Ator Chevy Chase
Chevy Chase no "The Last Movie Star" Premiere no Teatro Egípcio - IMAGEM: Jean_Nelson/Depositphotos

Você provavelmente conhece, ou já assistiu algum filme ou programa do renomado ator americano Chevy Chase.

Apesar de ter percorrido diversos segmentos do universo cinematográfico, o ator ficou mundialmente famoso por conta de seus icônicos filmes de comédia.

Com seus bordões e muito carisma, o ator conquistou milhares de fãs e chegou ao estrelato na década de 80, deixando seu legado até os dias atuais.

Então, se você quer conhecer melhor essa personalidade incrível, saber sobre sua vida antes da fama e conhecer toda sua história, não deixe de ler até o final.

Separamos diversas informações sobre ele, para que você veja como foi sua trajetória, desde criança até o hall da fama de Hollywood.

Acompanhe e confira:

Conheça o ator Chevy Chase

Ator Chevy Chase
Chevy Chase na Vanity Fair de 2004 Oscar After Party – IMAGEM: s_bukley/Depositphotos

Chavy Chase, nome artístico de Cornelius Crane Chase, que nasceu em Lower Manhattan em 8 de outubro de 1943, é um renomado ator norte-ameriucano.

Apesar de ter uma carreira bastante extensa e estrelado em diversos programas de TV e filmes, seus maiores sucessos aconteceram através de sua atuação brilhante em filmes de comédia.

Em meados de 1975, o ator começou sua carreira de comediante através da televisão, em um programa da época, chamado Saturday Night Live, onde se tornou famoso e marcou a geração com seu bordão, que fazia referência a apresentadores de telejornais: “Eu sou Chevy Chase e você não é”.

Seu grande sucesso aconteceu na década seguinte, em 1980, por conta do filme Caddyshack, no qual contracenou com outro grande nome da comédia internacional, Bill Murray.

O ator trabalhou ainda com outros grandes astros da comédia, como Goldie Hawn e Steve Martin e estrelou a série de comédia National Lampoon ‘s.

Já em 2009, Chevy estreou na comédia Community, contudo, no fim da quarta temporada ele deixou a série por entrar em conflito com seu criador, Dan Harmon, por não estar satisfeito com o destino de seu personagem.

Chevy Chase antes da fama

Antes de nos aprofundarmos na carreira de Chevy Chase, vejamos mais sobre sua história, antes mesmo dele se tornar o astro que é hoje em dia.

Nascido em Lower Manhattan em outubro de 1943, Corneliu Crane Chase cresceu em Woodstock, Nova York.

Seu pai se chamava Edward Tinsley “Ned” Chase, que nasceu em 1919 e morreu em 2005, foi um editor de livros e escritor, que foi educado em Princetown, Manhattan.

A mãe de Chevy se chamava Katherine Parker, nascida em 1923 e falecida em 2005, trabalhava como pianista concertista e libretista.

O avô paterno de Chevy era o artista e ilustrador Edward Leigh Chase, e seu tio-avô, o pintor e professor Frank Swift Chase.

Jpa sua avó materna era cantora de ópera, que se apresentou por inúmeras vezes no Carnegie Hall, famoso teatro americano.

Os pais do ator se divorciaram quando ele tinha apenas 4 anos de idade e ele foi educado na Riverdale Country School, que é uma escola independente no bairro de Riverdale, localizado no Bronx, em NY, até ser expulso.

Mudança de escola

Depois disso, ele foi mandado para Stockbridge School, um internato independente em Stockbridge, Massachusetts, onde se formou como orador de sua turma, em 1962.

Por lá, Chase era conhecido como um brincalhão, que às vezes podia demonstrar um pouco de maldade e entre 62 e 63 ele estudou em Haverford College, onde se tornou destaque entre os alunos por causa de sua comédia pastelão e seu humor físico considerado absurdo pelos demais.

Depois de um tempo,o ator foi transferido para outro colégio, o Bard College, também em NY, onde cursou pré-medicina, se formando em 1967, como Bacharel em inglês.

Apesar disso, Chase acabou não se formando em medicina, o que o deixou sujeito ao recrutamento militar, o que não ocorreu, deixando-o livre da carreira como soldado.

Nos anos seguintes Chevy se aventurou no mundo da música, até co-fundar um dos primeiros grupos de comédia underground, chamado de Chanel One, em 1967.

Em 1973, o ator migrou para a comédia em tempo integral e a partir daí, deslanchou na carreira.

Programa Sábado à Noite ao Vivo

Em 1975 quando já estava com 32 anos, Chevy Chase iniciou sua carreira de comediante na televisão, como um dos membros do programa “Sábado à noite ao Vivo”, que era transmitido pelo canal americano National Broadcasting Company, ou NBC, como é chamado entre os norte-americanos.

Foi então que ele criou seu famoso bordão que fazia uma paródia aos apresentadores de telejornais da época: “Eu sou Chevy Chase e você não é”.

Além disso, foi por meio desse programa, mais especificamente em um quadro que se se chamava “A queda da semana”, que Chase apresentou praticamente todos os episódios, com exceção de apenas 2, que ele caiu nas graças dos telespectadores ao fazer uma imitação do então presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, que tropeçou de forma acidental ao desembarcar do avião da Força Aérea na cidade de Salzburgo, na Áustria.

A imitação de Chase fez com que o ex-presidente estadunidense ganhasse fama de atrapalhado e desajeitado, mas, isso não impediu que alguns anos depois o comediante em questão e o Gerald Ford se conhecessem pessoalmente e se tornassem amigos.

Weekend Update

Chevy Chase no programa Weekend Update
Weekend Update – Divulgação

Outro quadro do programa apresentado por Chevy Chase que fez muito sucesso, foi o Weekend Update, que quando traduzido para o protuguês significa “Atualização de fim de semana”, que nada mais era do que um quadro onde os outros programas da emissora eram apresentados em forma de paródia.

O Weekend Update foi um grande sucesso entre os telespectadores, o que deixou ainda mais claro o talento e a inteligência de Chevy Chase, pois era ele quem dirigia o quadro e aplicava as sátiras e o humor que dava vida e alegria ao programa.

Depois disso, o quadro Weekend Update se tornou uma inspiração para outros programas darem notícias de forma bem humorada e descontraída, e, o próprio Chase teria afirmado isso anos mais tarde.

Chevy Chase ainda teve um programa de autoria própria que se chamava The Chevy Chase Show, que era transmitido pelo canal Fox em um período noturno. O quadro de notícias semanais satirizadas também fazia parte do programa de Chase e, como já era de se esperar, foi muito bem aceito pelos telespectadores.

O reconhecimento de Chevy Chase como humorista:

Por conta do roteiro desses programas de comédia que Chase escreveu, o astro em questão ganhou um Globo de Ouro e dois prêmios Emmy.

O elenco do SNL tinha um total de 141 membros, e, em uma avaliação feita pela Rolling Stone em 2015, Chevy Chase conseguiu o 10º lugar em uma lista com os nomes de maior importância para a comédia e sucesso do programa.

Segundo a Rolling Stone, Chase foi o jogador mais subestimado do SNL, e levou apenas uma temporada para definir a liberação da audiência. E ainda acrescentaram que, se a arrogância humorística de Chevy Chase, o todo o humor do SNL não valeria de nada.

Além disso, a edição de 1975 da revista New York, divulgou uma notícia chamando Chevy Chase de “ O homem mais engraçado da América” e os executivos da NBC classificaram o astro como um único e real sucessor de Johnny Carson, que era um grande comediante da época. No entanto, Chevy Chase negou os murmurios que afirmavam que ele seria o próximo Carson, e ainda acrescentou que nunca passaria 5 anos realizando entrevistas de personalidades da televisão.

Saindo do SNL

O ano era 1976, e durante as gravações da segunda temporada, Chevy Chase se tornou o primeiro membro da formação original, a deixar o programa.

E apesar do programa ter lhe rendido ótimos frutos no mundo da comédia, segundo o próprio ator, sua saída só se deu por conta de sua namorada Jacqueline Carlin, que relutava em se mudar para NY.

Depois disso, o ator se mudou para Los Angeles e se casou com Jacqueline, enquanto seu lugar no SNL foi ocupado por Bill Murray.

Chevy Chase ainda chegou a fazer algumas aparições no show ao longo da segunda temporada.

Sucesso no cinema

Chevy Chase estreou no cinema com papéis em projetos como Tunnel Vision, Foul Play, que foi um sucesso absoluto em arrecadação e Oh! Cão Celestial.

Segundo informações, o papel de “Otter” em National Lampoon ‘s Animal House foi escrito para Chevy, que declinou do convite, para trabalhar na Foul Play.

Depois de Foul Play, o ator seguiu para outro sucesso de comédia de Harold Rami. Caddyshack, em 1980, que foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 39 milhões de dólares, com um orçamento de 6 milhões de dólares.

No mesmo ano, em 1980, o ator escapou de um acidente que poderia ter lhe tirado a vida, durante as gravações de Modern Problems.

Na cena, o personagem sonhava que era um avião, e usava luzes para se comprovar. Essas luzes tiveram um problema de funcionamento, o que fez com que Chevy sofresse uma descarga elétrica pelo corpo.

O ocorrido fez com que o ator entrasse em depressão profunda, voltando a trabalhar só 3 anos depois.

Trabalhos posteriores

Alguns anos depois, Chevy passou por 3 fracassos consecutivos. Em 1991, com Razzie Award, em 1992 com Memoirs of an Invisible Man e em 1994, com Cops & Robbers Sons.

Somando a arrecadação dos três, o total foi de 34 milhões de dólares em receita bruta nos EUA.

Já em 93, o ator apresentou seu próprio programa, o The Chavy Chase Show, que passava durante a semana. Apesar das boas projeções, o talk show foi cancelado após algumas semanas pela Fox.

Depois de algum tempo, o ator apareceu em comerciais da marca Doritos, que foram exibidos no Super Bowl. Nessa ocasião, ele fez menção ao fracasso de seu programa em tom de piada.

Community

Chevy Chase em community
Community – IMAGEM: NBC Courtesy Everett Collection

Em meados de 2009, o ator voltou à NBC, com a sitcom Community, como Pierce Hawthorne.

A crítica acabou a série, principalmente a atuação e escrita de Chase, que entrou para diversas listas de “melhores do ano” de alguns dos principais críticos do ramo.

A sitcom foi considerada um retorno ao estrelato para Cacy, que não fazia um programa de sucesso desde os anos 80.

Depois disso, o ator estrelou 4 temporadas do programa, deixando-o em 2012, depois de brigas com o diretor Dan Harmon, sobre seu personagem.

Na quarta temporada, Chuck Chase ainda apareceu no programa, mas somente como uma participação especial.

Vida pessoal de Chevy Chase

O primeiro casamento de Chevy Chase foi com Susan Hewitt, em Nova York, NY. Os dois se casaram em 1973 e se divorciaram em 1976.

Depois de um tempo, o ator se casou novamente, com Jacqueline Carlin, que foi oficializado também em 1976, em dezembro.

Contudo, seu segundo casamento também não durou muito, pois o divorcio dos dois foi oficializado em 4 de novembro de 1980 e eles não tiveram nenhum filho juntos.

Chevy ainda se casou novamente, pela terceira vez, com Jane Luke, em 1982, com quem o ator teve 3 filhas.

Em meados de 86, Chevy Chase precisou ser internado em uma clínica de reabilitação, por conta de um vício em analgésicos que se desenvolveu após o ator ter dores nas costas, causadas pelas quedas contínuas que sofria quando ainda participava do Saturday Night Live.

Depois, já em 2016, ele teve de ser internado novamente para tratar o alcoolismo.

Rivalidade entre Chevy Chase e Bill Murray

Segundo relatos, a briga dos dois atores aconteceu durante a gravação de um episódio do Saturday Night Live, no ano de 1978. A discussão teria ocorrido no camarim de John Belushi.

A discussão ocorreu entre os atores quando Chevy voltou a apresentar o show, depois de ter saído do quadro de membros do elenco em tempo integral, em 76.

Segundo relatos, a briga ocorreu depois de Bill Murray ter feito um comentário infeliz a respeito do casamento de Chevy e Jacqueline Carlin, que estava bastante conturbado naquela época.

Então, Chevy falou da aparência física de Murray, o que levou os dois a discutir calorosamente, em um momento testemunhado pelos outros membros do programa.

Depois de alguns anos, os dois atores fizeram as pazes e até voltaram a trabalhar juntos, quando estrearam em “Caddyshack” juntos, em 1980.

Filmografia de Chevy Chase:

Além de comediante e apresentador, Chevy Chase ainda participou de muitos filmes durante sua carreira.

Para ajudar você a conhecê-lo melhor, nós separamos uma lista com alguns dos filmes em que o astro já participou, seja com grandes atuações, ou simplesmente com algumas participações especiais onde ele representava a si mesmo. Confira:

● Ande… Não Ande em 1968;

● O tubo de sulco em 1974;

● Visão de Túnel em 1976;

● Jogo Sujo em 1978;

● Oh! Cão Celestial em 1980;

● Caddyshack em 1980;

● Parece Velhos Tempos, também em 1980;

● Sob o Arco-íris, em 1981;

● Problemas modernos, também em 1981;

● Férias do Lampoon Nacional e Acordo do seculo, ambos lançados em 1983;

● Fletch, em 1985;

● Férias europeias do Lampoon Nacional, em 1985;

● Vila Sésamo apresenta: Siga Aquele Pássaro, em 1985;

● Fletch vive, em 1989;

● Ferias de Natal do Lampoon Nacional, também em 1989;

● Nada além de problemas, em 1991;

● Homem da casa, em 1995;

● Férias em Las Vegas, em 1997;

● Trabalho sujo, em 1998;

● Dia de neve, em 2000;

● Pizza do Pete, também em 2000;

● O Bandido Armado, em 2000;

● Condado de Orange, em 2002;

● Ampliação, também em 2006;

● Fique calmo, lançado em 2009;

● Jack e o Pé de Feijão, também lançado em 2009;

● Máquina do Tempo da Banheira de Hidromassagem, em 2010;

● Férias no inferno do Hotel, também em 2010;

● Não é outro não é outro filme, em 2011;

● Antes de eu dormir, em 2013;

Além de todos esses filmes citados acima, Chevy Chase ainda trabalhou em muitos programas televisionados, como escritor, produtor e apresentador.

Programas de televisão que Chevy Chase participou:

● Show dos Irmãos Smothers, em 1975;

● Sábado à noite ao vivo, de 1975 a 2015;

● Show do Chevy Chase e Especial Paul Simon, em 1977;

● O chevy Chase: Teste de Humor Nacional, em 1979;

● 59º Prêmio da Academia, em 1987;

● 60º Prêmio da Academia, em 1988;

● Especial do Dia da Terra, em 1990;

● Show do Chevrolet do Chase, em 1993;

● O Show de Larry Sanders, em 1995;

● A Babá, em 1997;

● As coisas mais terríveis da América, em 2002;

● Liberdade: Uma História dos Estados Unidos da América, em 2003;

● O Cachorro Karate, em 2004;

● O Baile do Policial Secreto e Lei e ordem, ambos exibidos em 2006;

● Homem de família, de 2007 a 2009;

● Irmãos e Irmãs, em 2007;

● Hjälp! e Mandril, ambos exibidos em 2009;

● Comunidade, de 2009 a 2014;

● Quente em Cleveland e Desejando e esperando, ambos exibidos em 2014;

● Chevrolet, em 2015;

● Um Natal em Vermont, em 2016.

Prêmios e Indicações de Chevy Chase

Além de muito conhecido no meio da comédia e do cinema, Chevy Chase se tornou famoso em diferentes áreas.

Sinal disso, são os inúmeros prêmios e indicações que o ator recebeu ao longo de sua carreira.

Em 1976 a Associação Guilda dos Escritores da América indicou o ator na categoria de Escritor para Uma Série de Variedades, pelo “Show dos Irmãos Smothers”, mas infelizmente, quase não levou o prêmio para casa.

Também em 76, Chevy Chase foi indicado, na categoria Desempenho Individual em um Programa de Variedades, em Saturday Night Live.

O prêmio era do Prêmio Emmy do Horário Nobre, e desta vez, Chase levou a estatueta para casa.

Na mesma ocasião, ele também faturou o prêmio de Escrita para uma Série de Variedades.

No ano seguinte, Chavy Chase foi nomeado novamente em ambas as categorias, mas dessa vez não conseguiu faturar os prêmios.

Já em 78, quando ator foi indicado novamente na categoria Escrita para uma Série de Variedades pelo Prêmio Emmy do Horário Nobre, Chavy Chase ganhou o prêmio, que viria a ser o último de sua carreira, já que ele voltou a ser indicado em outros prémios e categorias, mas infelizmente não ganhou nenhum deles.

Por fim, em setembro de 1993, Chevy Chase recebeu uma estrela na calçada da fama, honraria reservada somente aos melhores do cinema mundial.

A estrela de Chase pode ser encontrada em Hollywood, 7021, Hollywood Boulevard.

Curiosidades sobre Chevy Chase

Se você ainda não ficou satisfeito com as informações sobre a vida do grande astro Chevy Chase, nós ainda temos mais algumas coisas para te contar!

Veja abaixo 6 fatos curiosos que ocorreram na vida de Chase:

  1. Muitos relatos de pessoas que trabalharam com Chase, apontam que é muito chato e trapaceiro nos bastidores;
  2. Aos 4 anos de idade, após o divorcio de seus pais, Chevy Chase sofreu abusos de forma física e mental por sua mãe;
  3. Os planos iniciais de Chase eram de se formar em medicina, e ele chegou até a se matricular no curso, quando mudou seus planos e decidiu trabalhar no ramo da comédia cinematográfica;
  4. Antes de se tornar um comediante famoso, Chevy Chase trabalhou como taxista, motorista de caminhão, mensageiro de motocicleta, garçom e até no ramo da construção civil;
  5. Chase tem uma altura de 1,80, e isso fez com que ele se destacasse entre seus companheiros durante os anos que trabalhou no SNL;
  6. Chase travou uma batalha contra o alcoolismo, e, em 2018 revelou que  está curado da doença e pronto para voltar aos trabalhos na TV e nos cinemas.

Gostou de conhecer melhor nossa estrela Chevy Chase? Então assista todos os seus filmes e programas e saiba porque ele se tornou famoso no mundo da comédia!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui