Logo da empresa HBO
HBO - Divulgação
Fundação:8 de novembro de 1972, Nova Iorque, Nova York, EUA
SedeNova Iorque, Nova York, EUA
FundadorCharles Dolan
Atuais donosWarner Bros Discovery
Países que operaEm diversos países, em todos os continentes
O que ofereceRede de televisão por assinatura

A HBO (Home Box Office) é uma das gigantes do mercado de canais por assinatura, tendo como país de origem os Estados Unidos e sendo de propriedade da Warner Bros. Discovery.

A empresa é considerada um dos maiores canais de TV por assinatura do mundo. Não é a toa que somente no ano de 2018 já contava com a expressiva quantia de assinantes que passava dos 140 milhões – um número impressionante.

Ao longo dos anos, a marca soube muito bem direcionar os seus esforços para os mercados relevantes, investindo pesado na entrega de conteúdos de qualidade ao público.

Quer saber um pouco mais sobre a história e evolução da empresa? Então fique com a gente!

Continue depois da publicidade

Quando a HBO foi fundada?

A HBO teve sua fundação em 1972, mais precisamente em Nova Iorque, Estados Unidos da América. De toda forma, sua história começa ainda em 1965, como um sistema de cabos urbanos.

Quem são os fundadores da HBO?

A HBO tem como fundador Charles Dolan, que inicialmente a intitulou “The Green Channel”, mas logo em 1972 aderiu por definitivo o nome pelo qual é conhecido até hoje.

Quem são os atuais donos da HBO?

Atualmente, a HBO tem como proprietária a Warner Bros Discovery, empresa formada pela fusão entre a Warner Media e a Discovery.

O que a HBO oferece?

A HBO oferece a seus assinantes uma programação de alta qualidade, tais como séries e filmes originais, bem como atrações como esporte, documentário, stand up e musicais. Vale lembrar que além dos materiais de outras empresas, a HBO também produz conteúdos próprios.

Continue depois da publicidade

Um pouco da história da empresa

Em 1965, Charles Dolan, fundador da marca, ganhou uma licitação que visava a instalação de um sistema de cabos em Manhattan, Nova Iorque. Dolan intitulou o novo sistema como “Sterling Manhattan Cable”.

O seu sistema foi o primeiro a utilizar o subterrâneo para a passagem de cabos pelas vias de Manhattan, em um período onde os postes eram o método mais empregado.

Naquele ano, Dalan conseguiu fazer com que a Time-Life adquirisse 20% da sua empresa, mesmo que a transmissão via satélite ainda fosse uma possibilidade um tanto distante. Foi somente em 1972 que sua marca tornou-se por fim a Home Box Office. A HBO iniciou a instalação de torres para repetição de sinais, a fim de expandir sua programação. 

A empresa teve sua venda por definitivo

Por ter uma quantidade de assinantes muito pequena, a empresa de cabos começou a passar por uma crise financeira. Por isso, a Time-Life conseguiu adquirir 80% da operação, decidindo encerrar a Manhattan Cable Television.

Continue depois da publicidade

A investidora também adquiriu a HBO em 1973 e logo após nomeou Gerald Levin para ficar a frente do grupo, no lugar do fundador. No mesmo ano, logo após a aquisição do serviço, a HBO conseguiu se restabelecer e se tornar o sistema pago de TV que mais crescia nos Estados Unidos. No entanto, havia um número expressivo de cancelamentos.

Acontece que muitos assinantes acabavam desistindo pela falta de conteúdos novos. Esse problema estava impactando no desenvolvimento da empresa.

Expansão

A partir de meados da década de 70, a HBO investiu pesado na qualidade de suas programações, inovando nas transmissões esportivas, e sendo pioneira em tecnologia dentro do setor de TV por assinatura.

Ao contrário do que se possa pensar, a jornada da HBO ao ar não foi a passos largos. Para se ter uma noção, em seus anos iniciais, o canal exibia apenas algumas horas diariamente em sua programação.

Continue depois da publicidade

Foi somente no ano de 1981, que as transmissões começaram a ter exibição durante todo o dia, mas somente aos fins de semana. Já nos meses seguintes, finalmente, o canal chegou ao nível de exibições 24 horas por dia, durante toda a semana.

De toda forma, ainda nessa fase de expansão, a HBO inaugurou em 1980 um outro canal, chamado Cinemax. Inicialmente a programação do canal tinha o foco para a exibição de músicas, filmes, etc.

Lançamentos originais HBO

Em 1983 a HBO deu início a criação de lançamentos originais. The Terry Fox Story foi o primeiro deles. No mesmo período foi lançado ainda Fraggle Rock, um programa infantil que também foi estreia no canal. Até 2001 os conteúdos infantis continuaram até que foi realocada para o HBO Família.

Festival

Em 1987, a HBO lançou mais um novo canal, chamado Festival. O preço da assinatura era um pouco mais acessível, já que havia algumas reclamações com relação aos preços da assinatura do Cinemax e HBO.

Continue depois da publicidade

A programação era totalmente voltada para a família. No entanto, o canal não veio a durar muito tempo, devido ao fato de que poucas operadoras o exibiam, o que ocasionou o fim do festival em 1988.

Nesse mesmo ano, a HBO viu seu número de usuários dar um salto positivo, já que devido a greve de roteiristas, a tv aberta ficou sem novos conteúdos, o que fez com que muitas pessoas se tornarem assinantes.

Em 1989, a Time Inc se fundiu com a Warner Communications, e assim a HBO se tornou parte integrante da Time Warner, que ainda é seu atual dono.

O canal, juntamente com o Cinemax, foram os pioneiros na oferta de pacotes de canais voltados para os assinantes de TV. A empresa também passou a dispor de mais opções como HBO2 e Cinemax 2. Além disso, ao longo dos anos, foram lançados novos canais como HBO Family, HBO Comedy, Thriller Max e outros.

Continue depois da publicidade

Programas originais

Desde de 1997, a HBO vem buscando cada dia mais inovar e trazer conteúdos originais. E esse esforço tem valido muito a pena, pois graças a isso a rede tem garantido uma série de prêmios Emmy.

O fato de ser um serviço por assinatura, dá a HBO a liberdade de em intervalos de programação exibir apenas promos de seus próprios conteúdos. Outro benefício de tudo isso é que o canal não precisa deixar de exibir certos conteúdos que em tv aberta seria considerado impróprios como cenas de sexo ou com linguagem imprópria.

Dentro desse contexto, em 1997 estreou sua primeira série dramática, Oz. Em 1999, lançou The Sopranos, que foi seu maior sucesso da época. Com isso, também vieram as indicações ao Emmy, e das 111 que recebeu, a série levou 21 delas, duas das quais foram a de melhor drama.

Principais divisões da HBO

A HBO foi ao longo dos anos tentando complementar seus serviços para ficar cada dia mais completa para os seus assinantes. Assim, conforme surgiam novos interesses a empresa foi criando outros canais e streamings para melhor atender a esses novos usuários.

Continue depois da publicidade

Assim, ao buscar em entender um pouco mais da história da empresa é importante se atentar também a esses serviços, confira:

Cinemax

Com o objetivo de deixar o HBO mais completo, e dessa forma atrair novos assinantes, em 1980 foi inaugurado o Cinemax. Esse foi o primeiro canal criado pela empresa.

O novo investimento veio também com o objetivo de ser um pouco mais acessível financeiramente.  Outra finalidade do serviço era a de brigar com outro serviço pago, o The Movie Channel. Para isso, trazia principalmente filmes clássicos, juntamente com alguns filmes mais atuais, o que garantiu o sucesso imediato.

Logo no início o Cinemax já chegou com 24 horas de programação em seu cronograma, ao contrário do HBO. Vale lembrar que normalmente o Cinemax e HBo eram oferecidos em combo aos assinantes. 

Continue depois da publicidade

HBO Max

Logo da empresa HBO Max
HBO Max – Divulgação

Sendo uma plataforma de streaming criada pelo canal, o serviço foi lançado primariamente nos Estados Unidos, em 2020, e somente em 2021 chegou nos países da América latina.

O serviço é bastante similar a outras plataformas, como a Netflix, Prime Video, Globo Play, etc, disponibilizando em seu catálogo, filmes, séries, e outras atrações. Em seu portfólio, além de conteúdos originais, há grandes sucessos do cinema e da TV, como Game of Thrones, filmes da DC, Marvel, saga Harry Potter e mais.

Podendo ser baixado na smart tv, PC, celulares iPhone e Android, o serviço se fundiu em 2022 ao Discovery+, para dar início ao  novo streaming do conglomerado Warner Bros. Discovery, o Max, que teve o seu lançamento somente no início de 2023.

No primeiro semestre, a nova plataforma HBO Max foi disponibilizada apenas na América do Norte, tendo o planejamento de lançamento na América latina no segundo semestre desse mesmo ano.

Continue depois da publicidade

HBO 2

O HBO 2 é um canal secundário pertencente à HBO, lançado em 1991, e ofertando uma gama de filmes, séries e documentários. O que difere o canal principal do HBO2 é justamente a exibição de filmes com conteúdos adultos durante o dia.  Em 1998 o canal abandonou seu nome inicial e começou a se chamar HBO PLUS. Foi somente em 2001 que o canal voltou a se intitular HBO 2.

HBO Go

Logo da marca HBO GO
HBO GO – Divulgação

O HBO Go foi lançado em 2010 nos Estados Unidos, chegando ao Brasil apenas em 2012. Nesse caso, esse também era um tipo de streaming da empresa, que reunia uma variada opção de filmes, séries e documentários.

A plataforma era repleta de conteúdos tanto da própria HBO, como da DC Comics e outras. Mas, infelizmente, o serviço foi descontinuado em 2021 dando bases para outros lançamentos, como o já mencionado HBO Max.

Inicialmente o acesso era através do próprio site da HBO, por meio de computadores.  No entanto, logo em 2011 o serviço ganhou um aplicativo próprio, tornando-o acessível por meio de celulares e tablets.

Continue depois da publicidade

Quando lançado, o HBO Go ainda funcionava como uma extensão do canal. Assim, era impossível assinar o serviço individualmente. Foi só a partir de 2016 que se pode contratar individualmente, sem necessitar da assinatura da TV a cabo.

HBO Now

O HBO Now surgiu em 2015, como um serviço complementar do HBO e tendo como base o HBO Go. Assim, a plataforma reunia toda a programação da empresa, mas possibilitando um acesso facilitado, por meio de outros dispositivos.

Desde seu lançamento, esse já era um serviço autônomo, ao contrário do seu antecessor. Uma amostra clara disso era que sua assinatura podia acontecer de forma unitária, sem depender do canal de TV em si.

Vale lembrar que da mesma forma que o Go, esse foi um dos alicerces para a criação do HBO Max, e não está mais em operação.

Continue depois da publicidade

HBO family

Logo da empresa HBO family
HBO family – Divulgação

O canal teve seu lançamento em 1996, tendo como meta trazer uma programação para toda a família. O canal disponibiliza filmes para todas as idades, desde a programação infanto juvenil, durante as manhãs, até filmes e séries para os mais jovens .

E o melhor de tudo isso é que justamente pelo fato de a proposta ser oferecer conteúdos para família, não há nem um tipo de conteúdo exclusivamente adulto. Assim, não há necessidade dos pais  terem a preocupação de bloquear materiais impróprios para crianças.

HBO comedy

O canal é uma ótima opção para o público que tem preferência por conteúdos engraçados. Criado em maio de 1999, seu catálogo é recheado dos mais diversos filmes e séries de comédia, além de reprisar alguns seriados antigos. Além dessa proposta central, o canal também exibe programação com conteúdos adultos durante a noite.

HBO on Demand

Sendo um sistema de vídeos sob demanda, o on Demand transmite programas, séries e filmes anteriormente exibidos no canal. No entanto, suas versões tem maior disponibilidade nos Estados Unidos, em grande parte das operadoras de TV do país.

Continue depois da publicidade

Considerações finais sobre a HBO

Como visto, a HBO conseguiu com mérito seu lugar no mercado de TV por assinatura. Não à toa que hoje é uma das maiores canais de TV paga do mundo.

Todo esse sucesso se dá pelo cuidado que a empresa tem de estar sempre procurando melhorar suas programação, e inovando no modo de entregar seu conteúdo aos clientes.

Desde sua fundação, a empresa se tornou gigante e ainda tem muito potencial para crescimento, visto que com a alta qualidade dos seus conteúdos todos os dias chega mais e mais novos assinantes.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui