Séries parecidas Peaky Blinders - Taboo 2017
Séries parecidas Peaky Blinders - Taboo 2017 - Imagem: Divulgação

A produção da rede BBC intitulada Peaky Blinders teve sua sexta e última temporada adicionada ao catálogo da Netflix no dia 10 de junho. Nos últimos anos, a trama se transformou em uma verdadeiro fenômeno. Por fim, a conclusão da história do icônico Tommy Shelby, garantiu o primeiro lugar do Top 10 da rede de streaming. Assim, para quem já assistiu a última temporada, e já se sente “órfão” da série, confira uma lista de séries parecidas Peaky Blinders para maratonar.

A série de televisão britânica do gênero drama, retrata a gangue criminosa intitulada Peaky Blinders após os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial. De fato, a série se baseia em uma gangue de jovens reais de mesmo nome, que esteve ativa na cidade de Birmingham na Inglaterra entre 1890 a 1910.

Peaky Blinders estreou em setembro de 2013 sendo transmitida pela BBC Two até sua quarta temporada. Logo depois, quem ficou encarregada da exibição da quinta e sexta temporada foi a BBC One. Contudo, a Netflix adquiriu os direitos de distribuição da série nos Estados Unidos e em todo o mundo. E a partir desse momento, o que já vinha ganhando espaço gradativamente se tornou um grande sucesso acumulando uma legião de fãs pelo mundo.

O responsável pela criação da série é Steven Knight (Spencer). Enquanto isso, a trama retrata a vida de Thomas Shelby (Cillian Muprhy) um homem frio, calculista e cruel, líder dos Peaky Blinders. Shelby não se importa de fazer o que for preciso para subir na vida.

Contudo, toda essa maldade ganhou um baita carinho dos fãs que se apaixonaram pela história do gângster. Então, não é de estranhar que a sexta e última temporada da série acabou deixando um vazio enorme no coração do público. Agora, confira algumas séries parecidas Peaky Blinders para quem já está com saudades dessa família.

Taboo (2017)

Taboo é uma das séries dessa lista mais parecidas com Peaky Blinders. A trama também é uma criação de Steven Knight, responsável por Peaky Blinders. A transmissão da série também foi feita pela rede de televisão BBC, com a produção de Scott Free London e Hardy Son & Baker. No Reino Unido a história foi ao ar pela BBC, em janeiro de 2017 e pelo canal FX nos Estados Unidos no mesmo mês.

O projeto contém apenas oito episódios e somente uma única temporada, até agora. Quem fica encarregado da direção é Kristoffer Nyholm (O Mistério do Farol) e Anders Engström (Vares – Pahan suudelma) que são responsáveis por quatro episódios cada um. Vale lembrar que Tom Hardy (Venom) e seu pai, o dramaturgo e roteirista britânico Chips Hardy, ajudaram no desenvolvimento da história.

Steven Knight e Tom Hardy já trabalharam juntos no drama psicológico Locke de 2013. A trilha sonora é composta por Max Richter que já foi responsável por Ad Astra e Duas Rainhas. O diretor Steven Knight tem planos de mais duas temporadas, e em 2017 a série teve sua renovação confirmada. Enquanto isso, no ano de 2021 o diretor já havia garantido que seis entre os oitos episódios da segunda temporada já haviam sido escritores. Mais tarde, o diretor alegou que as filmagens começariam no final de 2023, devido a agenda apertada de Tom Hardy.

A primeira temporada teve episódios com grande audiência, aumentando conforme um novo episódio ia ao ar. O thriller histórico recebeu críticas geralmente favoráveis, com grandes elogios ao desempenho de Hardy e sua estética. No site Rotten Tomatoes, a série tem um índice de aprovação de 78% em uma classificação média de 7,03/10. Enquanto isso, no Metacritic, sua nota é de 67 com base em 100 pontos. O crítico Kevin Yeoman, do portal Screenrant, disse que na trama tudo se somava a um drama sombrio, lento, mas intrigante. Com segredos que foram revelados no devido tempo. 

Contudo, com o lançamento, alguns historiadores expressaram insatisfação com a forma imprecisa que a série retratava a história. Entretanto, Taboo foi nomeado a dois prêmios Emmy, nas categorias Melhor Composição Musical e Melhores Efeitos Visuais. Enquanto isso, Tom Hardy foi nomeado na categoria Melhor Ator de Série Dramática durante o Satellite Awards.

Além de Hardy que protagoniza o drama, o elenco conta com Jonathan Pryce (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra) como Sir Stuart Strange, Leo Bill (Alice no País das Maravilhas) como Benjamin Wilton, Jessie Buckley (A Filha Perdida) como Lorna Delaney, Oona Chaplin (Game of Thrones) como Zilpha Geary, Stephen Graham (Venom: Tempo de Carnificina) como Atticus, Jefferson Hall (Angelyne) como Thorne Geary, David Hayman (Esperança e Glória) como Brace, Edward Hogg (Imagine) como Michael Godfrey, Franka Potente (Jason Bourne) como Helga von Hinten entre outros.

Já a trama, acompanha James Delaney, que retorna a Inglaterra com quatorze diamantes roubados, depois de passar doze anos na África. Ele volta para herdar o que resta do império de seu pai e reconstruir sua vida. Contudo, chegar a Londres, no ano de 1814 durante o século XIX, ele se depara com corrupção política, brigas empresariais, e o surgimento das gangues. Contudo o que mais chama a a tenção é a miséria da classe trabalhadora, que só aumenta o status dos ricos. Nesse contexto, em uma sociedade corrupta, ele vai atrás da vingança pela morte do seu pai.

Assista “Taboo” na Netflix →

Ozark (2017-2022)

Uma das séries parecidas com Peaky Blinders, mas que se passa na atualidade é Ozark. Que também chegou ao fim no ano de 2022, sendo considerada uma das melhores produções da Netflix. O drama criminal é uma criação de Bill Dubuque (O Contador) e o ator Mark Williams (Harry Potter e a Câmara Secreta) com a produção da MRC Television e Aggregate Films.

Enquanto cursava a faculdade no Missouri, durante a década de 1980, Dubuque trabalhou como ajudante de uma doca no Alhonna Resort and Marina. Assim, o local foi a inspiração para o modesto resort beira a mar Lake of the Ozarks, onde se passa a série. O ator Jason Bateman (A Noite do Jogo) foi quem dirigiu os dos primeiros e dois últimos episódios da primeira temporada. Embora ele tenha programado para dirigir toda a série, foi muito difícil conciliar a atuação e direção.

O responsável pela criação da logo da série foi o designer gráfico Fred Davis. Segundo ele, a letra O, apresentada no início de cada episódio simboliza os principais pontos da trama. Além disso, cada uma dessas imagens foram desenhadas à mão, sendo criadas para representar as letras restantes da palavra Ozark

As filmagens ocorreram principalmente no Lago Allatoona e no Lago Lanier em Atlanta. Contudo, a série também possui cenas em Chicago, no Berkeley Lake, Stone Mountain, Savannah, Norcross, Johns Creek e Peachtree Corners. O responsável pela cinegrafia foi Ben Kutchins nas primeiras 3 temporadas.

Por fim, a fotografia ficou conhecida por sua gradação de cores diferentes, caracterizadas por tons azuis sólidos, pouca iluminação e muita sombra. Contudo, A partir da terceira temporada, o estilo visual da série foi iluminado e sua paleta de cores se expandiu para refletir as novas configurações do cassino e da propriedade de Navarro. 

No site Rotten Tomatoes, a primeira temporada possui 70% com uma classificação média de 6,8/10, enquanto no Metacritic, tem uma pontuação de 66 em 100. Já a segunda temporada possui, conseguiu 76% de aprovação com uma classificação média de 6,6/10 no Rotten Tomatoes, e 59 pontos em 100 no Metacritic. Todavia, a trama conseguiu conquistar os críticos, e em sua terceira e quarta temporada conseguiu 98% com uma classificação média de 8,2/10 e 85% com uma classificação média de 7,9/10 no Rotten Tomatoes, respectivamente.

O escritor Brian Lowry, da CNN, elogiou o showrunner da série Chris Mundy por “navegar de forma impressionante a história de um canto aparentemente inescapável para o outro”, ele disse que a temporada “se desenrola com uma sensação perpétua de pavor”. Ao longo de sua exibição, Ozark recebeu nomeação em dezenas de categorias no Emmy. Portanto, em 2019 a atriz Julia Garner ganhou a categoria Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática, repetindo o feito em 2020. Enquanto isso, o ator e diretor Jason Bateman ficou com o premio de Melhor Direção para Série Dramática. Bateman também recebeu mais duas indicações ao Globo de Ouro na categoria Melhor Ator – Série Dramática de Televisão.

Nesse sentido, a trama de Ozark retrata o tema lavagem de dinheiro. Ambientada nos tempos modernos, a trama acompanha a vida do consultor financeiro Marty Byrde que acaba se envolvendo com um esquema de lavagem de dinheiro que dá errado. Assim, ele precisa se mudar imediatamente, juntamente com sua família, para a comunidade de Ozark, no Missouri. O personagem Byrde precisa fazer de tudo para se redimir com os perigosos criminosos e até mesmo com um cartel de drogas. Só assim, ele poderá sobreviver e garantir a segurança de sua esposa e de seus dois filhos.

A série é estrelada por Jason Bateman e Laura Linney (O Show de Truman) nos papéis principais. Contudo, as atrizes Sofia Hublitz (Ida Red) e Julia Garner (Inventando Anna) são elementos fundamentais da série.

Assista “Ozark” na Netflix →

Boardwalk Empire (2010-2014)

A trama de Boardwalk Empire é uma das melhores séries parecidas com Peaky Blinders. Ela se passa em uma época bem semelhante, contudo do outro lado do Atlântico. Por fim, ela é uma ótima opção para quem está procurando algo bem próximo as histórias de Thomas Shelby. Desse modo, a série americana é uma criação de Terence Winter (O Lobo de Wall Street), em uma transmissão para o canal HBO. Eventualmente a trama teve sua inspiração no livro Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City de 2002 do autor Nelson Johnson. Enquanto isso, a história acompanha a vida do chefão do crime Enoque L. Johnson.

Terence Winter que também atuou como produtor executivo e escritor da série The Sopranos foi contrato ainda em 2008 para adaptar o livro para televisão. Afinal, o produtor já estava interessado em criar uma série que se passava nos anos 20, onde os acontecimentos importantes não são do conhecimento geral.

Assim, em 2009, o diretor e vencedor do Oscar Martin Scorsese (O Irlandês) também ficou encarregado do episódio piloto. Um detalhe é que a produção construiu um calçadão de 91 metros de cumprimento em um terreno vazio no Brooklyn em Nova Iorque. O custo da obra foi de incríveis US$ 5 milhões. Com um orçamento total de até US$ 50 milhões, mas a conta final, somente do piloto foi de US$ 18 milhões.

Após o episódio piloto, a HBO comprou a série incluindo mais 11 episódios. A trama foi ao ar no dia 19 de setembro de 2010, tendo cinco temporadas com um total de 56 episódio, a série terminou em outubro de 2014. As filmagens do primeiro episódio acontecerem em vários locais da cidade de Nova Iorque. Quem realizou os efeitos visuais do projeto foi a Brainstorm Digital, que alegou que esse foi um dos trabalhos mais complexos do seu portfólio, ao retratar com a maior naturalidade possível a antiga Atlantic City. Vale lembrar, que só o primeiro episódio levou cerca de dois meses para ficar pronto.

Enquanto isso, os figurinos de Boardwalk Empire tiveram inspiração em alguns livros de alfaiataria da década de 1920. As obras, foram encontradas em bibliotecas do Fashion Institute of Technology. Por fim, os designs eram meticulosamente detalhados e tudo foi encomendado previamente.

Antes mesmo do criador Terence Winter estar envolvido com a série, o diretor Martin Scorsese já estava de olho na trama. Durante a primeira temporada, os dois se reuniam durante todos os domingos de tarde, para revisar o que acontecia durante a semana, dando comentários e sugestões. Contudo, apesar de Scorsese estar envolvido na produção até o seu fim, ele não dirigiu mais nenhum episódio.

Já a trilha sonora é composta por músicas de 1890 a 1920 dos mais variados artistas. Durante o 54º Grammy Awards, a série ganhou o prêmio na categoria Melhor Trilha Sonora de Compilação para Mídia Visual.

A obra foi muito bem avaliada pela crítica durante sua primeira e segunda temporada. A organização sem fins lucrativos American Film Institute, nomeou Boardwalk Empire como um dos dez melhores programas de televisão do ano. Logo, o Metacritic deu a primeira temporada 88 pontos e na segunda 81 pontos de 100. Entretanto, a terceira obteve 81, a quarta 77 e a quinta e última 83 em 100 pontos. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, a primeira temporada recebeu uma classificação de 95%. A segunda temporada recebeu 91%, a terceira temporada 89% e a quarta temporada 98%, já a quinta 88%.

O jornalista David Hinkley do New York Daily News, concedeu a série cinco estrelas, dizendo: “Assistir ao novo Boardwalk Empire da HBO é como sentar em sua taverna favorita e ouvir alguém dizer: As bebidas são por conta da casa”. Por fim, ano de 2011, Boardwalk Empire recebeu indicações a varias categorias no Emmy, com Martin Scorsese ganhando Melhor Direção para Série Dramática, junto com outras sete conquistas.

O elenco principal conta com os astros, Steve Buscemi (Fargo) como Enoch “Nucky” Thompson, Michael Pitt (O Universo no Olhar) como James “Jimmy” Darmody, Kelly Macdonald (O Soldado que Não Existiu) como Margaret Thompson, Michael Shannon (Homem de Aço) como Nelson Van Alden, Shea Whigham (A Pedreira) como Elias Thompson, Aleksa Palladino (O Efeito Mandela) como Angela Darmody, Michael Stuhlbarg (A Forma da Água) com Arnold Rothstein, Stephen Graham (Venom: Tempo de Carnificina) como Al Capone, Michael Kenneth Williams (Django Livre) como Albert White, entre muitos outros.

Já a trama de uma das séries parecidas com Peaky Blinders, acompanha o personagem Nucky Thompson, um tesoureiro de Atlantic City. Nesse contexto, a figura política vem ganhando destaque e controla a cidade durante o período da Lei Seca da década de 1920 e década de 1930. Durante a história, Nucky mantém uma relação intíma com políticos corruptos e as gangues de Nova Jersey. Contudo, sua vida começa a desmoronar, quando ele passa a ser alvo de investigações do Governo Federal.

Assista “Boardwalk Empirek” na Amazon Prime Video →

Família Soprano (1999-2007)

Uma das séries parecidas com Peaky Blinders que gira em torno de anti-heróis é a clássica Família Soprano. A série americana do gênero drama criminal é uma criação de David Chase (Reinventando Hollywood) e é uma das tramas mais prestigiadas da HBO. Chase foi roteirista e produtor de televisão por 20 anos, antes da criação de A Família Soprano. Durante o ano de 1996 ele já era um showrunner muito cobiçado.

A princípio, a encomenda do episódio piloto foi em 1997, pela HBO, contudo, estreou pelo canal em janeiro de 1999. A história perdurou por incríveis seis temporadas, com um total de 86 episódios, que duraram até junho de 2007. O projeto foi uma produção da HBO, Chase Films e Brad Gray Television.

Enquanto isso, a trama teve suas filmagens feitas no Silvercup Studios em Long Island City em Queens, Nova Iorque, além de algumas locações em Nova Jersey. Já os produtores executivos foram, Brad Gray (Voando Alto), Robin Green (Sr. e Sra. Smith), Mitchell Burgess (Blue Bloods), Ilene S. Landress (Quiz Show: A Verdade dos Bastidores), Terence Winter (Boardwalk Empire) e Matthew Weiner (The Romanoffs).

Antes de tudo, a trama seria um longa-metragem, sobre um mafioso que possui problemas com a mãe. Contudo, decidiram adaptar a história para um programa de televisão. O criador se baseou principalmente em sua vida, ao crescer na cidade de Nova Jersey, colocando sua própria dinâmica familiar, no lugar dos mafiosos. Já que a relação do protagonista, com sua mãe, é similar a relação familiar do próprio Chase.

Desde muito novo, o roteirista era fascinado por histórias organizações criminosas e máfia, além é claro de gângsteres. Contudo, quem inspira na verdade toda a série, era Richard Boiardo, um homem que veio de uma família mafiosa de Nova Jersey. Por fim, os personagens da série receberam o nome dos amigos de Chase durante o ensino médio. A princípio, o episódio piloto foi oferecido a Fox, que rejeitou o roteiro. Todavia, após um longo período, a HBO encomendou mais 12 episódios, após ver o primeiro episódio.

Um detalhe muito importante que constituiu a obra foi o fato de que muitos atores do elenco eram ítalo-americanos. Eles foram escolhidos através de várias audições com leituras do roteiro, esse fato fez com que o elenco da primeira temporada fosse quase desconhecido. Mas com o passar do tempo atores de grande relevância foram entrando na trama.

Assim, o elenco é composto por James Gandolfini (O Golpe) como Tony Soprano, o protagonista da série. Além disso, Edie Falco (Law & Order) como Carmela, Lorraine Bracco (Os Bons Companheiros) como Dra. Jennifer Melfi, Jamie-Lynn Sigler (Madame Hollywood) como Meadow, Robert Iler (O Código do Amor) como Anthony Jr. (“AJ”), Nancy Marchand (Sabrina) como Livia Soprano, Aida Turturro (Angie) como Janice Soprano, Dominic Chianese (Vidas Cruzadas) como Corrado “Junior” Soprano, Michael Rispoli (Diário de um Jornalista Bêbado) como Jackie Aprile e Michael Imperioli (Um olhar do paraíso) como Christopher Moltisanti. Todos os personagens são uma criação do próprio David Chase.

Toda a série possui praticamente classificação máxima no site Rotten Tomatoes, só a terceira temporada, conseguiu 100% de aprovação, em uma classificação média de 9,5/10. Enquanto isso, a mesma temporada garantiu uma pontuação de 97 pontos, com base 100 no Metacritic, sendo considerada uma série de aclamação universal. Na época, os críticos a consideraram a melhor série de todos os tempos. O jornal The New York Times declarou: “The Sopranos pode ser a maior obra da cultura popular americana do último quarto de século.”

Enquanto isso, ao longo de toda sua transmissão, a série foi indicada e recebeu muitos prêmios. Ao total foram 21 prêmios Emmy Awards e cinco prêmios Globo de Ouro ganhos. Em 2001, a American Psychoanalytic Association concedeu aos produtores e escritores um prêmio pela “representação artística da psicanálise e da psicoterapia psicanalítica.

Em 2018, a New Line Cinema anunciou que havia comprado os direitos da Família Soprano e iria fazer um filme detalhando a história da família, que se passaria nas décadas de 1960 e 1970 pós os distúrbios de Newark. O filme estreou em 2021 sob o título “Os Muitos Santos de Newark”. A obra é estrelada por Michael Gandolfini , filho do próprio ator James Gandolfini.

Enquanto isso, a história gira em torno de Tony Soprano, um mafioso de origem italiana que vive em Nova Jersey. A trama acompanha sua dificuldade em lidar com sua família ao mesmo tempo que comanda uma organização criminosa. Mas o ponto alto da trama, é o fato de que suas histórias e sentimentos são exploradas através de sessões de terapia, já que ele precisa cuidar da sua saúde mental, que se deteriora cada vez mais. A trama influenciou outras séries premiadas como Breaking Bad e Mad Men, além é claro grande do próprio Thomas Shelby.

Assista “Família Soprano” na HBO Max →

Gangs of London (2020)

Gangs of London é uma das séries parecidas com Peaky Blinders, também sendo uma obra britânica de drama policial, com a produção da Pulse Films & Sister. A primeira temporada foi ao ar em abril de 2020 através do canal inglês Sky Atlantic. Enquanto isso, a trama é uma criação do diretor e roteirista Gareth Evans, conhecido por seus filmes de ação The Raid. Além disso, quem também contribuiu com a trama foi o diretor de fotografia Matt Flannery (Operação Invasão). Já a segunda temperada teve sua confirmação ainda em junho de 2020. Logo, quem assumi os direitos de transmissão nos EUA é o canal AMC.

Já a segunda temporada tem previsão de estreia ainda esse ano. Entretanto no ano de 2021, as filmagens foram interrompidas após membros da equipe contraírem COVID-19. Mas por fim, as gravações acabaram em fevereiro de 2022. Contudo, a trama exibida no Brasil pela Starzplay, ainda não tem data de estreia.

Além disso, a série é muito bem avaliada, garantindo 91% der aprovação da crítica no site Rotten Tomatoes. Assim, a obra também acabou se tornando o segundo maior lançamento de drama da Sky Atlantic de todos os tempos com uma audiência de 2,23 milhões de espectadores apenas no episódio de abertura.

Enquanto isso, a trama parece uma versão moderna de Peaky Blinders, além de trazer um rosto já conhecido de volta. A série conta com o ator Joe Cole que interpreta John Shelby, que aqui, protagoniza a série, sob o personagem Sean Wallace.

A história acompanha o personagem, que é o herdeiro do chefe de uma das maiores organizações criminosas de Londres. Contudo, o jovem vai precisar cuidar do negócio da família, após seu pai ser assassinado. Ao mesmo tempo que precisa ligar com os maiores esquemas do crime, também precisa encontrar a vingança perfeita para honrar seu falecido pai. Contudo, após sua morte, a cidade passa por dias sem vigilância, enquanto gangues rivais começam a tomar o poder. No meio disso está o recém-chegado Elliot Finch, um policial disfarçado que se infiltrou na organização da família Wallace.

Além de Joe Cole, o elenco tem a presença de Michelle Fairley (Game of Thrones) como Marian Wallace, mãe de Sean, Sope Dirisu (Refúgio) como Elliot Finch, Lucian Msamati (Taboo) como Ed Dumani, Pippa Bennett-Warner (MãePaiFilho) como Shannon Dumani, Ray Panthaki (Marcella) como Jevan Kapadia, Valene Kane (Ex-Patriot) como Jacqueline Robinson, Brian Vernel (The Last Kingdom) como Billy Wallace, Colm Meaney (Inferno Sobre Rodas) como Finn Wallace, Paapa Essiedu (Men) como Alex Dumani, Narges Rashidi (Na Sombra do Medo) como Lale, Jing Lusi (Podres de Ricos) como Vicky Chung, entre muitos outros.

Assista “Gangs of London” no Starzplay →

Animal Kingdom (2016-2022)

Animal Kingdom é uma das séries parecidas com Peaky Blinders do gênero drama americano. Quem desenvolve toda a história é o produtor de televisão Jonathan Lisco (Yellowjackets). Lisco teve como inspiração o filme australiano do mesmo nome do ano de 2010 do diretor David Michôd (O Rei). Por sua vez, Michôd acabou se tornando um dos produtores executivos da série, ao lado de Liz Watts (The Rover – A Caçada) que também foi uma das produtoras do filme. Além disso, a trama pode ser uma ótima pedida para quem gosta da família Shelby.

No ano de 2015 a TNT encomendou o piloto da série Animal Kingdom. Enquanto isso, a atriz Ellen Barkin (Treze Homens e um Novo Segredo) e o ator Scott Speedman (Grey’s Anatomy), foram os primeiros a entrarem no elenco, no ano de 2015. A princípio, o projeto foi feito para ter 10 episódios, que estrearam em junho de 2016. Contudo, antes mesmo da estreia da primeira temporada, a TNT já renovou o contratado da trama. Além disso, um mês depois, a série já tinha planos para uma terceira temporada.

Entretanto, em março 2020 a produção acabou sendo suspensa, durante sua quinta temporada devido a pandemia. Retornando somente em setembro do mesmo ano, enquanto as filmagens terminaram em dezembro. No ano de 2021 a série foi renovada para a sua sexta e última temporada.

A primeira temporada de Animal Kingdom recebeu críticas positivas, tendo um índice de aprovação de 76% no site Rotten Tomatoes. Enquanto isso, no Metacritic, a obra conseguiu uma pontuação de 65 em 100 pontos. Os elogios principais são para maravilhosa atuação da atriz Ellen Barkin, que faz um ótimo trabalho durante toda a temporada. Nesse contexto, a série recebeu uma indicação na categoria Melhor Série de Televisão de Suspense de Ação durante o Saturn Awards de 2018.

No elenco, além da atriz Ellen Barkin, que interpreta a personagem principal Janine “Smurf” Cody, nas primeiras quatro temporadas, também estão Leila George (Máquinas Mortais) como a jovem Janine “Smurf” Cody, Scott Speedman como Barry “Baz” Blackwell filho de Smurf, Shawn Hatosy (Alpha Dog) como Andrew “Pope” Cody, Ben Robson (Vikings) como Craig Cody, Jake Weary (It: Capítulo Dois) como Deran Cody, Daniella Alonso (Dinastia) como Catherine Blackwell, Molly Gordon (Good Boys) como Nicky Belmont e Carolina Guerra (A Amaldiçoada) como Lucy. Além disso, o ator Finn Cole que interpreta o personagem Michael de Peaky Blinders, é o personagem Joshua “J” Cody, protagonista de Animal Kingdom.

Enquanto isso, somos apresentados o protagonista Joshua “J” Cody, que após a morte de sua mãe, devido a uma overdose de heroína, passa a viver com alguns parentes distantes no sul da Califórnia. Contudo, ele descobre que a família possui envolvimento em diversos esquemas criminosos, que com o passar do tempo, começa a influenciar sua vida, de um jeito perigoso. Nesse sentido, quem comando o empreendimento é a matriarca da família Janine “Smurf” Cody. Entretanto, o rapaz ainda não está nada pronto para lidar com os problemas dessa nova vida.

Assista “Animal Kingdom” na HBO Max →

Sons of Anarchy (2008-2014)

A última da lista de séries parecidas com Peaky Blinders é o drama de ação criminal Sons of Anarchy, criada por Kurt Sutter (Mayans M.C.). A trama tem o seu conceito base o The Sons of Anarchy (SOA). Um grupo de motociclistas fora da lei, que residem nos Estados Unidos e exterior. A princípio, a primeira temporada estreou em setembro de 2008 pelo canal americano FX.

Enquanto isso, sua terceira temporada atraiu 4,9 milhões de telespectadores semanais, tornando-se a série de maior audiência da FX na época. Além disso, a estreia da quarta e quinta temporada, também garantiram recordes de audiência ao canal. O final da série ocorreu em dezembro de 2014.

Apesar de explorar os mais variados conceitos, a trama também foi comparada ao conto Hamlet de Shakespeare. Onde o pai do protagonista é morto pelo irmão, que o substitui e casa com sua mãe. Nesse sentido, o próprio criador da série, confirma o fato, ao dizer: “Eu não quero exagerar isso, mas está lá. Foi o pai de Jax que começou o clube, então ele é o fantasma da ação. Você se pergunta o que ele teria feito com a maneira como ele se transformou. Não é uma versão de Hamlet, mas é definitivamente influenciado por ele.”

Suttler também foi o showrunner, roteirista e também diretor regular da série. Ele era encarregado da direção de todos os episódios finais de cada temporada. Enquanto isso, quem era encarregado da produção são o pai e filho Art Linson (Pânico em Hollywood) e John Linson (The Runaways). Enquanto isso, James D. Parriott (Voyagers) atuou como produtor executivo e escritor da primeira temporada. Logo depois, Paris Barclay (Arquivo Morto) se juntou à Sons of Anarchy também como produtora executivo. Entretanto, Barclay também dirigiu os episódios de maior audiência.

Além disso, quem ficou com o cargo de produtor e consultor foi Jack LoGiudice. Miais tarde ele se tornou produtor executivo da segunda temporada, mas abandou o cargo para trabalhar em The Walking Dead. Quem também faz parte da produção é Chris Collins (O Grande Mestre 4) que atua como supervisor. Por fim, Regina Corrado (As Golpistas) também é uma das produtoras.

A série é ambientada no Vale Central, ao norte da Califórnia. No entanto, as filmagens aconteceram no Occidental Studios Stage 5A em North Hollywood. Algumas cenas também se passaram no Hospital St. Thomas. Além disso, as salas que a produção usava para roteiro, eram também reaproveitadas como a delegacia da cidade. No entanto, algumas cenas também foram gravadas na Irlanda do Norte durante a terceira temporada.

Nesse sentido, a série recebeu críticas bem positivas, com destaque à atriz Katey Sagal. No Metacritic, a primeira temporada conseguiu 68 pontos de 100, já a segunda 86, a terceira 84, a quarta 81, a quinta 72, a sexta 74, por fim última 68. O escritor Ken Tucker da revista Entertainment Weekly elogiou a série. Ele se referiu a ele como o “retrato ricamente detalhado de vilania hipócrita”.

Um detalhe bem legal é que em 2013 a Bom! Studios lançou uma história em quadrinhos derivada da série. Além disso, em maio de 2016, uma série spin-off, intitulada Mayans MC começava a entrar em andamento. O episódio piloto da história começou a ser filmado em 2017. O projeto também era dirigido por Sutter a partir de um roteiro que ele co-escreveu com Elgin James. Assim, em janeiro de 2018, a FX arrematou a série ao pedir 10 episódios, que estraram em 4 de setembro de 2018. A quarta temporada de Mayans MC estreou em 19 de abril de 2022, a história gira em torno do clube latino de motociclistas.

Já o elenco principal é composto por Charlie Hunnam (A Cidade Perdida de Z) como Jackson ‘Jax’ Teller, Katey Sagal (The Big Bang Theory) como Gemma Teller Morrow, Mark Boone Junior (Batman Begins) como Robert ‘Bobby Elvis’ Munson, Kim Coates (Bad Blood) como Alexander “Tig” Trager, Tommy Flanagan (Gladiador) como Filip ‘Chibs’ Telford, Johnny Lewis (Alien vs. Predador 2) como Kip ‘Half-Sack’ Epps, Maggie Siff (Mad Men) como Dra. Maggie Siff, Ron Perlman (Hellboy) como Clarence ‘Clay’ Morrow, Ryan Hurst (Duelo de Titãs) como Harry ‘Opie’ Winston, Theo Rossi (Luke Cage) como Juan-Carlos ‘Juice’ Ortiz, Dayton Callie (Deadwood) como Wayne Unser, entre outros.

Já o enredo da série mostra sobre a corrupção do governo e o racismo ao descrever o clube de motociclistas fora da lei. A narrativa funciona como uma analogia da transformação humana. Enquanto isso, a história se passa na cidade fictícia de Charmind, localizada no Vale Central da Califórnia. A trama acompanha toda a rota da gangue de motoqueiros.

Entretanto, o foco é no personagem Jax Teller, que inicialmente é o vice-presidente do clube, mas para para o cargo de presidente. Após descobrir um manifesto escrito pro seu pai, que era líder do grupo ele passa a questionar a si mesmo. Em meio a fraternidade, lealdade, traição e redenção tentando tentar conciliar sua vida com a da gangue.

Apesar de se passar nos dias atuais, Sons of Anarchy é uma das séries mais parecidas com Peaky Blinders. Principalmente ao que se refere ao protagonista. Além disso, possui uma narrativa única, que tornou a obra extremamente renomada por todo o mundo.

Assista “Sons of Anarchy” na Disney Plus →

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui