Estatuetas do Oscar.
Estatuetas do Oscar.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) divulgou nessa sexta-feira que o Oscar 2023 ocorrerá no domingo, 12 de março. Com isso, a cerimônia da premiação mais importante do cinema será mantida em março pelo segundo ano consecutivo, já que esse ano, a premiação ocorreu em 27 de março. Com o mercado cinematográfico voltando ao normal, depois de um período complicado de pandemia, o critério de elegibilidade do prêmio voltará ao “normal”. Ou seja, filmes lançados em Los Angeles entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022 serão elegíveis para concorrer ao Oscar.

Oscar 2023 deve ser mais parecido com o que era antes da pandemia

Nos Oscars 2021 e 2022, devido à pandemia, essas datas tinham sido modificadas. Em 2021, foram elegíveis para concorrer ao prêmio, filmes lançados entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. E em 2022, foram elegíveis filmes lançados entre 1 de março e 31 de dezembro de 2021. Tudo isso, por causa da pandemia de COVID-19 que praticamente paralisou o mercado mundial de filmes e forçou o adiamento de inúmeras obras.

As cobiçadas estatuetas do Oscar.

Da mesma forma, com o mercado voltando ao seu normal, espera-se que ano que vem, a cerimônia retorne com “força total”, já que diversos filmes importantes e possíveis favoritos ao prêmio devem ser lançados, sem o risco de terem sua data de estreia cancelada ou adiada. Isso dá a esperança à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) de que a cerimônia volte a atrair a atenção do público. Isso porque, o Oscar vem sofrendo há anos com baixa audiência, mas com a pandemia o cenário ficou ainda pior e quase desesperador para a AMPAS que viu a audiência da cerimônia reduzida a níveis desesperadores.

A cerimônia desse ano, com um cenário um pouco mais parecido com o período pré-pandemia, mostrou números bem melhores que os de 2021, quando a pandemia estava em seu auge, mas mesmo assim, muito inferiores ao que a premiação conseguia até poucos anos atrás. É praticamente impossível que o Oscar volte a atingir os números de audiência e share (quantidade de televisores ligados assistindo a um programa televisivo) que ele atingia em seus melhores anos, mas a Academia seguramente espera pelo menos recuperar o que perdeu nos últimos dois anos.

Continue depois da publicidade
Reprodução da estatueta do Oscar.

Além da data da cerimônia de 2023 e do período de elegibilidade para os filmes que poderão concorrer ao prêmio, a Academia divulgou também outras datas importantes relativas ao Oscar 2023 como, por exemplo, a data em que os indicados ao prêmio serão anunciados (24 de janeiro de 2023) e também o período da votação (2 a 7 de março de 2023).

Possíveis candidatos ao Oscar 2023

Ainda é muito cedo para tentar prever quais filmes poderão estar na lista de indicados e vencedores do Oscar do ano que vem. Contudo, algumas obras muito esperadas já são fortes candidatas a figurar na lista de indicados (e premiados) do Oscar 2023. Entre eles, Avatar: The Way of Water, a esperada continuação de Avatar (2009), que deve estrear em dezembro desse ano, já mirando o prêmio da Academia. Killers of the Flower Moon, novo filme de Martin Scorsese, que deve estrear em novembro e conta com um elenco estelar, liderado por Leonardo DiCaprio e Robert DeNiro.

Cena de Killers of the Flower Moon. Filme dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio e Robert DeNiro.

E até mesmo Top Gun: Maverick, continuação do clássico de 1986, que deve ser lançado em maio e conta com um elenco e uma equipe de produção de primeira linha. Por isso, se a produção acertar a linha, tem tudo para conseguir, pelo menos, algumas indicações técnicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui