Pôster de Cena de Avatar: O Caminho da Água (2022).
Pôster de Cena de Avatar: O Caminho da Água (2022).

A Walt Disney Pictures anunciou hoje novas datas de estreias para diversos de seus filmes, incluindo Avatar 3, os próximos filmes do Universo Cinematográfico Marvel e também da franquia Star Wars. Quase todas as estreias foram adiadas, com algumas poucas exceções importantes. No caso de Avatar 3, sua data de estreia foi atrasada em um ano. Anteriormente, o filme estrearia em dezembro de 2024 e agora só estreará em dezembro de 2025. Apesar do atraso, o filme já está pronto, já que foi filmado junto com Avatar: O Caminho da Água, técnica que em Hollywood é chamada de “back-to-back”.

Cena de Avatar: O Caminho da Água.
Avatar 3 terá sua estreia adiada em um ano.

O adiamento significa que as estreias de Avatar 4 e 5 também serão adiadas. Agora, está previsto que os dois filmes estrearão, respectivamente, em dezembro de 2029 e dezembro de 2031. Quase todos os filmes com lançamentos previstos pela Disney tiveram suas datas de estreia adiadas, incluindo filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Captain America: Brave New World e Thunderbolts agora estrearão no segundo semestre de 2024. Os reboots de Blade e de O Quarteto Fantástico agora só estrearão em 2025. Já os dois filmes que encerram a Fase Seis do MCU, Vingadores: A Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas, só estrearão respectivamente em 2026 e 2027. O que significa que essa fase do Universo Cinematográfico Marvel só será concluída daqui há quatro anos.

Uma raríssima exceção nessa onda de adiamentos foi Deadpool 3, o filme que tinha lançamento previsto para o final de 2024, agora estreará em 3 de maio do ano que vem. Esse foi o único filme do MCU que ao invés de ter sua data de estreia adiada, teve a data adiantada. As Marvels, último filme do MCU previsto para estrear esse ano não teve sua data de estreia modificada e continua a ter estreia prevista para 10 de novembro desse ano.

Boas notícias envolvendo Star Wars

A boa notícia em meio a todos esses adiamentos é que a Disney anunciou datas de estreias para dois novos filmes da franquia Stars Wars. O estúdio, no entanto, não disse quais serão esses filmes, apenas que eles estrearão, respectivamente, em maio e dezembro de 2026. Em abril desse ano, durante a Star Wars Celebration, a Disney já havia anunciado a produção de três novos filmes da franquia Stars Wars: um dirigido por James Mangold (que acaba de dirigir Indiana Jones e a Relíquia do Destino), outro dirigido por Dave Filoni e um terceiro dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy, esse último, inclusive, contará com o retorno de Daisy Ridley ao papel de Rey.

Daisy Ridley em cena de Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019).
Daisy Ridley em cena de Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019). Atriz voltará a interpretar a personagem Rey em um dos próximos filmes da franquia.

Durante os anúncios de hoje, contudo, a Disney não disse quais dos três filmes estrearão em 2026 e qual a data de estreia do terceiro filme que ainda não foi incluído no calendário de estreias do estúdio. A onda de mudanças de datas de estreias anunciados pela Disney vitimou até mesmo a versão live-action de Moana e o novo filme da franquia Alien.

O live-action de Moana foi anunciado em abril desse ano por Dwayne “The Rock” Johnson que, inclusive, será um dos produtores da obra. Alien: Romulus foi anunciado em março desse ano e tem direção de Fede Alvarez, cineasta conhecido por dirigir filmes de terror. Ainda não está claro a qual continuidade da franquia Alien, o filme pertencerá. Se será uma continuação dos filmes clássicos lançados entre 1979 e 1997 ou se será parte das “prequels” lançadas entre 2012 e 2017, ou mesmo, se será um “standalone”, ou seja, um filme que se “sustenta” sozinho e que não pertence a nenhuma continuidade.

Montagem usando a foto de Dwayne Johnson e do personagem Maui, de Moana.
Montagem usando a foto de Dwayne Johnson e do personagem Maui, de Moana. O filme foi um dos poucos que teve sua data de estreia adianta e não atrasada.

Nos anúncios de hoje, Moana teve mais sorte do que Alien: Romulus, já que o filme foi um dos poucos que tiveram sua data de estreia adiantada ao invés de adiada. A produção que estrearia em 2 de julho de 2025, agora estreará em 27 de junho daquele ano. Já Alien, estreará em 6 de agosto de 2024.

A greve dos roteiristas e os atrasos

A maioria desses atrasos, tem um grande “culpado”, a greve de roteiristas de Hollywood iniciada em 2 de maio desse ano. A paralisação foi convocada e organizada pelo Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (WGA). Como praticamente todo roteirista profissional minimamente estabelecido nos Estados Unidos é filiado à instituição e trabalha sob suas regras, a greve afetou praticamente todas as produções cinematográficas e televisivas em andamento nos Estados Unidos. Além disso, a greve tem o apoio de diversos atores, diretores e outros profissionais de alto calibre da indústria, o que torna ainda mais difícil que as produções sigam em frente.

Roteiristas protestam durante a greve de roteiristas desse ano. Foto: Gabriel Bouys/AFP via Getty Images.
Roteiristas protestam durante a greve de roteiristas desse ano. Foto: Gabriel Bouys/AFP via Getty Images.

Acredita-se que a greve tem causado a maior paralisação na produção de filmes, séries e programas de televisão desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020. As produções mais afetadas são justamente aquelas ainda nos estágios iniciais de produção, com o roteiro ainda sendo escrito ou “polido”. Só escaparam mesmo, aqueles filmes e séries que já estão quase prontos ou nos estágios finais de produção. A greve já dura mais de um mês e ainda não se vislumbra no horizonte um acordo para pôr fim a ela.

No caso do Universo Cinematográfico Marvel existe ainda um problema adicional, Jonathan Majors que interpreta Kang – O Conquistador e estará em Vingadores: A Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas e será o principal vilão desses filmes tendo, inclusive, uma grande importância nessa fase do MCU, foi preso em março desse ano acusado de agressão, estrangulamento e assédio de uma mulher de 30 anos. Depois de sua prisão, diversas outras denúncias contra o ator vieram à tona. Devido a esses fatos, Majors perdeu contratos de publicidade, foi abandonado pelas agências que o representavam e também deixou de ser escalado para papéis em filmes.

Jonathan Majors como Kang - O Conquistador em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Jonathan Majors como Kang – O Conquistador em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Divulgação.

Ainda não se sabe, o que a Marvel vai fazer com o ator. Se ele permanecerá escalado para viver Kang ou se outro ator será escalado para o papel. Lembrando que Majors já apareceu como Kang em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, com o personagem sendo o principal vilão do filme. Portanto, pode ser difícil para a Marvel colocar outro ator em seu lugar. Ainda mais porque, nos pós-créditos de Quantumania, o ator aparece também como as “outras versões de Kang” no multiverso. Contudo, é preciso lembrar que a Marvel já trocou os atores que representavam papéis importantes no MCU. Os casos mais notórios são de Bruce Banner/Hulk (que começou sendo interpretado por Terrence Howard e passou para as mãos de Don Cheadle) e James Rhodes/Máquina de Guerra (que começou sendo interpretado por Edward Norton e depois passou a ser vivido por Mark Ruffalo). E em ambos os casos, a mudança foi bem aceita pelo público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui