Mahershala Ali em Blade
Mahershala Ali em Blade - Imagem: Divulgação

O roteirista, diretor e produtor Nic Pizzolatto acaba de se juntar a equipe de escritores encarregados do roteiro da nova adaptação de Blade para os cinemas. A notícia foi amplamente divulgada pela imprensa norte-americana nos últimos dias. Pizzolatto é o criador e a principal mente criativa por trás da elogiadíssima série True Detective, que no Brasil pode ser assistida na plataforma de streaming HBO Max. O escritor também tem experiência com a roteirização de longas-metragens, tendo escrito os roteiros de filmes elogiados como Sete Homens e um Destino (2016), Galveston: Destinos Cruzados (2018) e O Culpado (2021).

Mahershala Ali na pele de Blade
Mahershala Ali na pele de Blade

Pizzolatto se junta a Michael Starrbury, que desde o final do ano passado trabalha em Blade. Os dois devem, assim, co-assinar o roteiro do filme. Starrbury só escreveu um roteiro para cinema em sua carreira, o do filme O Destino de Mister e Pete (2013), e tem mais experiência com televisão. É provável que os produtores de Blade tenham contratato Pizzolatto justamente para ter alguém com mais experiência na equipe que elabora o roteiro da superprodução da Marvel.

Filme já tem data de estreia

Além dos roteiristas, Blade já tem boa parte de sua equipe definida. A direção estará a cargo de Yann Demange. O cineasta francês tem alguma experiência com a direção de produções para televisão, mas dirigiu apenas dois longas-metragens em toda a sua carreira, ambos com orçamentos modestos. Blade será, portanto, a primeira superprodução de sua carreira. No entanto, 71: Esquecido em Belfast, dirigido por Demange em 2014, foi bastante elogiado, recebendo nove indicações ao British Independent Film Awards (principal premiação do cinema independente britânico) e mantêm um índice de 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. Isso sem falar do fato de ter sido selecionado para competir no prestigiado Festival de Berlin. Portanto, trata-se de diretor com talento suficiente para dirigir um filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

Kevin Feige e Mahershala Ali durante o anúncio de que um novo filme de Blade seria produzido pela Marvel
Kevin Feige e Mahershala Ali durante o anúncio de que um novo filme de Blade seria produzido pela Marvel.

Além da equipe que vai atuar por trás das câmeras, o elenco também já tem seus principais nomes definidos. O filme será estrelado pelo premiado ator Mahershala Ali, no papel de Blade e contará ainda com as atuações já confirmadas do veterano ator norte-americano Delroy Lindo e da atriz britânica Mia Goth, que, aliás, é neta da atriz brasileira Maria Gladys. Os outros membros do elenco ainda não foram divulgados, mas serão provavelmente conhecidos nas próximas semanas e meses.

Blade será um dos filmes da chamada “Fase Cinco” do Universo Cinematográfico Marvel, que foi iniciada esse ano com o lançamento de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, e tem previsão de estreia para 6 de setembro de 2024. O personagem Blade, inclusive, já fez uma pequena participação nas cenas pós-créditos de Eternos (2021), quando o personagem Dane Whitman (Kit Harington) abre uma caixa contendo a “Ebony Blade” (a espada de Blade) e escuta a voz de Mahershala Ali perguntando se ele “está pronto”. Por tudo isso, é bem possível que o personagem Dane Whitman (o Cavaleiro Negro) interpretado pelo próprio Kit Harington apareça em Blade.

Mia Goth, neta de brasileiros, a atriz será uma das protagonistas de Blade.
Mia Goth, neta de brasileiros, a atriz será uma das protagonistas de Blade. Foto de Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

O filme começará a ser filmado já agora em maio e deve ser rodado principalmente em Atlanta, nos Estados Unidos (aonde boa parte dos filmes do MCU têm sido filmados), com locações em Cleveland e Nova Orleans, também nos Estados Unidos, e no Marrocos. Blade é um dos cinco filmes da Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel que já têm data de estreia definida. Além dele, ao longo de 2023 e 2024, devem estrear Guardiões da Galáxia Vol. 3 (5 de maio de 2023), As Marvels (10 de novembro de 2023), Capitão América: Nova Ordem Mundial (3 de maio de 2024) e Thunderbolts (26 de julho de 2024).

Segunda adaptação cinematográfica de Blade

Essa será a segunda adaptação cinematográfica do personagem criado em 1973 por Marv Wolfman e Gene Colan. A primeira, iniciada em 1998, deu origem a uma trilogia estrelada por Wesley Snipes. Os três filmes da série – Blade (1998), Blade II (2002) e Blade Trinity (2004) – arrecadaram, juntos, mais de 418 milhões de dólares para a New Line Cinema, estúdio que, na época, possuía os direitos sobre o personagem.

Cena de Blade (1998).
Cena de Blade (1998).

No entanto, o desempenho nas bilheterias abaixo do esperado de Blade Trinity e os problemas com Snipes (protagonista da trilogia) durante a produção desse longa, fizeram com que a New Line Cinema desistisse de produzir um quarto filme. Em 2013, após reganhar os direitos sobre o personagem, a Marvel começou a pensar em levar novamente o Blade para a telona e começou, até mesmo, a trabalhar em novos roteiros envolvendo o personagem. Wesley Snipes foi, inclusive, cogitado para voltar a interpretá-lo.

Contudo, em julho de 2019, Kevin Feige anunciou, na Comic Con de San Diego daquele ano, que Blade seria “rebootado” e que o personagem teria um filme próprio tendo Mahershala Ali como protagonista e seria integrado ao Universo Cinematográfico Marvel. Desde então, os fãs de cinema esperam ansiosamente o lançamento do filme que deve trazer de volta o famoso personagem meio vampiro e meio humano.

Cena de Blade Trinity (2004).
Cena de Blade Trinity (2004). Longa-metragem que teve inúmeros problemas durante sua produção.

O fator saudosismo, deve desempenhar um papel importante na recepção da obra, principalmente entre aqueles que assistiram ao filme de 1998. Por isso, a Marvel deve caprichar em sua adaptação de Blade para evitar que os cinéfilos saiam decepcionados das salas de cinema e com isso o filme fracasse nas bilheterias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui