Imagem do personagem Remo Lupin
Remo Lupin - Divulgação

Remo Lupin é um personagem que não teve uma participação tão ativa quanto outros principais dentro da saga Harry Potter. Mesmo assim, conseguiu marcar seu nome dentro da obra, tornando-se um dos personagens mais queridos pelo público.

Neste artigo, você vai poder explorar com mais detalhes a história de Remo Lupin, seu papel em cada uma das partes da saga, curiosidades, e mais. Acompanhe!

Quem é Remo Lupin?

Remo Lupin é um personagem fictício da saga Harry Potter, da autora britânica J. K. Rowling. Apesar de ser introduzido somente na terceira parte da obra, conseguiu grande destaque, tornando-se um dos integrantes mais queridos da franquia.

Após ser mordido quando criança, Lupin acabou adquirindo licantropia, transformando-se em um lobisomem em toda Lua Cheia. Estudou em Hogwarts, onde fez amizade com Tiago Potter, Sirius Black e Pedro Pettigrew, retornando posteriormente para a escola para assumir brevemente o papel de professor de Defesa Contra a Arte das Trevas.

Tendo a confiança de Dumbledore, integrou a Ordem da Fênix durante a Primeira e a Segunda Guerra Bruxa, e criou uma forte ligação também com Harry Potter. Infelizmente, acabou falecendo durante a Batalha de Hogwarts, que marcou a queda definitiva de Voldemort.

Biografia ficcional do personagem

Infância

Nascimento

Remo João Lupin nasceu no dia 10 de março de 1960, em alguma área da Grã-Bretanha ou Irlanda. Era filho único de Lyall e Hope Lupin, sendo um bruxo mestiço, já que sua mãe era uma trouxa.

Ataque de lobisomem e infecção com licantropia

Seu pai, Lyall Lupin, era uma autoridade de renome mundial quando tratava-se de aparições espirituais não-humanas. E foram essas habilidades que o fizeram ser contratado pelo Ministério da Magia Britânico. No entanto, por lá, acabou fazendo uma inimizade que mudaria para sempre os rumos de sua família e de seu filho, mais especificamente.

O Ministério investigava a morte de algumas crianças trouxas, e interrogava possíveis autores, dentre eles, Fenrir Greyback. Embora fosse um lobisomem, Fenrir alegava ser somente um mendigo e que nada teria haver com os ataques.

Lyall foi um dos únicos que não se deixou enganar, mas o Ministério, que tinha um desprezo pelos lobisomens (não havia nem mesmo uma catalogação dessas criaturas) não se esforçou muito para comprovar se ele era ou não lobisomem, deixando-o sair posteriormente.

Como possuía uma visão ainda mais negativa sobre eles, Lyall insultou gravemente Fenrir Greyback, alegando que sua raça não possuía alma e que não mereciam nada menos que a morte.

Além de realmente ser um lobisomem, Fenrir era o verdadeiro responsável por atacar diversas crianças já nesse período, e tinha como meta infectar o máximo de pessoas possíveis com a licantropia. Assim, como forma de vingança, invadiu a casa de Lyall e mordeu Remo Lupin ainda bem jovem, por volta dos 4 ou 5 anos de idade, infectando-o.

Período antes da ida para Hogwarts

Lyall Lupin sempre fez questão de deixar clara sua visão sobre os lobisomens. Agora, no entanto, encontrava-se em meio a um dilema cruel. Antes de ser infectado, Lupin sempre foi uma criança gentil, e a licantropia não mudaria os sentimentos que possuía sobre seu próprio filho.

A partir desse ponto, então, ele e Hope mantiveram a condição de Remo em segredo, sem nunca ter revelado que ele sofreu o referido ataque, e cuidando para que durante as transformações, em dia de Lua Cheia, tudo ocorresse de forma segura.

Remo teve uma infância bastante solitária, crescendo sem amigos, já que a possibilidade dele deixar sua condição colocaria tudo a perder. Mesmo buscando constantemente uma cura, as esperanças de que o garoto pudesse ter uma vida normal eram cada vez menores, e sua ida para uma escola de magia e bruxaria deixou de ser uma opção para eles.

Antes de completar os 11 anos, o casal recebeu a visita de Alvo Dumbledore, que já era o diretor de Hogwarts. E ele assegurou que, assim como em casa, na escola também teria todo o apoio durante suas transformações e que sua condição continuaria em segredo.

Chegada a Hogwarts

Remo Lupin chegou em Hogwarts no ano de 1971, sendo classificado para a Casa Grifinória. Uma vez por mês, era conduzido a Casa dos Gritos, onde podia transformar-se sem atacar ninguém. Além de dolorosa, ele feria-se a si próprio durante as transformações, já que não havia ninguém para ser atacado, o que exigia sempre a criação de desculpas cada vez melhor elaboradas para disfarçar sua sumida e “doenças”.

O Salgueiro Lutador foi plantado por Dumbledore justamente na entrada da passagem secreta que seguia de Hogwarts até a Casa dos Gritos. O lugar, aliás, ganhou a fama de mais mal-assombrado da Grã-Bretanha graças a Lupin, já que as pessoas atribuíam os barulhos a fantasmas. O próprio diretor sempre fez questão de espalhar esses boatos, criando mais uma camada de proteção.

Os Marotos

Apesar de ter crescido sem amigos, na escola, Remo Lupin fez uma profunda amizade com Tiago Potter, Sirius Black e Pedro Pettigrew, que ingressaram no mesmo período que ele e também eram grifinórios e colegas de classe. Os quatro passaram a se chamar de “Os Marotos”, posteriormente.

Inseguro, ele não revelou nem mesmo para os fiéis amigos sua condição, com medo de perdê-los. Durante o seu segundo ano, no entanto, os três acabaram descobrindo e, ao contrário do que imaginava, tornaram-se ainda mais próximos, ajudando-o a partir de então.

Foi devido a isso, aliás, que Tiago, Sirius e Pedro iniciaram seus estudos para se transformarem em Animagos. O processo foi concluído durante o quinto ano, com Tiago podendo se transformar em um cervo, Sirius em um cão, e Pedro em um rato.

Como Animagos, os três passaram a acompanhar Lupin durante suas transformações, evitando maiores problemas e contendo-o quando necessário. Como os lobisomens somente atacam pessoas, eles próprios se mantinham seguros enquanto isso.

Snape descobre seu segredo

Lupin também era amigo de Lílian Potter e, por associação, tinha a inimizade de Severo Snape, grande rival de Tiago e de Sirius. Lembrando que, diferentemente dos dois, ele e Pedro eram menos encrenqueiros e não costumava zoar com o sonserino.

Snape desconfiava que havia algo de errado com Lupin, já que ele tinha desaparecimentos frequentes sempre durante a Lua Cheia. A alegação dada era sempre de alguma doença, o que não o convencia.

Tentando colher alguma informação para fazê-los serem expulsos, Snape seguiu Os Marotos em certa ocasião, e acabou sendo vítima de uma “pegadinha” gravíssima de Sírius. Ele revelou a passagem através do Salgueiro Lutador, mas sem dizer o que encontraria ao final.

O pior só não aconteceu porque Tiago Potter, mesmo o odiando, o parou antes que fosse atacado por Remo Lupin transformado. Mesmo assim, ele conseguiu descobrir o segredo.

A Primeira Guerra Bruxa

Remo Lupin e seus amigos se formaram em 1978, quando a Primeira Guerra Bruxa já estava a todo vapor. Assim, ao saírem da escola, ingressaram na Ordem da Fênix, grupo criado e liderado por Dumbledore para lutar contra o Lord Voldemort e seus Comensais da Morte. Além deles, Lílian, que casou-se com Tiago, também tornou-se uma integrante.

As condições de guerra, é claro, acabaram criando tensões antes não existentes. Inclusive, Sirius Black passou a trabalhar com uma hipótese de Lupin poder ser um espião, o que moldou o futuro de todos.

A profecia

Sibila Trelawney, enquanto era entrevistada por Dumbledore para uma vaga em Hogwarts, proferiu uma profecia que poderia levar à derrota do Lorde das Trevas. O garoto, nascido ao fim do sétimo mês, seria filho de alguém que o desafiou por três vezes.

Severo Snape, com quem Lílian estava brigado, agora era um Comensal da Morte e acabou ouvindo uma parte da profecia, revelando-a a Voldemort. Posteriormente, embora Neville Longbottom também pudesse ser o garoto, o Lorde das Trevas acreditava que Harry Potter, filho de Lílian e Tiago Potter, era o eleito.

Apesar de não ter mais contato com a antiga amiga, Snape ainda era apaixonado por ela. O medo de perdê-la o fez seguir secretamente até Dumbledore, que arquitetou um plano para proteger a família Potter.

O assassitato dos Potter

Como Sírius desconfiava de Remo Lupin, ele acabou sendo deixado de lado dos pormenores do plano. Godric’s Hollow foi escolhido como o lugar onde a família ficaria escondida, e Sirius o Fiel do Segredo do Feitiço Fidelius.

Além de ser padrinho de casamento do casal, ele era o padrinho do próprio Harry, o que tornava sua escolha bastante óbvia. Por debaixo dos panos, passou essa função para Pedro Pettigrew. Nem Lupin, que sabia apenas por alto, nem o próprio Dumbledore foram avisados da troca.

Pedro, que sempre foi covarde e teve uma admiração doentia por Tiago (ele era o valentão da escola, e emanava poder, controle), não pensou duas vezes em mudar de lado quando Voldemort (um novo super poderoso que ele poderia idolatrar) e os Comensais da Morte se aproximavam cada vez mais de atingir seus objetivos.

Foi ele (e não Lupin) quem tornou-se um espião do Lorde das Trevas e o revelou a localização dos Potter. Na batalha que se seguiu em 31 de outubro de 1981, apenas Harry, marcado pelo vilão, sobreviveu. Tanto Lílian e Tiago morreram, quanto Voldemort foi destruído fisicamente.

Noite de desastre para Remo Lupin

Durante o assassinato dos Potter, Lupin estava em uma missão pela Ordem da Fênix. E, dentre os afetados pelo evento, ele foi um dos que mais sofreu perdas, já que os passos seguintes também o impactaram diretamente.

Sirius sabia que Pedro havia os traído, e foi atrás de vingança. Mas, mesmo mais fraco e menos inteligente, ele conseguiu armar um plano perfeito, que colocou a culpa em Sirius por seu assassinato (permaneceu vivo, mas assumiu sua identidade de Animago desde então – o Perebas, rato de estimação de Rony Weasley) e por tirar a vida de 12 trouxas, sendo preso em Azkarban.

Ou seja, em poucas horas, Remo Lupin perdeu todos os seus melhores amigos, com Tiago e Pedro (supostamente) mortos e Sirius preso. O fim da Primeira Guerra Bruxa foi um trauma inexplicável para ele.

Período entre guerras

Com o fim da guerra, a Ordem da Fênix foi desfeita, e Lupin passou por momentos difíceis desde então. Sua mãe já era falecida e, embora seu pai ainda estivesse vivo, já estava bem estabelecido em outro local. Retornar para viver com ele seria condená-lo aos mesmos problemas que o fez passar enquanto jovem.

Mesmo extremamente habilidoso, não encontrou empregos a sua altura, passando a viver migrando de um canto a outro, a fim de evitar que sua condição fosse descoberta.

Nessa época, uma sombra de esperança surgiu com uma Poção de Acônito (Mata-Cão), que fazia com que os lobisomens mantivessem sua consciência quando transformados. O alto preço dos ingredientes e da poção em si inviabilizaram-na para ele, que não tinha condições financeiras.

Ano letivo como professor em Hogwarts

Sem conseguir manter um professor de Defesa Contra a Arte das Trevas em Hogwarts desde que Voldemort “amaldiçoou” o cargo, Dumbledore rastreou e trouxe Remo Lupin para lecionar a matéria na escola, no verão de 1993.

Na época, ele estava em uma casa praticamente abandonada em Yorkshire, e a proposta do seu antigo diretor e líder foi uma salvação, principalmente porque em Hogwarts ele teria acesso a Poção de Acônito.

Além de mostrar-se um professor habilidoso, pôde ainda aproximar-se de Harry Potter e reiniciar sua amizade com Sirius Black, que fugiu de Azkaban e o convenceu de sua inocência. No entanto, se viu obrigado a deixar o cargo quando Severo Snape revelou sua condição à comunidade bruxa. Os pais não iriam querer um lobisomem dando aulas a seus filhos, por isso, achou mais fácil fugir.

O retorno do Lord Voldemort: Segunda Guerra Bruxa

O corpo de Voldemort foi destruído, mas uma parte de sua alma continuou viva (além das Horcruxes), o que o levou a retornar a vida em 1994/1995, durante o Torneio Tribruxo, com a ajuda do próprio Pedro Pettigrew, que continuou sendo um servo seu mesmo após sua queda.

Com sua volta, Alvo Dumbledore restabelece a Ordem da Fênix, unindo velhos e novos membros. Assim como Sirius Black, Remo Lupin também é um dos integrantes a participar, servindo ativamente da Segunda Guerra Bruxa, participando de conflitos como da Batalha do Departamento de Mistérios (onde Sirius Black faleceu), Batalha da Torre de Astronomia (onde Dumbledore faleceu) e da Batalha de Hogwarts (onde o próprio Lupin faleceu).

Casamento com Ninfadora Tonks

Na Ordem da Fênix, Remo Lupin se apaixonou por Ninfadora Tonks, uma das integrantes do grupo e jovem e habilidosa Auror do Ministério da Magia. Seu medo de se relacionar com alguém (ele temia ferir as pessoas e passar a licantropia) o impediu de perceber, inicialmente, que seus sentimentos eram correspondidos.

Ninfadora era filha de Andrômeda Tonks, a irmã desprezada de Belatriz Lestrange e Narcisa Malfoy e prima preferida de Sirius Black, e eles se casaram em uma cerimônia discreta algum tempo após a morte de Dumbledore.

Rapidamente, Tonks ficou grávida, dando a luz a Eduardo Remo Lupin (o Ted) que, apesar da preocupação do pai, não apresentou nenhum sinal de ter licantropia, puxando mais as habilidades da mãe, uma metamorfomaga extremamente habilidosa.

A morte de Lupin e Tonks

Lupin e Tonks, como membros importantes da Ordem da Fênix, seguiram para os momentos finais da guerra, na Batalha de Hogwarts. Mas, infelizmente, os dois acabaram sendo mortos. Ele foi assassinado por Antônio Dolohov, enquanto sua esposa morreu nas mãos de sua tia/prima Belatriz Lestrange.

Na mesma noite, Remo Lupin, por meio da Pedra da Ressurreição, aparece de forma breve para Harry Potter, assim como Tiago Potter, Lílian Potter e Sirius Black, que o acompanham em sua caminhada para a morte na luta contra Voldemort.

A criação de Remo Lupin

Ao criar o personagem, J. K. Rowling brincou bastante com seu nome, trazendo muitas pistas de sua condição. Remo, obviamente, surgiu da lenda dos fundadores de Roma, Remo e Rômulo, que acabaram sendo alimentados por uma loba. Já Lupin vem de lupino, uma referência direta a lobos.

O papel de Remo Lupin em cada uma das partes da saga

Apesar de ter grande relevância dentro da obra como um todo, Remo Lupin não participa de todos os livros/filmes. Sua estreia ocorre já em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, com ele marcando presença novamente em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, e Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Dumbledore contrata Remo Lupin para ser o novo professor de Defesa Contra a Arte das Trevas. E sua chegada em Hogwarts ocorre em meio a fuga do seu antigo melhor amigo e traidor (ele não sabe de sua inocência), Sirius Black, que consegue escapar da prisão.

Suas vestes velhas (sinal claro de sua pobreza) o fazem alvo de piadas constantes de alunos como Draco Malfoy e seus colegas. Mas, de uma forma geral, ele rapidamente consegue o respeito e admiração de grande parte dos estudantes, devido a suas habilidades e forma prática de ensinar.

Nessa parte da obra, ele consegue reencontrar Sirius Black, que revela a verdade sobre o assassinato dos Potter e reconquista sua amisade. Pedro Pettigrew, o verdadeiro traidor, também é finalmente descoberto por eles. Até esse momento, ele vivia como o rato Perebas de Rony Weasley, mas havia fugido no início do ano letivo.

Tudo ocorre bem, até que ele acaba se esquecendo de tomar sua Poção de Acônito, e se transforma em um lobisomem adulto enquanto tenta ajudar Harry Potter, Rony e Hermione, colocando a vida deles em risco.

Severo Snape, que até então se mantinha calado sobre sua condição, acaba revelando para a comunidade bruxa que ele é um lobisomem, forçando-o a pedir demissão do cargo.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Após Voldemort retornar no final de Harry Potter e o Cálice de Fogo, Remo Lupin reaparece em Harry Potter e a Ordem da Fênix, uma vez que Dumbledore restabelece o antigo grupo para lutar contra o Lorde das Trevas e seus Comensais da Morte.

Além de realizar missões secretas, ele participa ativamente da Batalha do Departamento de Mistérios, duelando contra Lúcio Malfoy, por exemplo, e sendo um dos poucos a sair ileso do conflito. Infelizmente, sofre uma perda irreparável na batalha, já que Sirius Black acabou sendo morto pelas mãos de sua prima Belatriz Lestrange.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Remo Lupin inicia como um espião entre os lobisomens liderados por Fenrir Greyback, o responsável por mordê-lo quando criança, aliado de Voldemort.

Novamente, ele participa da Batalha da Torre de Astronomia, que acabou finalizando com a morte de Alvo Dumbledore. No funeral, ele surge de mãos dadas com Ninfadora Tonks, que torna-se sua esposa logo depois.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

A gravidez de Tonks deixa Lupin mais triste e preocupado do que feliz, já que seu medo em passar sua condição a seu filho e sua esposa, ou de feri-los mortalmente em alguma ocasião, é desesperador.

Isso, inclusive, o faz abandonar sua família e procurar Harry, pedindo para acompanhá-lo em alguma missão. Uma discussão calorosa ocorre entre os dois, com Harry apontando sua covardia por abandoná-los.

Inicialmente irado, mas conseguindo pensar melhor posteriormente, ele decide retornar para Tonks, vendo seu filho nascer saudavelmente algum tempo depois. Lupin continua ativo na Ordem da Fênix e participa da Batalha de Hogwarts, onde, juntamente com sua esposa, acaba sendo assassinado em batalha.

Curiosidades sobre Remo Lupin

1. Seu apelido

Assim como os demais integrantes de Os Marotos, Remo Lupin também possuía um apelido, dado por seus amigos. Como se transformava em lobisomem a cada Lua Cheia, acabou sendo chamado de “Aluado”. Na parte final da saga, vale lembrar, também utilizou o nome “Rômulo”, durante o Observatório Potter.

Os apelidos dos outros integrantes também possuíam sentidos claros: Pedro Pettigrew era o Rabicho; Sirius Black era o Almofadinhas; e Tiago Potter era o Pontas.

2. Mapa do Maroto

Como seus amigos descobriram sua condição e passaram a acompanhá-lo quando ele se transformava, tiveram a oportunidade de explorar com tranquilidade a região de Hogwarts.

Isso os capacitou a criar um mapa detalhado da área, ao qual deram o nome de Mapa do Maroto, que possuía propriedades mágicas. O item foi posteriormente parar nas mãos de Fred e Jorge Weasley, que deram para Harry Potter.

3. Foi monitor em Hogwarts

Em seus últimos anos em Hogwarts, Lupin assumiu o papel de monitor na escola. A ideia de Dumbledore era que, assim, ele pudesse disciplinar e ter um controle melhor sobre seus amigos (principalmente Tiago e Sirius), dois grandes encrenqueiros.

4. Harry Potter é padrinho de Ted

Antes de morrerem, Lupin e Tonks tiveram um único filho, o Ted, e Harry foi escolhido como padrinho do garoto. Mesmo muito novo, o jovem Potter teve um papel significativo na construção familiar de Lupin, já que ele havia decidido abandonar sua esposa grávida, mas sua discussão com Harry o convenceu de que o melhor era continuar ao lado de sua família.

5. Ordem de Merlim

Atuante tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra Bruxa, Remo Lupin deu sua vida em batalha, contribuindo para a queda definitiva do Lord Voldemort. Assim, após morrer, ganhou a devida homenagem como herói, recebendo a Ordem de Merlim. Foi o primeiro lobisomem a receber tal honraria.

6. O sentido metafórico para licantropia

Dentro da obra, J. K. Rowling utiliza a triste história de Lupin e de sua condição de forma metafórica, com uma abordagem direta à temática da AIDS. A forma preconceituosa como a sociedade enxerga os lobisomens, infectados com licantropia; o modo como o próprio personagem se enxerga; o medo que possui de prejudicar, ferir as outras pessoas; etc. deixam claro esse ponto.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui