Imagem do personagem Severo Snape
Severo Snape - Divulgação

Severo Snape é um dos personagens mais importantes da saga de livros/filmes Harry Potter, e uma das peças chave para a obra. Neste artigo, você vai conhecer mais a fundo o personagem, sua biografia, papel em cada uma das partes da série, curiosidades e muito mais. Acompanhe!

Quem é Severo Snape?

Severo Snape (Severus Snape) é um personagem fictício da saga de livros/filmes Harry Potter, criado pela autora britânica J. K. Rowling. Na obra, ele é um professor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, tendo exercido a função de Mestre de Poções, professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e também de diretor, em períodos distintos.

Sendo um bruxo mestiço, filho de uma mãe bruxa e um pai trouxa, ele também foi aluno de Hogwarts quando jovem. Antes disso, porém, teve seu destino interligado aos pais de Harry Potter, Tiago Potter e Lílian Potter – por quem era apaixonado.

O personagem é, junto ao Lord Voldemort, um dos mais complexos da franquia, tento a verdade sobre sua história revelada somente na parte final da obra. Fazendo um paralelo a outra produção relevante, Snape cumpre um papel similar a Itachi Uchiha, de Naruto, sendo apresentado como um vilão, mas tenta um contexto muito mais complexo por trás.

Continue depois da publicidade

Em algum momento entre o período em que deixou de ser aluno, até tornar-se professor em Hogwarts, ele foi um Comensal da Morte de Voldemort. Foi ele, aliás, quem ouviu parte da profecia de Sibila Trelawney, que falava sobre o nascimento daquele que poderia derrotar o Lorde das Trevas, levando essas informações a seu mestre.

Seu amor por Lílian Potter o fez mudar de lado, aliando-se a Alvo Dumbledore e atuando como um dos protetores de Harry, mas ainda se mantendo como um agente infiltrado entre os comensais. A relação entre ele e Dumbledore, aliás, foi bastante profunda, tanto que concordou em assassinar o diretor, quando chegasse a hora, para evitar que a alma de Draco Malfoy fosse rompida.

Biografia ficcional do personagem

Infância

Severo Prince Snape nasceu no dia 9 de janeiro de 1960, sendo filho de Eileen Prince, que era uma puro-sangue, e Tobias Snape, um trouxa. Seu pai era um homem negligente e violento, tanto com sua esposa quanto o filho, o que acabou levando a uma identificação maior com sua família materna. Foi isso que o levou a adotar, secretamente, o apelido de O Príncipe Mestiço.

Sua relação familiar conturbada o moldou para a vida adulta, o tornando um homem amargo, frio, etc. e que alimentava também um sentimento de indiferença com os trouxas.

Continue depois da publicidade

Sua infância se deu em uma comunidade trouxa, mais precisamente na Rua da Fiação, em Cokeworth, uma parte da cidade bastante decaída. Durante as férias escolares, no entanto, era para onde ele retornava, sempre ansiando pelo retorno das aulas, em muito, pelas brigas constantes de seus pais.

Foi ainda quando jovem que Severo conheceu Lílian Evans (nome de solteira de Lílian Potter). A garota morava na mesma cidade, e ele passou a observá-la, notando seus dons mágicos. Rapidamente, nasceu uma grande amizade entre os dois, mas com Snape alimentando também uma paixão desde essa época.

Chegada a Hogwarts

Ao completar seus 11 anos, Severo Snape tornou-se aluno da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, permanecendo entre os anos de 1971 e 1978, época em que Alvo Dumbledore já era diretor. Ele acabou sendo selecionado para a Casa Sonserina.

Ainda em sua primeira viagem para a escola, enquanto estava no trem com Lílian, conheceu Tiago Potter e Sirius Black. Esse foi um encontro bastante hostil, e acabou levando a uma rivalidade imediata entre eles.

Continue depois da publicidade

Snape foi um aluno bastante estudioso, e conseguiu um vasto conhecimento em relação a maldições, por exemplo. Inclusive, foi o responsável por criar diversos feitiços, como o Abaffiato e Levicorpus e o Travalíngua.

Embora introvertido, ele acabou tornando-se amigo de diversos alunos e outros nomes da Sonserina que se aliaram a Voldemort. Esse foi o caso de Avery, Múlciber, Evan Rosier, Wilkes e a própria Belatriz Lestrange, além de Lúcio Malfoy. Pedro Pettigrew e Remo Lupin também eram seus colegas.

Seu período escolar, de todo modo, ficou mais marcado pela disputa direta com Tiago Potter, que era seu completo oposto, e também tinha uma queda por Lílian. Entre os embates, Tiago o humilha publicamente, ao lhe pendurar de cabeça para baixo. Posteriormente, sem querer, Snape acaba chamando a jovem de sangue-ruim, o que a magoa profundamente, já que eram amigos íntimos. Essa, aliás, é a sua pior lembrança.

A Primeira Guerra Bruxa: tornando-se um Comensal da Morte

Severo Snape era um amante e entusiasta das Artes das Trevas desde criança. Além disso, como mencionado, a relação com seu pai o fez ter uma indiferença aos trouxas. Isso o fazia sentir-se atraído pela ideologia de supremacia bruxa do Lord Voldemort, que tentava sua escalada ao poder já desde o início de 1970.

Continue depois da publicidade

Essa situação, alinhada ao relacionamento estabelecido entre Lílian e Tiago Potter, que eram integrantes da Ordem da Fênix, criada por Dumbledore, o fez se tornar um dos Comensais da Morte, servo do Lorde das Trevas, por volta de 1980, mantendo sua identidade como um espião. Na época, o vilão estava no auge do seu poder.

A profecia

Dumbledore era o líder da Ordem da Fênix, mas continuava a exercer seu papel de diretor. E certo dia, quando entrevistava Sibila Trelawney, uma candidata a função de professora de Adivinhação em Hogwarts, Snape espionou a conversa dos dois. A entrevista ocorreu no Cabeça de Javali, o pub do irmão de Alvo, Aberforth Dumbledore.

Foi nesse dia que Sibila entrou em transe e profetizou o nascimento daquele que seria capaz de derrotar Voldemort. Severo acabou sendo descoberto por Aberforth, que o expulsou do local, mas ele já havia ouvido parte da profecia, que nomeava uma criança filho daqueles que já desafiaram o Lorde das Trevas por três vezes, nascido ao final do 7º mês.

Ao narrar as palavras da profetiza, Voldemort logo concluiu que a criança seria Harry Potter, nascida em 31 de julho de 1980. Neville Longbottom também era uma possibilidade, já que atendia a descrição.

Continue depois da publicidade

O assassitato dos Potter

Como Harry era filho de Lílian e Tiago Potter, a situação acabou motivando Snape a procurar Alvo Dumbledore e alertá-lo do perigo. Sua preocupação, é claro, era inteiramente com a vida de Lílian, por quem ainda nutria seu amor, tanto que implorou para o vilão a poupasse, em troca da vida de Tiago e do garoto.

Ele imaginou que o Lorde das Trevas poderia não seguir seu pedido, ou que Lílian lutaria até o fim para proteger o filho. Assim, optou por se precaver, solicitando também o apoio do seu antigo diretor. A partir desse ponto, passou a atuar como um espião dentro do grupo de Comensais da Morte.

Alvo levou a família para Godric’s Hollow, em sua própria casa, protegendo-a através do Feitiço Fidelius, com Pedro Pettigrew sendo o Fiel do Segredo. Infelizmente, tudo teria dado certo, não fosse a traição de Pettigrew, que acabou mudando de lado.

Voldemort encontrou os Potter em 1981, época em que Harry estava com 1,3 anos. Ele inicialmente matou Tiago e, talvez atendendo o pedido feito anteriormente por Snape, partiu para atacar Harry. Lílian, no entanto, sacrificou-se pelo filho, fazendo com que a Maldição da Morte ricocheteasse, causando a derrota do Lorde das Trevas, que teve seu corpo destruído.

Continue depois da publicidade

No fim das contas, a solicitação feita por Severo (provavelmente) tenha sido uma das chaves para o ocorrido, já que foi o ato da mãe sacrificar-se que levou ao fim de Voldemort. Apenas uma parte de sua alma conseguiu sobreviver.

Ensinando em Hogwarts

A morte de Lílian foi algo desolador para Severo Snape. Dumbledore, no entanto, o convenceu a transformar seu amor pela jovem em proteção para o filho que ela deixou órfão no mundo. Enquanto todos comemoravam a derrota do Lorde das Trevas, Alvo sabia que seu retorno era inevitável, e que Harry (e todos) corriam bastante perigo. O garoto foi deixado para viver com seus tios trouxas, os Dursley.

Concordando, contanto que ninguém soubesse dos fatos, ele se candidatou ao cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, mas foi colocado como  Mestre das Poções e também como Diretor da Sonserina, em Hogwarts.

Na escola, estando na direção da casa, ele também pode auxiliar a direção a conter a juventude sonserina, de onde o Lorde das Trevas consegue garimpar bastante de seus comensais.

Continue depois da publicidade

O retorno do Lord Voldemort

Após sua primeira queda, Voldemort continuou vivo, apenas com o pedaço de sua alma destroçada, passando a se refugiar nas florestas da Albânia. Como não tinha mais um corpo físico, teve que possuir cobras, já que estava impossibilitado de seguir até alguma comunidade humana. Afinal, os Aurores ainda buscam por algum rastro seu.

10 anos depois do ocorrido, Harry, agora com seus 11 anos de idade, torna-se um dos alunos de Hogwarts. Dumbledore ainda é o diretor, e Severo Snape permanece como Mestre das Poções. Sendo um professor bastante frio, embora brilhante, ele implica bastante com o jovem bruxo, que também passa a detestá-lo. A semelhança entre Harry e Tiago e o status de celebridade que adquire são algumas das motivações para isso.

Tento o apoio de Pedro Pettigrew, o Lord Voldemort consegue “retornar” a vida em 1994, durante os eventos do Torneio Tribruxo, realizado em Hogwarts. A Segunda Guerra Bruxa começa a se aproximar, e a verdade sobre Snape fica prestes a vir à tona.

Segunda Guerra Bruxa

Severo vive entre olhares de acusações de ambos os lados. Afinal, há muita desconfiança pelo fato dele ter sido um dos Comensais da Morte, apesar de ter conseguido driblar essa identidade. E entre os próprios comensais, o fato dele viver sob a proteção de Dumbledore também não agrada a ninguém.

Continue depois da publicidade

Após o retorno dos Lorde das Trevas, Alvo o orienta a se infiltrar entre seus servos novamente, sendo um agente duplo. O vilão acaba o perdoando, já que ele pôde colher informações do outro lado por mais de uma década, o que seria muito útil.

O plano de Voldemort é tornar-se inicialmente o Senhor da Morte, conseguindo todas as Relíquias da Morte (Capa da Invisibilidade, Pedra da Ressurreição e a Varinha das Varinhas). Em contrapartida, Dumbledore tenta ser mais rápido, buscando destruir todas as Horcruxes (objetos onde o vilão depositou partes de sua alma). A missão, é claro, recai nas mãos de Harry e seus dois grandes amigos, Hermione Granger e Rony Weasley.

A morte de Alvo Dumbledore: Severo Snape torna-se diretor

No ano letivo de 1996-1997, Draco Malfoy, um dos alunos da Casa Sonserina, foi incumbido por Voldemort para tirar a vida de Dumbledore. E Severo Snape teve que comprovar sua lealdade ao jurar para Belatriz Lestrange e Narcisa Malfoy, com o Voto Perpétuo, que protegeria o garoto e, até mesmo, terminaria sua missão, em caso de falha.

Coincidentemente, o diretor, que havia colocado o Anel de Servolo Gaunt, uma das Horcruxes, em seu dedo, acabou recebendo uma “sentença de morte” pelo ato. Isso porque o anel estava amaldiçoado, e Alvo só não perdeu a vida de imediato graças a suas altas habilidades. Severo, usando seu talento na Arte das Trevas, ajudou a conter a maldição por mais algum tempo.

Continue depois da publicidade

Harry sabia das intenções de Draco e alertou a seu mestre, que também já estava ciente da situação. Dumbledore arquitetou um plano, junto a Snape, para evitar que o jovem tivesse sua alma rompida. Para isso, pediu ao professor que, quando chegasse a hora, fosse ele a lançar a maldição que tiraria sua vida. A ação ocorreu em 30 de junho de 1997, durante a Batalha da Torre de Astronomia.

Depois da morte de Dumbledore, quem assumiu o cargo de diretor de Hogwarts foi justamente Snape. Tudo ocorreu graças a influência do Lorde das Trevas no Ministério da Magia.

A morte de Snape

Apesar de acreditar na lealdade de seu comensal, Voldemort queria para si o comando da Varinha das Varinhas, que foi enterrada junto ao corpo de Dumbledore. O vilão acreditava que Snape, por ter tirado a vida do ex-diretor, seria o novo mestre da Relíquia da Morte. Assim, ele convocou Severo para a Casa dos Gritos e ordenou que Nagini, sua serpente, o assassinasse.

Harry Potter, que estava escondido nas proximidades, acabou observando tudo e ouviu as últimas palavras do diretor, que lhe entregou lembranças preciosas. Na verdade, até o momento em que pôde conferir as lembranças na Penseira, Harry não sabia sobre a relação de Snape e sua mãe e nem de qual lado estava realmente sua lealdade durante todo esse tempo.

Continue depois da publicidade

As informações dados por ele, aliás, foram fundamentais para o fim da guerra, já que Harry entendeu como deveria proceder para derrotar o Lorde das Trevas. Severo Snape faleceu no dia 2 de maio de 1998, mesmo dia em que houve a Batalha de Hogwarts, marcando a derrota de Voldemort e o fim da Segunda Guerra Bruxa.

A criação de Severo Snape

J. K. Rowling descreve Severo Snape como um anti-herói, algo que, sem dúvidas, condiz bastante com o personagem, isso depois de apresentada toda sua história. Apesar de não basear-se comumente em pessoas da vida real para criar personagens, Snape teve uma inspiração direta de um professor que ela própria teve quando jovem. Esse é, supostamente, John Nettleship, que lhe deu aulas de química na Wyedean School, Inglaterra.

Sendo uma criação extremamente complexa e, junto a Dumbledore, uma das bases para a obra, Rowling tomou o cuidado de, desde o primeiro livro, soltar pistas sobre o papel de Snape dentro da trama. Sua ideia não era ser direta, nem se entregar antes da hora ideal, mas sim possibilitar que, no último livro, a revelação fosse sólida o suficiente. Aliás, quando lançou Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, a diretora se mostrou bastante surpresa quando uma fã conseguiu adivinhar o amor de Snape por Lílian.

O papel de Severo Snape em cada um dos filmes da saga

Os livros/filmes da saga Harry Potter são narrados a partir do ano de 1991, quando o bruxinho completa a idade de estudar em Hogwarts. Nesse caso, toda a verdade em relação a Severo Snape só é revelada na parte final da obra.

Continue depois da publicidade

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, há a apresentação inicial dos personagens, com Harry vivendo com os Dursley, seus tios trouxas. Ele não sabe que é um bruxo e nem as reais motivações de ser tão maltratado pela família. Quando completa 11 anos de idade, finalmente descobre o porquê de seus poderes e é conduzido à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Ainda na viagem, ele conhece Hermione Granger e Rony Weasley, outros dois novos alunos, que se tornariam grandes amigos e fiéis escudeiros. Os três acabam sendo selecionados para a Casa Grifinória.

Dumbledore é o diretor de Hogwarts, e Severo Snape, como mencionado, é Mestre das Poções. A trama gira inicialmente em torno da Pedra Filosofal, um artefato que é capaz de conceder a imortalidade a seu dono.

Nesse primeiro livro/filme, é Snape quem é apresentado como o grande antagonista, já que o trio principal suspeita que o professor está atrás da pedra. No fim das contas, a verdadeira identidade do vilão é revelada: o professor Defesa Contra as Artes das Trevas Quirino Quirrell, que está servindo como hospedeiro para o Lord Voldemort.

Continue depois da publicidade

Mesmo assim, Harry ainda mantém o pé atrás com Severo, que também o mesmo desdém com o aluno. A fim de apaziguar a situação, Dumbledore tenta lembrar ao professor que Tiago Potter já havia o salvado uma vez.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Depois dos eventos narrados na trama inicial, a relação entre Snape e Harry continua tensa. Agora, no entanto, o papel do professor dentro do enredo é um pouco mais reduzido.

O foco principal do livro/filme está na Câmara Secreta, um local criado por Salazar Slytherin e que foi aberto anteriormente por Tom Riddle, jovem que se transformou no Lorde das Trevas. Misteriosamente, ela foi novamente reaberta, liberando o basilisco, que ataca alguns alunos de Hogwarts. As suspeitas acabam atingindo Draco Malfoy, da Casa Sonserina, onde Severo é o diretor.

Embora sem tanta relevância nos eventos mostrados, a descrição da Poção Polissuco, em uma de suas aulas; e a demonstração do feitiço Expelliarmus foram fundamentais para Harry posteriormente.

Continue depois da publicidade

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Na terceira parte da obra, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, somos apresentados a Remo Lupin, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Snape mostra sua experiência com porções preparando-lhe a Poção de Acônito, que é bastante complexa.

Ao decorrer da trama, ele passa a suspeitar que Lupin pode facilitar a entrada de Sirius Black dentro da escola. Sirius é um assassino recém foragido de Azkaban e está à procura de Harry. O fato acaba levando a utilização de Dementadores, mesmo contra a vontade inicial de Dumbledore, para a proteção de Hogwarts.

O foragido, que na verdade é um aliado acusado injustamente, acaba sendo pego por Snape, mas Harry o ajuda a fugir. Assim, o professor pede que Dumbledore aplique uma punição a ele e a Lupin, mas tem seu pedido negado. Isso o leva a revelar a verdadeira identidade do responsável pelos ensinamentos sobre a Defesa Contra as Artes das Trevas, que é um lobisomem, o forçando a abandonar o cargo.

Aqui, temos também algumas ligações reveladas entre Snape e Tiago, com uma explicação sobre a alegação do Potter o ter salvado quando mais jovem. Na ocasião, Sirius tenta forçá-lo a entrar em uma cabana, onde Lupin estaria transformado, mas Tiago o impede. Severo nunca acreditou nas intenções do rival. Vale lembrar que todos os quatro bruxos estudaram em Hogwarts durante o mesmo período, quando jovens.

Continue depois da publicidade

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Harry Potter e o Cálice de Fogo marca o período de retorno do Lord Voldemort. Na obra, Snape mantém um papel similar ao anterior, como professor de Hogwarts, e fica espantado quando o nome de Harry é apontado como um dos campeões a participar do Torneio Tribruxo, realizado na escola.

Mais tarde, ele suspeita que o aluno entrou em seu escritório para roubar alguns ingredientes, utilizados em uma das provas do torneio, e o disciplina. Um dos auges de sua participação é quando seu papel anterior de Comensal da Morte acaba sendo descoberto, com Dumbledore intervindo, já que foi testemunha de sua mudança de lado ainda antes da primeira queda do Lorde das Trevas.

Na parte final, já depois que Voldemort consegue reviver, ele junta-se ao diretor para tentar convencer Cornélio Fudge do ocorrido. Infelizmente, o Ministério da Magia não acredita em tal situação.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Harry Potter e a Ordem da Fênix começa ainda com o ministério cético quanto à possibilidade do Lorde das Trevas ter revivido. Assim, passa a difamar Harry e Dumbledore, que falam abertamente sobre o fato.

Continue depois da publicidade

Dolores Umbridge assume o papel de professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, mas pouco a pouco passa a ter o controle da escola, ao ponto de ocupar o cargo de diretora. Tudo ocorre quando Alvo assume a responsabilidade pela criação da chamada Armada de Dumbledore, um grupo secreto de estudantes liderados por Harry.

Severo Snape tem um papel de maior destaque nessa parte da obra, já que passa a atuar como um agente duplo entre os Comensais da Morte. Constantemente, ele rivaliza com Sirius Black, que integra a recém restaurada Ordem da Fênix, liderada por Alvo. Harry, aliás, o considera o culpado pela morte do padrinho, já que os insultos foram a motivação para Sirius ter um papel mais ativo na luta contra os comensais. Dumbledore, no fim, consegue retornar a direção de Hogwarts após o ministério “ver Voldemort com os próprios olhos”, confirmando suas alegações.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

O papel de Snape se mantém forte em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, que gira inicialmente sobre ele próprio, por assim dizer. Afinal, o enigma diz respeito ao livro peculiar que Harry encontra, uma “Propriedade do Príncipe Mestiço” – o apelido que criou quando jovem -, e que ajudam o protagonista a melhorar bastante suas habilidades em poções.

Finalmente, ele consegue assumir o cargo tão almejado de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. E para seu lugar, Alvo traz Horácio Slughorn, que se torna o novo Mestre das Poções.

Continue depois da publicidade

É nesse livro/filme que Snape faz o Voto Perpétuo de proteger e ajudar Draco Malfoy em sua missão de assassinar Dumbledore. Slughorn, através de suas lembranças, revela detalhes sobre as Horcruxes criadas por Voldemort, com Alvo dando continuidade a caça desses objetos.

Debilitado pela maldição que lhe acometeu pelo uso do Anel de Servolo Gaunt, o diretor arquiteta seu plano junto a Snape, que, mesmo relutante inicialmente, lança a Maldição da Morte que o mata. Harry, ainda sem saber da verdade, acaba presenciando o assassinato de Alvo e confronta seu professor, que somente se defende, sem revidar aos ataques.

Apesar do embate direto entre Voldemort e Harry, nesse ponto da história, a relação entre o protagonista e Snape tornou-se ainda mais forte, principalmente após a descoberta de que ele era o Príncipe Mestiço. O livro, na visão de Harry, mostrava a maldade que Severo carregava.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

No último livro, que foi dividido em duas partes para as produções cinematográficas, Snape assume o papel de Dumbledore como diretor de Hogwarts. A atuação de Voldemort no controle indireto do Ministério da Magia, também leva a outros comensais a ganharem cargos na escola.

Continue depois da publicidade

Aqui, temos uma corrida contra o tempo entre a missão do Lorde das Trevas em conseguir as três Relíquias da Morte, e a missão de Harry, Hermione e Rony, que buscam destruir todas as Horcruxes.

Severo Snape acaba sendo assassinado pelo vilão, que quer o controle da Varinha das Varinhas, e toda a verdade é revelada a Harry através das lembranças deixadas por ele em seu momento final, acompanhado pelo protegido. Além de trazer toda a verdade sobre os fatos envolvendo a atuação do professor/diretor, essas lembranças ajudam o protagonista a derrotar de vez o Lord Voldemort, que é morto no mesmo dia que Snape.

Curiosidades sobre Severo Snape

1. Inspiração para seu nome

J. K. Rowling já revelou através de um post na rede social X (antigo Twitter), que a origem do nome do personagem, que, em tese, homenageia a rua Severus Road, em Clapham, na Inglaterra, não foi de forma intencional. Na verdade, ela percebeu a coincidência somente depois, enquanto passeava pela cidade onde morou, fazendo um trajeto comum em seu passado pela Severus Road. Foi aí que percebeu que a escolha se deu, de forma inconsciente, devido ao local.

2. Foi o professor e o diretor mais jovem de Hogwarts

Durante a saga Harry Potter, Severo Snape atuou como Mestre de Poções, professor de Defesa Contra as Arte das Trevas e também Diretor de Hogwarts. O que poucos sabem, porém, é que ele foi o bruxo mais novo a cumprir essas funções no ensino e direção dentro da escola.

Continue depois da publicidade

Quando Alvo Dumbledore o contratou como Mestre de Poções, ele tinha apenas 21 anos de idade. Já quando alcançou o cargo de diretor, pouco antes de sua morte, ele estava com 37 anos.

Apesar das circunstâncias que o levaram a esse último papel (a morte de Alvo e o controle de Voldemort sobre o Ministério da Magia), foi escolhido legitimamente. Afinal, a sala dos diretores o aceitou, abrindo passagem para ele, ao contrário do que aconteceu com Dolores Umbridge, onde a sala se negou a abrir-se para ela.

3. Alan Rickman, que interpretou o personagem, foi uma escolha pessoal da autora

O ator britânico Alan Rickman, que, infelizmente, faleceu ainda em 2016, aos 69 anos de idade, vítima de um câncer no pâncreas, foi quem deu vida ao personagem em todos os 8 filmes lançados.

Embora outros nomes tenham sido cogitados pela produção, a exemplo de Tim Roth, que chegou a ser convidado pela time da Warner Bros – ele recusou, pois já estava participando do filme “Planeta dos Macacos” – J. K. Rowling sempre imaginou Rickman à frente do papel, sendo sua escolha pessoal.

Continue depois da publicidade

4. Snape é o único Comensal da Morte a conseguir conjurar o feitiço do Patrono

Que ele era um dos personagens mais habilidosos da saga, isso ninguém tem dúvidas. No entanto, uma realização realmente impressionante de Snape era sua capacidade de conjurar o Patrono. Na verdade, ele era o único dos Comensais da Morte a conseguir tal realização.

A surpresa se deve ao fato da conjuração exigir ter lembranças alegres, o que não condiz muito com o personagem, sempre visto amargurado e solitário. Embora fossem poucos seus momentos felizes, eles existiram.

5. Harry Potter homenageou a Severo Snape

Durante toda a saga, Harry Potter teve um pé atrás com seu Mestre de Poções, desconfiando das suas intenções. Aliás, o que não lhe faltavam eram razões para isso, já que o professor não aparentava gostar nada dele também.

Ao desenrolar da história, porém, é mostrado tudo o que há por trás do desafeto que ele nutre pelo aluno, sendo possível entender a verdade sobre sua relação com a família Potter. Assim, no fim, Harry acaba por perdoá-lo.

Continue depois da publicidade

No epílogo de Relíquias da Morte, é mostrado que Potter, juntamente com sua esposa, Gina Weasley, homenagearam o professor e também o diretor de Hogwarts ao unir o nome de ambos no nome do filho do meio, Alvo Severo Potter.

6. Alan Rickman era o único ator que sabia o final do seu personagem

Quando os primeiros filmes da saga Harry Potter começaram a ser lançados, os últimos livros da série ainda não estavam disponíveis. Ou seja, ninguém – nem o público e nem os atores – sabiam qual seria o desfecho dos personagens.

De acordo com afirmações dadas pelos próprios colegas de elenco e pelo próprio Alan Rickman, ele era o único a ter uma noção de como seu personagem terminaria. Na época das gravações, é claro, ele negava o fato, mas acabou confirmando posteriormente.

Um dos motivos para isso pode ser entendido pela própria complexidade de Severo Snape dentro da obra. Afinal, a verdade sobre os fatos foi revelada somente no último livro, em seus últimos capítulos. Além disso, essa compreensão foi indispensável para que Alan pudesse interpretar o papel da melhor forma possível, já imaginando essa reviravolta.

Continue depois da publicidade

7. John Nettleship, professor em que Snape foi baseado, escreveu um livro sobre esse fato

Como mencionado anteriormente, Snape, muito provavelmente, teve uma inspiração direta de um professor de química de Rowling, John Nettleship. Um complemento interessante para esse ponto, porém, é que ele acabou lançando um livro sobre o fato, intitulado de “Harry Potter’s Chepstow”.

8. A importância de Snape para a saga

Snape está ligado a praticamente todos os acontecimentos relevantes que giram em torno da saga principal de Harry Potter. Aliás, sua atuação em relação à profecia de derrota do Lorde das Trevas, foi crucial.

Como já introduzido anteriormente, não fosse ele, Voldemort não teria atacado Harry Potter, criando essa conexão entre os dois. Além disso, o fato dele ter intercedido pela vida de Lílian pode ter influído na forma como o vilão realizou seu ataque, matando Tiago Potter e seguindo diretamente para assassinar o jovem  Harry. Como Lílian ainda estava viva, pôde se sacrificar pelo filho, levando a sucessão de eventos posteriores.

9. É um dos personagens preferidos da autora

Por fim, outra curiosidade interessante sobre Severo Snape é que trata-se de um dos personagens prediletos de Rowling. E não é para menos, já que sua elaboração, a complexidade e a profundidade do papel lhe conferem características únicas. E o êxito da autora em escrevê-lo – depois de todo o trabalho que deu -, sem dúvidas, garantem pontos cruciais nessa preferência.

Considerações finais

Como foi possível observar, Severo Snape tem um lugar de destaque dentro da saga Harry Potter. Juntamente a nomes como Harry, Hermione, Rony, Dumbledore e Voldemort, trata-se de uma das peças chave da obra.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui