Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Trailer Oficial) - Imagem: Sony Pictures Entertainment

Em “Homem-Aranha: Volta Para Casa”, Peter (Tom Rolland) foi incriminado descaradamente e a sua identidade ter sido revelada pelo Senhor Mistério. Agora o jovem cabeça de teia tem que lidar com a pressão das autoridades, do público, e a da mídia, invadindo não só a sua vida mas também a vida das pessoas que ama. 

Peter recorre à ajuda ao Dr. Estranho para voltar no tempo e evitar que o Mistério revelasse sua identidade, contudo, apenas um feitiço de apagar a memória da população estava no alcance do Dr. Estranho.

O feitiço para fazer todos esquecerem a identidade de Peter tragicamente dá errado, e por resultado vilões de outros universos são transportados para este universo. Agora o Homem-Aranha, Mj, e Ned partem para uma missão de capturar o Electro, Homem de Areia, Duende Verde, Dr. Octopus, e o Homem Lagarto, a fim de curá-los e enviá-los de volta ao seus respectivos universos

Em paralelo, outras duas versões do Homem-Aranha (Tobey MAguire e Andrew Garfield) vem para essa realidade e posteriormente ajudam na missão. O filme alcançou seu ápice quando o grupo de vilões é o trio de heróis que se encontram no topo de um prédio. E lá, travam uma batalha épica, resultando na vitória dos heróis. Porém, toda essa manipulação na realidade resultou em um colapso no universo e a única forma do Dr. Estranho consertar é respeitar a realidade. Peter perde a amizade de Mj e Ned. Por fim, o filme termina em um tom emocionante e dramático.

Diretor de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Acima de tudo, Jon conseguiu elevar a qualidade dos efeitos com relação do primeiro ao segundo filme. Após o senhor Mistério revelar a identidade do Homem-Aranha em “Homem-Aranha: Longe de casa”, a jornada do herói da vizinhança se torna um verdadeiro caos, e isso é contado em Homem Aranha: Sem Volta para casa. 

O terceiro filme do Homem-Aranha estrelado por Tom Holland continua com a direção do diretor Jon Watts. O trabalho de Watt junto com os roteiristas mostrou um resultado bem equilibrado e construído levando em conta os diversos personagens importantíssimos para a trama. 

Jon Watts, Erik Sommers, Chris McKenna trabalharam em conjunto para construir uma narrativa consistente para este filme. Isso provou que dá para fazer uma obra com muitos personagens relevantes sem causar muitos furos no roteiro. Posto isso, podemos destacar o filme “Homem-Aranha 3” que negligenciou justamente esse aspecto. O diretor ainda explorou bem o evento de universos alternativos, e com isso, enfatizando uma ameaça quase tão grave quanto foi mexer com as joias infinitas

Easters Eggs De Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (Trailer Oficial) – Imagem: Sony Pictures Entertainment

A Marvel Studios é tem algumas tendências que conquistam fãs por todo mundo. Uma de suas principais jogadas foi incorporar muitos Easter Eggs em seus filmes, o que praticamente se tornou uma assinatura da franquia. Aqui estão algumas elementos escondidos dentro do filme “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” que a maior parte do público deixou passar despercebido:

  1. Criador do Homem Aranha: Quando Peter e MJ estão juntos na sacada da universidade, podemos ver algumas pichações nas paredes que os rodeiam. Entre uma dessas pichações está o nome Ditko, que é o sobrenome de Steve Ditko que criou o herói da vizinhança juntamente com o lendário Stan Lee.
  2. Homenagem ao Stan Lee: Na ponte quando Peter vai atrás da MIT Assistant Vice, há um táxi logo atrás do carro dela. A placa desse carro é 1228. Coincidentemente o aniversário de Stan Lee é dia 28 de Dezembro de 1922.
  3. Electro: O design que o personagem Electro ganhou em “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” faz uma clara referência ao uniforme tradicional do vilão nos quadrinhos.

Esses Easter Eggs foram os únicos que eu consegui captar ao longo do filme, sendo que há muitos outros que enriquecem a experiência do público. Você conseguiu captar alguma surpresa escondida neste filme? Deixe nos comentários!  Por fim, a abordagem de detalhes escondidos da Marvel, de fato, ajuda a construir uma comunidade engajada e mantém os fãs ansiosos para descobrir as conexões ocultas em cada novo lançamento.

Crítica

Além de ter organizado diversos vilões e três heróis protagonistas em um mesmo filme sem desperdiçar o potencial destes personagens, o filme ainda consegue trabalhar o sentimento de nostalgia em todos os fãs. Posto isso, do “Homem-Aranha” dirigido por Sam Raimi até o “O Espetacular Homem-Aranha” dirigido por Mark Webb. De todos os motivos, o resgate dos personagens mais marcantes dos filmes anteriores, foi o fator que mobilizou o público em massa a assistir “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”. 

Esse filme aproveitou tantas questões das obras anteriores que é difícil escolher uma como exemplo. Mas para você ter ideia, podemos destacar a “redenção” que o Homem-Aranha (Andrew Garfield) teve ao salvar a Mj no final deste filme, proeza que ele não conseguiu fazer no filme “O Espetacular Homem-Aranha 2”. Eu sei que para você isso pode não ser grande coisa, mas é a atenção a esses detalhes que torna o filme tão incrível.

Além do roteiro caprichoso, o retorno do de alguns autores como Alfred Molina, Willem Dafoe, Tobey Maguire fez as salas de cinema de todo o mundo ovacionarem a entrada de cada vilão -.Nota: Aconteceu isso na sessão que eu participei.

Prêmios Ganhos

Prêmios Categorias
Saturn Awards Melhor Filme De Super Herói
MTV Movie & TV Awards Melhor Perfomance (Tom Holland)

Sendo um dos melhores filmes do ano, o reconhecimento prestados para este filme nas cerimônias de premiações foi bem decepcionante. Os filmes de super-heróis, embora populares entre o público, nem sempre recebem o mesmo reconhecimento nas premiações tradicionais. Algumas academias podem tender a se inclinar para filmes dramáticos ou obras de arte. Ainda sim, isso não é um motivo tão decisivo pois “Homem Aranha 2” ganhou um Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Vejamos outro fator que possa ter impedido este filme ter sido reconhecido devidamente, disputa. Outros filmes incríveis tiveram seu lançamento em 2021. Como por exemplo Duna, Cruella, Encanto, entre outros. De fato, Duna foi a obra que mais se destacou em praticamente a maior parte das premiações.

Elenco De Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Terminar

A integração dos múltiplos universo foi uma das melhores coisas que já aconteceram no universo dos heróis. Esse conceito abriu margem para conectar histórias de vários personagens diferentes sem parecer uma falha no roteiro. Se não fosse esse elemento, não poderíamos ter de volta Willem Dafoe como Duende Verde, J. K. Simmons como

J. Jonah Jameson,  Alfred Molina com Dr. Octopus, e nem Tobey Maguire considerado por muitos como o melhor Homem-Aranha dos cinemas.

Deixando um pouco de lado os clássicos. Também foi bom ver Andrew Garfield, Jamie Foxx, e Rhys Ifans tendo tanta atenção no filme e seus respectivos personagens interagindo de forma cômica, e ao mesmo tempo projetando suas presenças fortes. 

Ademais, o filme continuou com seus personagens originais interpretado por Tom Holland, Zendaya, Jacob Batalon, engrandecendo a narrativa e impulsionando para o desenvolvimento do Universo Cinematográfico da Marvel, essa equipe de atores, de fato, conseguiram entregar vilões e heróis dos “velhos tempos” até os mais recentes, de uma maneira nostálgica e satisfatória.

Melhores Cenas de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Alfred Molina interpretando Dr. Octopus em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Alfred Molina interpretando Dr. Octopus em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – Imagem: Sony Pictures Entertainment

Acima de tudo, as entradas dos personagens Dr. Octopus, Duende Verde, Homem Aranha (Tobey Maguire), Homem Aranha ( Andrew Garfield), foram as mais impactantes. Isso se deve ao grande carisma e talento com que exerceram os seus papéis nos filmes passados. Posto isso, muitas cenas que faziam parte somente do sonho dos fãs se tornaram realidade. Algumas dessas cenas são:

Múltiplos Encontros: 

  1. Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield dividem a tela, revelando a existência de outros Homens-Aranha em um momento épico que encanta os fãs.

Reunião na Cozinha:

  1. A cena em que os três Homens-Aranha se encontram na cozinha de May Parker proporciona um momento hilário e emocionante que destaca a química única entre os atores.

Confronto final na Estátua da Liberdade: 

  1. Três Homens-Aranha se unem para enfrentar os vilões em uma batalha climática no topo da Estátua da Liberdade, com visuais impressionantes e muita ação.

A morte de May Parker: 

  1. A cena da morte de May Parker, carregada de emoção, com um discurso poderoso sobre responsabilidade, adiciona uma camada de tragédia e motivação à narrativa.

Consertando Vilões: 

  1. Cenas do Homem-Aranha tentando curar vilões como o Duende Verde, o Doutor Octopus e Electro proporcionam momentos de redenção que simbolizam a esperança de mudança.

Contra o Duende Verde: 

  1. O confronto final entre o Homem-Aranha de Tom Holland é o Duende Verde, onde Tobey Maguire intervém para evitar uma escolha trágica, é cheio de emoção e redenção.

Adeus ao Homem-Aranha: 

  1. Uma cena comovente onde os três Homens-Aranha se despedem antes de retornar aos seus respectivos universos, transmitindo um sentimento de camaradagem e respeito mútuo.

Estas são apenas algumas das muitas cenas famosas de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” que comentam coletivamente sobre a riqueza emocional e narrativa do filme.

Orçamento e bilheteria

Para você ter uma ideia, a junção de três filmes dos três heróis que deram vida ao Homem-Aranha resultou na terceira maior bilheteria do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme alcançou uma receita estrondosa de US$ 1.9 milhões. Além disso, essa quantia superou todas as demais sequências já feitas deste herói, assim provando que Crossover é uma ideia bastante lucrativa. Ideia essa que deu certo não só para a Marvel mas também outros estúdios no ano de 2021 como a Warner Bros. Pictures com “Godzilla vs. Kong”, e o Monsterverse em geral.

Por outro lado, o orçamento deste filme é uma quantia bem modesta estimada em US$ 200 milhões. Essa quantia está bem abaixo do custo do “Homem-Aranha 3” de Sam Raimi,  “Espetacular Homem-Aranha” de Mark Webb. Dá até uma leve impressão de que o filme entregou bem mais do que o esperado, subvertendo a tendência dos custos de produção cada vez mais elevados.

Portanto, o trabalho por trás deste filme teceu um novo paradigma para o cinema de heróis, onde a junção de figuras icônicas e a ressonância sentimental se mostram como um dos melhores caminhos para o coração do público e o sucesso financeiro.

Trilha Sonora De Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

O álbum original do filme “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” foi composto pelo compositor Michael Giacchino. Posto isso, o músico deu continuidade com sua contribuição pela terceira vez seguida. Músicas como “Octo Gone” preenche a atmosfera do filme com suspense e realçam vilania de Octopus. Enquanto “Arc Reactor”, dão uma ideia do que uma ameaça iminente está por vir.

Ao mergulhar nas notas emocionantes e emocionantes destas músicas, embarcamos numa viagem sonora que complementa e realça cada cena. A partitura de Giacchino é mais do que um acompanhamento , é um componente fundamental na construção da emoção e do impacto do filme. Suas contribuições musicais, assim como os próprios filmes, deixaram uma marca de firmeza e 

Onde Assistir Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Se preferir a comodidade de assistir em casa, muitos serviços de streaming oferecem a possibilidade de alugar ou comprar o filme. Plataformas populares como Amazon Prime Video e Apple são as principais plataformas que disponibilizam este filme atualmente. A evolução que o personagem de Tom Holland teve ao decorrer de três filmes ocorreu de forma bem sutil. Porém, essa transformação abriu espaço para explorar um Peter Parker mais sério e maduro. Dessa maneira, para o quarto filme do Homem-Aranha podemos esperar um tom mais sério acompanhando um pouco mais a trama.

Conclusão

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” não apenas eleva a nossa experiência como fãs do Universo Marvel, mas também une três gerações do Homem-Aranha em uma narrativa emocionante e tortuosa que redefine o padrão dos filmes de super-heróis de uma forma magistral. Repleto de emoção, surpresas e muita ação, o filme me conquistou, conquistou o público, e se tornou um fenômeno de bilheteria, provando que uma fórmula de crossover bem executada pode ser um sucesso. 

Ao nos despedirmos nessa análise de uma jornada épica que mistura nostalgia e inovação, continuamos cheios de expectativa e curiosidade sobre o filme futuro, Homem-Aranha 4, e do Universo Cinematográfico Marvel. Até a próxima rede chegar, que possamos continuar surpresos e fascinados pelas futuras aventuras dos heróis do nosso bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui