Foi anunciada hoje a morte de um dos mais importantes nomes da música contemporânea mundial, o norte-americano Burt Bacharach. O compositor tinha 94 anos e faleceu em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, de causas naturais.
Bacharach foi um dos mais premiados e reconhecidos músicos de sua geração e é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha escutado alguma de suas composições. Isso porque, as canções escritas pelo músico, foram gravadas e regravadas por mais de 1000 músicos diferentes do mundo todo.
Além disso, diversas de suas composições podem ser ouvidas em filmes famosos como Butch Cassidy (1969), Arthur, o Milionário Sedutor (1981) e O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997). Em sua carreira, Bacharach colecionou prêmios, incluindo seis Grammys e três Oscars.
Não obstante, 73 de suas canções ficaram, em algum momento, entre as 40 mais escutadas dos Estados Unidos. Na Grã-Bretanha, ele emplacou 52 canções entre as 40 mais escutadas pelo público. Ou seja, um feito para qualquer artista.
Entre as suas músicas mais famosas estão “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, gravada em 1969 por B. J. Thomas e presente na trilha sonora de Butch Cassidy (1969); “(They Long to Be) Close to You”, gravada, entre outros, pelos Carpenteres em 1970; “That’s What Friends Are For”, cuja versão de 1985 gravada por Dionne Warwick, Gladys Knight, Elton John e Stevie Wonder atingiu o topo entre as canções mais escutadas pelo público em diversos países do mundo e “I Say a Little Prayer”, cujas versões gravadas tanto por Dionne Warwick quanto por Aretha Franklin foram enormes sucessos. Aliás, são tantas canções conhecidas que se fossemos citar todas não caberia nessa página.
Uma vida dedicada a música
Burt Bacharach nasceu em Kansas City, no Missouri em 1928. Seu pai era um bem-sucedido colunista de jornal e sua mãe uma pintora e compositora amadora. Foi ela quem fez com que o filho estudasse piano desde a mais tenra idade. Já na adolescência, Bacharach se apaixonou pela música moderna, especialmente o jazz. Em 1950, ele foi recrutado para servir ao exército americano e foi nessa época que sua carreira musical começou efetivamente.
Estacionado em uma base militar na Alemanha, Bacharach começou a tocar piano em clubes militares. Nessa época, ele conheceu o cantor Vic Damone, que também servia na mesma região, e quando ambos deixaram o exército, Bacharach passou a trabalhar com Damone. Daí em diante sua carreira profissional realmente deslanchou.
Em 1957, ele compôs ao lado de Hal David, o que seria seu primeiro grande sucesso, The Story of My Life, que gravado por Marty Robbins atingiu os primeiros lugares entre as canções mais escutadas em diversos países do mundo. Essa seria, inclusive, sua primeira parceria com o liricista Hal David. Parceria essa que duraria toda uma vida e seria muito bem sucedida.
Composições para o cinema
Já nos anos 1960, Burt Bacharach começou a escrever canções e trilhas sonoras para o cinema. Seu primeiro grande trabalho foi na comédia, Que é que Há, Gatinha? (1965), cuja canção-título, “What’s New Pussycat?”, deu a ele sua primeira indicação ao Oscar. A partir daí, Bacharach escreveria inúmeras trilhas sonoras e canções para o cinema.
Entre seus trabalhos cinematográficos mais elogiados estão: tanto a trilha quando a canção-título (“The Look of Love”) de Casino Royale (1967), que deram a ele outra indicação ao Oscar; a canção-título de Alfie – Como Conquistar as Mulheres (1967); tanto a canção-título quanto a trilha sonora de Butch Cassidy (1969), que deram a ele o Oscar tanto de trilha quanto de canção original e a canção-título de Arthur, o Milionário Sedutor (1981), que deu a ele o Oscar de canção original. Aqui também é difícil listar todos os trabalhos cinematográficos notórios de Bacharach já que poderíamos fazer um texto só sobre isso.
As canções e o estilo musical de Burt Bacharach influenciaram músicos do mundo todo e sua obra ainda continua sendo regravada e utilizada em filmes, séries, comerciais de televisão e outros produtos midiáticos. Em 2015, a prestigiosa revista Rolling Stones listou Bacharach e seu parceiro de composição, Hal David, entre os 100 maiores compositores da história da música mundial.
A dupla ficou na posição de número 32. Além disso, em 2012, a dupla recebeu o Prêmio Gershwin, criado pelo Congresso Americano para premiar os mais importantes nomes da música popular. Essa foi a primeira vez que o prêmio foi concedido a uma dupla de compositores.