Logo da empresa Koei
Koei - Divulgação
Fundação:25 de julho de 1978
SedeYokohama, Kanagawa, Japão
FundadorYōichi Erikawa e Keiko Erikawa
Atuais donosKoei Tecmo
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora e editora de jogos japonesa

A Koei foi uma importante desenvolvedora e editora de jogos japonesa, que nasceu ainda na década de 70. A empresa atuou de forma independente por mais de 30 anos, até entrar em um processo de fusão com a Tecmo, para formar a Koei Tecmo.

Enquanto ativa em seu formato solo, a empresa desenvolveu e publicou diversos jogos no mercado, explorando diversos gêneros e plataformas. E dentre seus títulos mais conhecidos estão os jogos de simulação histórica, como Nobunaga’s Ambition.

Neste artigo vamos conhecer mais a fundo tudo sobre a Koei, passando por sua história de fundação, evolução na indústria, fusão, principais jogos criados e muito mais. Acompanhe!

Quando a Koei foi fundada?

A desenvolvedora foi fundada no dia 25 de julho de 1978, em Hiyoshi, Yokohama, província de Kanagawa, no Japão.

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Quem são os fundadores da Koei?

Os nomes por trás da fundação da empresa são o casal japonês Yōichi Erikawa e Keiko Erikawa.

Quem são os atuais proprietários da Koei?

Considerando a estrutura unitária da Koei, como sendo uma marca independente, essa é uma organização extinta desde o dia 1º de abril de 2010. Isso aconteceu por que ela se fundiu a outra marca japonesa do setor de jogos, a Tecmo, formando assim a Koei Tecmo, que é a sua sucessora legal.

O que a Koei oferece?

Como já mencionado, a Koei atuava como uma desenvolvedora e editora gamer. E, apesar de explorar gêneros variados, obteve maior destaque por seus jogos de simulação histórica e pseudo-históricos, ou seja, títulos que colocavam importantes eventos da história da humanidade (em especial, a japonesa) como seu pano de fundo.

É nessa categoria que estão os seus principais títulos lançados ao longo dos anos, como as séries Nobunaga’s Ambition, Dynasty Warriors e Romance of the Three Kingdoms.

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Romance of the Three Kingdoms, aliás, é o que melhor exprime essa relação, uma vez que o romance de mesmo nome, atribuído a Luo Guanzhong, e que retrata os turbulentos anos finais da dinastia Han, na China, e do período dos Três Reinos, inspirou diversos outros jogos da empresa.

Um pouco da história da empresa

Para entender melhor o estágio atual da Koei, é importante conhecer mais sobre a sua história. Acompanhe!

A formação Koei

Como já mencionado, a desenvolvedora surgiu nos anos finais da década de 1970, pelas mãos do casal Erikawa. Yoichi, o marido, estudava na Universidade de Keio, e teve que reorganizar seus objetivos quando o negócio de sua família, uma tinturaria rural, faliu.

Foi aí que, juntamente com sua esposa, ele resolveu focar sua atenção no setor que realmente tinha interesse, a programação. Para tanto, manteve a localização da nova empresa na mesma região, em Hiyoshi, Yokohama.

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Inicialmente, a Koei concentrou-se nas vendas de computadores pessoais e também de softwares de negócios sob encomenda. Apenas depois que ela expandiu-se para o mercado de jogos.

O desenvolvimento de jogos

A entrada efetiva da Koei na indústria gamer aconteceu no ano de 1982, quando a empresa lançou alguns títulos do gênero erótico (eroge). Entram nessa categoria Night Life e Seduction of the Condominium Wife, esse sendo um dos primeiros a possuir gráficos coloridos. Isso, graças à paleta de oito cores do PC-8001, um computador pessoal da NEC, onde o jogo foi lançado.

Seduction of the Condominium Wife fez realmente bastante sucesso, e ajudou a Koei a se lançar como uma desenvolvedora relevante no mercado. No mesmo ano, ele chegou também com Underground Exploration, que se destaca por ser o primeiro RPG japonês conhecido.

A entrada no setor dos jogos de simulação histórica

Não é novidade para ninguém que a Koei se destaca justamente por seus jogos de simulação histórica e pseudo-históricos. E o foco da empresa nesse setor começou já desde o início de sua história.

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Ainda em 1983, ela lançou o título Nobunaga’s Ambition, um jogo de estratégia ambientado no período japonês de Sengoku. A obra recebeu diversos prêmios e foi uma das responsáveis pela produção subsequente de outros títulos tendo a história mundial como fundo.

Um ponto muito importante, aliás, é que nenhuma dessas obras efetivamente alcançou o sucesso dentro do mercado de massa. No entanto, eles foram capazes de conquistar um público extremamente leal, um fator de grande relevância para uma empresa gamer.

Essa característica permitiu que a Koei permanecesse como uma organização lucrativa, mesmo em períodos de maior dificuldades. A previsão aproximada de quantas cópias um título conseguiria vender era especialmente importante na era dos cartuchos. Isso porque a produção excedente de cópias de um jogo, que não era vendida, por si só, poderia levar uma empresa à falência, caso as perdas fossem muito significativas.

Presença no mercado internacional

Já bastante conhecida em solo japonês, um ponto importante na história da desenvolvedora foi a fundação da sua subsidiária nos Estados Unidos. Nomeada Koei America Corporation, e estabelecida na Califórnia, a empresa foi responsável por localizar os jogos da marca, exportando-os para todas as regiões fora do território japonês.

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A subsidiária também produziu diversas obras originais, voltadas para esses mercados. A liderança dos projetos era do designer Stieg Hedlund, que organizou o lançamento de jogos como Liberty or Death, Gemfire e Saiyuki: Journey West e Celtic Tales: Balor of the Evil Eye.

Hedlund ficou na empresa até 1995, quando a Koei America Corporation cessou as produções originais e passou a focar realmente na localização, marketing e vendas dos títulos de sua empresa-mãe.

Outras subsidiárias importantes foram a Koei Canada, Inc., localizada no Canadá e criada em 2001; e a Koei Limited, uma subsidiária europeia estabelecida no Reino Unido em 2003.

Fusão com a Tecmo

No ano de 2008, uma desenvolvedora concorrente de mercado da Koei, a Tecmo (responsável por jogos como Ninja Gaiden, Dead or Alive e Fatal Frame), passava por um momento conturbado.

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Isso porque o ex-chefe de sua principal subsidiária, a Team Ninja, abriu um processo milionário contra a empresa, acusando o não pagamento de bônus de conclusão de jogos e sofrimento emocional. Processos pelo não pagamento de salários também foram gerados por outros ex-funcionários.

Em crise, a Tecmo recebeu uma sondagem de compra das mãos da Square Enix (gigante do setor, e responsável por alguns dos RPGs mais importantes da história, como Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts). A proposta, no entanto, não agradou a desenvolvedora, que acabou recusando.

Atenta ao mercado e observando esse cenário, a Koei viu então uma ótima oportunidade de se fortalecer e preparar-se para o futuro. Assim, iniciou uma negociação para fundir-se a Tecmo e criar uma nova empresa.

Apesar de rivais de mercado, as famílias responsáveis por ambas as desenvolvedoras mantinham uma boa relação a muitos anos, o que facilitou bastante as tratativas. Tanto que a fusão oficial entre as empresas ocorreu já no dia 1º de abril de 2009, marcando a fundação da Koei Tecmo.

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Um ponto importante é que, após a fusão, o casal fundador da Koei foi quem ficou responsável por gerir o grupo. Yōichi Erikawa, aliás, continua sendo o presidente e CEO da holding atualmente.

Quais são os principais jogos da Koei?

Além de entender a história, conhecer os principais jogos do catálogo da Koei também é de suma importância ao estudar sobre a empresa. Confira os destaques!

Nobunaga’s Ambition

Nobunaga’s Ambition é uma série de jogos de simulação de RPG e de grande estratégia baseados em turnos. Ela foi inaugurada com o título original Nobunaga no Yabō, lançado em 1983, sendo compatível com diversos PCs japoneses do período.

Essa é uma das obras pioneiras no gênero, e, posteriormente, ganhou muitos outros títulos subsequentes, que chegaram para o NES; Game Boy; Super Nintendo; Sega Genesis; PlayStation 1, 2, 3, 4, Vita, Portable; Sega Saturn; Xbox 360; Wii; Nintendo Switch; dentre outros. Dentre os principais, estão:

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  • Nobunaga’s Ambition – 1986
  • Nobunaga’s Ambition II – 1988
  • Nobunaga’s Ambition: Lord of Darkness – 1990
  • Nobunaga no Yabō: Haōden – 1992
  • Nobunaga no Yabō: Tenshōki – 1994
  • Nobunaga no Yabō: Shōseiroku – 1997
  • Nobunaga no Yabō: Reppūden – 1999
  • Nobunaga no Yabō: Ranseiki – 2001
  • Nobunaga no Yabō: Sōtenroku – 2002
  • Nobunaga’s Ambition: Rise to Power – 2003
  • Nobunaga’s Ambition: Iron Triangle – 2005
  • Nobunaga no Yabō: Tendō – 2009
  • Nobunaga’s Ambition: Sphere of Influence – 2013
  • Nobunaga’s Ambition: Taishi – 2017
  • Nobunaga’s Ambition: Awakening – 2022

A série, considerando seu enredo original,  se passa no período Sengoku do Japão feudal. Assim, o jogador tem a missão de conquistar e unificar o território japonês em um só, alcançando o objetivo final de Oda Nobunaga, o senhor da guerra.

Dynasty Warriors

Outro obra importantíssima da empresa é Dynasty Warriors, uma série de jogos de ação. Os títulos da franquia, nesse caso, foram criados em parceria entre a Omega Force e a Koei, sendo uma a desenvolvedora e a outra a editora, respectivamente.

Dynasty Warriors foi lançado pela primeira vez no ano de 1997, chegando diretamente para o Playstation. Mas com o sucesso, logo alcançou outros consoles e plataformas com os jogos seguintes.

Um ponto importante é que esse é um spin-off de uma outra série de estratégia baseada em turnos de Koei: Romance of the Three Kingdoms. Como o próprio nome permite entender, ela foca no período dos Três Reinos Chineses. Veja os títulos da franquia:

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  • Dynasty Warriors 2 – 2000
  • Dynasty Warriors 3 – 2001
  • Dynasty Warriors 4 – 2003
  • Dynasty Warriors 5 – 2005
  • Dynasty Warriors 6 – 2007
  • Dynasty Warriors 7 – 2011
  • Dynasty Warriors 8 – 2013
  • Dynasty Warriors 9 – 2018

Romance of the Three Kingdoms

Romance of the Three Kingdoms exprime muito bem a essência da Koei como uma empresa gamer. Afinal, ela retrata a temática mais marcante na história da desenvolvedora.

Essa é uma série de jogos de simulação de RPG tático baseados em turnos e que obteve seu título de estreia ainda em 1985. Tendo como base o romance homônimo e os próprios registros históricos do período, seu enredo se passa na Dinastia Han, na China, onde diversos estados dinásticos estão em guerra, em especial três:  Shu Han, Cao Wei e Eastern Wu. Atualmente, a franquia conta com 14 títulos principais:

  • Romance of the Three Kingdoms – 1985
  • Romance of the Three Kingdoms II – 1989
  • Romance of the Three Kingdoms III: Dragon of Destiny – 1992
  • Romance of the Three Kingdoms IV: Wall of Fire – 1994
  • Romance of the Three Kingdoms V – 1995
  • Romance of the Three Kingdoms VI: Awakening of the Dragon – 1996
  • Romance of the Three Kingdoms VII – 2000
  • Romance of the Three Kingdoms VIII – 2001
  • Romance of the Three Kingdoms IX – 2003
  • Romance of the Three Kingdoms X – 2004
  • Romance of the Three Kingdoms XI – 2006
  • Romance of the Three Kingdoms XII – 2012
  • Romance of the Three Kingdoms XIII – 2016
  • Romance of the Three Kingdoms XIV – 2020

Samurai Warriors

Outro que vale a pena citar também é Samurai Warriors, uma série “irmã” de Dynasty Warriors. Ela foi desenvolvida pela Omega Force e publicada pela Koei no Japão. Já na América do Norte e Europa, sua distribuição ficou por conta da Electronic Arts.

Ela foi lançada inicialmente para o PlayStation 2 e o Xbox no ano de 2004, ganhando uma continuação em 2006, intitulada Samurai Warriors 2. Outros títulos da série são portabilidades, como Samurai Warriors: State of War, para o PlayStation Portable; e expansões, como Samurai Warriors: Xtreme Legends.

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Baseada no período Sengoku da história japonesa, em Samurai Warriors o jogador assume o papel de um oficial em batalha, com a missão de se defender de hordas de soldados inimigos e, por fim, derrotar o comandante inimigo. Para isso, tem à disposição uma grande variedade de ataques e outros movimentos especiais.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Koei foi uma marca importante quando ativa de forma independente. Afinal, já estava atuando por décadas na indústria de jogos, produzindo franquias conhecidas, como Dynasty Warriors e Nobunaga’s Ambition.

E atualmente, unificada com a Tecmo, tem em seu catálogo séries igualmente relevantes, como  Ninja Gaiden e Dead or Alive, tornando a presença da Koei Tecmo ainda mais marcante dentro do setor.

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Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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