Você realmente sabe o que é e-sport? Hoje em dia, ouve-se muito falar no mundo dos videogames. Recentemente, eles ganharam muita atenção por conta dos e-sports. Entretanto, nem todos compreendem bem esse novo conceito. Afinal, o mundo virtual é ainda muito subestimado pelas pessoas no geral.
Contudo, é importante que se entenda a importância dos e-sports para a nossa sociedade. Sobretudo porque eles também são fonte de renda de muitos jogadores. Além disso, a sua aceitação vem sendo tão grande que grandes empresas decidiram investir no ramo.
Se você quer saber tudo o que há sobre esports, acompanhe nosso artigo e fique por dentro das novidades. Entenda melhor o que é e quais jogos são classificados dentro dessa modalidade virtual de esportes. Confira agora mesmo.
Entenda o que é e-sport
De modo geral, e-sport refere-se à modalidade competitiva de determinados jogos eletrônicos feitas por meio de torneios oficiais e com prêmios variados. Além, é claro, do reconhecimento certificado pelas empresas desenvolvedoras dos jogos em questão.
Esse acontecimento altera de forma muito intensa toda a dinâmica em volta dos jogos. Afinal, muitas pessoas acreditavam que eles não passavam de um passatempo e até mesmo um hobby sem sentido. Por isso, quando o esport se torna reconhecido mundialmente, essas concepções são obrigadas a serem modificadas.
A história do e-sport é muito mais antiga do que a maioria das pessoas pensam, mas apenas agora ela tem sido tão presente nas diferentes realidades. Por isso, todos estão preocupados e investindo nesse nicho, de forma que os padrões estão bem diferentes de quando tudo começou.
Qual é a história do eSport?
Muitas pessoas acreditam que o e-sport é um conceito totalmente atual. Entretanto, ele teve seu início no ano de 1972 com a chamada Olimpíada Intergaláctica SpaceWar. Essa olimpíada, foi o que podemos chamar de primeiro torneio do mundo virtual.
O torneio aconteceu na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e foi organizado pelos alunos, tendo como premiação uma revista da banda Rolling Stones. Depois desse pontapé inicial, chegamos no primeiro torneio oficial do e-sport, o Space Invaders Championship, que ocorreu no ano de 1980. Onde o mesmo teve cerca de 10 mil participantes.
Com isso, as desenvolvedoras de videogame, como Atari, passaram a financiar esse tipo de atividades. Mas foi apenas 10 anos mais tarde, em 1990, que a Nintendo, outra grande empresa do ramo, organizou seu próprio torneio, popularizando ainda mais o esport.
Por conta das inovações tecnológicas, o século XXI já iniciou com grandes inovações para essas competições e muitas pessoas começaram a se interessar mais por elas. Atualmente, o e-sport movimenta mais de US$ 150 bilhões todos os anos, sendo estas informações baseadas nas pesquisas feitas no ano de 2020.
Saiba quais são os jogos dentro do e-sport atualmente
Nem todos os videogames realmente entram no e-sport. Entretanto, isso tem muito mais a ver com a organização de torneios oficiais do que a qualidade ou o gênero do jogo. Afinal, para que haja competições organizadas pelas empresas é preciso ter um grande público, que esteja disposto tanto a participar quanto a assistir.
Além disso, é, também, justamente graças aos torneios e aos lucros dos mesmos, que as empresas organizadoras conseguem que muitos jogos sejam disponibilizados gratuitamente para todas as pessoas. Assim, a popularização e o interesse ao redor desses títulos crescem cada vez mais.
Então, para saber se um jogo faz parte dos e-sports, você pode pesquisar sobre a existência de torneios dele e até mesmo sobre a sua popularidade. Para te ajudar, trouxemos aqui alguns dos três jogos mais famosos dentro desse universo recheado de oportunidades únicas. Veja agora mesmo!
League of Legends
O jogo League of Legends é o MOBA mais famoso no mundo inteiro. Trata-se de um mundo criativo e intenso, com histórias para cada um de seus personagens e mecânicas únicas. É um jogo simultaneamente competitivo e colaborativo. Isto é, ele é jogado em equipes que se enfrentam em arenas virtuais feitas apenas para isso.
Ele foi lançado no ano de 2009 usando como inspiração outros games bem aclamados como Warcraft III. Rapidamente, tornou-se o maior dentro de seu gênero e, atualmente, encanta jovens, adolescentes e até adultos de todas as idades. Seu download é gratuito para computadores Mac e Windows.
Seus campeonatos rendem prêmios em dinheiro, o que rende altos valores, além de contarem com mais de 40 mil espectadores todos os anos. A empresa responsável, Riot Games, ficou bastante conhecida graças ao LoL, que rapidamente entrou para o e-sport.
Há outro jogo que usa como base a mesma ambientação, o LoR, que é um cardgame e está dentro do mundo dos esports. Entretanto, eles entram em modalidades diferentes, porque suas mecânicas são de naturezas distintas. Assim como o LoL, o LoR está disponível para download gratuitamente no site da Riot Games.
FIFA 23
O jogo FIFA 23 é uma parceria entre a EA Games e a própria Fifa, a Federação Internacional de Futebol. Juntos, tanto a EA Games quanto a Fifa, desenvolveram esse extenso projeto de videogame que simula jogos de futebol de maneira bastante realista. Atualmente, ele conta com lances amplamente detalhados.
Com todo o sucesso que o game fez, não demorou para que torneios oficiais passassem a ocorrer anos após ano. Dessa forma, a lucrabilidade dele, assim como sua popularidade, cresceu rapidamente. Pessoas de todas as idades param para jogar o FIFA 23, ainda mais por poderem representar seus times favoritos.
No próprio jogo existem diferentes modalidades a serem exploradas, inclusive o futebol feminino. Assim, antes mesmo de se falar em e-sport, o jogo entrega competições que envolvem os players. Já dentro do esport, você precisa de uma equipe e de uma autorização de seus pais, caso seja menor de idade, só com esta autorização será possível participar.
Magic Arena
O Magic Arena é uma plataforma desenvolvida para que os jogadores de Magic também possam ser incluídos no mundo virtual. A princípio, existiram outros softwares com esse propósito. Mas, com a pandemia e as novas tecnologias digitais, aquele que realmente se consagrou foi o Arena.
Nessa plataforma, estão disponíveis todas as cartas, que podem ser adquiridas trocando curingas ou com moedas virtuais. Para conseguir tanto as moedas quanto os curingas, é preciso realizar as missões diárias e ganhar eventos exclusivos. Mas, para ficar justo, o jogo já disponibiliza decks iniciais para os jogadores.
Há micro transações que podem ser feitas para comprar cartas e até mesmo efeitos estéticos na plataforma. Além disso, existem vários torneios oficiais em modalidades abertas ao público, assim como os exclusivos para pro players. Esses torneios podem ser pagos com diamantes do jogo, que podem ser conquistados ou comprados.
Atualmente, o cardgame vem ganhando bastante destaque. O formato original dele é físico e todo ele pertence à Wizards. A mesma empresa responsável pelo sistema de RPG de mesa conhecido como Dungeons and Dragons. Esse jogo foi criado no ano de 1989 e o Magic Arena veio ao ar em 2018 apenas.
Como o e-sport muda a dinâmica nas escolas?
Você já deve ter ouvido falar sobre o termo gameficação da educação ou algo parecido. Isso se deve ao uso de videogames como ferramentas didáticas e até mesmo pedagógicas. Principalmente quando se pretende simular algo que seria muito mais difícil de proporcionar um contato mais amplo aos alunos.
É dessa forma que os games passam a fazer parte da dinâmica educacional. Entretanto, para que os educadores possam, de fato, auxiliar seus alunos a alcançar seus objetivos, é importante que eles criem laços e se aproximem dos gostos das crianças. Assim, uma vez que os jovens estão tão vinculados com o mundo dos games, eles se tornam uma boa oportunidade de aproximação para a educação.
Contudo, nem sempre jogos educativos realmente chamam atenção. Por isso, usar jogos que não têm esse propósito é uma escolha muito mais segura. É possível, por exemplo, ver professores e até mesmo alunos promovendo torneios interclasse por meio dos jogos eletrônicos. Além disso, os games são fontes de questionamentos.
Ou seja, da mesma forma que os filmes possibilitaram aos jovens refletir sobre temas importantes para o seu aprendizado, os jogos começam a abrir essa oportunidade também. Assim, a ambientação dos jogos, sua história e complexidade tornam-se temas de aulas nas escolas no Brasil e ao redor do mundo.
Como funciona a carreira de um pro player no e-sport?
A essa altura, não tem mais como negar que ser pro player é, sim, uma carreira no mundo de hoje. Por isso, restam dúvidas apenas em volta do funcionamento realmente dela. Afinal, tudo que é novo gera dúvidas e precisa de aperfeiçoamentos.
Os pro players não foram os primeiros a se tornarem profissionais no mundo digital. Não podemos esquecer, por exemplo, dos famosos influencers que, muitas vezes, conhecemos como Youtubers.
No caso dos pro players, eles são considerados atletas e precisam de longos períodos de treino em seus respectivos jogos. Além disso, também fazem acompanhamento com profissionais da saúde. Afinal, jogadores de LoL, por exemplo, fazem muitos movimentos repetitivos com as mãos. Assim, podem danificar as articulações e ficarem incapazes de jogar novamente.
Assim como em qualquer outro ramo profissional, o e-sport exige de seus jogadores e atletas dedicação e disciplina. Para manter esse emprego, por meio do qual se pode até mesmo aposentar, é preciso se esforçar. Sobretudo porque a remuneração depende muito do seu desempenho tanto no jogo quanto na interação com o público.
Da mesma forma que atrizes e atores, diretores e outras figuras públicas, os pro players têm uma grande influência sobre o seu público. Por isso, sempre devem prestar atenção em suas atitudes e procurar exercer um efeito positivos sobre os jovens que escutam as suas palavras.
Como ser pro player no mundo do eSport?
A primeira coisa a ser feita é escolher um jogo com o qual você realmente se identifique. Afinal, você enfrentará outros jogadores que se especializaram no jogo e procuram sempre se aprimorar para serem os melhores no jogo. Portanto, você deve escolher aquele que tiver mecânicas que chamem a sua atenção.
Depois, você precisa começar a treinar e melhorar suas habilidades. Ao mesmo tempo, é essencial que você acompanhe as datas dos torneios, observe como os outros players jogam e comece a participar também.
Os equipamentos também são uma parte muito importante, se você quiser se tornar um pro player. Por isso, procure ir adquirindo todos os dispositivos necessários para que sua performance seja boa o suficiente para uma classificação. Mas, cuidado, não se esqueça de manter a saúde em dia também.
Quando chegar a hora, tente fazer amizade com outros pro players e procure chamar atenção de patrocinadores em potencial. Dependendo do e-sport que você escolher, você vai precisar entrar em uma equipe.
Mesmo que esse não seja o caso, chamar atenção de outros jogadores que podem ajudar você é sempre uma boa ideia. Afinal, você precisa começar de algum lugar e não há espaço melhor do que um ambiente em que pessoas mais experientes possam te guiar.