IO Interactive - Divulgação
IO Interactive - Divulgação
Fundação:16 de setembro de 1998, Copenhage, Dinamarca
SedeCopenhage, Dinamarca
FundadorJesper Vorsholt Jørgensen, Rasmus Guldberg-Kjær, Martin Munk Pollas, Karsten Lemann Hvidberg, Jacob Andersen, Janos Flösser e David Guldbrandsen.
Atuais donosHakan Abrak
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora e publicadora de jogos eletrônicos

Responsável pela série Hitman, a IO Interactive iniciou sua jornada como desenvolvedora de jogos com primor. Trazendo inovação para o cenário e trabalhando com um jogo de temáticas adultas, a empresa imediatamente se provou uma das melhores no que trabalha.

Ao longo dos anos, Hitman ganhou 8 jogos, sendo uma das franquias mais amadas da indústria. Ela marcou época e influenciou gerações de jogadores e criadores.

Porém, a trajetória de sucesso da empresa teve diversos percalços, assim como parcerias de sucesso e outras conturbadas.

Ela trabalhou com as maiores do mercado e, hoje, tem a confiança de gigantes do entretenimento, assim como do público e crítica, que aguarda com ansiedade seus próximos lançamentos.

Contando com três escritórios na Europa, a IO Interactive hoje é a maior desenvolvedora da Dinamarca e uma das mais importantes da Europa. Quer conhecer mais sobre a IO Interactive e o que a levou a esta posição de destaque? Continue lendo!

Quando a IO Interactive foi fundada?

A IO Interactive surgiu em 16 de setembro de 1998 na cidade de Copenhagen, na Dinamarca. A empresa teve seu início como um consórcio entre os sete criadores e funcionários do estúdio Reto-Moto em acordo com a Nordisk Film.

Na época, a Reto-Moto acabara de surgir apenas um ano antes e não havia tido lançamento de nenhum jogo. Seus criadores, e eventuais sócios da IO INteractive, eram os dinamarqueses Jesper Vorsholt Jørgensen, Rasmus Guldberg-Kjær, Martin Munk Pollas, Karsten Lemann Hvidberg, Jacob Andersen, Janos Flösser e David Guldbrandsen.

Com a parceria fechada para criação da IO Interactive, a divisão entre as partes foi feita em total igualdade – 50% ficou com a Nordisk Film e os demais 50% com os sete fundadores.

O primeiro projeto da IO Interactive foi Rex Dominus, um MMO de fantasia. No entanto, o jogo não avançou e muito menos chegou perto de ter um lançamento. Isto porque, por solicitação da Nordisk Film, os esforços do estúdio se desviaram para a criação de um shooter.

Este viria a se tornar o jogo de estréia da desenvolvedora e também da franquia de maior sucesso dela – Hitman: Codename 47.

Quem são os fundadores da IO Interactive?

Os fundadores da IO Interactive são Jesper Vorsholt Jørgensen, Rasmus Guldberg-Kjær, Martin Munk Pollas, Karsten Lemann Hvidberg, Jacob Andersen, Janos Flösser, and David Guldbrandsen, criadores da Reto-Moto, em conjunto com a Nordisk Films, gigante dinamarquesa do entretenimento.

As duas empresas se uniram em um consórcio para estabelecer a nova desenvolvedora, e cada uma das partes detinha 50% dos direitos da IO Interactive em sua fundação.

Com todos os esforços voltados para os projetos da IO Interactive, a Reto-Moto ficou paralisada por anos. Apenas em Abril de 2008 ela seria reativada por quatro de seus criadores, Vorsholt Jørgensen, Pollas, Andersen e Guldbrandsen, e Neil Donnel, antigo executivo da Eidos Interactive, empresa que veio a comprar a IO Interactive em 2004.

Quem são os atuais donos da IO Interactive?

Atualmente, a IO Interactive é uma desenvolvedora independente. Ela detém todos os direitos sobre a franquia Hitman, assim como de Freedom Fighters, jogo que desenvolveu em parceria com a Electronic Arts em 2003.

Este status foi conquistado em 2017 através de um MBO – Management Buyout Operations – quando os gerentes de uma empresa compram uma parcela ou todas as partes do capital social de um empresa de um sócio ou empresa detentora.

O MBO foi acordado entre a gerência da IO Interactive com sua então detentora, a Square Enix.

Quando foi criada, a IO Interactive era independente, tendo a Nordisk FIlms apenas como sócia. Isto mudou em março de 2004, quando ela foi adquirida pela Eidos Interactive por 23 milhões de euros.

A publicadora britânica passou a se interessar na empresa durante o desenvolvimento de Hitman: Codename 47, primeiro jogo da desenvolvedora e onde ela entrou como publicadora.

A compra foi efetuada após o lançamento de Hitman 2: Silent Assassin. Hitman: Contracts, terceiro jogo da franquia e da IO Interactive, foi lançado já sob a nova administração. O mesmo vale para o quarto jogo, Hitman: Blood Money, considerado por muitos o melhor da franquia.

Outros projetos

Kane e Lynch Dead Men - Divulgação
Kane e Lynch Dead Men – Divulgação

Nos próximos anos a IO Interactive se distanciou de Hitman para trabalhar em outros títulos e gêneros. Durante este período eles lançaram Kane & Lynch: Dead Men (2006), um shooter em terceira pessoa com foco no multiplayer cooperativo, e MIni Ninjas (2009), um jogo de ação e aventura focado no público infanto-juvenil.

Em 2009 a Square Enix, japonesa conhecida especialmente pelas séries de JRPG Final Fantasy e Dragon Quest, comprou a Eidos Interactive. Consequentemente, ela passou a controlar a IO Interactive, que ainda estava desenvolvendo Mini Ninjas.

O primeiro jogo lançado pela empresa com a Square Enix como publicadora foi a sequência de Kane & Lynch, chamada de Kane & Lynch 2: Dog Days (2010). Em 2011 foi anunciado o retorno de Hitman, que teve seu quinto jogo, Hitman: Absolution, lançado em 2012 com a Square Enix e Feral Interactive como publicadoras.

O trio IO Interactive, Square Enix e Feral Interactive esteve nos créditos também do remake Hitman (2016), que deu início a um novo ciclo de lançamentos para a série.

Após o MOB de 2017, a IO Interactive lançou mais dois jogos. Hitman 2, de 2018, foi publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment. Já Hitman 3, último jogo da nova trilogia Hitman, saiu em 2021 e foi desenvolvido e auto-publicado pela empresa.

Hoje a IO Interactive está trabalhando em um jogo com o personagem James Bond em parceria com a Warner Bros., sob o nome de trabalho Project 007.

O que a IO Interactive oferece?

Após ser fundada em 1998, a IO Interactive logo começou a desenvolver seus primeiros jogos. Depois de abandonar o projeto do MMO Rex Dominus, ela passou a trabalhar em um protótipo para um jogo shooter ao estilo run-and-gun por sugestão de sua sócia Nordisk Films.

Para este projeto a empresa criou sua própria engine, chamada de Glacier. Um dos principais pontos desta nova engine era poder trabalhar com um física de corpos diferentes, até então não vista.

Segundo os desenvolvedores, as animações de morte em jogos de tiro e ação eram duras e sem vida. Assim, com a Glacier eles conseguiram gerar colisões e deformações nos corpos que os faziam cair com maior realismo.

Futuramente este estilo de animação para corpos seria chamada de “ragdoll physics”, ou “física de boneca de pano” em português, e foi utilizada pela primeira vez nos protótipos solicitados pela Nordisk FIlm para a IO Interactive.

Esta nova física atraiu os olhos da Eidos Interactive, publicadora britânica, que assinou um acordo de publicação para o jogo, então em desenvolvimento. Jonas Eneroth, Produtor Executivo da Eidos, se uniu ao projeto e implementou mudanças drásticas.

Novas mecânicas

Tendo trabalhado anteriormente em Deus EX e Thief: The Dark Project, Eneroth foi o responsável por trazer a ideia de um jogo mais cadenciado, com foco em furtividade e uma jogabilidade mais metódica para o primeiro jogo da IO Interactive.

Foi ele o responsável pela implementação de uma das mecânicas mais icônicas da série – arrastar corpos para escondê-los. Segundo Eneroth, o objetivo era justamente criar tensão para jogador, que deveria gastar tempo para lentamente esconder o morto e não ser descoberto após um assassinato.

Tudo isto culminou no lançamento de Hitman: Codename 47 em 19 de novembro de 2000. Apesar de ter recebido duras críticas com relação à sua dificuldade geral, o jogo teve excelente recepção e se tornou um clássico instantâneo graças ao estilo e novas tecnologias utilizadas.

O sucesso do primeiro jogo deu à Io Interactive todas as condições para começar a trabalhar em uma sequência. Menos de um ano depois, em outubro de 2001, Hitman 2: Silent Assassin teve seu anúncio pela desenvolvedora.

Sucesso

Após alguns adiamentos, o jogo teve seu lançamento em outubro de 2002 e recebeu aclamação de crítica e público, sendo então uma evolução em relação ao primeiro. Ele também teve publicação pela Eidos Interactive.

Com o rápido crescimento da empresa, seus sócios viram a necessidade de expandi-la. O plano, inicialmente, era abrir um novo estúdio na Hungria. Para isso, 50 funcionários húngaros foram selecionados e passaram por um treinamento de seis meses na sede em Copenhagen.

No entanto, a IO Interactive ainda carecia de uma liderança forte para seu plano de expansão. Percebendo as dificuldades, os planos foram alterados, e os recém-treinados receberam uma proposta de integrar o time da sede. A maioria aceitou e, com isso, a empresa ultrapassou a marca de 100 funcionários.

Parceria com a EA

EA Games - Divulgação
EA Games – Divulgação

Conquistando cada vez mais mercado, a IO Interactive fechou um acordo com a gigante Electronic Arts. Ela foi responsável pela criação de Freedom Fighters em 2003. O shooter em terceira pessoa viu relativo sucesso e chegou a se pensar em criar uma sequência que nunca saiu.

Após Freedom Fighter, a IO Interactive entrou na lista das 10 grandes desenvolvedoras européias.

Tamanho sucesso em pouco tempo levou a Eidos Interactive, sua antiga parceira, a comprar a IO Interactive. O acordo final teve seu fechamento em 31 de março de 2004 no valor de 23 milhões de euros e teve Janos Flösser como principal intermediário.

Neste mesmo ano o terceiro jogo de Hitman saiu, chamado de Hitman: Contracts. Seu desenvolvimento ocorreu rapidamente, levando apenas nove meses. Esta agilidade, no entanto, aconteceu às custas de longas e penosas horas de trabalho extra, com informações sobre uma cultura de “cruch” estabelecida na empresa durante o período.

Dois anos depois a IO Interactive lançou aquele que viria a se tornar o jogo mais aclamado da série Hitman. Blood Money, de 2006, saiupara o PlayStation 2, Xbox, Xbox 360 e PCs, e foi o último título da franquia por seis anos.

Indo além do Agente 47

Hitman - Divulgação
Hitman – Divulgação

O massivo sucesso dos jogos Hitman deu à IO Interactive lugar de destaque na indústria de jogos na Europa e fora dela. Com quatro jogos do assassino lançado, a empresa decidiu perseguir outros projetos.

O primeiro destes teve seu anúncio em 2006 e lançado em 2007 na forma do jogo Kane & Lynch: Dead Men. Este, também um shooter em terceira pessoa, possuía um formato mais linear, com jogabilidade mais casual e com foco em multiplayer cooperativo. Sua recepção foi fria por parte de crítica e público.

Ainda em suas empreitadas por outros jogos e gêneros, em 2009 houve o lançamento de Mini Ninjas. Totalmente focado no público mais casual, especialmente crianças e famílias, ele foi relativamente bem aceito pelos mais jovens, mas viu duras críticas do público geral.

Entra a Square Enix, volta o Agente 47

Square Enix - Divulgação
Square Enix – Divulgação

Pouco após Mini Ninjas a IO Interactive mais uma vez se viu trocando de mãos. Isto porque a Eidos Interactive, e todas suas subsidiárias, sofreram aquisição da Square Enix em 2009 por 84,3 milhões de euros. Ela então passou a se chamar Square Enix Europa e continuou a publicar jogos como vinha fazendo.

Sob esta nova controladora a IO Interactive trabalhou novamente em um título de Kane & Lynch. Para este jogo eles terceirizaram a criação de boa parte dos gráficos para um escritório montado em Shangai, na China, cenário onde se passaria o jogo. O objetivo era coletar referências in loco e acelerar o processo.

Este ciclo de desenvolvimento foi turbulento, e 35 funcionários, dos então 200, deixaram a empresa até o lançamento de Kane & Lynch 2: Dog Days, em agosto de 2010.

Outros jogos

Simultaneamente ao desenvolvimento do segundo jogo de Kane & Lynch, a IO Interactive trabalhou em um projeto juntamente com a Microsoft.

Foi também sob o controle da Square Enix que a IO Interactive voltou a desenvolver jogos da franquia Hitman. O tão esperado retorno do Agente 47 aconteceu em seu quinto jogo da série original, Hitman: Absolution, lançado em 2012.

Durante o ciclo de lançamento a IO Interactive disponibilizou uma demo de nome Hitman: Sniper Challenge, ajudando a criar antecipação para o jogo.

Assim que saiu, Absolution foi um sucesso. Aclamado pela crítica e público geral, o jogo vendeu 3,6 milhões de cópias e marcou um retorno triunfal da série. Porém, fãs mais antigos e conservadores não aprovaram certas escolhas que o deixaram mais alinhado com o visto no mainstream da indústria.

Seja como for, foi graças a ele que a desenvolvedora pôde então tomar um passo ousado. Este foi Hitman, jogo de 2016, que marcou um reboot da série e gerou toda uma trilogia de jogos aclamados e sucessos absolutos de vendas.

A trilogia Hitman

Após os cinco originais e a sinalização do mercado de que estava sedento por mais jogos da série Hitman com Absolution, a IO Interactive e a Square Enix tomaram a decisão de reiniciar a franquia através de um jogo reboot.

Hitman (2016) vendeu mais de 13 milhões de cópias e teve excelentes avaliações pela crítica. Ele recebeu indicação de Melhor Jogo de Ação/Aventura no The Game Awards de 2016, assim como diversas outras premiações, levando algumas delas como o de Melhor Tecnologia no Nordic Games Awards 2017 e Melhor Game Design e Conquistas Tecnológicas no Spilprisen 2017.

O lançamento do reboot de Hitman também foi muito singular graças ao seu formato. O jogo saiu em episódios, ao invés de um jogo único. Os lançamentos se deram ao longo do ano, terminando em outubro de 2016, e foi a última vez que a franquia viu este modelo.

Independente de novo

O ano de 2017 foi de altos e baixos para a IO Interactive, mas terminou de maneira fortuita. Em maio a Square Enix parou de financiar a empresa e passou a buscar investidores e compradores para ela.

A relação das duas viria a se resolver com a separação total das empresas quando a IO Interactive comprou se comprou de volta através de um Management Buyout Operation (MBO).

Todos os direitos sobre as franquias Hitman e Freedom Fighters foram incluídos no acordo, mas Kane & Lynch e Mini Ninjas permaneceram com a Square Enix.

Isto tudo se deu durante o desenvolvimento de Hitman 2, segundo jogo do reboot da série. Sem o dinheiro da Square Enix a IO Interactive demitiu mais funcionários, a fim de reduzir gastos para concluir o jogo.

Ainda na jornada para conseguir fundos para o novo jogo, a IO Interactive fechou parceria com a Warner Bros. Interactive Entertainment. Neste acordo a Warner Bros. seria responsável por distribuir a Edição Definitiva de Hitman 2016 e publicar Hitman 2, que saiu em 13 de novembro de 2018.

Para o terceiro e último capítulo da nova saga do Agente 47 a IO Interactive decidiu cuidar de cada etapa do processo. A empresa desenvolveu e publicou Hitman 3 em 2021, que teve excelente recepção do público.

Muito bem avaliado e indicado para premiações ao redor do mundo, o jogo vendeu bem e levou a trilogia World of Assassins, que reuniu os três lançamentos da nova encarnação do Agente 47, ao ultrapassar a marca de 50 milhões de jogos vendidos.

Parceria com a Warner Bros.

Parceria com a Warner Bros - Divulgação
Parceria com a Warner Bros – Divulgação

Visando novas fontes de renda, a IO Interactive viu na Warner Bros. Interactive Entertainment a parceira perfeita. Após o sucesso com a Edição Definitiva de Hitman 2016 e o lançamento de Hitman 2, eles firmaram um novo acordo em 2019.

Este foi o desenvolvimento de um novo jogo para o espião mais famoso do mundo – James Bond, o 007. O projeto teve seu anúncio oficialmente em 2020. Segundo a IO Interactive, eles estão trabalhando de maneira muito próxima à MGM e Eon Productions, responsáveis pela licença do 007.

Com Toda sua experiência na série Hitman, a empresa foi uma escolha perfeita para representar um cenário de espionagem, assassinato e jogabilidade metódica que trarão todo o espírito dos filmes 007 para os jogos.

Ainda segundo comunicação sobre o jogo, chamado provisoriamente de Project 007, ele introduziu um novo James Bond, e não um dos já vividos no cinema. Além disso, os planos são para o desenvolvimento de toda uma trilogia de jogos do espião.

Sedes da IO Interactive

Apesar dos altos e baixos vividos pela IO Interactive ao longo das décadas, a empresa constantemente cresceu, se desenvolveu e então ampliou seu alcance. Sendo a maior desenvolvedora de jogos da Dinamarca, era apenas questão de tempo para ela começar a buscar talentos em outras partes do mundo.

A primeira iniciativa foi na contratação de funcionários húngaros. Apesar dos planos frustrados de abrir um estúdio na Hungria, uma boa parte dos 50 trabalhadores treinados para tal empreitada foram integrados à IO Interactive no ano de 2003.

Uma nova expansão seria tentada apenas em 2019, desta vez com sucesso. Em janeiro foi aberta enfim oficialmente a IOI Malmo, na cidade de Malmo, maior da Suécia.

Por fim, em abril de 2021 um novo estúdio foi aberto na cidade de Barcelona, na Espanha. O IOI Barcelona foi criado a fim de dar mais força de trabalho para a empresa continuar o desenvolvimento de Project 007, assim como outros projetos.

Além disso, a IO Interactive planeja crescer muito mais. Segundo sua diretoria, a empresa terá cerca de 400 funcionários até o lançamento do primeiro jogo de 007, dobrando seus cerca de 200 integrantes atuais.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui