Logo da empresa Sony
Sony (Sony Group Corporation) - Divulgação
Fundação:7 de maio de 1946
SedeTóquio, Japão
FundadorMasaru Ibuka e Akio Morita
Atuais donosEmpresa de capital aberto
Países que operaEmpresa global
O que ofereceEletrônicos; Entretenimento; Dispositivos Semicondutores; Serviços Financeiros; Serviços de Rede e Comunicação

Indiscutivelmente uma das mais importantes empresas do mundo, a Sony Group Corporation foi responsável por avanços tecnológicos sem precedentes desde sua fundação nos anos 1940.

Desde seu tímido início como loja de reparos de rádio, até o lançamento de produtos revolucionários como o Walkman e Sony PlayStation, a empresa se tornou referência em qualidade.

Hoje, o conglomerado tem dezenas de subsidiárias e divisões que já se expandiram além dos eletrônicos. Atuando com peso no entretenimento, especialmente audiovisual, e tecnologias modernas na área médica e de mobilidade, a empresa é muito maior do que o consumidor comum imagina.

Para lhe dar uma dimensão do alcance de mercado da SOny, e todas as maravilhas tecnológicas que ela ajudou a criar, preparamos este artigo completo sobre a empresa. Vamos lá?

Quando a Sony Group Corporation foi fundada?

A Sony Group Corporation surgiu em 1946 como uma loja de eletrônicos na loja de departamentos Shirokiya, na região de Nihonbashi, cidade de Tóquio, no Japão.

Seu dono era Masaru Ibuka, que já tinha experiência no meio da tecnologia por ter trabalhado em uma empresa de processamento de rolos de filmes.

Esta primeira loja, cujo principal negócio era o reparo de aparelhos de rádio, serviu de pontapé inicial para a empresa que se tornaria a Sony futuramente.

Em maio do mesmo ano, Ibuka se uniu à Akio Morita, que fora seu companheiro no exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial, para criar a Tokyo Tsushin Kogyo (Corporação de Engenharia de Telecomunicações de Tóquio).

O objetivo dos sócios era que sua empresa se tornasse referência no meio tecnológico, especialmente o setor de rádio em geral. Este mercado estava aquecido na época, com avanços tecnológicos rápidos e cada vez mais acesso do público comum a aparelhos de reprodução e gravação de áudio.

Nome

O nome “Sony” surgiria mais de uma década depois, em 1958, a fim de tornar o nome e marca mais atraentes para o público ocidental.

A jornada para encontrar o nome ideal não foi simples. De início, Ibuka e Morita cogitaram utilizar siglas, acrônimos ou mudar a empresa de nome para entrar no mercado estadunidense. No entanto, a sigla TTK de seu nome já era utilizada por uma companhia de trilhos de Tóquio, a Tokyo Kyuko.

Já o acrônimo “Totsuko”, utilizado no Japão para representar a empresa em certas ocasiões, era difícil de pronunciar para os norte-americanos, como descobriu Morita pessoalmente durante uma viagem para os Estados Unidos.

Tokyo Teletech foi outro nome estudado pelos dois, mas, para seu azar, Teletech já era nome de uma companhia estadunidense em atividade.

Foi apenas em meados de 1950 que eles conseguiram encontrar algo sonoro, fácil para o ocidente e que representasse a empresa e eles próprios. “Sony” surgiu de uma brincadeira com a palavra “sonus” – som em Latim – e “sonny” – filho, garoto, em inglês.

No período pós-guerra o Japão, até então um país isolado, sofreu forte influência norte-americana em sua cultura e língua. Uma das gírias comuns importadas do inglês era “sonny boy”, utilizada pelos japoneses para designar um rapaz bem apresentado, educado.

Assim, Ibuka e Morita acharam interessante esta combinação que remete ao campo de atuação da empresa, o setor de áudio, e uma gíria popular que, segundo eles, os representava bem.

Com isso, em Janeiro de 1958 a Tokyo Tsushin Kogyo oficialmente se tornou Sony Corporation.

Expansão

Apesar disso, o nome da marca já vinha sendo utilizado desde 1955, quando o primeiro produto da Sony foi lançado – o rádio transistor TR-55. Este produto foi o primeiro a utilizar a tecnologia de transistores para fins não militares. A licença para isso foi crucial, conquistada por Ibuka junto à Bell Labs.

Nas próximas décadas a Sony Corporation expandiu seus negócios para diversas áreas, especialmente no campo do audiovisual e entretenimento. Rapidamente a empresa se tornou referência mundial em rádios, gravadores, desenvolvimento de mídias, filmes, música, jogos, consoles e tecnologia com um todo.

Foi apenas em 1 de abril de 2021 que o conglomerado viria a se tornar Sony Group Corporation. A mudança foi idealizada a fim de reunir de forma mais prática todos os setores e subsidiárias criadas até então.

Mas o nome antigo não foi dispensado. Assim, Sony Corporation passou a ser uma subsidiária, sob a qual ficaram as divisões Sony Mobile Communications Inc., Sony Electronics Corporation, Sony Imaging Products & Solutions Inc. e Sony Home Entertainment & Sound Products Inc..

Quem são os fundadores da Sony Group Corporation?

A Sony Group Corporation foi fundada por Masaru Ibuka e Akio Morita em 1946. Na época o nome da empresa era Tokyo Tsushin Kogyo, criada a partir de uma loja de reparos de rádio aberta por Ibuka em uma loja de departamentos na cidade de Tóquio.

A empresa viria a se tornar a Sony Corporation apenas em 1958, após muitas iterações por parte de seus fundadores para encontrar um novo nome. Apenas em 2021 ela viria a adotar o nome atual, Sony Group Corporation.

Ibuka e Morita se conheceram durante a Segunda Guerra Mundial, quando os dois serviram ao exército japonês. Ambos fizeram parte do comitê de pesquisas militares da marinha imperial até que deixaram a companhia em 1945 com o fim da guerra.

Morita ficou sabendo que seu antigo companheiro de exército havia aberto uma loja pelos jornais. Ele entrou em contato com Ibuka pois tinha interesse em se juntar à ele nos negócios.

Após diversas conversas, os dois conseguiram abrir a Tokyo Tsushin Kogyo graças à ajuda financeira do pai de Morita, que os emprestou 190 mil ienes.

Detalhes sobre os fundadores

Masaru Ibuka nasceu em 11 de abril de 1908 na cidade de Nikko, e morreu em um ataque cardíaco no dia 19 de dezembro de 1997, com 89 anos. Filho de uma notória família japonesa, ele perdeu pai muito cedo, quando tinha apenas 2 anos. Ibuka morou com seu avô até que sua mãe se casou novamente, que o levou para viver com ela na cidade de Kobe.

Akio Morita é natural de Nagoya, onde nasceu no dia 26 de janeiro de 1921. Vindo de uma longa e tradicional linhagem de fabricantes de sakê, miso e olho de soja, ele abandonou os planos de liderar os negócios da família para estudar física na Universidade de Osaka, onde se formou em 1944. Morita morreu aos 78 anos, em 3 de outubro de 1999, por conta de uma pneumonia.

Os dois fundadores alternaram posições dentro da empresa. Ibuka atuou como Presidente da Sony até 1971 e como Presidente do Conselho Administrativo até 1976, quando se aposentou.

Já Morita assumiu ambos os cargos na ocasião da saída de Ibuka deles. Além disso, ele foi CEO da empresa até 1989, quando passou o cargo para Norio Ohga. Morita foi Presidente do Conselho Administrativo até 1994, tendo que deixar o cargo após sofrer uma hemorragia cerebral por conta de um derrame no ano anterior. Nesta cadeira ele também foi substituído por Ohga.

Quem são os atuais donos da Sony Group Corporation?

Desde que foi listada nas bolsas Tokyo Stock Exchange, New York Stock Exchange e London Stock Exchange, a Sony Group Corporation é controlada por seus acionistas.

A empresa possui milhares de acionistas entre as bolsas onde está listada. Obviamente, alguns grupos possuem parcelas maiores da Sony. Atualmente, entre seus maiores acionistas estão a Japan Trustee Services Bank (10,6%), Citibank (9,4%), The Master Trust Bank of Japan (8.2%) e a JPMorgan Chase Bank (3,2%).

A Sony entrou para a bolsa de valores de Tokyo ainda em 1958, logo após mudar de nome. Sua listagem no mercado de ações internacionalmente aconteceu em 1970, simultaneamente nas bolsas de Nova York e Londres.

Cuidando dos negócios para os acionistas estão Kenichiro Yoshida, atual CEO, Shuzo Sumi, Presidente do Conselho Administrativo, e os vice-presidentes Kazuo Matsunaga e Shingeki Ishizuka.

O que a Sony oferece?

A Sony Group Corporation é referência internacional no setor de tecnologia e eletrônicos. Em sua origem ela rapidamente se destacou nas áreas de gravação e reprodução de áudio e vídeo, especialmente em fitas cassete.

Seus primeiros produtos foram justamente aparelhos de rádio e gravadores, campo no qual a Sony fez avanços formidáveis. Ela foi a fabricante responsável pelo primeiro rádio transistor do Japão, o TR-55, de 1955. Logo neste produto ela já mostrou sua expertise em trabalhar com eletrônicos compactos, apesar de muitas melhorias ainda serem possíveis.

Estas vieram rapidamente e em menos de uma década a Sony entraria com força total no mercado norte-americano. O TR-63 foi o primeiro produto da empresa a ser vendido nos Estados Unidos.

Apesar de seu tamanho, que não era suficiente para caber em um bolso comum, o TR-63 foi um sucesso absoluto entre rádios transistores. Seu público era principalmente o de jovens estadunidenses, que aqueceram o mercado de rádios portáteis e ajudaram a fortalecer uma nova era de produtos eletrônicos populares.

Produtos japoneses

Tamanha foi a importância da Sony que ela é uma das principais responsáveis pelo boom de exportações de produtos japoneses para os estados unidos na segunda metade do século XX.

Até então, entre os consumidores estadunidenses havia certo estigma com relação aos importados japoneses. Mas graças à qualidade e inovação dos eletrônicos Sony, muito desse preconceito foi eliminado.

Não demorou para os lares do Japão e Estados Unidos se acostumarem a ter um produto Sony em suas salas. Isto porque, em 1971, a Sony lançou o primeiro formato de vídeo cassete do mundo, chamado de U-Matic, e deu início à toda uma geração de filmes em vídeo para uso doméstico.

O preço elevado impediu que o U-Matic se popularizasse entre o público, o que levou a Sony a introduzir um novo formato em 1975 – o Betamax. Ao contrário de seu antecessor, o Betamax encontrou muita adesão e aceitação do público, sendo visão comum junto às TVs japonesas e americanas.

Mas o Betamax não teve vida fácil por muito tempo, pois a JVC lançou o VHS logo em 1976. Nos próximos anos, e década de 1980 adentro, Betamax e VHS travaram uma verdadeira guerra de formatos. No fim, o VHS venceu, se tornando o padrão mais utilizado no mundo.

O sucesso do walkman da Sony Group Corporation

Se a Sony perdeu a guerra dentro dos lares no setor de gravação de vídeo, não há questionamentos sobre seu domínio fora deles com o portátil Walkman. O gravador e reprodutor de áudio de bolso foi lançado em 1979 pela japonesa e se tornou febre entre o público, principalmente os jovens.

Com ele era possível gravar e ouvir suas músicas em fita cassete em qualquer lugar. O primeiro modelo foi o Sony Walkman TPS-L2 era perfeito para quem desejava ouvir música em locais públicos, pois além de compacto, permitia plugar os fones de ouvido MDL-3L2 que o acompanhavem, não apenas garantindo qualidade de áudio sem interferência externa, mas também sem incomodar outras pessoas.

Nos anos 1990 o Walkman da Sony passaria a utilizar tecnologia de armazenamento em disco, já largamente implementada no mundo com forte participação da própria empresa.

Para manter o visual compacto e portabilidade, a Sony introduziu o MiniDisc em 1992, mídia óptica e magnética menor que o CD padrão, a fim de competir com o Digital Compact Cassette da Philips.

Para o MiniDisc ela desenvolveu sua própria tecnologia de compressão de áudio, chamada de ATRAC – Adaptive Transform Acoustic Coding. Infelizmente para  a empresa, o formato MP3, lançado em 1993, se tornou muito mais popular que o seu próprio.

Apesar dos esforços da Sony para popularizar o ATRAC, ela deu o braço a torcer e integrou suporte nativo ao MP3 em seu formato MiniDisc no ano de 2004.

Guerra atrás de guerra

Seja por ironia ou capricho do destino, a palavra “guerra” continuaria a aparecer na vida de Masaru Ibuka e Akio Morita, companheiros no exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Isto porque o termo seria continuamente utilizado para descrever as disputas tecnológicas e de mercado travadas entre a Sony e suas principais concorrentes ao longo das décadas.

A primeira foi a guerra entre o Betamax e o VHS nas trincheiras do mercado de aparelhos de videocassete domésticos. Como vimos, nesta a Sony levou a pior.

Armazenamento

Na arena das mídias de armazenamento a Sony travou uma série de embates.

Em 1977 a Sony já trabalhava no desenvolvimento de um novo formato de mídia para gravação de áudio. Este usava tecnologia óptica para gravação e seria lançado em 1983 como o Compact Disc, ou CD, em uma parceria poderosa entre a Sony e outra gigante da mídia, a Philips.

No ano seguinte a Sony lançou o Discman, equivalente ao Walkman mas que fazia uso do CD como mídia. Este CD player portátil foi um sucesso, assim como seu antecessor, e ajudou a fortalecer o CD como principal formato de armazenamento para dados.

A parceria Sony-Philips renderia ainda um outro embate, desta vez com a Toshiba, nos anos 1990. Neste período as empresas já estavam investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento de uma mídia de armazenamento de alta densidade com tecnologia óptica.

Sony-Philips trabalhavam no MultiMedia Compact Disc, enquanto a Toshiba e outras empresas apresentaram o Super Density Disc (SD). Esta batalha terminou em trégua quando as duas concordaram em se unir à Toshiba para trabalhar no SD.

Com o apoio da Sony-Philips, que implementou modificações no SD, ele lançou como o DVD. Não demorou para que esta mídia se tornasse a mais utilizada globalmente para gravação e reprodução de dados, especialmente vídeos e softwares para computador.

Novas tecnologias

Por fim, Sony e Toshiba se enfrentaram mais uma vez em meados dos anos 2000. Na época, a Sony liderava o desenvolvimento do Blu-ray Disc, um novo formato que expandia as capacidades vistas no DVD, permitindo assim gravação e reprodução de quantidades massivas de dados e vídeo em alta qualidade.

Do outro lado estava a Toshiba com o seu HD DVD, que serviria ao mesmo propósito. O Blu-ray teve seu lançamento em 2005 no Japão e mundialmente em 2006, mesmo ano em que o HD DVD surgiu no mercado.

Esta batalha não durou e terminou com a expressiva vitória da Sony e seu Blu-ray em 2008, quando a Toshiba abandonou HD DVD.

Mercados onde a Sony Group Corporation atua

Eletrônicos

No mercado de aparelhos e soluções eletrônicas a Sony é, desde sua criação, uma das referências globais. Seus esforços em pesquisa e desenvolvimento permitiram a ela introduzir no mercado produtos revolucionários no setor de áudio, vídeo, fotografia, computação e muitos outros.

Entre seus produtos mais icônicos estão o Walkman e Discman, reprodutores de música portáteis que fazem uso de suas principais mídias, e o Betamax, primeiro  videocassete de uso doméstico.

O grupo Sony também é responsável pelo rápido avanço na tecnologia de TVs e monitores. Em 2017 ela foi a primeira a produzir televisores com tecnologia OLED, lançados sob sua marca BRAVIA, criada em 2005.

No setor de câmeras ela também atua com força, principalmente com a linha Alpha. Ela foi pioneira no mercado de câmeras digitais, chegando a deter 20% de todo o setor, mas perdeu a força com a competição ferrenha que se iniciou a partir dos anos 2000.

Outros eletrônicos da Sony Group Corporation

No mercado de computadores pessoais e smartphones a Sony também atua, apesar de ser mais tímida, vide a presença de fabricantes de peso, especializadas neste setor.

Nos smartphones sua principal representante é a linha Xperia. Apesar de participar timidamente deste mercado, ela trouxe inovações como em todos os outros campos de atuação. O Xperia Z, lançado em 2013, foi o primeiro Smartphone com tela Full HD do mercado.

Já nos computadores ela participou brevemente entre 1980 e 1990 com seu MSX e o Sony NEWS. Após abandonar este mercado ela retornou, desta vez no de notebooks, ao lançar a marca VAIO. A recepção não foi das melhores, especialmente depois de alguns aparelhos explodirem, o que causou forte aversão à marca e um massivo recall de produtos.

A Sony abandonou o mercado de notebook totalmente em 2014, após vender a VAIO para a Japan Industrial Partners.

Outros setores de atuação da Sony são o de drones e robótica, e saúde e biotecnologia, onde ela atua em conjunto com diversas empresas, como a Olympus e Illumina, para desenvolver aparelhos e tecnologia de análise de dados e captação de imagens na área médica.

Todas as divisões e subsidiárias deste setor são de responsabilidade da Sony Corporation, antiga Sony Electronics Corporation.

Imagem e Sensores

A Sony é uma das principais fabricantes de sensores e processadores de imagem e semicondutores para câmeras, smartphones, tablets e outros. Seus esforços nesta área a levaram a atuar de maneira chave no desenvolvimento de Inteligências Artificiais que dependem de imagem, como a de carros automatizados.

A responsável por este setor é a Sony Semiconductor Solutions Group.

Videogames

Através da Sony Interactive Entertainment, antiga Sony Computer Entertainment, a empresa atua fortemente no mercado de consoles e jogos de videogame. Seu principal produto é a marca PlayStation e os consoles homônimos.

O lançamento do PlayStation original, conhecido também como PSOne, foi avassalador colocou a Sony no topo do mercado de consoles, liderado então pela também japonesa Nintendo.

Além de consoles, a Sony desenvolve jogos para suas plataformas e outras através de dezenas de estúdios internos e externos, com os quais faz parcerias de sucesso. Franquias de peso como God of War, Last of US e Uncharted nasceram de seus estúdios e desenvolvedoras.

Música

A Sony detém uma parcela enorme do mercado de gravação e publicação de música através da Sony Music Entertainment, maior representante global do setor.

Hoje a empresa detém os direitos de publicação de milhões de músicas, entre elas de nomes de peso da indústria como as composições do The Beatles creditadas a Lennon-McCartney, Bob Dylan, Eminem, Lady Gaga, Ed Sheeran e Taylor Swift.

Filmes e TV

Ainda no campo do entretenimento, a Sony Pictures Entertainment é uma das principais produtoras de filmes e programas para TV do mundo. Em 1989 a Sony começou negociações para comparar a então Columbia Pictures por 3,4 bilhões de dólares.

Desde então, ela lançou sucessos como os filmes do Homem-Aranha, personagem da Marvel, MIB – Men In Black e a franquia Karatê Kid.

Financeiro da Sony Group Corporation

No setor financeiro a Sony atua através da SOny Financial Group, oferecendo serviços como seguro de vida e bancários.

Baterias

Através da Sony Energy Devices Corporation a empresa fez grandes avanços no setor de baterias, especialmente as modernas baterias de íon de lítio. Neste setor ela atua em proximidade com o desenvolvimento de carros elétricos, mesmo após ter vendido seu negócio de baterias para a Murata Manufacturing.

Hoje ela trabalha com a fabricante Honda na criação de uma linha de carros elétricos, com lançamento previsto para 2026 no Japão e Estados Unidos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui