Starro
Imagem: Starro/ DC Comics

É possível que Starro seja um dos vilões mais importantes da DC Comics, uma vez que sua existência está diretamente relacionada ao nascimento Liga da Justiça original, e consequentemente à toda a história da editora.

Um conquistador espacial e uma figura bastante peculiar, o personagem já foi um inimigo brutal e até mesmo um herói nas HQ’s. Estreando na “Era de Prata” dos quadrinhos, ele foi o primeiro a representar uma grande ameaça, ao ponto de obrigar os heróis a se unirem para conseguir derrota-lo.

Starro foi apresentado no arco “The Brave and the Bold” #28, publicado entre fevereiro e março de 1960. A história foi escrita por Gardner Fox e ilustrada por Mike Sekowsky, o que faz dele, um vilão pra lá de clássico.

Starro
Imagem: The Brave and the Bold #28/ DC Comics

Com a pretensão de dominar a Terra, o alienígena veio até o planeta, causando uma enorme confusão e enfrentando diretamente os membros originais da Liga da Justiça, ou seja, Aquaman, Mulher-Maravilha, Flash (Barry Allen), Caçador de Marte e Lanterna Verde (Hal Jordan).

Continue depois da publicidade

O que poucos sabem, é que o mesmo título também foi a revista de estreia da “Liga” nas HQs, fazendo do personagem, o primeiro inimigo da icônica equipe dos quadrinhos, e tudo isso, bem antes do surgimento de vilões como Darkseid ou mesmo da Legião do Mal.

Starro é o membro mais decorrente de uma raça alienígena conhecida pelos habitantes da galáxia, como Conquistadores Estelares. Essa espécie, estranhamente possui o formato de uma estrela do mar, com tentáculos bem articulados e um enorme olho que fica localizado no centro de seu corpo.

Sua função primordial é dominar planetas inteiros, e assim como todos os outros seres da sua linhagem, compartilham dos mesmos poderes e habilidades, sendo extremamente resistentes e com alto fator de cura, podendo regenerar qualquer parte do seu corpo por completo.

O vilão é capaz de criar clones derivados a partir de “esporos” que ele libera, os quais obedecem aos seus comandos. Tanto Starro, quanto seus mini-clones, podem se ligar a um humanoide, e assumir total controle do sistema nervoso central deste hospedeiro.

Continue depois da publicidade

Nas HQs, ele já conseguiu controlar vários oponentes, o que inclui até mesmo os membros da Liga da Justiça e vários outros heróis. Na revista em que se torna membro da Tropa dos Lanternas Vermelhos por exemplo, ele chega a controlar um dos Guardiões do Universo.

Starro
Imagem: Starro- Tropa dos Lanternas Vermelhos/ DC Comics

Starro também é capaz de voar, mudar de cor para se camuflar, e um poder bem menos explorado, é a sua capacidade de transformar a atmosfera, destruindo o ambiente nativo do planeta e transformá-lo em um habitat ideal para sua espécie

A origem do personagem

A primeira história envolvendo o vilão, na verdade foi a primeira vez nos quadrinhos da DC Comics, em que os maiores heróis da terra precisaram reunir suas forças para lidar com um problema.

Na HQ, o Aquaman descobre que nas profundezas dos oceanos, existe a presença de uma criatura alienígena extremamente poderosa. Se trata de um ser gigantesco em formato de estrela do mar, capaz de recrutar outros seres vivos e utiliza-los como escravos.

Continue depois da publicidade

O grande plano de Starro, era roubar uma ogiva que estava sendo mantida em um bombardeiro americano, e detona-la para absorver a energia acumulada. Sua intenção era dar início a um ataque nuclear massivo, e se alimentar da radiação causada pelo grande holocausto.

Ao receber tanto poder, a criatura se tornaria capaz de não somente conquistar todo o planeta Terra, mas também conseguiria dar início ao seu plano de subjugar a Galáxia por completo.

The Brave and the Bold
Imagem: The Brave and the Bold/ DC Comics

Nesta história, os heróis acabam descobrindo que Starro tem uma alergia severa à um composto químico chamado Óxido de Cálcio, conhecido popularmente como Cal Virgem. Eles conseguem derrota-lo após derramarem vários sacos da substância sobre o vilão, fazendo com que a ameaça fosse contida.

O desenvolvimento de Starro ao longo dos anos na DC

A origem de Starro pode até não ser considerada como um mega-evento nas HQ’s, mas com certeza o personagem foi o grande responsável por dar início a uma fase muito importante para os quadrinhos da DC Comics.

Continue depois da publicidade

O fato é que conceito do vilão não seria esquecido pela editora, que viria a desenvolver a ideia e transforma-lo em uma grande ameaça no futuro. Sua próxima aparição seria na revista “Justice League” #189, que foi publicada em 1981, onde a criatura novamente veio para a Terra dar início ao seu novo plano de dominação.

Dessa vez começando por Manhattan, Starro se liga telepaticamente a um grupo de seres humanos, que o ajudariam a coletar nutrientes para dar origem a milhares de clones menores.

Desta forma este exército de mini-cópias seria capaz de se unir a mais hospedeiros, fazendo com que o alcance do seu controle mental se tornasse muito maior. Os drones se ligam como parasitas ao rosto das pessoas, e com isso o vilão teria o controle mental de todos os seres vivos do planeta.

Justice League #189 - 1981 - DC Comics
Imagem: Justice League #189 – 1981/ DC Comics

Nos quadrinhos, além de subjulgar a mente das pessoas ao seu comando, os clones de Starro também passam a absorver toda a energia vital do seu hospedeiro, sendo que em um determinado momento, o mesmo irá definhar por completo e morrer.

Continue depois da publicidade

Para dar uma pitada a mais de horror ao conceito do vilão, as pessoas sob o seu controle mental, não ficam inconscientes, mas pelo contrário, ficam condenadas a assistir todas as atrocidades que são forçadas a cometer.

Quando o hospedeiro não está sendo utilizado ativamente por Starro, fica submetido a um estado ilusório de incontáveis pesadelos aterrorizantes, enquanto seu corpo e sua energia vital são lentamente consumidos.

O formato peculiar do vilão não é um fator ao acaso, sendo que desse modo ele pode crescer indefinidamente, até ganhar o tamanho de um continente inteiro. Ao alcançar esta dimensão, a criatura é capaz de alterar os ecossistemas ao seu redor, além de passar a controlar o clima da região.

Durante muito tempo, acreditou-se que Starro fosse uma entidade singular na existência, mas em “Justice League Of America” #23 de 1998, descobrimos que ele faz parte de uma raça interconectada, que existe aos milhões espalhados pelo universo.

Continue depois da publicidade
Justice League Of America - 23 - 1998
Imagem: Justice League Of America #23 – 1998/ DC Comics

Estas criaturas obedecem a um tipo de hierarquia condizente com o tamanho de cada exemplar, onde os maiores chegam ser comparados com planetas inteiros, e se ligam telepaticamente, formando uma única mente coletiva.

Os Starros se conectam por todo o Universo para coordenar suas conquistas em escala intergaláctica, utilizando os recursos de suas vitórias anteriores, para escravizar cada vez mais planetas e civilizações.

Na verdade, esta entidade em específico, já foi responsável por dominar incontáveis mundos e galáxias inteiras, colocando trilhões de criaturas sobre o seu controle mental, e se alimentando da energia vital para dar continuidade ao seu plano de dominação, como uma espécie de vírus.

Inevitavelmente chegará um dia em que Starro será impossível de se combater, uma vez que ele se tornará inigualavelmente gigantesco e poderoso, sendo que nem mesmo os esforços em conjunto dos heróis, será capaz de conte-lo.

Continue depois da publicidade

Momentos importantes de Starro nas HQ’s

Starro já se tornou o líder da Tropa dos Lanternas Vermelhos, que talvez esteja entre uma das mais cruéis e ameaçadoras. Isso se deve ao poder do anel deste espectro ser movido pela força do ódio absoluto.

Durante os eventos de “Injustice 2″, utilizando seus poderes unidos aos do anel vermelho, o vilão foi capaz de subjugar uma grande parte da Tropa dos Lanternas Verdes ao seu controle mental.

Nesta história (que é derivada dos games da franquia) Starro conseguiu até mesmo dominar um dos Guardiões do Universo e atacar o planeta Oa, danificando a bateria central que energiza todos os anéis.

Starro - Novos 52
Imagem: Starro- Novos 52/ DC Comics

Mais recentemente, em uma das crises dos Novos 52, quando a grande ameaça dos Titãs Ômega surgiu para destruir o multiverso, o vilão se viu obrigado a lutar ao lado dos heróis para salvar a existência.

Continue depois da publicidade

Starro formava uma equipe ao lado de Superman, Caçador de Marte, Stellar e Sinestro, mas infelizmente, ao tentar aplicar sua técnica de controle mental em um dos Titãs, ele foi brutalmente assassinado pela entidade.

Contudo, logo após este conflito chegar ao fim, o Batman conseguiu coletar uma amostra do “vilão”, que utilizou para criar um clone em seu laboratório. A pequena versão da criatura, se tornaria o personagem conhecido como Jarro.

Starro
Imagem: Jarro e Batman/ DC Comics

Jarro cresceu e desenvolveu grande carinho pelo “Morcego de Ghotan”, como se fosse um filho, chegando até mesmo a querer se tornar o próximo Robin. Este arco deu origem a uma das cenas mais icônicas do Batman nos quadrinhos, quando os dois terminam a história dando um abraço muito fofo.

Starro em outras mídias

Fora dos quadrinhos, Starro já teve várias participações em séries de TV animadas e até mesmo em games. Entre as animações em que ele já esteve, podemos citar “Superman: A Série Animada”, “DC SuperHero Girls”, “Justiça Jovem” e “Batman: Os Bravos e Destemidos”.

Continue depois da publicidade

Nos jogos, o vilão já apareceu em DC Universe Online e Batman: The Brave and the Bold, além de ter sido um personagem jogável no extinto MOBA Infinite Crisis. No live-action, ele fez uma breve aparição em um episódio da série Powerless da NBC.

Embora ainda não tenha feito sua estreia nos cinemas, os trailers do filme O Esquadrão Suicida do diretor James Gunn, já confirmaram que Starro será provavelmente a principal ameaça para a famosa equipe de “anti-heróis”.

A teoria mais aceita pelos fãs, é a de que os personagens precisarão enfrentar um exército controlado pela criatura alienígena em sua nova missão. Até o momento, a Warner Bros. ainda não confirmou essa hipótese, mas logo devemos ter a resposta, tendo em vista que o longa está previsto para estrear em 04 de agosto, ainda este ano.

starro
Imagem: The Suicide Squad/ Warner Bros.

E aí galera, depois de todas essas informações e curiosidades sobre o Starro, em que nível ficou seu “HYPE” para a estreia do vilão em O Esquadrão Suicída?

Continue depois da publicidade

Então não marque bobeira!!!

Saiba tudo o que precisa sobre os personagens da DC Comics na página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais Instagram, Twitter, Facebook e Pinterest para não perder nenhuma novidade no universo da cultura POP!!

 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.