A Gearbox Software está novamente gerando polêmica com Borderlands 4 antes mesmo do lançamento.
Após a revelação oficial de Borderlands 4 e a polemica do preço elevado, fãs atentos perceberam que a versão de PC trará dois sistemas de DRM simultâneos — algo que rapidamente acendeu o alerta vermelho entre os jogadores mais exigentes.
Se um sistema de DRM é ruim, imagine dois…
Denuvo + Symbiote
O primeiro DRM é o já conhecido Denuvo, que há anos divide opiniões no mercado.
Embora a proposta do Denuvo seja, em teoria, proteger os jogos contra a pirataria, sua implementação continua sendo alvo de críticas constantes.
Há quem diga que ele mais atrapalha do que ajuda, drenando recursos do sistema e impactando diretamente o desempenho, sobretudo em máquinas que não são topo de linha.
Mas o ponto de de maior discórdia agora vem com o segundo DRM: o enigmático e polêmico Symbiote.
Diferente de soluções tradicionais, ele atua nas entranhas do sistema, operando em nível de kernel.
O que significa acesso privilegiado ao coração do sistema — um território sensível, onde qualquer interferência pode ter consequências imprevisíveis.
Steam Remove Menção a DRM Controverso de Borderlands 4
A presença do Symbiote foi inicialmente listada nos requisitos oficiais de Borderlands 4 na Steam, mas foi removida após a repercussão negativa.
Apesar disso, fontes confiáveis da comunidade gamer, como postagens no NeoGAF e sites especializados como Tech4Gamers, confirmam que o DRM ainda fará parte do jogo no lançamento.
A ausência atual na página pode ser apenas uma medida para conter a insatisfação do público.

A adoção de um segundo DRM de nível kernel levanta preocupações legítimas quanto à privacidade, à segurança dos sistemas dos jogadores e ao impacto no desempenho geral do jogo.
Muitos usuários já se manifestaram pedindo à Gearbox e à 2K Games que reconsiderem a medida, sob risco de boicote.
Ainda é cedo para saber se a pressão da comunidade surtirá efeito, mas uma coisa é certa: Borderlands 4 está prestes a ser lançado com uma nuvem de desconfiança pairando sobre a versão de PC.
Fica a pergunta: vale mesmo a pena sacrificar a experiência do jogador em nome de uma proteção extra contra a pirataria?