A forma como nos relacionamos com dispositivos eletrônicos portáteis moldou toda uma geração. A busca pela capacidade de entreter em qualquer lugar e a qualquer momento não começou com os smartphones, mas sim com os consoles de videogame portáteis. Quando se fala em consoles portáteis, é natural que o Game Boy seja o primeiro a surgir em nossas mentes. No entanto, vale a pena explorar as origens dessa revolução e desvendar a história do verdadeiro precursor do Game Boy: o Nintendo Game & Watch.
“Ajuste o seu relógio” e junte-se a nós neste artigo fascinante enquanto exploramos o impacto e a trajetória deste dispositivo pioneiro que abriu caminho para o mercado de consoles portáteis como conhecemos hoje.
História
No final da década de 1970, a Nintendo se encontrava em uma nova fase financeira e cultural. Ela havia feito sua entrada triunfante no mundo dos videogames com a introdução dos primeiros consoles da linha Color TV-Game em 1977 e agora estava muito mais focada em produtos eletrônicos. Mais especificamente em videogames.
O sucesso inicial dos consoles Color TV-Game demonstrou à Nintendo que o mercado de videogames tinha um potencial incrível a ser explorado. As vendas de seus primeiros aparelhos foram surpreendentes, superando todas as expectativas. Com isso, a Nintendo percebeu que tinha uma excelente oportunidade para usar toda a sua expertise em brinquedos e se destacar nesse mercado em rápida expansão, decidindo, assim, investir mais no desenvolvimento de novos produtos.
Nos Estados Unidos, a competição entre os fabricantes de videogames estava em pleno vapor, com uma crescente oferta de consoles doméstico e máquinas de arcades. No entanto, é importante observar que a maioria dos produtos lançados nesse período eram apenas “consoles clones” dos grandes fabricantes, e a qualidade dos jogos costumava deixar a desejar. A primeira geração de videogames já estava, inclusive, demonstrando sinais de cansaço no mercado norte-americano e europeu. A saturação nos próximos anos era certa!
No Japão, por outro lado, os arcades haviam se mantido muito populares e os consoles de mesa, embora também clones, em sua maioria se mantinham em alta e a Nintendo já tinha planos para um futuro console com reais fatores de inovação. Algo original, produzido internamente e que carregasse mais a identidade em filosofia da empresa. Se você pensou no Famicom, acertou em cheio!
No entanto, antes do Famicom elevar a Nintendo ao status de uma das principais produtoras de videogames do mundo, a empresa lançou seu primeiro console portátil. E, não, esse não foi o Game Boy… Na verdade, o Game Boy só viria ao mundo em 1989. Antes disso, seu primeiro console de jogos portátil foi o Game & Watch, e era um dispositivo extremamente simples e barato, que surgiu de uma ideia baseada no dia a dia de um dos gênios da Nintendo.
Aliás, seria muito difícil contar a história do Game & Watch aqui e não mencionar uma figura-chave que esteve por trás de vários sucessos da Nintendo, como o próprio Game Boy. Estamos falando de Gunpei Yokoi.
O Gênio por trás do Game & Watch
Gunpei Yokoi nasceu em 1941 no Japão e se formou em engenharia eletrônica pela Universidade de Doshisha. Em 1965, ele entrou para a Nintendo como engenheiro de manutenção, mas seu talento criativo não passou despercebido e em pouco tempo ele teve uma ascensão meteórica na empresa.
Sempre muito inventivo, Yokoi costumava construir engenhocas no tempo livre, só por diversão. Em uma ocasião memorável, o então presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, ficou impressionado ao visitar a fábrica e testemunhar uma das invenções aleatórias de Yokoi. Diante de um talento como aquele, Yamauchi fez um convite especial para que ele se juntasse à equipe de desenvolvimento de produtos.
O fato é que a engenhosa criação que chamou a atenção de Yamauchi coincidiu com uma das grandes transformações da Nintendo. Desde o seu início em 1889, a empresa havia estado envolvida na fabricação de cartas Hanafuda, mas estava em processo de transição para o mercado de brinquedos. Pouco tempo depois desse episódio, a criação de Yokoi foi lançada como um produto.
O “Ultra-Hand” tornou-se um brinquedo de imenso sucesso no Japão, isso sendo apenas um bracinho mecânico feito de hastes de plástico, que era capaz de apanhar objetos a distância. A partir desse ponto, Yokoi assumiu a liderança de vários projetos bem-sucedidos na empresa, até que novas mudanças no cenário econômico (crise do petróleo – 1973) levaram a Nintendo a migrar dos brinquedos para o mercado de eletrônicos e depois videogames.
Legal, mas como surgiu a ideia do Game & Watch?
Pois bem, num certo dia, em 1977, enquanto Gunpei Yokoi viajava a bordo do trem-bala japonês, ele observou um trabalhador entediado, mexendo com uma calculadora digital. Nesse momento, Yokoi teve um lampejo de inspiração e imaginou como seria conveniente ter um jogo portátil para uma ocasião como aquela. Passou então o resto do dia pensando em soluções viáveis e, embora estivesse mais habituado a trabalhar em projetos de brinquedos para crianças, dessa vez ele estava determinado a inventar algo mais voltado para o público adulto.
O Projeto
Algum tempo depois, o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, pediu a Yokoi que o acompanhasse de carro a uma reunião de negócios. Durante a viagem, Yokoi teve a chance de comentar sobre sua nova ideia com o chefão Yamauchi. Embora Yamauchi não tenha feito nenhum comentário naquele momento, alguns dias depois, Yokoi recebeu um convite inesperado para participar de uma reunião com o CEO da Sharp, uma das maiores fabricantes de componentes eletrônicos da época. Imagine só… isso demonstra o respeito e admiração que Yokoi havia conquistado após mais de uma década de brilhantismo na empresa.
A década de 1970 foi um período de rápido crescimento da indústria de eletrônicos no Japão e a Sharp Corporation é frequentemente creditada por ter produzido o primeiro display de cristal líquido comercialmente viável em 1973.
Os primeiros displays obviamente tinham uma resolução mínima em comparação com os padrões atuais. Na verdade, só eram capazes de exibir alguns traços e pontos. Mas, até o final da década, a aplicação de telas LCD já tinha sido amplamente explorada em diversos produtos eletrônicos e o custo de produção diminuíra conforme a tecnologia se aprimorava.
Na reunião entre Nintendo e a Sharp a ideia de Yokoi foi apresentada e bastante discutida. A proposta inicial seria criar um produto novo e barato, a partir de tecnologia “velha”.
Para transformar essa ideia em realidade, a Nintendo firmou uma parceria crucial com Sharp. A colaboração permitiu que a Nintendo utilizasse as populares telas de cristal líquido (LCD) e circuitos integrados desenvolvidos pela Sharp – com uma CPU integrada de 4 bits da série SM5xx.
As telas de LCD adotadas seriam as mesmas do tipo que se utilizava nos relógios e calculadoras digirais. Os gráficos seriam formados por figurar predeterminadas que iriam acender ou apagar dinamicamente.
Durante a fase de projeto, Gunpei Yokoi queria um dispositivo extremamente compacto, do tamanho de uma calculadora e que coubesse facilmente no bolso de uma camisa. Além disso, ele planejou incorporar também um relógio digital no sistema, o que era considerado um luxo na época. Essa adição não apenas tornaria o dispositivo ainda mais útil, mas também aumentaria significativamente o seu valor percebido pelo consumir. É interessante mencionar que a Nintendo chegou até a patentear o conceito desse dispositivo, que unificava jogo e relógio.
O compromisso da Nintendo com a acessibilidade de seus produtos não era algo novo. Desde o lançamento da linha Color TV-Game, Hiroshi Yamauchi, o presidente da empresa na época, via essa estratégia como uma maneira de minimizar os riscos e facilitar a introdução de novos produtos para o público mais amplo. Foi essa abordagem que ajudou a Nintendo a iniciar sua entrada no mercado de eletrônicos e depois se consolidar no mundo dos jogos eletrônicos em um cenário de crise econômica.
Além disso, o projeto do Game & Watch levava em consideração a autonomia energética. A fonte de alimentação do dispositivo seguia o mesmo conceito de acessibilidade, adotando o uso de duas baterias do tipo “botão” que eram baratas e normalmente utilizadas em relógios e calculadoras digitais. Esse tipo de bateria seria suficiente para alimentar o brinquedo por muito tempo e reduzir seu custo geral.
Antes do lançamento do Game & Watch, houve uma tentativa de criar um console portátil com tela de LCD. Em 1979, a Milton Bradley Company, a mesma empresa proprietária do Vectrex, lançou o MicroVision, um console portátil capaz de utilizar cartuchos de jogos. No entanto, o console foi um produto fracassado devido a várias falhas de design e problemas de qualidade, e não conseguiu conquistar nem mesmo o mercado onde foram lançados (Estados Unidos).
Apesar disso, a proposta do Game & Watch era diferente do MicroVision em vários sentidos. O mini-game da Nintendo deveria ser mais compacto, acessível e atrativo especificamente para o público adulto. Isso inclusive influenciou muito em seu design mais sóbrio, já que não era destinando a momentos de lazer, mas sim como um passatempo casual para momentos de tédio do dia a dia. Poderia ser considerado uma verdadeira ferramenta antiestresse, por assim dizer.
Após um ano de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, a Nintendo chegou ao primeiro modelo: uma unidade compacta, quase do tamanho de um cartão corporativo, dedicada a um único jogo. O resultado inicial foi bem recebido pelo presidente Yamauchi, no entanto, ele acreditava que era necessário oferecer mais variedade e, por isso, pediu a Yokoi que criasse mais variações de jogos e modelos diferentes. Isso ajudaria a testar as preferencias e entender melhor o público.
E, por fim, como se tratava de um aparelho de videogames com função de relógio digital, nada mais obvio do que batizá-lo de “Gēmu & Uotchi” (Game & Watch). Simples e direto ao ponto.
Lançamento
O Game & Watch foi lançado no Japão em 28 de abril de 1980. O primeiro lote de unidades trazia o jogo “Ball”. Nele o jogador controlava um bonequinho que fazia malabarismos, usando controles simples que se resumiam a apenas dois botões direcionais (esquerda e direita).
Os aparelhos Game & Watch tinham apenas um jogo e incluíam dois modos do jogo, denominados como “Jogo A” e “Jogo B”. Essa abordagem foi uma das soluções pedidas por Yamauchi na reta final da fase de projeto, como citamos a pouco. A ideia por trás dos “Jogo A” e “Jogo B” era oferecer aos jogadores diferentes níveis de dificuldade ou variações sutis de gameplay. O “Jogo A” apresentava a versão mais fácil ou mais lenta do jogo, enquanto o “Jogo B” era mais rápida e desafiadora.
A presença de dois modos de jogo aumentava a longevidade do produto, incentivando o fator de replay, no entanto, não era a única estratégia para essa finalidade. A Nintendo planejou lançar várias versões do aparelho com jogos e temáticas diferentes para agradar a todos os gostos e aumentar o número de venda total.
As vendas de Ball foram contabilizadas em mais de 250 mil unidades. Não foram fenomenais, mas serviu de teste para a Nintendo entrar com mais segurança no mercado e trazer ainda mais modelos com jogos diferentes.
A Linha Game & Watch
Game & Watch acabou se tornando uma linha de mini-games que foi dividida por séries, cada uma contendo vários modelos e jogos diferentes e trazendo melhorias. A primeira série, chamada “Silver”, a qual Ball fazia parte, recebeu 10 modelos.
Ao longo dos anos, entre 1980 e 1991, a Nintendo lançou mais de 60 modelos de Game & Watch, divididos em séries distintas, cada aparelho com seu próprio jogo e características visuais. A medida que novas sérias surgiam, o grau de complexidade dos produtos aumentava e a proposta caminhava em outras direções.
Com um impressionante total de 43,4 milhões de unidades vendidas no mundo todo, sendo mais de 12 milhões no Japão e 30,5 milhões no exterior, a série Game & Watch trouxe receita significativa para a Nintendo e emplacou como o primeiro videogame da empresa a conquistar um sucesso internacional.
Durante os primeiros anos de lançamentos fora do Japão, a Nintendo conseguiu estabelecer parcerias comerciais muito importantes com varejistas em diversas nações. Esses canais de distribuição desempenhariam mais tarde um papel fundamental na distribuição do Nintendo Entertainment System (versão global do Famicom) em 1985.
Listamos abaixo todas as séries lançadas, seus maiores avanços e alguns de seus principais modelos/jogos.
Série Silver (1980) – Foi a primeira série e continha 10 modelos diferentes. Os primeiros modelos já contavam com sistema simples de som que emitia “beeps” durante a execução dos jogos. Graças à sua coloração predominante de prata recebeu o nome “Série Silver”. Novamente simples e direto ao ponto.
- Ball
- Flagman
- Vermin
- Fire
- Judge
Série Gold (1981) – A segunda série, chamada de “Serie Gold”, adotou uma abordagem mais luxuosa em relação ao design e implementou a função de alarme despertador ao relógio.
As telas agora traziam melhorias significantes. Todos os elementos estáticos que compunham o cenário eram desenhados numa película (overlay), aumentado o grau de complexidade dos jogos da “série ouro”.
- Manhole
- Helmet
- Lion
Wide Screen (1981–1982) – Esta série se destacou pelo formato de tela mais ampla (e achatada) dos dispositivos, além de possuir películas coloridas com cenários ainda mais elaborados e bonitos. Essa série trouxe títulos de grande destaque comercial como Popeye, Mickey Mouse e Snoopy Tennis que venderam milhões de unidades do Game & Watch no mundo todo.
- Parachute
- Octopus
- Popeye
- Chef
- Mickey Mouse
- Egg
- Fire
- Turtle Bridge
- Fire Attack
- Snoopy Tennis
Vertical Multi Screen (1982–1989) – Nesta série a Nintendo abandonou a simplicidade original e introduziu mudanças significativas tanto em design, quanto em seu público-alvo.
Embora o Game & Watch tenha sido inicialmente pensado para adultos, ele acabou conquistando o público infantil. A Nintendo, percebendo isso, retornou às suas raízes, adotando um design mais lúdico e colorido.
O formato em “concha” com duas telas expandiu consideravelmente a experiência de jogo, elevando o console de um simples passatempo casual a um dispositivo de entretenimento mais envolvente.
Curiosamente, o design da seria Vertical Multi Screen seria reaproveitado no futuro pelo Nintendo DS e 3DS.
É nessa série que temos também o surgimento do primeiro D-Pad. Em 1982, o modelo DK-52, que incluía o jogo Donkey Kong na memória, introduziu um marco histórico nos videogames: o primeiro direcional digital. Essa inovação, concebida por Gunpei Yokoi, consistia em um botão direcional em formato de cruz que, nos anos seguintes, substituiria de vez o uso de joysticks na indústria de videogames.
Além disso, Donkey Kong foi um dos modelos de maior sucesso comercial. Foram mais de 8 milhões de unidades vendidas, sendo que 1,2 milhões apenas no Japão.
- Oil Panic
- Donkey Kong
- Mickey & Donald
- Green House
- Donkey Kong II
- Pinball
- Black Jack
- Squish
- Bomb Sweeper
- Safebuster
- Gold Cliff
- Zelda
Horizontal Multi Screen (1983) – Essa série foi uma edição especial e limitada que contou com apenas 3 modelos. Também possuía duas telas, mas se dobrava na horizontal.
- Mario Bros.
- Rain Shower
- Lifeboat
New Wide Screen (1982–1991) – Essa foi uma série “Premium” da Wide Screen original. Seu processo de fabricação possibilitava alta qualidade na imagem da tela e ao mesmo tempo em que era mais barata de se produzir. Apenas uma lista bem seleta de jogos foi lançada (esporadicamente) ao longo de quase 10 anos.
- Donkey Kong Jr.
- Mario’s Cement Factory
- Manhole
- Tropical Fish
- Super Mario Bros.
- Climber
- Balloon Fight
- Mario the Juggler
Tabletop (1983) – Essa série rompia completamente com o padrão compacto de seus modelos anteriores. Apesar de ainda ser um dispositivo portátil, o Tabletop foi projetado para ser colocado sobre uma mesa ou superfície plana, proporcionando uma experiência de jogo semelhante à de um fliperama, onde os jogadores podiam jogar em uma tela LCD maior e colorida. E todo o conjunto era alimentado por duas pilhas grandes “tipo C”.
Mesmo sendo um console mais avançado, seus controles se baseavam e um stick direcional de 2 ou 4 posições e um único botão de ação.
Essa série, sem dúvida, foi uma das mais pitorescas de toda a linha Game & Watch. O dispositivo exibia imagens invertida num visor LCD retro iluminado, que era refletindo num espelho. (Estranho, né?) A Nintendo sempre gostou de inovar e essa foi uma das tentativas mais ousadas para a época.
Os Tabletops foram lançados primeiramente no Japão com o nome “Color Screen”, fazendo referência a linha original de portáteis, e posteriormente foram lançados no mercado global, licenciados pela Coleco e com o nome Tabletop.
Apenas quatro modelos foram lançados e sua distribuição não teve grande alcance, nem dentro, nem fora do mercado japonês. A segunda geração de consoles não agradou tanto o público japonês, que ainda preferia muito mais os arcades. Já no mercado norte americano e europeu, ocorreu uma súbita crise no mercado dos videogames em 1983. Talvez isso explique muito o baixo desempenho nas vendas.
Hoje, os Tabletops são muito raros e altamente valorizados pelos colecionadores nintendistas.
- Donkey Kong Jr.
- Mario’s Cement Factory
- Snoopy
- Popeye
Panorama Screen (1983–1984) – Essa foi uma linha de “Tabletops portáteis”. Isso porque utilizava a mesma tecnologia de imagem refletida que seus irmãos maiores. Os controles eram todos botões simples, exceto o modelo Donkey Kong Jr. (CJ-93) tinha um direcional em cruz que possibilitava a jogabilidade mais complexa desse título.
Infelizmente, assim como os Tabletops, a linha Panorama também não conseguiu ir mundo longe, apesar de ser menor e ter um pouco mais de títulos disponíveis, os números de vendas já sinalizavam que a linha havia perdido o rumo.
- Snoopy
- Popeye
- Donkey Kong Jr.
- Mario’s Bombs Away
- Mickey Mouse
- Donkey Kong Circus
Super Color (1984) – Essa serie tenta trazer de volta a simplicidade da série silver, mas com implementação de componentes mais modernos.
O Game & Watch Super Color era, em resumo, um mini-games com função relógio digital e tinham a antiga simplicidade da proposta original, o que incluía o design sóbrio e sua construção mais barata.
O diferencial aqui era por conta da tela maior, mas que não era realmente colorida como o nome do produto sugeria. De fato, era apenas uma película overlay e os gráficos eram os mesmos da primeira série. Foi feito para tentar atingir o antigo público que comprou a série Silver. Porém, em 1984 já não havia tanto mercado para um aparelho pouco ou nada inovador. Justamente por isso, a série Super Color foi um fracasso comercial, mesmo tentando gerar nostalgia em seu público alvo que gostava dos primeiros modelos.
Foram apenas dois modelos e só foram distribuídos no Japão.
- Spitball Sparky
- Crab Grab
Micro Vs System (1984) – A segunda geração de consoles enfrentava dificuldade ao tentar se vender no mercado japonês. Antes de introduzir o Famicom, a Nintendo procurou diversificar ao máximo seus dispositivos portáteis para compreender as transformações em curso na indústria. Um dos exemplos finais de sua busca por inovação da linha Game & Watch foi o modelo “Micro Vs System”.
Esse console portátil apresentava uma abordagem ousada, com dois mini-controladores que permitiam jogar com ou, melhor dizendo, contra amigos. O jogo de luta “PvP” Punch Out foi particularmente bem-sucedido nessa série, superando até mesmo os títulos do Donkey Kong em vendas.
É curioso notar que a ideia de um console portátil que possibilita o multiplayer local parece ter sido resgatada com sucesso no Nintendo Switch.
- Boxing (Punch Out)
- Donkey Kong 3
- Donkey Kong Hockey
Crystal Screen (1986) – Foi uma série de edição limitada que apresentava uma tela transparente “Crystal” em um elegante corpo de acrílico alongado. A tela transparente permitia aos jogadores personalizar o fundo usando películas de sua preferência, enquanto o dispositivo ainda mantinha suas funções tradicionais de relógio e alarme despertador. A produção dessas unidades foi bastante limitada, tornando-as extremamente raras e valiosas nos dias de hoje.
- Super Mario Bros.
- Climber
- Balloon Fight
Color Screen (2020–2021) – Em 2020, a Nintendo lançou a série Color Screen para celebrar o 40º aniversário do Game & Watch original. Essa coleção limitada trouxe três modelos incríveis, agora com telas de LCD modernas de pixels coloridos, marcando uma mudança notável em relação aos modelos mais antigos que contavam com telas monocromáticas. As antigas baterias do tipo “botão” ficaram no passado, dando lugar a uma bateria de Ions de lítio recarregável via porta USB tipo-C.
A série Color Screen foi uma reverência aos jogos e personagens icônicos da Nintendo, oferecendo uma experiência nostálgica que encantou os apaixonados pela marca. Uma verdadeira carta de amor aos fãs de longa data.
- Super Mario Bros. – Esse modelo foi lançado em setembro de 2020 e apresentou jogos clássicos da série Mario, incluindo Super Mario Bros. e Super Mario Bros – The Lost Levels.
- Super Mario Bros. 2 – lançado em novembro de 2020, este segundo modelo da série Color Screen também celebrou os jogos do Mario. Além de Super Mario Bros. e Super Mario Bros.: The Lost Levels, ele incluía uma versão especial do jogo “Ball” com temática do Mario.
- The Legend of Zelda – O terceiro modelo da série Color Screen, lançado em novembro de 2021, foi dedicado à icônica série “The Legend of Zelda.” Incluiu jogos como “The Legend of Zelda,” “Zelda II: The Adventure of Link,” e uma versão especial de “Vermin” com tema Zelda.
Game & Watch Classics Gallery
A Nintendo tem uma longa história de trazer jogos clássicos do Game & Watch para suas novas plataformas, proporcionando aos jogadores contemporâneos a oportunidade de experimentar e conhecer esses títulos icônicos de uma forma atualizada. Essas adaptações modernas geralmente são relançadas através de serviços digitais, como a eShop do Nintendo Switch, e muitas vezes adicionam recursos para melhorar a experiência de jogo.
Para quem ainda não conhece, trouxemos aqui alguns exemplos de jogos clássicos de Game & Watch que foram portados para as novas plataformas da Nintendo.
Game & Watch Gallery – A série foi lançada originalmente para o Game Boy (Game & Watch clássicos de 1997). Cada título da série incluiu uma seleção de jogos de game & Watch com gráficos redesenhados para as telas pixelizadas e receberam algumas melhorias na jogabilidade. Além disso, esses jogos frequentemente oferecem modos extras, como desafios de alta pontuação e multiplayer.
Club Nintendo – Em 2009, a Nintendo lançou o “Club Nintendo Game & Watch Collection” como uma recompensa para os membros do seu programa de fidelidade. Este título incluía versões digitais autênticas de alguns jogos do Game & Watch clássicos, oferecendo uma experiência fiel aos originais. Contudo, o programa de fidelidade Club Nintendo foi encerrado em 2015 para dar lugar ao novo My Nintendo.
Game & Watch Gallery Advance – Essa série, lançada para o Game Boy Advance, continuou a tradição da “Game & Watch Gallery” ao apresentar versões atualizadas de jogos Game & Watch, desta vez em uma plataforma portátil mais avançada. Esses jogos geralmente contêm gráficos mais coloridos e recursos extras.
Virtual Console – A Nintendo também disponibilizou vários jogos do Game & Watch através do serviço “Virtual Console” em várias de suas plataformas, como o Wii e o Wii U. Isso permitiu que os jogadores baixassem e jogassem (emulação) alguns títulos Game & Watch clássicos diretamente em seus consoles.
Game & Watch Collection para Nintendo DS – Em 2008, a Nintendo lançou uma compilação chamada “Game & Watch Collection” para o Nintendo DS como parte de uma promoção específica. Este título incluía três jogos game & Watch clássicos e funcionava como uma recriação autêntica dos dispositivos originais. E, convenhamos, não havia plataforma mais adequada para emular um Game & Watch “Vertical Multi Screen”. Né!?
Esses portes modernos de jogos de Game & Watch oferecem aos fãs tanto a nostalgia de jogar os títulos originais quanto a conveniência de fazê-lo em plataformas mais recentes da Nintendo. Eles também introduzem esses clássicos para uma nova geração de jogadores, permitindo que a rica história dos Game & Watch seja conhecida e apreciada por todos.
Embora o Game & Watch tenha desempenhado um papel fundamental nos primeiros dias dos videogames portáteis, seu legado continua vivo graças as inovações que a linha trouxe ao longo de anos de lançamentos. Se não fosse a série Game & Watch, os consoles portáteis de hoje provavelmente seriam diferentes e talvez o Game Boy e Nintendo DS nem tivessem sido lançados.
Obrigado por nos acompanhar até aqui! Esperamos que tenha gostado do artigo.
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Caramba, não fazia idéia de que já existiram tantos portáteis! 😮