Se você é um cinéfilo curioso, fique por aqui, pois hoje vamos falar sobre os melhores filmes de Woody Allen.
A saber, ele é um dos cineastas mais aclamados e influentes da história do cinema, com uma carreira que abrange mais de seis décadas.
Seu estilo único combina comédia, drama, romance e neurose de maneira surpreendente e sempre cativante.
Assim, entre os seus filmes, há alguns que se destacam como obras-primas, e é sobre eles que vamos falar hoje, então leia até o final.
Crimes e Pecados (1989) – Um dos melhores filmes de Woody Allen
Crimes e Pecados é um filme que mistura duas histórias paralelas, que se cruzam no final, sobre personagens que enfrentam dilemas morais e existenciais.
Na primeira, um oftalmologista bem-sucedido decide mandar matar a sua amante, que o ameaça de revelar o seu caso e os seus negócios ilícitos.
Na segunda, um documentarista fracassado se apaixona por uma produtora, que prefere um outro produtor, mais famoso e arrogante.
Assim, o filme é uma reflexão sobre crime e castigo, culpa e impunidade, verdade e ilusão, inspirado no clássico da literatura russa Crime e Castigo, de Dostoiévski.
O filme é considerado um dos mais sombrios e profundos do diretor e recebeu elogios da crítica e do público, sendo considerado um dos filmes dos anos 80.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa é uma comédia romântica que conta a história de amor e separação entre um humorista judeu e neurótico e uma cantora ingênua e descolada.
Dessa forma, o filme é narrado em flashback pelo protagonista, que faz uma análise da sua relação com Annie Hall, desde o primeiro encontro até o último adeus.
O filme foi uma revolução no gênero da comédia romântica, que rompeu com as convenções e clichês do cinema hollywoodiano.
Afinal, usa recursos narrativos inovadores, como a quebra da quarta parede, a inserção de legendas, mudança de cenários e a mistura de realidade e fantasia.
Assim, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa foi um sucesso de crítica e de público, sendo considerado um dos melhores filmes de Woody Allen e um dos melhores filmes de todos os tempos.
O filme ganhou quatro Oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor atriz (Diane Keaton).
A Rosa Púrpura do Cairo (1985) – Um dos melhores filmes de Woody Allen, com comédia e romance
A Rosa Púrpura do Cairo é um filme que mistura comédia, romance e fantasia e conta a história de Cecília, uma garçonete infeliz que se refugia no cinema para escapar da sua realidade miserável.
Um dia, ela fica surpresa ao ver o personagem Tom Baxter, um aventureiro de um filme chamado A Rosa Púrpura do Cairo, sair da tela e se apaixonar por ela.
Assim, isso causa uma confusão entre os atores do filme, que ficam sem saber o que fazer, e o ator que interpreta Tom Baxter, Gil Shepherd, que vai até Nova Jersey para tentar resolver o problema.
O filme é uma homenagem de Woody Allen ao cinema clássico, especialmente aos filmes da RKO Pictures, uma das grandes produtoras de Hollywood na época.
Allen usa recursos narrativos criativos como a metalinguagem, o humor irônico e a ironia dramática, para criar uma obra original e divertida.
A Era do Rádio (1987)
A Era do Rádio é um filme de comédia, drama e nostalgia, dirigido e narrado por Woody Allen.
O filme é uma reconstituição da infância de Allen nos anos 40, em Nova York, quando o rádio era o principal meio de comunicação e entretenimento.
Assim, o longa mostra as aventuras e desventuras de uma família judia de classe média, que se reúne em torno do rádio para ouvir os seus programas favoritos.
A saber, é uma declaração de amor de Woody Allen ao rádio, que foi a sua grande paixão na infância e a sua primeira fonte de inspiração artística.
A Era do Rádio foi bem recebido pela crítica e pelo público, sendo considerado um dos filmes mais pessoais e charmosos do diretor.
Meia-Noite em Paris (2011) – Um dos mais recentes e melhores filmes de Woody Allen
Meia-Noite em Paris conta a história de Gil, um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela a Paris, cidade que idolatra.
Durante seus passeios noturnos sozinho ele descobre que ao badalar da meia-noite, vai para a Paris de 1920, época e lugar que considera os melhores de todos.
Assim, nessas “viagens”, Gil vai a várias festas onde conhece inúmeros intelectuais e artistas que admira e que frequentavam a cidade-luz naquela época.
Meia-Noite em Paris foi um sucesso de crítica e de público, sendo considerado um dos melhores filmes de Woody Allen.
Ponto Final (2005)
Ponto Final é um filme de drama, suspense e romance que conta a história de Chris Wilton, um jogador de tênis profissional.
Assim, cansado da rotina de viagens, ele decide abandonar o circuito e se dedicar a dar aulas do esporte em um clube de elite.
É lá que conhece Tom Hewett, filho de família rica que logo se torna seu amigo devido a alguns interesses em comum.
Convidado para ir à ópera, Chris lá conhece Chloe, irmã de Tom. Logo os dois iniciam um relacionamento, para a alegria dos pais dela.
Só que Chris fica abalado quando conhece Nola Rice, a bela namorada de Tom que não é bem aceita pela mãe dele.
Com uma trama bem construída e um elenco que inclui Scarlett Johansson e Jonathan Rhys Meyers, este filme vale a pena.
Manhattan (1979) – Um dos melhores filmes de Woody Allen de todos os tempos
Manhattan é um filme de comédia romântica de 1979 dirigido por Woody Allen e produzido por Charles H. Joffe a partir de um roteiro escrito por Allen e Marshall Brickman.
Assim, o filme conta a história de Isaac Davis, um escritor divorciado duas vezes, que acabou de ser deixado pela terceira esposa.
Isaac namora uma garota de 17 anos chamada Tracy, de quem ele gosta e sabe que os sentimentos são recíprocos.
No entanto, ele acaba se apaixonando pela amante do seu melhor amigo, Mary Wilkie.
A saber, o filme foi aclamado pela crítica e recebeu duas indicações ao Oscar, além de ser considerado um dos melhores longas do diretor.
Portanto, se você gostou de saber mais sobre os melhores filmes de Woody Allen, comente e nos conte qual você acha que é o melhor!