Harry Potter e a Câmara Secreta - Divulgação
Harry Potter e a Câmara Secreta - Divulgação

Um menino que descobriu ser um bruxo, está retornando a uma escola especial que o ensinará tudo que ele precisa aprender sobre feitiços, poções, criaturas mágicas e muito mais. No entanto, um perigo está pondo a vida dos alunos em risco e por isso, ele se une a seus amigos para descobrir o que está acontecendo e derrotar o mal. Veja a história de Harry Potter e a Câmara Secreta

Se você não conhece essa história, ouso dizer que você está muito desatualizado ou é muito novo, já que a maioria dos jovens dos anos 90 e 2000 já se imaginaram na plataforma 9 ¾ para ingressar no Expresso Hogwarts e viver inúmeras aventuras dentro do universo de Harry Potter. É já que estamos falando do mesmo, proponho relembrarmos uma das partes iniciais da saga.

Harry Potter e a Câmara Secreta é o segundo filme de uma das sagas mais amadas do planeta. Contando com uma legião de fãs, tanto dos livros quanto dos filmes, Harry Potter foi um marco na infância de milhares de pessoas que acompanharam o desenvolvimento do bruxinho. Ou seja, desde seu primeiro momento em Hogwarts até derrotar seus inimigos e formar sua própria família.

Devido ao sucesso estrondoso de Harry, Rony e Hermione em suas aventuras no mundo da magia, a saga está sendo relançada em alguns cinemas, fazendo com que alguns revivam a experiência enquanto apresentam este mundo de magia e fantasia para as novas gerações.

Lançamento de Harry Potter e a Câmara Secreta

Lançamento de Harry Potter - Divulgação
Lançamento de Harry Potter – Divulgação

Tendo completado 20 anos de seu lançamento, Harry Potter e a Câmara Secreta foi lançado em 22 de novembro de 2002, apenas um ano depois de Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro filme da franquia.

Embora o tempo de espera entre o lançamento do primeiro e segundo filme tenha sido extremamente curto, a qualidade do mesmo não foi rebaixada, contando com uma produção cheia de efeitos especiais, cenários impressionantes, atuações maravilhosas e figurinos que até hoje abalam festas de halloween de tão marcantes que foram para esta geração.

Direção de Harry Potter e a Câmara Secreta

Chris Columbus - Divulgação
Chris Columbus – Divulgação

O diretor Chris Columbus também retorna a produção do filme, acompanhado de Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates. No entanto, ele deixou as produções ao terminar Harry Potter e a Câmara Secreta.

Chris Columbus diz que o primeiro e segundo filme foram feitos de forma consecutiva, acumulando 320 dias de gravações. Durante este tempo, Columbus permaneceu no Reino Unido, enquanto sua família se encontrava morando nos Estados Unidos.

Nesse sentido, por causa dessa distância, muitos momentos estariam sendo perdidos e desse modo, por este motivo, o diretor teria decidido não comandar a produção do terceiro filme, atuando apenas na parte de produção executiva e se afastando por completo do projeto daí em diante.

Um pouco da história de Chris Columbus

Nascido em setembro de 1958, no estado da Pensilvânia, EUA, Christopher Columbus cresceu na cidade de Northern Cambria e estudou artes na Universidade de New York. Posteriormente, ele iniciou a carreira como roteirista no início dos anos 80.

Chris Columbus se mudou para Los Angeles em 82 e trabalhou como assistente do diretor Steven Spielberg. Entretanto, sua primeira atuação em um longa foi com o filme Jovens Sem Rumo de 84 e seu primeiro trabalho como diretor foi em Uma Noite de Aventuras de 1987.

Ademais, Columbus atingiu a fama Hollywoodiana entre a década de 90 e 2000, sendo responsável por filmes marcantes como Esqueceram de mim nos anos 90, Uma Babá Quase Perfeita de 93 e os primeiros dois filmes da saga Harry Potter em 2001 e 2002.

Outros Trabalhos de Chris Columbus

Produtor, diretor e roteirista, Chis Columbus já trabalhou em diversos projetos que marcaram gerações. Por isso, abaixo você poderá ver uma lista de seus trabalhos ao longo das décadas:

Roteirista

  • Gremlins de 1984;
  • The Goonies de 1985;
  • Young Sherlock Holmes de 1985;
  • Only the Lonely de 1991;
  • Nine Months de 1995;
  • The Christmas Chronicles 2 de 2020.

Produtor

  • Nine Months de 1995;
  • Jingle All the Way de 1996;
  • Stepmom de1998;
  • O Homem Bicentenário de 1999;
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal de 2001;
  • Harry Potter e a Câmara Secreta de 2002;
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban de 2004;
  • Quarteto Fantástico de 2005;
  • Uma Noite no Museu de 2006;
  • Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado de 2007;
  • Uma Noite no Museu 2 de 2009;
  • Histórias Cruzadas de 2011;
  • Percy Jackson e O Mar de Monstros de 2013;
  • Pixels de 2015;
  • The Christmas Chronicles 2 de 2020.

Diretor

  • Adventures in Babysitting de 1987;
  • Esqueceram de Mim de 1990;
  • Only the Lonely de 1991;
  • Esqueceram de Mim 2 de 1992;
  • Uma Babá Quase Perfeita de 1993;
  • Nine Months de 1995;
  • Stepmom de 1998;
  • O Homem Bicentenário de 1999;
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal de 2001;
  • Harry Potter e a Câmara Secreta de 2002;
  • Rent de 2005;
  • Eu Te Amo, Beth Cooper de 2009;
  • Percy Jackson e O Ladrão de Raios de 2010;
  • Pixels de 2015;
  • The Christmas Chronicles 2 de 2020.

Escritora de Harry Potter e A Câmara Secreta

Joanne Kathleen Rowling - Divulgação
Joanne Kathleen Rowling – Divulgação

Harry Potter e a Câmara Secreta foi escrito por Joanne Kathleen Rowling, conhecida popularmente apenas por J.K. Rowling em 1998. Contudo, além da escritora ser a responsável pela criação de toda a saga do mundo de Harry Potter, a britânica também é roteirista e produtora cinematográfica.

No entanto, embora sua saga de livros mais famosa seja infanto-juvenil, Rowling também tem trabalhos direcionados para o público adulto, como Morte Súbita de 2012 e O Chamado do Cuco de 2013, que a mesma publicou utilizando o pseudônimo de Robert Galbraith.

A Vida de J.K Rowling

Rowling nasceu em 31 de julho de 1965, na cidade de Yate, Inglaterra. Filha de um engenheiro aeronáutico e uma técnica de ciência, Joanne Rowling se inspirou para escrever a saga de nosso querido trio de bruxos em um trem, enquanto se mudava para Manchester junto de seu namorado em 1990.

Porém, naquele mesmo ano, um acontecimento impactou diretamente a escrita de Rowling, que foi a morte de sua mãe. Anne Rowling, mãe da escritora, faleceu em dezembro de 1990, após 10 anos de sofrimento, lutando contra esclerose múltipla.

Rowling não teve a oportunidade de compartilhar sua ideia com a mãe, mas foi se baseando em seu luto, que ela escreveu sobre Harry Potter dando detalhes de todos seus sentimentos por perder seus pais para o Lorde das Trevas no primeiro livro da saga.

A dor como inspiração

Após ler um anúncio no jornal The Guardian, Rowling se mudou para Portugal, onde teria conhecido seu primeiro marido, um telejornalista português chamado Jorge Arantes, com quem posteriormente a escritora teve sua primeira filha, Jessica Rowling.

O casamento de Rowling com Arantes não durou muito, tendo início em outubro de 92 e acabando em julho de 93. A escritora já confirmou ter sofrido violência doméstica durante seu casamento, então, em dezembro de 93, Rowling se muda junto de sua filha para a Escócia, onde poderia ficar próxima de sua irmã Diane.

Sete anos após se formar na Universidade Exeter, Rowling sentia um terrível sentimento de fracasso. No entanto, mesmo após um casamento acabado, desemprego e as responsabilidades de ser mãe solo, Rowling usou este sentimento como motivação para focar em sua escrita.

Durante este tempo, Rowling acabou sendo diagnostica com depressão, pensando inúmeras vezes no suicídio. Ademais a autora de Harry Potter utilizou sua doença para criar seres horripilantes apresentados no terceiro livro da saga. Os dementadores são criaturas de aparência fantasmagórica, que sugam toda a felicidade de suas vítimas, as deixando em estado de catatonia.

Novo casamento

Em dezembro de 2001, Joanne Rowling se casou novamente, em uma cerimônia privada dentro da própria casa, com o anestesista escocês, Neil Murray, com quem Rowling teve outros 2 filhos, o menino David e a caçula Mackenzie, a quem Rowling dedicou Harry Potter e o Príncipe Mestiço, sexto livro da saga.

Nome de Escritora

Rowling teve que abreviar seu nome antes do lançamento de seu primeiro romance, sendo orientada a utilizar apenas duas letras e seu sobrenome, já que a editora Bloomsbury acreditava que os meninos não iriam se interessar por livros escritos por mulheres.

A escritora acabou por realizar uma homenagem a sua avó paterna, Kathleen Rowling, já que não tinha um segundo nome. Dessa forma, durante o segundo casamento, Rowling utilizou ocasionalmente o nome Joanne Murray quando se tratava de assuntos pessoais.

A saga Harry Potter

Utilizando uma antiga máquina de escrever, Rowling terminou o manuscrito de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Christopher Little Literary Agency se tornou representante da escritora após a resposta do revisor Bryony Evens a seus primeiros três capítulos.

Entretanto, o manuscrito foi recusado por 12 editoras antes de Barry Cunningham da Bloomsbury decidir apostar na sua publicação. Isso só ocorreu devido à filha de oito anos do presidente da editora ter lido o primeiro capítulo do livro e exigido um segundo a seu pai.

Mesmo assim, Cunningham sugeriu que Rowling arranjasse um emprego, já que a possibilidade de ganhar dinheiro com um livro infantil era considerada mínima. Em 97, a Scottish Arts Council deu a Rowling uma concessão de 8 mil libras para que ela continuasse a desenvolver a série de livros.

A Bloomsbury publicou Harry Potter e a Pedra Filosofal em junho de 1997. Inicialmente, eles fizeram 1000 cópias do livro, sendo que, 500 delas foram enviadas para bibliotecas. Atualmente, essas cópias foram avaliadas no valor entre 16 e 25 mil libras.

Cinco meses após a publicação, J.K Rowling começou sua coleção de prêmios, começando por um Nestlé Smarties Book Prize. Em seguida, a escritora recebeu também um British Book Awards na categoria de Livro Infantil do Ano e um Children ‘s Book Awards.

Toda a saga de Harry Potter gerou vários prêmios para a autora, além de ter quebrado recordes de vendas mais de uma vez e ganhado o título de série literária mais vendida do mundo.

Adaptações para o cinema

Com o sucesso pós-lançamento do livro, a Warner Bros. decidiu comprar os direitos de produção de Harry Potter em outubro de 98. As adaptações dos primeiros dois filmes dirigidos por Columbus foram lançados com um ano de diferença, a Pedra Filosofal em novembro de 2001 e a Câmara Secreta em novembro de 2002.

A partir do terceiro filme da franquia, outros diretores acabaram se envolvendo no projeto, sendo eles Alfonso Cuarón em o Prisioneiro de Azkaban, Mike Newell em o Cálice de Fogo e David Yates assumindo a direção dos últimos 4 filmes de Harry Potter.

Rowling tinha alguns desejos relacionados à produção dos filmes quando fechou contrato com a Warner. Um deles foi que todo o elenco de Harry Potter deveria ser britânico, condição que fez com que Liam Aiken perdesse o papel de protagonista.

Outra exigência da autora, foi que a Coca-Cola, que era a empresa que promovia os filmes em seus produtos, doasse 18 milhões de dólares para instituições de caridade e programas comunitários.

A Pedra Filosofal e os últimos três filmes da franquia foram escritos por Steve Kloves, tendo Rowling como auxiliar, no intuito de garantir que o roteiro não comprometesse futuros livros da série.

Onde assistir Harry Potter e a Câmara Secreta

HBO Max - Divulgação
HBO Max – Divulgação

Harry Potter e a Câmara Secreta está sendo relançado nos cinemas brasileiros para comemorar os 20 anos de seu lançamento, então você pode assistir ao filme como se fosse a primeira vez, sentindo todas as emoções que uma sala de cinema pode lhe proporcionar no dia 26 de novembro.

Mas caso você perca esta oportunidade ou apenas prefira assistir a filmes no conforto da sua casa, o longa está disponível para assinantes da HBO Max, permitindo que você assista este e outros filmes, quando e quantas vezes quiser.

Produção de Harry Potter e a Câmara Secreta

Stuart Craig, responsável pela cenografia dos primeiros dois filmes da saga Harry Potter, já preparava pontos primordiais da pré-produção desde o primeiro filme. Isso permitiu que ele tivesse mais tempo para aprimorar a qualidade dos cenários de A Câmara Secreta e que pudesse inserir elementos que não apareceram no primeiro filme.

Cenas na casa dos Dursley em Little Whinging, foram feitas em Surrey, Inglaterra, assim como o Expresso de Hogwarts, a estação de King ‘s Cross e a famosa plataforma nove três quartos.

Já no momento da filmagem, o diretor Chris Columbus decidiu utilizar de uma câmera de mão, para que houvesse uma mudança cinematográfica comparada a Pedra Filosofal. Columbus queria entregar uma filmagem com maior liberdade de movimentos.

A trilha sonora do longa foi inicialmente trabalhada por John Williams, porém, devido a alguns conflitos de agenda, ela acabou sendo finalizada pelo compositor William Ross junto da Orquestra Sinfônica de Londres, ganhando um prêmio de melhor trilha sonora em 2003.

Elenco de Harry Potter e A Câmara Secreta

O elenco da franquia Harry Potter foi consistente durante os anos, tendo leves modificações por razões infelizes. Os rostos vistos em Harry Potter e a Câmara Secreta ficaram marcados na história do cinema, consolidando carreiras, principalmente dos mais jovens.

Daniel Radcliffe

Daniel Radcliffe - Divulgação
Daniel Radcliffe – Divulgação

O nosso jovem e ilustre protagonista, Harry Potter, é interpretado por Daniel Radcliffe. O ator britânico de 33 anos, tinha apenas 12 anos quando protagonizou o segundo filme do bruxinho.

Harry Potter entrou em Hogwarts após descobrir ser um bruxo famoso por sobreviver a um terrível bruxo das trevas, quando ainda bebe. É um tanto quanto impulsivo e espirituoso, entretanto, sempre acaba se metendo em problemas por junto de seus amigos Rony e Hermione.

Rupert Grint

Rupert Grint - Divulgação
Rupert Grint – Divulgação

Ele é ator e produtor britânico. Ele interpreta o melhor amigo de Harry, Rony Wesley. O sexto filho da família Wesley, além de ser um companheiro leal do protagonista, também acaba atuando como um alívio cômico para alguns momentos de tensão do filme.

Embora o personagem seja um pouco medroso, principalmente quando o assunto é aranhas, ele não nunca deixa de agir quando seus amigos mais precisam, fazendo de tudo para ajudá-los. 

Emma Watson

Emma Watson - Divulgação
Emma Watson – Divulgação

Fazendo parte do trio principal temos a atriz, modelo e ativista, Emma Watson no papel de Hermione Granger. A amiga estudiosa e um verdadeiro prodígio na magia, pois sempre está sendo elogiada por sua perspicácia e inteligência.

Pode-se dizer que Hermione é a mais racional do grupo, sempre querendo aprender cada vez mais. No entanto, por ter nascido trouxa, ela acaba sendo discriminada e subestimada por aqueles que não a conhecem, porém, ela sempre acaba se sobressaindo. Contudo, este papel alavancou a carreira de Emma, tornando seu nome reconhecido na indústria do cinema.

Tom Felton

Tom Felton - Divulgação
Tom Felton – Divulgação

Draco Malfoy seria o antagonista da história de Harry Potter e Tom Felton da vida a este menino mimado e preconceituoso de maneira majestosa. Embora o menino seja o total oposto de seu personagem.

Tom Felton interpretou Draco Malfoy durante toda a franquia. Dessa forma, o mesmo deu um ar desdenhoso ao personagem durante seus primeiros anos até um arco de redenção ao final da saga.

Robbie Coltrane

Robbie Coltrane Harry potter - Divulgação
Robbie Coltrane Harry potter – Divulgação

Rubio Hagrid é o protetor e amigo de Harry Potter. Muito desajeitado, amante de criaturas mágicas e péssimo em guardar segredos. Ademais, Hagrid acaba sendo muito injustiçado no segundo filme ao o acusarem de um crime que não cometeu.

O ator, comediante e escritor Robbie Coltrane foi quem interpretou o personagem durante toda a franquia. Ele deu a seu personagem uma imagem fraterna e meio abobalhada, marcando uma geração. Todavia, o ator veio a falecer em outubro de 2022.

Richard Harris

Richard Harris - Divulgação
Richard Harris – Divulgação

Ator, diretor teatral, cantor, compositor e escritor. Este é nada mais, nada menos que Richard Harris, o nosso ilustríssimo e incomparável Professor Alvo Dumbledore, o diretor da escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

Richard Harris criou a imagem cativante e sabia que vemos do Professor Dumbledore no primeiro e segundo filme. No entanto, não o vemos mais a partir do terceiro filme devido a seu falecimento em outubro de 2002. Ao passo que isto ocorreu um mês antes da estreia de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Jason Isaacs

Jason Isaacs - Divulgação
Jason Isaacs – Divulgação

Um rosto que apreciamos pela primeira vez no mundo de Harry Potter em A Câmara Secreta, é o do ator britânico, Jason Isaacs que interpreta o ex comensal da morte, Lúcio Malfoy, pai de Draco.

Lúcio Malfoy tem uma aparência imponente e arrogante, sempre demonstrando seu desprezo por todos os que considerava inferior. Porém, essa imagem vai se desfazendo com o passar dos filmes, nos quais Malfoy vai adquirindo uma aparência fraca e amedrontada.

Alan Rickman

Alan Rickman - Divulgação
Alan Rickman – Divulgação

Amado por alguns e odiado por outros, Severus Snape foi interpretado pelo premiado ator britânico, Alan Rickman, que sempre deu um ar misterioso ao personagem, fazendo com que o público não entendesse se ele era mal ou não, assunto este, debatido até hoje.

Alan Rickman teve uma carreira repleta de sucessos e prêmios. Mas infelizmente, este é outro integrante do elenco de Harry Potter que só veremos de novo, nas telas, já que ele faleceu em janeiro de 2016.

Shirley Henderson

Shirley Henderson - Divulgação
Shirley Henderson – Divulgação

Não tem como falar de a Câmara Secreta sem relembrar o da atriz Shirley Henderson, também conhecida como a inconfundível, Murta-Que-geme, a fantasma de uma aluna de Hogwarts que morreu quando a Câmara Secreta foi aberta pela primeira vez.

A Murta-Que-Geme é uma personagem essencial para o desenrolar de Harry Potter e a Câmara Secreta, já que, além de ser um alívio cômico em alguns momentos, ela ajuda Harry a desvendar o segredo da Câmara. Ela também aparece em outros filmes da franquia, mas sem muita visibilidade.

Mark Williams

Mark Williams - Divulgação
Mark Williams – Divulgação

Ele aparece pela primeira vez na franquia Harry Potter em a Câmara Secreta, tendo como papel o amante do mundo trouxa, Arthur Wesley, pai de Rony. Ele trabalha no ministério da magia e sua aparição é breve, tendo mais visibilidade futuramente.

Bonnie Wright

Bonnie Wright - Divulgação
Bonnie Wright – Divulgação

E falando dos Wesley, temos Bonnie Wright novamente no papel de Gina Wesley, a irmã mais nova de Rony e grande admiradora de Harry, se tornando com o desenrolar da história, seu interesse romântico.

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Gina ingressa em seu primeiro ano de estudos na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, no entanto, ela acaba sendo controlada e usada para abrir a Câmara Secreta, pondo diversos alunos em perigo.

Cristian Coulson

Cristian Coulson - Divulgação
Cristian Coulson – Divulgação

E como estamos falando do controle sobre Gina Wesley, então, precisamos falar do jovem Tom Riddle, também conhecido como lord Voldemort, arqui-inimigo de Harry Potter e vilão da saga.

Riddle aparece em forma de lembrança, controlando Gina para abrir a Câmara Secreta e tentando manipular Harry, mostrando lembranças de quando a Câmara teria sido aberta pela primeira vez, causando a morte de uma aluna.

Toby Jones

Toby Jones - Divulgação
Toby Jones – Divulgação

Um dos personagens mais adorados da saga Harry Potter, é Dobby, o elfo doméstico. Sendo dublado pelo ator Toby Jones, Dobby é uma criatura mágica que decide tentar proteger Harry de um perigo iminente e assim ganhando o carinho do público.

O personagem ganhou a fama de feio-fofo e embora seja bastante popular entre a maioria dos fãs, seu personagem não tem tanto tempo de tela. Ele tem aparições marcantes, mas breves e aparece na franquia novamente apenas em  Harry Potter e as Relíquias da Morte — parte 1.

Curiosidades de Harry Potter e A Câmara Secreta

Todo filme tem suas curiosidades, sejam elas na história, na produção, entre os atores, dentro ou fora das câmeras. Independentemente de onde elas se encontrem, todo fã que se preze precisa conhecer pelo menos uma curiosidade de seus filmes favoritos. Portanto, a seguir algumas curiosidades sobre Harry Potter e a Câmara Secreta.

2 anos de espera

O livro Harry Potter e a Câmara Secreta foi lançado na Inglaterra, no dia 2 de julho de 1998. No entanto, os fãs brasileiros tiveram que esperar quase 2 anos para ter o segundo livro da saga, já que ele só chegou ao Brasil em agosto de 2000. O filme Harry Potter e a Câmara Secreta está entre as 100 produções de maior bilheteria do mundo, tendo faturado nada mais, nada menos que uma humilde quantia de US$879.225.135,00.

A primeira vítima de Voldemort

A Murta-Que-Geme tem sua primeira aparição na saga Harry Potter em Harry Potter e a Câmara Secreta, sendo descoberto que ele acabou por falecer após olhar nos olhos de um basilisco. No entanto, pelo fato de o basilisco ter sido solto por Voldemort, conhecido como Tom Riddle na época, isso faz dela a primeira vítima do Lorde das Trevas.

Mensagem indecente

Durante uma première, Rupert Grint, nosso querido Rony Wesley, teve um ataque de risos ao ver um cartaz escrito por uma fã. O cartaz foi escrito com batom e nele dizia “Rupert, visita a minha câmara secreta?”

Alavancada na carreira

Emma Watson, Rupert Grint e Daniel Radcliffe ganharam muita fama nas telonas depois do sucesso estrondoso que foi Harry Potter. A única diferença, é que tanto Emma quanto Rupert iniciaram sua carreira com a saga, enquanto Daniel, que já tinha atuações anteriores, teve sua carreira impulsionada após seu papel como o bruxo.

A vida dentro da Arte

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Rony aparece dirigindo o carro da família, um Ford Anglia. Entretanto, o que talvez algumas pessoas não saibam, é que este é o mesmo carro que a escritora e autora da saga, J. K. Rowling, utilizava durante sua juventude.

CrossOver

Durante a Câmara Secreta, nós ingressamos no escritório do Professor Dumbledore. Além de uma Fênix, também é visto uma coleção de grandes bruxos e um desses grandes bruxos é o Gandalf de Senhor dos Anéis.

Livro Favorito

O ator que interpreta Harry Potter, Daniel Radcliffe, já declarou que seu livro favorito da saga é justamente Harry Potter e a Câmara Secreta.

Ofidioglossia: A língua das cobras

Desenvolvida pelo professor de fonética, Francis Nolan, a ofidioglossia é uma habilidade desenvolvida apenas pelos descendentes de Salazar Sonserina, que permite a seus usuários entender e até mesmo persuadir cobras.

Está linguá foi desenvolvida especialmente para os filmes, sendo apresentada para o público no primeiro filme da saga e um pouco mais explorada no segundo. Ao passo que contendo cenas nas quais tanto Harry quanto Voldemort utilizam desta língua.

Qualquer semelhança é mera coincidência

No filme, Harry Potter e a Câmara Secreta, temos a primeira aparição do Dobby, o Elfo doméstico. Pois ao que parece, o presidente Vladmir Putin, da Rússia, teria se irritado com uma suposta semelhança entre ele e o elfo, gerando até mesmo um processo contra a Warner Bros. por uso indevido de imagem.

Críticas sobre Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta tem uma avaliação muito positiva dentre os críticos especializados, contando com uma aprovação de 82% no Rotten Tomatoes. O crítico de cinema e roteirista Roger Ebert, classificou o longa como “fenomenal”, dando uma nota 4 estrelas e elogiando principalmente a parte de cenografia.

Entertainment Weekly também soltou elogios direcionado ao segundo filme da saga. Pois apontou para o fato de A Câmara Secreta ter uma atmosfera mais escura e horripilante, como eles acreditam que a história de Harry Potter deva ser.

Richard Roeper prestou elogios tanto para a direção do filme quanto para a fidelidade que o mesmo tem com o livro, dizendo que o maravilhoso trabalho de Chris Columbus. E que, além disso, por ser fiel à história original, consegue trazer uma era cinematográfica para o projeto.

O filme também teve críticas ruins

A revista estadunidense Variety, assim como a Weekly, aprova a escuridão e dramaticidade trazida pelo filme. Disse ainda que isso o faz parecer ter vida para além dos filmes. Ainda assim, eles classificaram o filme como excessivamente longo.

Por mais bem feito que o trabalho seja, infelizmente ele nunca pode agradar a todos. Todavia, este foi o caso de A.O. Scott, do jornal estadunidense New York Times. Scott diz que ao assistir ao filme se sentiu maltratado, desgastado e muito decepcionado”.

Marcelo Hessel, que escreveu uma crítica para o site brasileiro Omelete, diz que é necessário observar deslizes de adaptação. Além das limitações de texto da autora. Ademais, ele também se posiciona contra críticas relacionadas às atuações do trio principal. Alegando que independente do resultado, não é certo criticar um menino de 12 anos posto para decorar falas e contracenar com marcações cênicas.

E ao contrário do que disse Richard Roeper, o crítico da Rolling Stone, Peter Travers, condena o filme por sua fidelidade ao livro. Em outras palavras, ele afirma que isso barrou a criatividade do diretor, tornando o filme muito arrastado.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui