Logo da empresa Rockstar Lincoln
Rockstar Lincoln - Divulgação
Fundação:1997
SedeLincoln, Reino Unido
FundadorRockstar Games
Atuais donosRockstar Games, subsidiária da Take-Two Interactive
Países que operaPrincipalmente no Reino Unido
O que ofereceTestes de qualidade e localização de jogos eletrônicos

A Rockstar Lincoln é um dos estúdios da Rockstar Games, e atualmente atua no setor de garantia da qualidade e a localização de jogos. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a empresa, seus principais trabalhos, o que oferece e mais. Acompanhe!

Quando a Rockstar Lincoln foi fundada?

A Rockstar Lincoln nasceu como Spidersoft, no dia 5 de maio de 1992, na cidade de Lincoln, Inglaterra.

Quem são os fundadores da Rockstar Lincoln?

Os créditos pela fundação do estúdio, é claro, são dados aos fundadores do próprio Spidersoft: Steve Marsden, David Cooke e Andrew Hewson.

Quem são os atuais proprietários da Rockstar Lincoln?

Embora já tenha pertencido a outras empresas, como a 21st Century Entertainment, a marca foi adquirida pela Take-Two Interactive ainda em 1998, sendo transformada na Rockstar Lincoln em 2002, quando foi integrada aos estúdios da Rockstar Games, subsidiária da própria Take-Two.

O que a Rockstar Lincoln oferece?

Como já mencionado, diferentemente de outros demais estúdios integrados a Rockstar Games, a Rockstar Lincoln não atua mais com o desenvolvimento de jogos (embora seja uma desenvolvedora). Sua função atual é quanto à garantia da qualidade e a localização dos jogos pertencentes a editora.

Dessa forma, ele possui um papel indispensável considerando a qualidade final das produções Rockstar. Afinal, atuam com tarefas de suporte, suporte técnico, testes de qualidade, etc.

Com os testes, o estúdio garante que todos os jogos possam chegar ao mercado devidamente polidos e sem erros graves. E para que tudo ocorra da forma correta, as testagens se dão em praticamente todos os estágios de desenvolvimento, o que leva a identificação de bugs, problemas na jogabilidade e desempenho, dentre outros fatores negativos.

Fora isso, a Rockstar Lincoln atua dentro dos processos de localização desses jogos. Isso inclui projetos para o francês, alemão, japonês, italiano, espanhol e russo.

A localização de um título, vale lembrar, vai muito além da tradução da obra. Há também uma adaptação cultural, garantindo que tudo se encaixe perfeitamente e faça sentido dentro do novo mercado.

São muitos trabalhos considerando essas funções, mas vale o destaque para títulos como Manhunt, Max Payne 2 e Red Dead Redemption 2, além dos jogos da série Grand Theft Auto.

E antes de se transformar na Rockstar Lincoln, sua atuação enquanto Spidersoft e Tarantula Studios tornaram seu catálogo de jogos desenvolvidos bastante extenso. São portabilidades e títulos originais, como “Hook”, “Pinball Dreams”, “Las Vegas Cool Hand”, “Grand Theft Auto”, “Hidden & Dangerous”.

Um pouco da história do estúdio

Até se transformar na Rockstar Lincoln, o estúdio passou por diversas fases e proprietárias. Por isso, é importante acompanhar esse processo.

Anos iniciais: nascimento como Spidersoft

Como mencionado, a história da marca começa através da sua fundação como Spidersoft, ainda em 1992. Steve Marsden e David Cooke trabalhavam anteriormente no setor de fabricação de chips de computador na GEC-Marconi, mas em 1984 se juntaram para desenvolver jogos – nada muito organizado ainda.

Juntos, eles criaram o jogo “Technician Ted”, direcionado para o computador doméstico ZX Spectrum. O título foi publicado ainda em 1984 justamente pela Hewson Consultants, empresa pertencente a Andrew Hewson. Posteriormente, portaram também, dentre outros, o jogo “Speedball 2: Brutal Deluxe” para o Game Boy.

Hewson decidiu fechar sua empresa em 1991, para se tornar um cofundador da 21st Century Entertainment, e contribuiu diretamente para que Marsden e Cooke estabelecessem a Spidersoft no ano seguinte. A ideia da dupla era usar um nome relacionado a insetos, tanto que cogitaram utilizar “Bugsoft”, mas julgaram que seria inadequado.

Como ainda era pequeno, o foco inicial da marca foram ports e adaptações de outros jogos, sem obras originais (foi Pinball que marcou essa fase do estúdio). Muitos dos títulos base eram desenvolvidos pela Digital Illusions e publicados pela própria 21st Century Entertainment.

Alguns dos jogos portados pelo estúdio nessa época foram: “Hook”, para o Game Gear; “Pinball Dreams”, para o Game Boy; “Lemmings 2: The Tribes”, para o Game Boy; “Pinball Dreams 2”, para o MS-DOS; dentre outros.

Além disso, também desenvolveram a série “Poker Face Paul’s Blackjack”, com quatro títulos; “Cliffhanger” e “Poker Face Paul’s Solitaire”, que foi organizado entre uma parceria de Hewson com a Sony Imagesoft.

Aquisição pela 21st Century Entertainment

O foco da 21st Century Entertainment nas adaptações de Pinball levou a marca a buscar uma forma de não depender mais de terceiros contratados. Como a Digital Illusions estava aparentemente querendo deixar esse nicho, a empresa voltou seu olhar diretamente para a Spidersoft, adquirindo uma participação majoritária do estúdio em 1995.

Nos anos seguintes, porém, com um foco cada vez maior nos jogos Pinball e com a evolução do mercado, o próprio Hewson se desmotivou a continuar no setor. Aceitando uma proposta de se unir a uma start-up fundada por colaboradores anteriores, ele separou as empresas e encerrou a 21st Century Entertainment em março de 1998.

Aquisição pela Take-Two Interactive: ressurgimento como Tarantula Studios

Ainda em junho de 1998, a Spidersoft foi adquirida pela gigante Take-Two Interactive. A partir desse ponto, foi renomeada para Tarantula Studios. Desde a fundação da marca, no início dos anos 90, Marsden manteve a tradição de criar tarântulas em seu escritório, algo relacionado a nomenclatura original da empresa, e que serviu como base para o novo nome também.

O acordo previa o desenvolvimento de jogos voltados ao Game Boy e ao Game Boy Color, com os títulos sendo publicados pela Take-Two ou pela Rockstar Games. Assim nasceram jogos como: “Las Vegas Cool Hand”, “Montezuma’s Return!”, “Hollywood Pinball”, “Space Station Silicon Valley”, “Jim Henson’s Muppets”, “Austin Powers: Oh, Behave!” e “Formula One 2000”.

Mudança de foco: transformação na Rockstar Lincoln

Desde o ano de 1999, o estúdio passou a montar uma equipe voltada para atuar no setor de garantia da qualidade. Em 2001, a Take-Two resolveu separar esses dois núcleos, encerrando a divisão de desenvolvimento de jogos em 2002. Os últimos títulos desenvolvidos pela marca foram as portabilidades para o Playstation de “Kiss Pinball” e “Hidden & Dangerous”, ambos em 2001.

O que restou da Tarantula Studios foi integrado à Rockstar Games como Rockstar Lincoln, integralmente focada na garantia da qualidade e localização dos jogos da marca.

Desde 2016, a sede do estúdio não fica mais na cidade de Lincoln. Houve a mudança da base para o Lindum Business Park, que fica em North Hykeham, também no condado de Lincolnshire, Inglaterra.

Principais jogos desenvolvidos pelo estúdio

Embora não tenha mais efetivamente desenvolvido jogos desde 2002, a Rockstar Lincoln conta com um catálogo repleto de obras lançadas ao longo de sua história, através de suas formações anteriores. Veja alguns dos destaques!

Pinball Dreams (1993)

Ainda enquanto Spidersoft, a Rockstar Lincoln desenvolveu a portabilidade do jogo Pinball Dreams para o Game Boy, MS-DOS, Game Gear e Super Nintendo Entertainment System. Ele foi originalmente desenvolvido pela Digital Illusions em 1992, voltado para o Amiga, mas logo ganhou outras adaptações.

O jogo, nesse caso, trata-se de uma simulação de pinball, apresentando mesas distintas (4, para ser mais específico): “Ignition”, “Beat Box”, “Steel Wheel” e “Nightmare”. Embora apresentem traços comuns do pinball tradicional, cada mesa tem uma temática e desafios próprios.

Cliffhanger (1993)

Outro título importante ainda enquanto Spidersoft foi Cliffhanger, que chegou para o Amiga, Game Gear, Game Boy e Nintendo Entertainment System. O jogo é baseado no filme homônimo (Risco Total, no Brasil) estrelado por Sylvester Stallone e que foi lançado também em 1993, arrecadando US$ 255 milhões em bilheteria.

Ambas as obras seguem a mesma trama, com o jogador assumindo o papel de Gabe Walker, um guarda florestal e ex-alpinista que se sente culpado por não ter conseguido salvar a companheira de Hal Tucker, seu melhor amigo.

Ele acaba sendo convocado para as buscas de um grupo de desaparecidos nas montanhas. O que Gabe não sabe, no entanto, é que o grupo é formado por terroristas que tentavam roubar um avião do Tesouro norte-americano, e que tem Hal como refém.

Pinball Fantasies (1995)

As portabilidades de Pinball Fantasies também são um destaque da Rockstar Lincoln, enquanto Spidersoft. O estúdio, nesse caso, foi responsável por portar o jogo original da Digital Illusions (voltado para o Amiga, em 1992) para as plataformas Atari Jaguar, PlayStation, Game Boy e Super Nintendo Entertainment System.

Pinball Fantasies, vale lembrar, é outro título de pinball, e trata-se de uma sequência direta de Pinball Dreams. Também são quatro mesas disponíveis, cada uma com suas particularidades: “Party Land”, “Speed Devils”, “Billion Dollar Gameshow” e “Stones ‘N Bones”.

Las Vegas Cool Hand (1998)

Desenvolvido pela Rockstar Lincoln, agora enquanto Tarantula Studios, Las Vegas Cool Hand chegou tanto para o Game Boy quanto para o Game Boy Color. O jogo de cassino foi originalmente desenvolvido pelo estúdio em si, e oferece três opções disponíveis: os clássicos Blackjack, Cribbage, e Paciência (Solitaire).

Cada jogador inicia com uma certa quantidade de dinheiro falso, que pode ser utilizado para praticar. Além disso, tem acesso ao manual de instruções e outras formas de ajuda.

Rats! (1998)

Assim como Las Vegas Cool Hand, Rats! também é um jogo originalmente desenvolvido pela Rockstar Lincoln e voltado para o Game Boy e Game Boy Color. Trata-se de um jogo de plataforma 2D onde os jogadores controlam o personagem Mr. Rez, um cruel rato assassino.

São 85 níveis disponíveis, cada um com inimigos e chefes distintos. O grau de dificuldade, obviamente, aumenta a cada nova fase e o jogador pode salvar sua jogabilidade através de uma senha, para retornar posteriormente do mesmo ponto.

Jim Henson’s Muppets (1999)

Jim Henson’s Muppets é outra obra original do estúdio, desenvolvido para o Game Boy Color. O jogo, como o próprio nome deixa concluir, se baseia na franquia The Muppets, personagens humorísticos de fantoches criados por Jim Henson ainda em 1955, e que atualmente pertencem à Disney.

Aqui, é claro, tudo envolve um contexto bem diferente. Trata-se de um jogo de plataforma, onde a máquina do tempo do Dr. Bunsen Honeydew acaba enviando os  Muppets de volta no tempo. O jogador deve jogar como Caco, o Sapo ou então como o Animal e viajar entre as diferentes épocas para conseguir salvar o restante do grupo.

Grand Theft Auto (1999)

No ano de 1999, a Rockstar Lincoln foi responsável por trazer o título original de Grand Theft Auto para o Game Boy Color. O jogo base nasceu ainda em 1997, pelas mãos da DMA Design (Rockstar North) e é o grande clássico da Rockstar.

GTA gira em torno de um criminoso que inicia sua vida no crime com pequenos trabalhos para os gângsters, mas aos poucos vai conseguindo atrair a atenção de criminosos de peso. A obra explora diferentes cidades, com o protagonista subindo dentro do submundo da criminalidade.

Sua jogabilidade de mundo aberto, com uma perspectiva aérea, é caracterizada pela ampla liberdade dada aos jogadores. Ou seja, embora as missões sejam fundamentais para avançar dentro dos níveis, por assim dizer, é possível dedicar quanto tempo for necessário para simplesmente explorar o mapa.

Focado no público adulto, a violência faz parte da franquia desde esse título inicial. Ainda dentro da saga, a Rockstar Lincoln também trouxe para o Game Boy Color o segundo jogo, Grand Theft Auto 2, em 2000.

Formula One 2000

Formula One 2000 foi originalmente desenvolvido pela Studio 33, para o Playstation, mas ganhou uma versão Game Boy Color pelas mãos da Rockstar Lincoln. Ele dá sequência ao jogo Formula One 99, sendo baseado no Campeonato Mundial de Fórmula 1 do ano 2000.

São 17 circuitos do GP disponíveis e um modo arcade. O jogador inicia com os trajetos mais fáceis, seguindo para os mais difíceis ao decorrer das fases, conquistando também carros melhores.

Outro ponto importante é quanto a personalização dos carros, focado principalmente em seus ajustes. Isso ajuda a criar um veículo mais adaptado a cada pista e as condições encontradas, com a escolha correta de pneus, asa, suspensão, etc.

Considerações finais

Como foi possível observar, embora a Rockstar Lincoln desempenhe um papel bem mais discreto que outros estúdios da Rockstar Games, ela possui um papel fundamental dentro da empresa, contribuindo diretamente para o alto padrão de qualidade entregue nos jogos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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