Maggie Smith como professora Minerva McGonagall em Harry Potter
Maggie Smith como professora Minerva McGonagall em Harry Potter -Imagem: Warner Bros.

A atriz britânica Maggie Smith, um dos grandes nomes da dramaturgia do Reino Unido, faleceu aos 89 anos. Famosa mundialmente por interpretar a professora Minerva McGonagall na série de filmes Harry Potter, Smith faleceu nesta sexta-feira (27). A informação foi divulgada por sua família à BBC, que relatou que ela faleceu em paz, cercada por amigos e familiares.

Segundo a BBC, a atriz estava internada em um hospital em Londres durante seus últimos dias de vida. Seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, anunciaram sua morte por meio de um comunicado oficial, no qual ressaltaram que sua passagem foi tranquila. Vale lembrar que Maggie Smith sempre foi admirada por seu profissionalismo e generosidade, tanto por colegas de trabalho quanto por seus inúmeros fãs ao redor do mundo.

“É com profunda tristeza que anunciamos a morte da Dama Maggie Smith. Ela morreu pacificamente no hospital nesta manhã, sexta-feira, 27 de setembro. Sendo uma pessoa bem reservada, ela estava com amigos e familiares. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de uma mãe e avó extraordinária. Gostaríamos de aproveitar essa oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do hospital pelo cuidado e gentileza incondicional nesses últimos dias. Agradecemos todas as mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento”, disseram seus filhos em comunicado.

Smith foi casada duas vezes, primeiro com o ator Robert Stephens e depois com o dramaturgo Alan Beverly Cross. De seu primeiro casamento, ela teve dois filhos, Toby Stephens (Black Sails) e Chris Larkin (Segredos Oficiais), ambos atores. Além de deixar filhos e netos, Maggie Smith deixa também um legado artístico incomparável, que certamente será lembrado por gerações.

Legado de Maggie Smith

Maggie Smith nos anos 60
Maggie Smith nos anos 60 – Imagem: Silver Screen Collection/Getty Images

Smith iniciou sua brilhante trajetória artística no teatro, nos anos 1950, participando de diversas produções de Shakespeare. Seu talento rapidamente chamou a atenção, o que lhe rendeu prêmios e reconhecimento no meio artístico. Além disso, um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando o renomado ator Laurence Olivier a convidou para integrar a National Theatre Company. Lá, ela trabalhou ao lado de outras lendas britânicas como Michael Gambon (Harry Potter e o Cálice de Fogo) e Derek Jacobi (Gladiador).

No cinema, seu primeiro grande destaque veio com o filme Sem Saída, de 1958, que lhe rendeu sua primeira indicação ao prestigiado prêmio BAFTA. Ao longo de sua carreira, ela acumulou nada menos que 18 indicações ao BAFTA, vencendo por trabalhos como Primavera de uma Solteirona (1970), Meu Reino por um Leitão (1985) e Chá com Mussolini (2000). Além disso, em 1993, foi homenageada com um prêmio especial pelo conjunto de sua obra, consolidando sua posição como uma das maiores atrizes britânicas de todos os tempos.

Mas sua fama não se limitou ao Reino Unido. Afinal, Smith foi reconhecida também em Hollywood, onde conquistou sua primeira indicação ao Oscar pelo filme Othello (1966), adaptação da obra de Shakespeare. Seu sucesso na premiação continuou com a vitória em 1970 pelo filme Primavera de uma Solteirona e novamente em 1979 por Califórnia Suite, pelo qual levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Além disso, ela também foi indicada por trabalhos em Viagens com Minha Tia (1973), Uma Janela Para o Amor (1987) e Assassinato em Gosford Park (2002). Por fim, Smith foi agraciada com dois Emmys por seu trabalho em Downton Abbey e colecionou diversos outros prêmios teatrais.

Ao longo de sua extensa carreira de mais de seis décadas, Maggie Smith estrelou diversos filmes aclamados. Como, Morte Sobre o Nilo (1978), Mudança de Hábito (1992), O Jardim Secreto (1993) e O Exótico Hotel Marigold (2011). Desse modo, sua versatilidade no cinema e no teatro a tornou uma atriz respeitada por públicos de todas as idades, com trabalhos que vão desde o drama até a comédia.

Além disso, Smith também brilhou nos palcos. Em 1990, sua atuação na peça Lettice and Lovage lhe rendeu o Tony Award, completando assim a rara Tríplice Coroa da Atuação, que inclui as vitórias no Oscar, Tony e Emmy. Isso a colocou entre um seleto grupo de artistas que conquistaram as mais altas honras em teatro, cinema e televisão.

No entanto, foi a partir de suas atuações nas sagas cinematográficas Harry Potter e na série de TV Downton Abbey que Maggie Smith cativou uma nova geração de fãs. Afinal, como a professora McGonagall, nos filmes do bruxinho mais famoso do mundo, e a Condessa Violet Crawley, em Downton Abbey, ela mostrou personagens fortes que conquistaram o público jovem, garantindo que seu legado permanecesse vivo por muitos anos.

O último trabalho de Maggie Smith foi o filme O Clube dos Milagres (2023), mas ela também deixou gravada uma participação inédita no longa A German Life, um drama biográfico que aborda a vida do secretário nazista Joseph Goebbels.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui