Para os fãs da saga Harry Potter, o 3º filme, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” é uma diversidade de sensações. Sendo estas: surpresa, alegria, emoção, apreensão, inquietude e comemoração. Este exemplar da série começa fazendo uma reflexão sobre quem são os pais de Harry. E com quem ele foi “deixado” e principalmente como seu destino tomou “novos rumos” a partir de um desentendimento com seus tios.
O filme se desenvolve com as seguintes questões: Quem é o prisioneiro de Azkaban? Quais foram os motivos que o levaram à prisão? O que vai acontecer após sua fuga da prisão? E o ingrediente principal é que o prisioneiro está em busca do Harry Potter. O duplo twist que envolve o desenrolar de toda a trama traz os mais diversos sentimentos, desde alívio, até apreensão, angústia, pesar e eventualmente justiça/injustiça.
Curiosidade sobre Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Quando o filme foi lançado, em 2004, a crítica o considerou o melhor do – até então – trio de histórias sobre o Harry Potter. No entanto, ao comparar todos os 8 filmes, este é o único que teve arrecadação inferior a US$ 800 milhões. Para os filmes lançados naquele ano, a arrecadação “de largada” (primeiros 3 dias) foi a segunda melhor. Com 93,6 milhões de dólares e perdendo apenas para o segundo filme da série Shrek.
Esta obra está entre os cem filmes com maior bilheteria da história, ocupando a 96ª posição, com arrecadação mundial de US$ 797.491.273,00. Outra informação relevante para o filme é sua indicação ao Oscar em duas categorias: Melhor trilha sonora original e Efeitos visuais.
Quando o filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi lançado?
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban teve o seu lançamento no Reino Unido em 31 de maio de 2004. Já no Brasil em 04 de junho de 2004. A duração é de pouco mais de 2 horas (2 horas e 22 minutos). O que vai um pouco além da média de filmes. No entanto, para a série, está dentro da “normalidade”, já que todos possuem mais de 120 minutos.
Onde foi filmado o filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
Os oito filmes da série possuem cenas filmadas na Inglaterra e na Escócia. Cenas importantes de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” têm cenários específicos na Escócia. Em suas belíssimas montanhas, assim como em uma reserva natural chamada Glen Coe. Neste local foram filmadas as cenas da cabana de Hagrid, Ponte para Lugar Nenhum e o Relógio de Sol de Jardim.
Nesta região há um hotel muito famoso em que os fãs de escalada costumam se hospedar e que possui como característica ímpar a localização em um lindo vale vulcânico. Dessa forma, devido a sua beleza, o mesmo recebe muitas visitas ao longo do ano.
Qual foi a nota de crítica do filme?
No IMDb, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban tem nota de 7,9/10. Já no Rotten Tomatoes, a pontuação é de 90% de aprovação. Um excelente número e ainda com índice de 86% de aceitação do público. O que prova que este é um grande sucesso.
Elenco do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
O elenco de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é composto por: Daniel Radcliffe, Rupert Gring, Emma Watson, Julie Christie e Robbie Coltrane. Assim como: Michael Gambon, Richard Griffiths, Gary Oldman, Alan Rickman, Fiona Shaw e Maggie Smith. Além disso, existem outros atores: Timothhy Spall, David Thewlis, Emma Thompson, Julie Walters e Mark Williams. Além de, principalmente, os estudantes de Hogwarts.
Quem é o diretor do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
Alfonso Cuarón é o diretor de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Este foi o único filme da série que teve o mexicano na direção. Sua carreira em filmes teve início no México. Após o sucesso de “Sólo con tu pareja”, foi convidado pelos experientes produtores de Hollywood para trabalhar nos Estados Unidos.
Quem foi o roteirista do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
Steve Kloves foi o roteirista de 7 dos 8 filmes da saga Harry Potter. Dessa forma, ele não participou do 5º filme (Harry Potter e a Ordem da Fênix). Entre outras obras, podemos citar Susie e os Baker Boys, Garotos Incríveis, A Força de um Passado, além de 7 participações em Harry Potter.
Onde assistir ao filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban está disponível para assinantes da plataforma HBO Max e para aluguel, no YouTube, Apple TV, Amazon Prime Vídeo e Google Play Filmes e TV. Desse modo, fica muito fácil assistir a este filme.
Qual a história de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
Harry Potter está passando um verão nada feliz na casa dos tios Dursley, quando um desentendimento com a tia Guida, que fala mentiras sobre seus pais, o deixa irritado e fazem com que ele desfira um feitiço contra ela. Fazendo-a inflar até voar e sumir da casa.
Neste momento Harry decide fugir e mesmo sem saber para onde ir, encontra com o NoiteBus Andante que o leva até o Caldeirão Furado, onde encontra com seus amigos Hermione e Rony. Em sua chegada ele descobre que Sirius Black, ex discípulo de Lorde Voldemort, fugiu de Azkaban e o está procurando.
Dumbledore anuncia, já em Hogwarts, que os Dementadores, criaturas que sugam a felicidade, além de serem os guardiões de Azkaban, farão a defesa local enquanto Sirius Black não for encontrado.
Rúbeo Hagrid se torna 1 dos novos professores de Hogwarts e em sua primeira aula, de Trato das Criaturas Mágicas, há um incidente com Draco Malfoy que provoca o hipogrifo Bicuço o fazendo revidar, causando machucados em Draco. Por este motivo, Bicuço é condenado ao sacrifício.
Salvando Bicuço
Harry, Hermione e Rony assistem, de longe, à execução de Bicuço. No entanto, após este momento, o rato de estimação de Rony, chamado Perebas, o morde e sai correndo em fuga. Nesta busca por encontrá-lo, Rony se depara com um lobo preto que o arrasta para dentro de um grande Salgueiro Lutador (árvore).
Hermione e Harry correm para salvá-lo, chegam até a Casa dos Gritos e lá se deparam com Sirius, um Animago (bruxos que possuem a habilidade de se tornarem animais). Ao iniciar-se uma batalha entre Harry e Sirius, Lupin, professor de Hogwarts, aparece e intervém na briga. Portanto, este feito acaba salvando Sirius e mostrando que eles são amigos e que estarão juntos neste desafio.
Um dos momentos mais importantes do filme
Neste momento ele também se apresenta como Animago (lobisomen) e diz que Sirius é inocente das acusações que vinha recebendo, apontando Peter Pettigrew como o real acusado de traição da família Potter e assassinato dos doze trouxas. Além de ser culpado por colocar a culpa em Sirius.
Perebas, o rato de Rony, é o Peter Pettigrew, que ao se deparar com todos eles, foge, mas acaba sendo transformado em sua versão humana pela magia de Sirius e Lupin. Snape chega para prender Sirius, mas Harry intervém e o deixa inconsciente.
Para vingar-se de Peter, Lupin e Sirius querem matá-lo, mas Harry pede para que eles não façam isso, justificando que seu pai, amigo deles, não ficaria feliz em saber que esta foi a solução encontrada para resolver o problema. Harry então pede para que eles levem Peter aos cuidados dos dementadores, para que desta forma seja feita justiça.
Duelo entre Lupin e Sirius
Ao saírem da Casa dos Gritos, em direção à Hogwarts, já é noite e Lupin, que se transforma em lobisomem. Pois como diz a tradição, em dias de lua cheia inicia sua transformação, obrigando Sirius a fazer o mesmo e iniciarem uma luta.
Peter Pettigrew, aproveita este duelo para se transformar novamente em rato e fugir da sua possível prisão, deixando para trás Harry, Hermione, Rony, Lupien e Sirius. No entanto, Sirius que está em sua forma animal, corre atrás dos alunos de Hogwarts, mas que são felizmente salvos pelo hipogrifo Bicuço. Salvo por eles, que coloca todo mundo para “literalmente” correr.
Seguindo as dicas de Dumbledore, Hermione e Harry utilizam o “Vira-Tempo” e viajam de volta ao passado, possibilitando a não execução de Bicuço. Desse modo, facilitando também a fuga de Sirius Black, que voou com o hipogrifo Bicuço. Mas isso só ocorreu, após ele os ter convencido de sua inocência e provado sua amizade e lealdade aos pais do Harry.
Como foi a interpretação de Daniel Radcliffe?
Durante as filmagens de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, Daniel Radcliffe ainda era um adolescente com idade entre 14 e 15 anos e por ser seu 3º ano na saga, suas habilidades na atuação se tornaram ainda mais reais.
Por estar também em idade escolar, assim como o personagem, suas características físicas facilitam a compreensão de um bruxo em formação e que acompanha os objetivos da idade (estudar). Daniel também possui uma feição bem jovem, o que aumenta a sensação de que é um aluno em idade escolar.
Quem são os principais personagens de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
O filme gira em torno da amizade de três personagens principais, Harry Potter, Hermione e Rony, além do próprio prisioneiro de Azkaban, Sirius Black. No entanto, há outros personagens que fazem com que todo o enredo tenha suas conexões e compreensões. Tais como: Dumbledore, Lupin, Peter Pettigrew, Draco Malfoy e outros.
O elenco principal é formado pelos alunos de Hogwarts que fazem com que o “ambiente escolar” seja tão real e vivido quanto um colégio dos dias de hoje. Além, é claro, de todos os “funcionários” que fazem este local funcionar.
Harry Potter: ele realmente é um herói?
Harry Potter, interpretado por Daniel Radcliffe é o personagem central, não só deste filme, mas dos demais 7 da saga. Ele é o bruxo em todas as suas fases de aprendizagem. Desde como utilizar as mágicas, praticar esportes exclusivos de Hogwarts, até magias mais elaboradas como “Feitiço do Patrono” que o salva dos Dementadores.
O início do filme, que mostra Harry praticando suas magias sendo cerceado pelo seu tio, mostra os desafios de se tornar bruxo em um ambiente tão hostil e que não valoriza suas habilidades. Ademais, ele também não dá o carinho que ele gostaria de ter, uma vez que perdeu seus pais tão jovem.
O sentimento pelo personagem é de cuidado, atenção e carinho, e por ser o personagem principal sua história familiar traz esta narrativa. Ao ver sua dedicação, esforço e por fazer com que o telespectador tenha vontade de aprender as magias, praticar os esportes e voar nas vassouras. Além de também incentivar todos a viverem as aventuras, o que transforma Harry Potter em um grande personagem.
E a saga, diluída em seus diversos volumes, mostra as diversas fases do bruxo mais querido do cinema, seja pelo sua história pregressa, seja pela construção do futuro, trazendo esperança de que dias melhores podem vir. Assim como acontece com o personagem.
Hermione representa o “Girl Power”?
Infelizmente a resposta é não. Podemos dizer que ela representa sim as mulheres, mas na saga ela precisaria ter bastante visibilidade e protagonismo para ser considerada uma fiel representante do “Girl Power”. Ela é uma excelente personagem secundária, que dá sustentação ao personagem principal (Harry Potter), pois possui grande sintonia no trio Harry-Hermione-Rony.
Entretanto, ela poderia sim ter mais protagonismo, além de ser a melhor amiga do personagem principal. Em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” ela ainda está buscando seu espaço, enfrentando os obstáculos. E assim como na sociedade, se destaca entre tantos homens com o apoio de seus dois grandes amigos (Harry e Rony).
Por ser a única personagem feminina, de destaque nesta trama, a torcida para que ela se dê bem, tanto quanto os outros bruxos, é gigantesca, seja pela plateia feminina, seja pelos fãs da saga. Ela é uma personagem chave para o desenrolar de toda a história.
Emma Watson, artista que interpreta Hermione, é atriz, modelo e ativista. A britânica nascida em Paris (França) iniciou sua carreira de interpretações aos 10 anos. No entanto, na época, sem experiência na área, interpretou somente peças escolares. Atualmente, além dos 8 filmes da saga Harry Potter, Emma atuou em outros 12 filmes, além de diversas participações na televisão. Ela foi indicada em mais de 70 prêmios – por sua atuação – e levando quase 30 premiações.
Rony precisaria existir?
Rupert Gring é o ator que dá vida ao Rony em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” e no trio principal da série, é o que possui menor destaque. Não pela atuação do ator, mas pela sua importância na trama. Rony representa a inocência, atenção e carinho dedicada a um irmão mais novo. Alguém que anseia por aprender com os “mais velhos”, que neste caso, possuem a mesma idade (aproximadamente).
Neste 3º filme da saga, sua conexão com o rato Pereba, cria a conexão que soluciona o principal problema do filme, que é a busca pelo culpado da traição aos Potters. Inicialmente direcionada ao Sirius Black. Ao mesmo tempo, esta conexão com seu animal de estimação demonstra sua fragilidade e necessidade de ter um outro ser para dedicar sua atenção.
Afinal, só assim pode direcionar sua eventual carência não encontrada em Harry e Hermione. Dessa forma, trazer este personagem mostra eventuais conexões com a vida real e é importante somar o maior número de possíveis representatividades para adicionar mais e mais fãs ao(s) filme(s).
Sirius Black (prisioneiro de Azkaban) mereceu estar no título do filme?
Toda a trama se desenrola por conta da injusta prisão de Sirius Black. Então, sim, ele merece estar no título, ainda mais como uma reparação histórica pelo que ocorreu com ele , sem ter a possibilidade de provar sua inocência, já que o Pereba, quer dizer, o Peter Pettigrew o traiu, assim como fez com os Potters.
Felizmente sua amizade com Lupin, a amizade que tinha com o pai de Harry Potter e o carinho direcionado ao Harry. Que se tornou mútuo durante o filme. Proporcionou sua libertação e a possibilidade de buscar sua inocência, mesmo após tantos anos de injustiça.
Ao final do enredo, Sirius envia um super presente ao Harry: uma vassoura Firebolt, que desperta curiosidade e desejo em todos os alunos de Hogwarts. Gary Oldman, ator que interpretou Sirius Black, deu vida e incríveis momentos ao personagem. Inicialmente era um vilão da trama, tal como a cena em que ele e Lupin se transformam em animais e protagonizam uma batalha de titãs, separada pelo hipogrifo Bicuço.
Gary é ganhador de 1 Oscar de melhor ator por sua interpretação em “Darkest Hour” (2018), do diretor Joe Wright. Além de mais 4 prêmios pela atuação no mesmo filme: Globo de Ouro, Screen Actors Guild, BAFTA e Critic´s Choice.
Lupin: mocinho ou vilão?
Depende de até que parte você assistiu ao filme. Afinal, Remo Lupin é um dos professores de Hogwarts, que ministra a disciplina “Defesa contra as artes das Trevas”. Sua participação é essencial na trama, já que ele se dedica aos ensinamentos direcionados ao Harry Potter, fazendo com que quem assista o filme crie afeição por ele, além disso é ele quem ensina ao Harry, a magia “Feitiço do Patrono” para se defender dos dementadores.
Ao mesmo tempo, durante o encontro com Sirius Black, levando em consideração que até aquele momento ainda não é sabido de sua inocência. Lupin deixa de ser mocinho e se torna parceiro do até então vilão do filme. Os sentimentos se tornam ambíguos, já que ele era o cuidador de Harry, até ali. Felizmente este momento é breve e rápido.
Assim como Sirius Black, ele é um Animago (bruxo capaz de se transformar em animal) e com receio de ser incompreendido por esta característica, ele mesmo pede demissão de Hogwarts, não deixando Harry Potter e seus amigos felizes. Entretanto, eles compreendem a situação e o apoiam em sua decisão.
David Thewlis, ator que interpreta Remo Lupin, é bastante experiente em filmes e até 2022, já participou de mais de 60 filmes, sendo premiado como melhor ator no Festival de Cannes, pelo filme “Naked” no ano de 1993.
Qual a contribuição de Severo Snape para o filme?
Snape é o professor de “Poções” de Hogwarts, além de ser o chefe da Sonserina e protagoniza diversas cenas incluindo um momento muito importante em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Isso, pois enquanto Harry vigia os passos de todos em um mapa que mostra a localização e movimentação de cada um, ele, Snape, encontra Harry.
Na tentativa de esconder ou omitir que possui este poderoso mapa, Harry encontra-se sem saída do que falar e Lupin aparece para fazer com que sua história seja real e verídica. Snape sim tem o perfil de vilão e que se mantém durante toda a trama.
Outro momento importante protagonizado por Snape é quando Harry encontra Lupin e Sirius. Snape tenta imobilizar Sirius e Harry o ataca, fazendo com que ele desmaie e ele não consiga prender Sirius.
Alan Rickman, artista que deu vida ao Snape, foi um experiente ator britânico, com interpretações em mais de 40 filmes. Além de participações no teatro e, também, na televisão. Sua atuação foi reconhecida em cinco diferentes prêmios: Emmy, Globo de Ouro, Screen Actors Guild, BAFTA e Montreal World Film Festival.
Rubeo Hagrid estava pronto para ser professor?
Este questionamento surge logo após sua primeira atuação como mestre, já que por um descuido o hipogrifo Bicuço “ataca” Draco Malfoy. No entanto, ao entender o contexto, conhecer a personalidade de Draco e os ensinamentos que ele estava passando na aula, claramente entende-se que o ato foi de realizado por má fé do estudante.
A inexperiência do professor versus a habilidade de mau caráter de Draco o levam ao seu primeiro fracasso como instrutor. O que causa a punição de pena de morte para o Bicuço. Felizmente um duplo twist na história permite com que inocentes, até então penalizados, tenham a possibilidade de sofrer retratação pelas injustiças causadas por eles.
Anthony Robert McMillan, mais conhecido como Robbie Coltrane, artista que faz o papel de Rubeo Hagrid foi ator, comediante e escritor. Ele participou de mais de 30 filmes, além de atuações premiadas na televisão, como na série “Cracker”.
Dumbledore teve a melhor contribuição para o filme
Alvo Dumbledore, além de diretor do importantíssimo centro de ensino de novos bruxos, Hogwarts, possui uma participação primordial para a solução dos enigmas em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Sabendo que a única forma de resolver as injustiças que aconteceram até determinado ponto do filme só podem ser resolvidas voltando no tempo, ele sugere a Hermione que utilize o “Vira-Tempo”.
Ele ainda diz algo como: “Não estou vendo o que você está fazendo”, demonstrando que ele não poderia, oficialmente, sugerir aquela solução, mas que apoia e entende que é o melhor caminho. Michael Gambon passa a protagonizar o diretor Alvo Dumbledore apenas no 3º filme da série, já que o, até então, artista que o protagonizava, Richard Harris, faleceu em 2002.
Foram mais de 30 filmes em que Michael atuou, lhe proporcionando 8 indicações a prêmios de atuação, levando 5 destas oito nomeações para prêmios (Screen Actors Guild, BAFTA e Satellite Award. Além de outras premiações por sua atuação na televisão.
Válter e Petúnia Dursley precisam de holofote?
Na realidade, Válter e Petúnia dão o tom para que se comece o filme já torcendo para que Harry Potter se dê bem, busque suas oportunidades e que se é para ter tios tão desprezíveis quanto estes, talvez seja melhor ficar sozinho (ou em Hogwarts).
Tendo em vista o fato de Petúnia Dursley ter falado coisas nada boas sobre os pais de Harry Potter, tudo que acontece com eles é como se fosse uma vingança pelos maus tratos sofridos por Harry. Petúnia inflou até voar, Válter, ao tentar segurá-la, caiu e se espatifou no chão. Neste momento Harry foge e não quer mais voltar aos cuidados de quem não lhe quer bem.
Richard Griffiths e Fiona Shaw interpretam, respectivamente, Válter Dursley e Petúnia Dursley, os tios trouxas de Harry Potter. Ambos participaram de 5 filmes da saga, nos anos de 2001 (Pedra Filosofal), 2002 (Câmara Secreta), 2004 (Prisioneiro de Azkaban), 2007 (Ordem da Fênix) e 2010 (As relíquias da Morte).
Fiona participou de mais de 20 filmes, no entanto, Richard atuou em mais de 50 filmes. Ela ganhou uma interessante premiação, o BAFTA Awards, além de duas indicações ao Emmy Awards, nas categorias de “Melhor atriz coadjuvante” e duas indicações ao Emmy Awards.
Houve erros na gravação de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
Sim, houve. Vamos citar alguns aqui para ilustrar e reconhecer estas falhas de continuidade ou ausência de um revisor. Após isso poderá rever o filme e ver cada cena aqui citada. Portanto, veja a seguir:
Peter Pettigrew, o Perebas, se transforma de rato em humano e mais ao final do filme, de humano em rato novamente. Na 1ª cena (rato-humano) as roupas surgem – no tamanho do personagem – no mesmo momento em que ele retorna ao seu estado natural. Já no caminho inverso (humano-rato) a roupa não altera, permanecendo o rato pequeno e a roupa grande.
Durante uma reunião entre os estudantes de Hogwarts, um dos participantes é nada mais, nada menos que o dublê de Daniel Radcliff. Estes profissionais normalmente não atuam diretamente nas gravações dos filmes, mas sim nos bastidores ou na substituição dos artistas – na cena em que há necessidade.
Na cena em que Harry Potter utiliza sua capa de invisibilidade, os passos que ele dá no gelo, somem após ele pisar no chão. Lembrando que (ou apreendendo que) ao pisar no gelo, a marca fica, não haveria motivo para ela sumir. Sendo assim, esse foi um grande erro.
Nesta mesma cena é importante frisar que Harry está lutando contra três outros alunos. Quase que ao mesmo tempo, mas que ele não conseguiria fazer caso estivesse visível, uma vez que os golpes estão sendo executados contra eles em momentos muito próximos.
Afinal, vale a pena assistir Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban?
Para os fãs de Harry Potter, a série traz novidades, atualizações, novos lugares (unificados) para consulta. A trama é um recorte da nossa sociedade. Porque eventualmente se mostra pouco preocupada com a veracidade das informações e o amor que devemos ter com todos, inclusive com quem não temos afinidade.
Demonstrações de como é importante enfrentar os medos
Ao trazer, por exemplo, a demonstração de como enfrentar os medos, que é transformando algo terrível em algo cômico, a lição subliminar é a de que podemos vencer barreiras de forma simples e feita por nós mesmo, já que a alusão ao mundo real pode ser facilmente transportado para esta cena.
A luta do bem contra o mal
A luta do bem contra o mal é um ingrediente que costuma motivar e engajar a audiência de filmes que se dedicam a nos entreter de forma simples e emocionante. Este é um ingrediente que apoia o sucesso da saga, além dos fatores místicos.
Um universo de imaginação e magia
A relação com o universo escolar (de grande parte do público-alvo da época) e, também, por nos levar a sonhar com coisas que se sabe não existir, mas que nos encanta a possibilidade de imaginar como seria caso existisse.
Outro fator importante para o êxito da saga é que, uma boa parte dos que assistem, possuem idade próxima a dos personagens e estão envelhecendo, mas ganhando experiência em rumo à fase adulta junto com os personagens da série. Este quesito traz identificação, proximidade e sentimento de pertencimento.
Busca incessante pelo equilíbrio da balança da justiça
Mais um ponto importante é a oportunidade pela busca de justiça social, seja para inocentar injustiçados, ou para mostrar que todas as ações possuem consequências. Independente dos diversos níveis de intensidade, seja para refletir sobre o que podemos ou queremos fazer, conhecendo todas as regras do jogo “da vida”.
Verdadeiro sentido da amizade e lealdade
A amizade entre os personagens e a lealdade que eles mostram entre si, é baseada na casa que pertencem (Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal). Seja pela afinidade natural que surge entre pessoas do mesmo círculo social. Além de também ser uma reflexão importante no filme e que pode trazer efeito positivo para a vida de quem assiste. Então, dito tudo isto, a resposta é SIM. Desse modo, vale a pena assistir o 3º filme da saga Harry Potter (Prisioneiro de Azkaban).
Quais são os 8 filmes da série Harry Potter (em ordem cronológica)?
Quando um filme tem uma ou mais sequencias, o melhor é sempre seguir em ordem cronológica para que a história faça sentido, a saga Harry Potter não é uma exceção, portanto abaixo veja quais são os filmes que compõe a saga e qual a ordem de criação:
Portanto, vale a pena assistir a esse sucesso de bilheteria, principalmente se for em ordem cronológica para que tudo faça sentido e você fique por dentro de cada reviravolta.