O fracasso de Shazam! Fúria dos Deuses já começa a afetar os envolvidos na produção. O diretor do filme, David F. Sandberg, disse em sua conta pessoal no Twitter que, pelo menos, por enquanto, não deseja mais se envolver em projetos de filmes de super-heróis.

“Eu não esperava que a crítica fosse tão boa quanto a do primeiro filme, mas ainda assim fiquei um pouco surpreso porque acho que é um bom filme”, escreveu ele, comentando sobre a baixa avaliação que o filme mantém no Rotten Tomatoes, o principal agregador de críticas no mundo. “Mas tudo bem. Como venho dizendo há algum tempo, estou muito ansioso para voltar ao [gênero] terror (além de tentar algumas coisas novas). Depois de seis anos de Shazam, por enquanto, estou fora definitivamente de filmes de super-heróis”.

Zachary Levi e David F. Sandberg durante as filmagens de Shazam! Fúria dos Deuses.

Sandberg, no entanto, fez questão de deixar claro que não se arrepende de ter dirigido nenhum dos dois filmes de Shazam. “Só para deixar claro, não me arrependo nem por um segundo de ter feito os filmes do Shazam”, disse ele. “Aprendi muito e tive a chance de trabalhar com pessoas realmente incríveis. Serei eternamente grato por ter dirigido esses dois filmes! Foram experiências muito desafiadoras, mas valiosas. Uma coisa que eu realmente espero é me desconectar da conversa online sobre super-heróis. Isso me estressa tanto e será bom não ter que pensar mais nisso”, completou ele.

Quarto filme de sua carreira

Esse foi o quarto longa-metragem da carreira de David F. Sandberg, que é sueco e começou dirigindo curta-metragens em seu país de origem. Em 2013, seu curta de terror “Lights Out” fez bastante sucesso na internet e em festivais, mundo afora e acabou viabilizando a produção de um longa-metragem baseado na história do curta. O filme, que em inglês também se chamou “Lights Out” (no Brasil, a obra recebeu o nome de “Quando as Luzes se Apagam”), foi um enorme sucesso de crítica e público e fez com que o diretor fosse convidado a dirigir seu primeiro filme mais caro, Annabelle 2 – A Criação do Mal.

Cena de Shazam! Fúria dos Deuses.

Parte da franquia “Universo Invocação do Mal”, o filme foi lançado em 2017, sendo igualmente um enorme sucesso de público e crítica. No mesmo ano, Sandberg foi convidado a dirigir a sua primeira superprodução, Shazam, que viria a ser o sétimo capítulo do Universo Estendido DC. Lançado em 2019, o filme foi um enorme sucesso de público e crítica, sendo, inclusive, um dos poucos sucessos do Universo Estendido DC que, já naquela época, enfrentava enormes dificuldades. Além de uma continuação, o filme deu origem também a um spin-off, Adão Negro, lançado em 2022.

Vindo de três sucessos seguidos, David F. Sandberg tem agora que enfrentar seu primeiro fracasso. Shazam! Fúria dos Deuses teve uma recepção morna por parte da crítica e também parece não ter empolgado muito o público. No agregador de críticas, Rotten Tomatoes, o filme mantém uma aprovação de 53%, a menor de toda a carreira de Sandberg, e muito inferior a do primeiro Shazam, que possui 90% de aprovação no site.

Cena de Shazam! Fúria dos Deuses.

Além disso, Shazam! Fúria dos Deuses arrecadou apenas 30 milhões de dólares em seu final de semana de estreia nos Estados Unidos. Muito abaixo das expectativas e também muito abaixo dos 53 milhões de dólares arrecadados por seu antecessor em seu final de semana de estreia em abril de 2019. Feito a um custo de aproximadamente 125 milhões de dólares e tendo gasto mais cerca de 100 milhões em sua campanha de divulgação e lançamento, a produção já custou mais de 200 milhões de dólares a Warner Bros. Pictures (estúdio responsável pelo filme). Por isso, a maioria dos especialistas da indústria acredita que dificilmente o estúdio conseguirá lucrar com o filme. A esperança, é que a obra consiga ir bem nos mercados internacionais e assim reduza, pelo menos em parte, a perda do estúdio.

Público “torceu o nariz” para Shazam! Fúria dos Deuses

Zachary Levi, que protagonizou ambos os filmes do Shazam, admitiu também que muitos fãs da DC Comics estavam felizes com o fracasso do filme, já que essa seria uma forma de “vingança” contra a Warner Bros. por ter demitido Zach Snyder e ter contratado James Gunn para o seu lugar como “chefe” da franquia de filmes do Universo Estendido DC. Essa parte do público, que seria fã do trabalho de Snyder, estaria furiosa pelo fato de a Warner estar “rebootando” todo o Universo DC deixando de lado todos os filmes dirigidos por Snyder e todas as adaptações de personagens trazidos para telona por ele.

“Não há como negar que no momento existem muitos fãs de Snyder que estão felizes com o fracasso de seu filme e muitos deles desejam que tudo que está por vir fracasse, apenas porque o estúdio decidiu não continuar com os filmes de seu diretor”, escreveu um fã para Levi no Twitter. Respondendo ao que foi dito pelo fã, o ator disse: “Isso também é verdade. Triste, mas verdadeiro. O quanto isso realmente afeta as bilheterias é uma incógnita. Mas acho que o maior problema que estamos tendo é o marketing. Este é um filme familiar perfeito, mas muitas famílias não sabem disso. O que é uma pena.”

Rachel Zegler em Shazam! Fúria dos Deuses.

Outra atriz do filme, Rachel Zegler, também foi ao Twitter não apenas para chamar o público para ver o filme, mas também para criticar aqueles que vêm falando mal da obra. “Ei, nosso filme é realmente muito bom!”, escreveu ela. “Mas, principalmente, eu simplesmente amei fazê-lo e as pessoas que conheci enquanto o fazia. Vá ver! Dê uma chance ao filme”, completou a atriz. Além disso, Zegler disse que aqueles que criticam Shazam! Fúria dos Deuses estão sendo apenas “maldosos”. “Algumas pessoas por aí [estão] apenas sendo… injustificavelmente maldosas. E isso é desnecessário. E eu sei, eu sei, ‘Se você não consegue lidar com o calor…’ e toda essa bobagem, e você está certo. Mas nosso filme é realmente muito bom”, escreveu Zegler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui