Personagem Minerva McGonagall
Minerva McGonagall - Divulgação

Minerva McGonagall é um dos personagens mais importantes e queridos da saga Harry Potter. E neste artigo você vai conhecer tudo sobre a professora/diretora de Hogwarts, desde sua história, papel dentro da obra, curiosidades, etc. Acompanhe!

Quem é Minerva McGonagall?

Personagem Minerva McGonagall
Minerva McGonagall – Divulgação

Minerva McGonagall é um dos personagens mais poderosos presentes dentro da franquia de livros/filmes Harry Potter, da autora britânica J. K. Rowling. Ele é uma bruxa escocesa mestiça, filha de um pai trouxa e de uma mãe bruxa.

Além de ter estudado em Hogwarts quando jovem, ela posteriormente atuou como professora de Transfiguração, diretora da Casa Grifinória, vice-diretora e por fim diretora da referida escola de magia e bruxaria, assumindo o pouco após a morte de Alvo Dumbledore.

Dentro da trama, serviu ao Ministério da Magia e integrou também a segunda formação da Ordem da Fênix, tendo uma participação significativa nas batalhas contra o Lord Voldemort e seus Comensais da Morte.

Nos cinemas, vale lembrar, ela foi interpretada pela atriz britânica Maggie Smith, que já atua desde o ano de 1952 e tem uma carreira consolidada no teatro, TV e cinema.

Biografia ficcional do personagem

Infância

Minerva McGonagall nasceu no dia 4 de outubro, provavelmente no início do século XX, na região de Caithness, Escócia, Grã-Bretanha. Seu pai, Robert McGonagal, era um trouxa, enquanto sua mãe, Isobel Ross, era uma bruxa, mas que não utilizava sua magia, vivendo normalmente no mundo trouxa.

Como tinha medo de perder seu casamento, Isobel não havia revelado suas heranças ao marido, e só o fez quando Minerva nasceu e passou a demonstrar poderes, já que não tinha controle sobre eles. Mesmo após a revelação, o casal continuou junto, tendo ainda outros dois filhos, Malcolm e Robert McGonagall Jr., ambos bruxos.

Chegada a Hogwarts

Quando completou 11 anos de idade, a jovem acabou sendo aceita na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, então dirigida por Armando Dippet. Foi selecionada para a Casa Grifinória e logo ganhou destaque devido suas inteligência e habilidades, em especial para Transfiguração. Na verdade, ela foi a mais notável aluna da matéria desde Alvo Dumbledore.

Outra habilidade notável sua era no Quadribol, onde ela jogou atuando pela Grifinória. Em seu último ano, no entanto, quando um jogador da Casa Sonserina a derrubou de sua vassoura, não conseguiu mais retornar ao esporte. A rivalidade com a equipe foi nutrida até bem depois, com Minerva sempre bem entusiasmada durante as partidas no período em que Harry Potter estudava.

Embora fosse de outra casa, foi na escola que ela conheceu Pomona Sprout, que permaneceu sua amiga até na idade adulta. Assim como ela, Pomona também tornou-se professora em Hogwarts, sendo mestra de Herbologia e diretora da Casa Lufa-Lufa.

Trabalho no Ministério da Magia e romance com trouxa

Com 18 anos, Minerva McGonagall finalizou seus estudos em Hogwarts e foi convidada a trabalhar no Ministério da Magia. Antes de assumir o cargo de assistente do Departamento de Execução das Leis da Magia, porém, passou um tempo com seu pais.

Nesse período, conheceu Dougal McGregor, um homem trouxa por quem se apaixonou. Em pouco tempo ele a pediu em casamento e o pedido foi aceito. O noivado só não foi para frente porque ela percebeu que precisaria viver infeliz como sua mãe, escondendo ser uma bruxa. Mesmo com o coração partido e tendo que partir o coração de seu amado, Minerva decidiu seguir para Londres, onde iniciou seu trabalho, como planejado.

Retornando a Hogwarts

Embora tenha se afeiçoado a seu chefe, Elphinstone Urquart, o trabalho no Ministério não lhe agradou muito, principalmente pelo clima anti-trouxa instaurado no ambiente. Sendo ela filha de um trouxa e apaixonada por outro, os outros funcionários eram bastante preconceituosos, apesar dela cumprir com maestria suas funções.

Assim, cerca de dois anos depois, Minerva McGonagall decidiu entrar em contato com Alvo Dumbledore, então chefe do departamento de Transfiguração, e pedir uma vaga como professora em Hogwarts. Ciente de suas capacidades, ele a contratou inicialmente como uma assistente, e depois assumiu o papel de professora de Transfiguração, Diretora da Casa Grifinória e também vice-diretora, após Dumbledore tornar-se diretor.

O aprofundamento da amizade e confiança entre os dois ocorreu de forma gradual, principalmente após ela descobrir que McGregor se casou com outra mulher. Alvo a encontrou chorando e ambos trocaram confidências.

A Primeira Guerra Bruxa

Com Voldemort dando início a Primeira Guerra Bruxa em 1970, Dumbledore foi a principal peça contra a escalada ao poder do vilão (era a ele quem o Lorde das Trevas mais temia).

Da mesma forma que Voldemort contava com seus Comensais da Morte, Dumbledore também criou a Ordem da Fênix, com integrantes como Rúbeo Hagrid, Pedro Pettigrew, Sirius Black, Remo Lupin e Lílian e Tiago Potter (os pais de Harry).

Mesmo sendo já bastante poderosa e tendo uma forte ligação com o diretor, Minerva McGonagall não foi uma das integrantes originais do grupo. Uma das causas era justamente sua relação com o Ministério da Magia. Afinal, querendo ou não, a Ordem era uma equipe não muito bem vista pela alta cúpula, não legalizada.

Isso não significa que ela não tenha atuado durante o conflito, pelo contrário, Minerva optou por seguir de forma mais legal. Nesse período, ela voltou a prestar serviços para o Ministério, principalmente espionando Voldemort e seus seguidores através de sua forma animago.

Com a derrota parcial de Voldemort, após ter assassinado os Potter, ela vigiou os Dursley e concluiu que eles não eram as pessoas ideais para cuidar de Harry. Como não possuía outros parentes, como se sabe, não houve outra alternativa a não ser entregar o garoto aos cuidados dos tios.

Perda de pessoas próximas durante a guerra

Minerva McGonagall foi bastante afetada durante a Primeira Guerra Bruxa, devido a morte de pessoas muito próximas a ela. Esse é o caso de muitos alunos, a exemplo de Lílian e Tiago Potter, de quem ela era bem próxima. Seu irmão mais novo, Robert McGonagall Jr., também foi assassinato.

Somado a isso, uma das perdas mais pesadas foi a de Dougal McGregor, o homem com quem ela nunca se casou, mas sempre manteve viva sua paixão. Ele, sua então esposa e filhos foram todos assassinados por Comensais da Morte.

Casamento e viuvez

Elphinstone Urquart, o ex-chefe de Minerva McGonagall no Ministério, sempre foi apaixonado por ela e já havia a pedido em casamento em outras ocasiões anteriores. Como ainda nutria sentimentos por McGregor, porém, os pedidos eram sempre recusados.

Após a morte do amado, e com um novo pedido de Elphinstone, eles se casaram oficialmente em 1982. O casamento, infelizmente, durou pouco tempo, já que em 1985 ele acabou falecendo após ser mordido por uma planta venenosa. Nesse período, viveram em Hogsmeade e não tiveram filhos, é claro. Viúva, Minerva optou por passar a viver em Hogwarts, já que não conseguia ficar sozinho no chalé.

O retorno do Lord Voldemort

No assassinato dos Potter, Voldemort não foi completamente destruído, conseguindo ainda retornar a vida posteriormente. Algum tempo antes disso, quando Harry Potter completou seus 11 anos, iniciou seus estudos em Hogwarts, onde Minerva McGonagall teve uma relação direta com o garoto e todo o trio principal (Harry, Hermione Granger e Rony Weasley). Afinal, além de dar aulas de Transfiguração, ela permanecia como a diretora da Grifinória, casa onde os três foram selecionados.

O ressurgimento do Lorde das Trevas ocorre durante o ano de 1994, quando ocorria o Torneio Tribruxo. Após isso, ele inicia sua segunda escalada ao poder, originando a Segunda Guerra Bruxa.

Segunda Guerra Bruxa

Considerando os envolvidos diretos no conflito, Minerva McGonagall só não era mais poderosa que Voldemort e Alvo Dumbledore. Assim, pôde contribuir significativamente durante a Segunda Guerra Bruxa, participando, dentre outras, da Batalha da Torre de Astronomia (onde Dumbledore veio a falecer) e da Batalha de Hogwarts, liderando a resistência contra o Lorde das Trevas.

Papel como diretora de Hogwarts

Ao fim da guerra em 1998, Minerva conseguiu sobreviver e assumiu integralmente a posição de diretora de Hogwarts. Quando o filho mais velho de Harry completa 11 anos e segue para a escola, ela ainda ocupava a função.

A criação de Minerva McGonagall

J. K. Rowling pensou em Minerva como uma mulher de alta estatura, com uma aparência mais severa e cabelos presos. Suas roupas de cor verde-esmeralda e seu característico chapéu pontiagudo também fazem parte da identidade da personagem.

Sempre muito disciplinada e uma mulher que prezava por disciplina, sua expressão formal é outro ponto de destaque. Apesar disso, a própria autora a descreve como alguém na melhor idade bastante energética.

O papel de Minerva McGonagall em cada um dos filmes da saga

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

A primeira parte da saga Harry Potter gira em torno da Pedra Filosofal, que chega a Hogwarts para ser protegida, já que é objeto de desejo dos aliados de Voldemort. Minerva McGonagall é uma das pessoas a criar uma barreira, o Xadrez Bruxo gigante.

Quando Harry, Hermione e Rony iniciam seu primeiro ano de estudos na escola de magia e bruxaria, ela recepciona os novos estudantes, e o trio é selecionado para a Casa que chefia. Mesmo com sua personalidade rígida, a professora demonstrou várias vezes o cuidado que tinha pelo jovem da profecia, como quando o flagrou utilizando uma vassoura sem permissão. Foi ela, aliás, quem o ajudou a seguir para a equipe de Quadribol da Grifinória. Ao final do ano letivo, é a Casa Grifinória quem fica com a Taça das Casas, prêmio que era conquistado pela Sonserina nos últimos 6 anos consecutivos.

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Minerva McGonagall precisa lidar com a situação de Harry e Rony, que perderam o Expresso de Hogwarts e seguiram até a escola no carro voador dos Weasley. A infração quase levou à expulsão dos dois, mas a professora conseguiu convencer a instituição a somente aplicar uma detenção.

No ano letivo, a Câmara Secreta que abrigava o basilisco foi aberta, o que levou ao posterior afastamento de Dumbledore, devido aos ataques realizados na escola. Assim, McGonagall serviu temporariamente como diretora e viu sua Casa levar pelo segundo ano consecutivo a Taça das Casas.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

A fuga de Sirius Black de Azkaban levou a presença de Dementadores em Hogwarts, fazendo com que Minerva McGonagall tivesse que auxiliar seus alunos a lidar com as criaturas. A relação que ela possuía com Hermione Granger a levou também a autorizar a aluna utilizar o Vira-Tempo, que seria muito útil ao decorrer da trama.

Foi com ele que Hermione, Harry e Rony conseguiram salvar o hipogrifo Bicuço, pertencente a Hagrid, e ajudar Sirius Black a mostrar sua verdade. Quando a Grifinória conquistou a Copa de Quadribol, algo que não acontecia a anos, a professora não conseguiu conter sua emoção.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

Harry Potter e o Cálice de Fogo mostra principalmente os eventos do Torneio Tribruxo, que é realizado em Hogwarts. Preocupada com a segurança de Harry, que acabou sendo um dos Campeões selecionados, Minerva pede encarecidamente que Dumbledore o impeça de participar. Assim como o diretor, ela também havia se dedicado a proteger o jovem, e o evento poderia colocar tudo a perder, devido a periculosidade.

No fim das contas, ele acabou participando e o torneio culminou com o retorno do Lord Voldemort, que contou com o apoio de Pedro Pettigrew para reconstruir seu corpo.

Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

Voldemort não teve seu retorno aceito pelo Ministério da Magia, que passou a difamar Dumbledore e Harry por espalharem a história. Assim, o diretor teve que recriar a Ordem da Fênix, onde Minerva McGonagall foi uma das principais integrantes.

Com Dolores Umbridge cada vez mais assumindo o controle de Hogwarts, a professora não escondeu seu descontentamento e desafiou sua autoridade. Ela também foi uma das apoiadoras da formação da Armada de Dumbledore, por parte do trio principal.

Quando Umbridge tenta expulsar Hagrid da escola, Minerva rapidamente busca ajudar o amigo e colega, mas é atacada simultaneamente pelos Aurors. Os ferimentos a levam a passar um longo período no hospital, com seu retorno ocorrendo somente após a Batalha do Departamento de Mistérios, quando membros do Ministério finalmente puderam confirmar a volta de Voldemort.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

A Segunda Guerra Bruxa estava a todo vapor, e McGonagall foi uma das primeiras pessoas a quem o trio principal recorreram após Cátia Bell ser amaldiçoada ao usar um colar de opalas.

Durante a Batalha da Torre de Astronomia, ela duela diretamente contra o Comensal da Morte Aleto Carrow, mas não consegue impedir que Dumbledore seja morto. Vale lembrar, é claro, que o diretor já estava com os dias contados, após receber uma maldição, e havia previamente arquitetado um plano para que Severo Snape o assassinasse, impedindo que Draco Malfoy rompesse sua alma.

Como vice-diretora, o mais lógico era que a professora assumisse o cargo deixado pelo amigo, o que ocorre somente por um curto período de tempo, já que Voldemort consegue assumir o controle da escola e nomeia Snape como diretor.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

Sem Dumbledore e com Voldemort no poder, Minerva McGonagall optou por continuar em Hogwarts. Seu objetivo, é claro, era evitar ao máximo possível os danos aos alunos.

O trio principal estava em sua missão de destruir as Horcruxes criadas pelo Lorde das Trevas. Quando retornaram para Hogwarts em busca do Diadema de Rowena Ravenclaw, um dos artefatos, a professora confrontou Amico Carrow, que tinha recebido carta branca em Hogwarts, e baniu Severo Snape, após derrotá-lo com a ajuda de outros professores.

Como mencionado, ela atua durante a Batalha de Hogwarts e vê Harry derrotar de uma vez por todas o Lord Voldemort. Findada a guerra, recebe a Ordem de Merlim e torna-se definitivamente a diretora da escola.

Curiosidades sobre Minerva McGonagall

1. Significado do seu nome

Seu primeiro nome é uma homenagem a sua bisavó materna, que assim como ela também era uma bruxa muito notável. Além disso, trata-se de uma forma romana de Atena, a deusa da sabedoria e da coragem.  Quanto a McGonagall, ele foi tirado de um poeta escocês, não tendo nada a ver com seu talento ou coisa do tipo, mas simplesmente porque a autora achou que o  nome combinava com a personagem.

2. Sua forma animago

Um dos vários talentos de Minerva McGonagall era quanto a sua habilidade de transformar-se em um animago, assumindo a forma de um gato malhado. Tal habilidade, depois de devidamente registrada, foi muito útil ao longo da obra, já que ela atuou, por exemplo, como uma espiã do Ministério da Magia, colhendo informações importantes sobre os comensais da morte. O mesmo vale para o acompanhamento de Harry Potter ao longo dos anos.

3. Ela foi uma empata chapéu

Quando entrou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ela confundiu bastante o Chapéu Seletor, que levou 5 minutos e meio para decidir entre Corvinal e Grifinória. No fim, é claro, ela acabou sendo selecionada para a Casa Grifinória.

4. Manteve seu sobrenome após se casar

Depois que se casou com Elphinstone Urquart, Minerva foi a primeira personagem mulher a manter seu sobrenome de solteira, o que causou bastante alvoroço na comunidade bruxa. McGonagall foi herdado da família de seu pai, que era trouxa, e tinha uma representatividade gigantesca para ela.

5. É uma das personagens mais poderosas de Harry Potter

A saga Harry Potter apresenta diversos personagens extremamente poderosos, como é o caso do próprio Dumbledore, que é considerado o ápice de poder dentro da obra. Minerva McGonagall, é claro, também é um dos nomes de destaque.

Ao buscar uma hierarquia de poder, o mais comum é encontrar Dumbledore em primeiro, seguido pelo Lord Voldemort em segundo e Gerardo Grindelwald em terceiro, com a professora/diretora ficando com a quarta colocação.

Um ponto interessante, aliás, é que após a Segunda Guerra Bruxa, somente Minerva conseguiu sobreviver, assumindo o topo do ranking se considerar desse ponto em diante.

Considerações finais

Como foi possível observar, Minerva McGonagall é um personagem de grande destaque dentro de Harry Potter e faz juz a relevância e reconhecimento que possui. Afinal, além de ter contribuído com seus poderes dentro da história, ajudou a franquia a se tornar o sucesso que foi e ainda é.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui