A aguardada série de Harry Potter, em desenvolvimento pela HBO, começa a ganhar mais destaque, com rumores indicando que o ator Paapa Essiedu, conhecido por seu papel em I May Destroy You, pode interpretar o icônico professor Severo Snape. Afinal, fontes ligadas ao The Hollywood Reporter sugerem que o papel foi oferecido ao ator, famoso também por atuações em Gangs of London, Men: Faces do Medo e no episódio Demon 79, de Black Mirror.
Conforme relatado pelo THR, a Warner Bros. teria dado o primeiro passo ao convidar Essiedu para viver Snape, mas ainda não há confirmações de negociações concluídas ou de sua participação oficial no elenco. A HBO, ao comentar sobre o assunto, destacou que a série está na etapa de pré-produção e que mais detalhes sobre o elenco serão divulgados futuramente, assim que os acordos forem firmados.
Em nota ao Deadline, um representante do canal frisou que ainda é cedo para divulgar informações concretas.
Afinal, a HBO desconversou sobre o assunto da escalação de Paapa Essiedu, mas soltou uma declaração oficial afirmando: “Entendemos que uma série de grande destaque como esta atrairá muitos rumores e especulações. Enquanto avançamos na pré-produção, confirmaremos os detalhes apenas quando os acordos forem finalizados”.
Na trama da nova adaptação, Severo Snape será apresentado como o enigmático mestre de Poções de Hogwarts, cuja inteligência afiada e comportamento impiedoso o colocam como antagonista inicial da história. A primeira temporada será baseada em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o romance que deu início à saga em 1997.
Vale lembrar que o personagem foi vivido anteriormente pelo saudoso Alan Rickman, que desempenhou o papel em todos os oito filmes da Warner Bros., consolidando Snape como uma figura icônica nos cinemas.
Caso Paapa Essiedu seja confirmado no papel, isso representará um passo importante no compromisso da HBO com a diversidade no elenco. A série busca abordar críticas recebidas pelos filmes, que foram apontados por alguns fãs e especialistas pela falta de inclusão no núcleo principal. Filho de pais ganeses, Essiedu pode trazer uma perspectiva inovadora ao personagem, oferecendo uma releitura distinta daquele que Alan Rickman eternizou nos cinemas.
A nova série será comandada por Francesca Gardiner, conhecida por seu trabalho premiado em Succession. Enquanto isso, Mark Mylod, diretor experiente em séries como Game of Thrones e o longa O Menu, estará à frente como produtor executivo e diretor.
A autora da saga literária, J.K. Rowling, também estará envolvida como produtora executiva da série. A nova adaptação será produzida pela Max, em parceria com a Brontë Film and TV e a Warner Bros. Television. Além de Rowling, Neil Blair e Ruth Kenley-Letts também participarão como produtores executivos.
Apesar do grande entusiasmo em torno do projeto, o reboot de Harry Potter ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Desse modo, a expectativa é que a produção tenha sete temporadas, cada uma correspondente a um livro da série, com mais informações sobre o elenco principal sendo reveladas até o início de 2025.
Ainda sem data oficial de estreia, espera-se que a primeira temporada do reboot seja lançada no streaming Max em 2026. Enquanto isso, os fãs podem rever todos os filmes da franquia, disponíveis na mesma plataforma.