Marvel’s Blade – Um jogo onde o sol não nasce mais — e você é a última linha entre a humanidade e os sanguessugas.
A Arkane Lyon, estúdio por trás de Dishonored e Deathloop, está prestes a dar vida a um dos personagens mais estilosos da Marvel.
Anunciado no The Game Awards 2023, Marvel’s Blade promete ser um divisor de águas no gênero de ação-aventura e já começa a atiçar a curiosidade de fãs e críticos com os últimos rumores e artes conceituais.
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Mas afinal, por que esse jogo merece a sua atenção?
1 – 25 anos sem um jogo do Blade
Desde os tempos do PlayStation 1, Blade está sumido dos videogames há mais de duas décadas.
Após os filmes icônicos com Wesley Snipes no fim dos anos 90, o caçador de vampiros acabou relegado ao papel de personagem de nicho no vasto universo Marvel. Eu outras palavras, mais um personagem f#d4 guardado no fundo da gaveta.
Porém, agora com a popularidade renovada do personagem no MCU (em Deadpool & Wolverine), um novo game promete devolver a ele o protagonismo que merece — e em grande estilo.
A proposta de um jogo é a chance perfeita de trazê-lo de volta ao centro das atenções, mostrando todo o potencial de um herói dividido entre humanidade e monstruosidade.
E não deve apenas se tratar de lutar contra vampiros: é uma oportunidade de explorar a identidade complexa de Eric Brooks em um formato interativo como nunca vimos.
2 – Está sendo produzido pela Arkane

Se tem um estúdio que entende de atmosferas densas e jogabilidade imernsiva, é a Arkane.
Com Dishonored, eles mostraram que sabem criar mundos imersivos e sistemas de combate cheios de possibilidades.
Em Prey, ousaram com uma narrativa fragmentada e mecânicas inovadoras.
Agora, com Marvel’s Blade, a Arkane promete unir esses aprendizados em um game de ação-aventura em terceira pessoa, onde cada rua de Paris pode esconder uma ameaça — ou uma oportunidade tática.
Para muitos fãs, é também a grande chance da Arkane se redimir após o tropeço de Redfall.
3 – Nada de Nova York ou Londres

A ambientação em uma Paris tomada por vampiros não é apenas um pano de fundo bonito.
A cidade será um verdadeiro personagem do jogo, com ruas desertas, becos sombrios e catacumbas infestadas de criaturas sedentas por sangue. A Arkane é conhecida por criar cenários com identidade própria, e aqui não deve ser diferente.

A promessa é de uma experiência onde o jogador pode escolher entre o stealth absoluto nas sombras ou o confronto direto com lâminas afiadas — transformando cada esquina em uma decisão de vida ou morte.
4 – Combate corpo a corpo com assinatura Arkane
Ao contrário do foco em tiros de Redfall, aqui a promessa é de um combate mais íntimo e brutal.
Esqueça tiroteios genéricos. Blade quer que você sinta o peso de cada golpe, o atrito de cada lâmina e a adrenalina de caçar — ou ser caçado. Pense em Dishonored com lâminas afiadas e dentes pontudos por todos os lados.
A expectativa é de um combate visceral, onde espadas, estacas e gadgets de caçador serão o centro das mecânicas. Com o histórico da Arkane em criar ferramentas criativas para o jogador, há grandes chances de vermos sistemas que permitem diferentes estilos de jogo: desde a furtividade letal até o massacre estiloso digno de um caçador de elite.
5 – Possível lançamento já em 2027
Embora seja um projeto da Arkane (um estúdio da Xbox), Marvel’s Blade deve seguir a tendência recente de lançamentos multiplataforma.
Rumores apontam que o jogo chega ao Xbox Series X|S, PC e possivelmente ao PS5, com direito a lançamento day one no Game Pass. Se confirmado, será um movimento estratégico da Microsoft para ampliar o alcance de um dos jogos mais aguardados da geração.
Embora a Arkane Lyon ainda mantenha Marvel’s Blade envolto em sigilo, algumas pistas surgiram recentemente. De acordo com um relatório financeiro interno, o jogo teria entrado em produção ativa no final de 2024, após uma fase inicial de pré-produção focada em conceitos e estrutura narrativa.
E tem mais: o mesmo documento sugere uma data de lançamento estimada para novembro de 2027, o que reforça a ideia de que o projeto será ambicioso e terá um ciclo de desenvolvimento típico de um AAA.
Fique de olho!
Além do relatório financeiro da Arkane Studios, o insider eXtas1s — conhecido por vazamentos precisos no mundo dos games — compartilhou praticamente a mesma informação em suas redes sociais.
Segundo ele, também, Marvel’s Blade está sendo planejado para chegar ao público em novembro de 2027.
De qualquer modo, até lá, a expectativa é que novos detalhes — como gameplay ou trailers — surjam em eventos como a Gamescom ou o The Game Awards.
Se Marvel’s Blade cumprir a promessa de entregar uma narrativa densa e jogabilidade à altura da Arkane, podemos estar diante de um dos maiores lançamentos da 9ª geração de consoles (e estamos precisando).