Filme - Menina de Ouro
Imagem: Reprodução

Quem não gosta de um bom filme, não é mesmo? Uma boa história bem contada, novos universos a serem explorados, rostos nos quais reconhecemos traços de nossas personalidades e muita emoção. A verdade é que o cinema é uma arte fascinante porque consegue refletir muito do que é a vida real em histórias incríveis.

E muitas dessas histórias tem a ver com esportes, já que eles também são parte essencial da nossa vida. Sabendo disso, separamos algumas das melhores cenas do cinema que envolvem algum tipo de modalidade. Quer saber quais são? Então confira agora!

A Fórmula 1 em Rush – No limite da emoção (Ron Howard, 2013)

Esse filme tem pouco mais de 10 anos e está fresco na memória de muita gente, não apenas por sua idade, mas também pela marcante história envolvendo os pilotos Niki Lauda (interpretado por Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth). Toda a dualidade do que era viver no mundo da Fórmula 1 dos anos 1970, a rivalidade, as amizades, o glamour e a fama são muito bem sintonizados em um drama de tirar o fôlego.

E uma das cenas mais emocionantes de todo o filme é justamente quando é mostrada toda a tensão existente entre os dois pilotos. Estamos falando, é claro, da retratação do Grande Prêmio de Mônaco de 1976. Ron Howard faz questão de capturar a emoção e a importância daquele momento para os pilotos muito mais do que a corrida em si, o que torna toda a sequência ainda mais emocionante.

O poker em Cartas na Mesa (John Dahl, 1998)

Os anos 1990 foram um prato cheio para os amantes do cinema de todos os estilos. Podemos até arriscar e dizer que os filmes produzidos nessa década são os embriões da revolução tecnológica que aconteceu principalmente nos anos 2000 e que tem evoluído cada dia mais.

Mas quando falamos de cenas emblemáticas, nem sempre a tecnologia é a grande responsável pela emoção. E o exemplo de Cartas na Mesa é excelente nesse sentido. O longa conta a história de Mike (Matt Damon), um talentoso jogador de cartas que está afastado do mundo dos jogos até que seu amigo Lester (Edward Norton) o convence a voltar a jogar e vencer. O título da vez é o poker, um dos mais populares esportes da mente no mundo todo.

O clímax do filme é pura emoção, retratando uma partida de poker Texas Hold’em entre Mike e o seu rival Teddy KGB (John Malkovich) que vai ficando cada vez mais tensa à medida que avança. A direção de John Dal sabe segurar as emoções para que elas sejam jogadas ao público na hora certa e a narrativa é uma verdadeira lição de que um bom filme não precisa de grandes efeitos para ser impactante, mas sim de uma história bem contada.

O boxe em Menina de Ouro (Clint Eastwood, 2004)

O boxe com certeza figura na lista dos esportes mais retratados do cinema – e provavelmente é um dos que mais geram boas obras. Basta pensarmos em clássicos como Rocky, um lutador (John G. Avildsen, 1976) e Touro Indomável (Martin Scorsese, 1980) para perceber o quanto esse esporte pode gerar bons longas.

Menina de Ouro é um desses clássicos que nos leva para outro nível de experiência. Acompanhamos a história de Frankie Dunn (Clint Eastwood) e Maggie Fitzgerald (Hilary Swank). A mulher, uma operária recém-chegada à cidade, busca ser treinada por Frankie, que é relutante de início, mas acaba aceitando a parceria que se torna um grande marco na vida dos dois.

A cena de luta entre Maggie e Billie “The Blue Bear” é uma das melhores representações de cenas de boxe já mostradas nas telonas. E apesar do seu desfecho, que faz o filme tomar um rumo totalmente diferente, Clint Eastwood não tenta dramatizar demais nem tirar a importância da luta que está acontecendo, o que deixa a cena ainda mais marcante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui