivais na disputa desse ano. Para completar, os vencedores nas outras categorias do prêmio, e que poderiam ser considerados fortes concorrentes na disputa pela estatueta, nem sequer foram indicados ao Oscar de Melhor Design de Produção. Glass Onion: Um Mistério Knives Out e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, venceram respectivamente nas categorias de Melhor Design de Produção para um Filme Contemporâneo e Melhor Design de Produção para um Filme de Fantasia. Nenhuma das duas obras, no entanto, foi indicada ao Oscar de Melhor Design de Produção desse ano. Além disso, Pinóquio por Guillermo del Toro venceu na categoria de Melhor Design de Produção para um Filme de Animação. Mas animações raramente são indicadas ao Oscar nessa categoria.

Set de filmagem de Nada de Novo no Front

Para completar, Babilônia venceu o BAFTA, o que faz com que o trabalho de design de produção do filme possa ser considerado o mais premiado desse ano. Outro forte concorrente nessa categoria, mas correndo por fora, é Elvis. O principal trunfo da obra é provavelmente a designer de produção e figurista Catherine Martin. Martin já ganhou quatro Oscars. Dois como designer de produção e dois como figurista.

O mais interessante é que sempre que ela ganha o Oscar em uma categoria, ela também ganha na outra. Foi o que aconteceu em 2002, quando ela ganhou os Oscars tanto de Figurino quanto de Design de Produção por seu trabalho em Moulin Rouge – Amor em Vermelho e em 2014, quando o fato se repetiu e ela venceu ambas as categorias por seu trabalho em O Grande Gatsby. Esse ano, Martin está indicada novamente nas duas categorias e muita gente aposta que ela pode surpreender e levar mais dois Oscars para casa.

Sem muitas chances, mas cotados por alguns especialistas estão Nada de Novo no Front e Os Fabelmans. A favor do primeiro filme está o fato de ele ser uma produção de época de primeira linha, com sets enormes e que contribuem enormemente para a qualidade do filme. Além disso, todo o trabalho de decoração de set e os objetos de cena são extremamente bem feitos. Sem falar do fato de que o filme se passa durante a Primeira Guerra Mundial, período histórico que os membros da Academia adoram premiar.

Rick Carter, profissional responsável pelo design de produção de Os Fabelmans.

A favor de Os Fabelmans, além do incrível trabalho feito em um filme que também é de época, está o fato de o responsável pelo designer de produção ser Rick Carter. O veterano diretor de arte e design de produção é um craque e além de já ter vencido dois Oscars, trabalhou em diversos clássicos do cinema, tais como De Volta para o Futuro, Parque dos Dinossauros e Avatar. Carter é um dos principais colaboradores do genial diretor Steven Spielberg.

Por último e sem quase nenhuma chance está Avatar: O Caminho da Água. O filme tem uma característica que o diferencia dos outros indicados aqui. Quase todo o filme foi feito utilizando CGI e também técnicas de captura de movimento. Assim, o filme praticamente não conta com nenhum cenário ou objeto de cena “real”. Claro que, atualmente, quase todos os filmes possuem uso de CGI ou outras tecnologias digitais, mas a Academia geralmente é bastante conservadora e costuma premiar trabalhos mais tradicionais. Dito isso, não podemos nos esquecer que, no entanto, em 2009, o primeiro Avatar venceu o Oscar justamente nessa categoria. Contudo, seria muito surpreendente se sua continuação repetisse o feito.

Set subaquático de Avatar: O Caminho da Água

Após feitas todas essas considerações, acreditamos que Babilônia vai levar o prêmio para casa, no que pode ser talvez a única vitória do filme na premiação. Elvis corre por fora, com boas chances de vitória. A zebra, no entanto, pode aparecer e Nada de Novo no Front ou Os Fabelmans acabar levando o prêmio. Ou então, a Academia pode inovar e resolver premiar Avatar: O Caminho da Água. Confira abaixo, os indicados ao Oscar de Melhor Design de Produção:

  • Nada de Novo no Front
  • Avatar: O Caminho da Água
  • Babilônia
  • Elvis
  • Os Fabelmans

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