Pôster de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).
Pôster de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).

Os produtores de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso têm todos os motivos do mundo para terem acordado felizes nessa segunda-feira. O filme teve um desempenho espetacular em seu final de semana de estreia. Com uma arrecadação mundial de 208 milhões de dólares em três dias, a produção já arrecadou mais que o dobro do que gastou para ser feito. Assim, é muitíssimo provável que o filme se torne lucrativo para seus produtores. Além disso, ainda nessa semana, a obra deve entrar na lista de dez filmes mais vistos do ano, já que o décimo lugar da lista, a animação chinesa Boonie Bears: Guardian Code, arrecadou 221 milhões de dólares em bilheterias no total. Números que Homem-Aranha: Através do Aranhaverso deve atingir até o meio dessa semana.

Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).
Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).

Com esse desempenho, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso teve o segundo melhor final de semana de estreia do ano nos Estados Unidos. Ficando atrás apenas de Super Mario Bros., que em seu final de semana de estreia no início de abril, arrecadou 146 milhões de dólares em solo norte-americano, 26 milhões a mais do que os 120 milhões arrecadados agora por Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Mesmo assim, a produção teve uma estreia doméstica (ou seja, nos Estados Unidos e Canadá) melhor do que diversas super-produções que já estrearam em 2023, como Guardiões da Galáxia Vol. 3 (que arrecadou 118 milhões em seu final de semana de estreia) e A Pequena Sereia (que arrecadou 95 milhões em seu final de semana de estreia). Aliás, o novo filme do Homem-Aranha fez com que a arrecadação de A Pequena Sereia caísse 34%, tirando do filme da Disney o título de mais assistido desse final de semana

Recordes e mais recordes

Mas os recordes não param por aí, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso teve a sexta melhor estreia doméstica da história, para um filme de animação. Ficando atrás apenas de Os Incríveis 2 ($182.6 milhões), Super Mario Bros ($146.3 milhões), Procurando Dory ($135 milhões), Frozen 2 ($130.2 milhões) e Toy Story 4 ($120.9 milhões). Além disso, a obra teve a terceira melhor estreia da história de um filme do Homem-Aranha, atrás apenas de Sem Volta Para Casa ($260.1 milhões) e Homem-Aranha 3 ($151.1 milhões). Os números são, inclusive, bem melhores do que os do seu predecessor, Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018), que em seu final de semana de estreia, em dezembro de 2018, arrecadou 35 milhões de dólares.

Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).
Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).

Aliás, é bem possível que já em sua segunda ou terceira semana de exibição nos cinemas, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ultrapasse a bilheteria total arrecadada por Homem-Aranha: No Aranhaverso cinco anos atrás. Isso porque, o filme de 2018, terminou sua passagem pelos cinemas com uma bilheteria total de 384 milhões de dólares e o filme de 2023 já arrecadou mais da metade desse valor. Aliás, é possível até mesmo projetar que se Homem-Aranha: Através do Aranhaverso continuar indo tão bem nas bilheterias, ele seguramente figurará entre os três filmes mais vistos do ano.

Continue depois da publicidade

Isso porque, ele está há menos de 500 milhões de ultrapassar o filme chinês Full River Red, que é o terceiro mais visto do ano. Ademais, com esse início arrasador, a obra pode sonhar em competir com Guardiões da Galáxia Vol. 3, pelo segundo lugar entre os filmes mais assistidos de 2023. E até mesmo, por que não, com Super Mario Bros. pelo topo do ranking de maiores bilheterias do ano. Tudo vai depender de como o público reagirá nas próximas semanas e se Homem-Aranha: Através do Aranhaverso conseguirá continuar atraindo espectadores.

Sucesso doméstico e internacional

Outra boa notícia para os produtores de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é que o filme foi bem tanto nos Estados Unidos e Canadá quanto no resto do mundo. A obra liderou em quase todos os 59 mercados em que estreou, com os melhores resultados vindo da China (arrecadação de 17,3 milhões de dólares), México (11,6 milhões), Reino Unido (11,5 milhões), Austrália (5,3 milhões), França (3,7 milhões) e Brasil (também com 3,7 milhões). Isso mesmo, em terras tupiniquins, o filme também liderou as bilheterias no final de semana, com uma arrecadação de quase 4 milhões de dólares ou cerca de 20 milhões de reais.

Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).
Cena de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023).

Se formos olhar os números por regiões, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso arrecadou mais de 30 milhões de dólares na Europa, cerca de 27 milhões na Ásia e pouco mais de 23 milhões de dólares na América Latina. São números bastante significativos, ainda mais se levarmos em consideração que a produção ainda não estreou em mercados importantes (e que adoram esse tipo de filme), como a Coreia do Sul e o Japão. Todos esses fatores podem realmente dar esperanças reais aos produtores de que a obra seja um grande sucesso de bilheteria.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso: Aprovação unânime da crítica

Outro fator que pode ajudar o filme a ser um sucesso e que, seguramente, influenciou na estreia espetacular que a produção teve no mundo todo, foram as críticas positivas que a obra tem recebido. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso tem sido unanimemente elogiado pela crítica especializada. No Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas da internet, a produção mantêm uma taxa de aprovação de 95%, baseada em 247 críticas recolhidas pelo site. São números impressionantes. Isso quer dizer que quase todos os críticos que avaliaram o filme, “gostaram” do que viram.

Continue depois da publicidade
Cena de Super Mario Bros. O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. O Filme (2023). Que apesar de não ter agradado muito à crítica, acabou se tornando o filme mais visto do ano até agora.

No Metacritic, outro importante agregador de críticas da internet, a taxa de aprovação da obra é de 87 em 100, indicando “aclamação unânime”. Mas importante ainda, são os dados coletados pelo CinemaScore, que agrega apenas avaliações do “público comum”. Lá, a obra mantêm uma nota A, em uma escala que vai de A+ a F, ou seja, isso indica que aqueles que tiveram a oportunidade de assistir ao filme gostaram dele. Como já falamos em alguns de nossos textos sobre o estrondoso sucesso de Super Mario Bros. nas bilheterias, a avaliação do público é muito importante porque são eles que estão pagando para assistir a um filme.

Isso ficou claro esse ano no caso de Super Mario Bros. que mesmo tenho avaliações “mornas” por parte da crítica especializada, foi adorado pelo público e, com isso, já arrecadou mais de 1.3 bilhão de dólares nos cinemas, sendo, até agora, o filme mais assistido do ano. O fato de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ter agradado ao público também o ajudará a organicamente atrair ainda mais espectadores, com o chamado “efeito boca a boca”. Que ocorre quando alguém tem acesso a um produto, gosta dele e o indica para outras pessoas conhecidas. Super Mario Bros., aliás, é o maior exemplo desse efeito no cinema em 2023.

Cena de Venom (2018).
Cena de Venom (2018). Que faz parte do Universo Homem-Aranha da Sony (SSU). Franquia da Sony Pictures que utiliza personagens coadjuvantes e vilões do universo Homem-Aranha.

O sucesso de crítica e público de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso combinado ao sucesso de crítica e público que Homem-Aranha: No Aranhaverso já havia feito em 2018, pode levar também a criação de uma franquia de animações baseadas nos personagens de ambos os filmes. Mais uma franquia baseada nos personagens do universo do Homem-Aranha, para a Sony Pictures que já tem em seu portifólio os filmes do Universo Homem-Aranha da Sony (SSU), que explora, principalmente, personagens coadjuvantes e vilões desse universo e que vem dando, até agora, dinheiro para o estúdio. Agora, é esperar as próximas semanas para ver se o sucesso de Através do Aranhaverso realmente se confirma e quais os próximos passos que serão dados pela Sony.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui