Kakashi Hatake é um dos personagens centrais de Naruto, e um dos mais populares de toda a obra, tornando sua trajetória uma das mais interessantes de acompanhar. Conheça mais sobre ele aqui neste artigo!
Quem é Kakashi Hatake?
Kakashi Hatake é um dos personagens fictícios centrais do mangá e anime “Naruto”, do mangaká japonês Masashi Kishimoto. Trata-se de um dos ninjas mais fortes e populares da obra e que serviu como o Sexto Hokage da Vila da Folha.
Anteriormente a isso, foi o grande responsável por comandar o Time 7, formado pelo trio de personagens principais: Sasuke Uchiha, Sakura Haruno e, claro, Naruto Uzumaki.
Além de sua genialidade natural, conseguiu ampliar significativamente seus poderes ao obter o poder visual do Sharingan, ganhando o olho esquerdo de Obito Uchiha. Foi assim que conseguiu copiar centenas de jutsus (mais de 1000), ganhando os apelidos de “O Ninja Copiador” ou “O Ninja Que Copia”.
Sua popularidade fora da trama também se faz presente dentro da própria obra, com Kakashi demonstrando por diversas vezes que seu nome é bastante reconhecido dentro do mundo ninja, além dos territórios de sua aldeia.
No mangá e anime, sua trajetória foi marcada por perdas significativas (seu pai, Obito, Rin, Minato, etc.), que o moldaram, mais na frente, em um ninja que faz de tudo para evitar que seus companheiros sejam mortos.
A origem do personagem
Nascimento
Kakashi Hatake nasceu no dia 15 de setembro, em Konoha, sendo filho de Sakumo Hatake, o famoso “Presa Branca da Folha”. Quanto a sua mãe, pouco se sabe em relação a ela, a não ser o fato do seu falecimento ainda bem jovem, o que deixou Kakashi aos cuidados apenas de seu pai.
Puxando grande parte da genialidade de Sakumo, Kakashi sempre foi considerado um gênio (tanto que tornou-se genin ainda aos 5 anos de idade). Ele conheceu Maito Gai – seu grande rival/amigo – justamente em sua época de academia, sendo Gai seu completo oposto: sem habilidades e filho de um ninja considerado a vergonha da vila, Maito Dai. Foi Sakumo quem o alertou sobre Gai, falando que seu trabalho duro e determinação poderiam levá-lo a superar seus dons naturais um dia.
A perda do pai
A história de Kakashi Hatake é marcada de perdas, e uma das mais marcantes foi justamente a do seu pai, que se suicidou devido uma profunda depressão. Embora fosse bastante respeitado e um dos ninjas mais fortes do seu período, como já mencionado, Sakumo sofreu retaliações e viu todos lhe virarem as costas depois de decidir salvar seus amigos, ao invés de concluir uma importante missão para Konoha, o que levou a perdas significativas para a vila.
Foi a situação de perda do seu pai, e a forma trágica como ela ocorreu, que fez com que Kakashi ficasse determinado em realizar sua função sem deixar nunca de seguir o código ninja. Sua formação na academia, ainda aos 5 anos, ocorreu depois dessa tragédia.
Entrando para o Time Minato
Uma vez genin, Kakashi Hatake passou a integrar o Time Minato, ao lado de Rin Nohara e Obito Uchiha, sob o comando do próprio Minato Namikaze. Nessa época, começaram também os desafios propostos por Gai.
Atuação na Terceira Guerra Mundial Ninja: novas perdas
Demonstrando que era verdadeiramente um gênio ninja, ainda aos 12 anos de idade, Kakashi já conseguiu alcançar o posto de jounin. Assim, durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, acabou sendo designado para o comando da equipe formada por ele, Obito e Rin, com a missão de destruir a Ponte Kannabi.
Obito falece
Durante a missão, Rin acaba sendo sequestrada por dois ninjas da Vila Oculta da Pedra (Kakkō e Taiseki) e, enquanto Obito pretende resgatá-la, Kakashi quer completar o que lhe foi designado, já que não pretendia cometer o mesmo “erro” do seu pai.
Decido, Obito abandona a missão dizendo que Sakumo foi um verdadeiro herói, o que faz Kakashi refletir sobre a sua conduta. Além de companheiros, o trio nutria laços profundos, o que tornava a situação um complexo dilema.
Alegando que não poderia completar sua tarefa só, o próprio Kakashi também parte para ajudar os amigos, salvando Obito de um ataque de Taiseki que, ainda na mesma batalha, danifica seu olho esquerdo. É nessa situação, após ver o amigo receber um golpe que seria para ele, que Obito desperta seu Sharingan e derrota Taiseki.
A dupla consegue ainda encontrar a Rin e derrotar Kakkō, que tenta prendê-los em uma caverna. Na fuga, Obito salva Kakashi de ser morto, mas tem parte do seu corpo completamente esmagado e falece (aparentemente) no local. Enquanto morre, Obito dá seu olho esquerdo de presente para o amigo (uma forma de contribuir para a proteção de Rin). É assim que Kakashi consegue seu Sharingan, mesmo não sendo um Uchiha. Mesmo com os esforços inimigos chegando, a dupla sobrevivente consegue completar a missão, apoiados por Minato.
A morte de Rin
Algum tempo após a missão na Ponte Kannabi, Rin sofre um novo sequestro, agora pelas mãos da Vila Oculta da Névoa, sob o comando de Madara Uchiha. Embora Kakashi consiga resgatá-la com vida, o objetivo inicial do inimigo já havia sido cumprido, uma vez que a besta de Três Caudas foi implantada na garota, tornando-a uma jinchuuriki.
Com os ninjas inimigos na cola e sabendo do plano de libertar a bijuu em Konoha, Rin pede que Kakashi a matasse (como ela estava com o Amuleto da Maldição Individual Proibida selado no coração, ela não poderia tirar sua própria vida), mas ele se nega, já que prometeu a Obito que iria protegê-la sempre.
Na batalha que se seguiu contra os ninjas da Névoa, quando Kakashi ataca com seu Chidori, Rin entra na frente do golpe, sendo brutalmente morta. Obito, que havia sido salvo por Madara, viu tudo e foi o responsável por eliminar os esquadrões inimigos.
Como estava exausto e em choque com a morte da companheira, Kakashi estava desmaiado e não viu nada dessas ações seguintes. Como Obito não se importava mais com ele (já que não cumpriu sua promessa) e nem com o mundo, o deixou vivo, focando agora em criar um novo mundo onde Rin estivesse viva.
Embora Rin alimentasse sentimentos românticos por Kakashi, era Obito a pessoa completamente apaixonado por ela, tanto que deu sua vida para ela pudesse sobreviver.
Período pós guerra
Com o fim da Terceira Guerra Mundial Ninja e a trégua entre as nações, Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage, se aposentou. Embora Orochimaru, seu pupilo, fosse uma das opções para assumir o posto, ele escolheu o próprio Minato para tornar-se o Quarto Hokage.
Como novo líder da aldeia, Minato tornou Kakashi um dos integrantes do Esquadrão Especial da ANBU, mesmo com ele apenas tendo 13 anos. Ele se tornou a pessoa mais jovem a alcançar o posto de capitão da ANBU. A perda de Obito e Rin, no entanto, o deixaram com o coração amargurado, fazendo com que ele criasse uma fama de frio e cruel quando estava em ação nessa época.
O ataque da Nove-Caudas
Kushina Uzumaki, a esposa de Minato, era a jinchuuriki da Nove-Caudas. Como estava grávida de Naruto Uzumaki, a situação colocava em risco toda a aldeia, uma vez que ela ficaria debilitada e o selo enfraquecido. Obito Uchiha (que agora usava o pseudônimo de Tobi ou Madara Uchiha) estava de olho na situação, a fim de liberar a Kurama na Vila da Folha e destruí-la.
Como um ANBU, Kakashi era um dos responsáveis por cuidar para que o nascimento ocorresse sem maiores problemas, tanto que um local seguro fora da aldeia foi escolhido. Foi em sua ação rotineira, aliás, de visitar os túmulos de Obito e Rin, que ele acabou deixando escapar o local do nascimento de Naruto, já que Tobi o espreitava.
Obito consegue liberar a Kurama na aldeia, mas Kakashi e outros jovens ninjas são orientados a não participar das ações de defesa, já que são o futuro da vila. Sacrificando-se, Minato e Kushina conseguem salvar Konoha, implantando metade da Nove-Caudas no próprio filho. Após isso, Hiruzen Sarutobi retorna como Hokage, abrindo mão da aposentadoria.
Dispensado da ANBU
A perda do seu sensei, somado às outras experiências negativas em sua vida, abriram margem para que Danzou Shimura o convencesse dos erros de Hiruzen como líder da aldeia, o fazendo entrar brevemente para a Raiz, atuando como espião.
Seu ressentimento com o Hokage não durou muito, já que ele acabou descobrindo a existência de um usuário estilo madeira na Raiz (Kinoe ou Yamato). Em um diálogo direto com Hiruzen, consegue perceber que ele deseja o bem da vila, enquanto Danzou almeja apenas poder, livrando o Hokage de ser assassinado.
Quando Orochimaru acaba sendo descoberto como sendo o responsável pelo desaparecimento de membros da aldeia (ele os usava em suas experiências), Kakashi tenta o enfrentar, mas fica paralisado de medo ao ver seu olhar sombrio, possibilitando sua fuga.
Nos anos seguintes, Kakashi tornou-se famoso em todos os Cinco Grandes Países Shinobi. Ele foi reconhecido como aquele que copiou mais de 1000 técnicas, devido ao uso do seu Sharingan. Ainda na ANBU, teve o prodígio Itachi Uchiha sob seu comando, tornando-se amigo dele e lamentando-se por não ser capaz de evitar o massacre que ele protagonizou em seu clã.
Ele ainda era um homem cheio de remorsos, o que fez com que Hiruzen o dispensasse de suas funções, o transformando em um jounin sensei. Suas experiências anteriores com trabalho em equipe o fizeram testar e reprovar diversos genins, já que buscava lealdade e cooperação entre os alunos. Suas ações ajudaram diversos potenciais ex-alunos a prosperar, devido à lealdade aos companheiros, o que levou também a uma evolução do próprio Kakashi.
O papel de Kakashi Hatake em cada uma das partes da obra
Naruto Clássico
A primeira parte de Naruto, comumente chamada de “Naruto Clássico”, se passa alguns anos após a morte de Minato. Com a destruição e morte que a Nove-Caudas deixou em Konoha, o Terceiro Hokage instaurou uma lei que proibia os adultos de revelarem detalhes do acontecido, principalmente quanto ao fato de Naruto ser o jinchuuriki da Kurama.
Assumindo o Time 7
Embora possa não parecer inicialmente, nada é por acaso dentro da obra. Assim, após se formarem na Academia Ninja, Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Sakura Haruno foram colocados no mesmo time, o Time 7. Dessa forma, com Kakashi Hatake sendo o encarregado de assumir o comando da equipe, como jounin sensei.
Para que isso pudesse ocorrer, é claro, o trio precisou antes passar no teste imposto por ele, o icônico teste dos sinos. Além de ser um dos ninjas mais habilidosos de sua época, Kakashi foi um pupilo de Minato. Ele possuía um Sharingan, tendo muito a entregar a Naruto e Sasuke, protegendo-os em suas caminhadas.
Missão no País das Ondas
Como de praxe, após ser formado, o Time 7 assumiu algumas missões simples, mas a insistência de Naruto os levou a ser designado para uma missão fora da aldeia. A ideia era apenas escoltar o construtor de pontes Tazuna para o País das Ondas, algo bem fácil, mesmo para os jovens genins.
Tazuna, no entanto, escondeu o fato de estar sendo perseguido pelo tirano Gatoh, que era contra a criação de uma acesso na região. Isso levou a equipe a duelos de alto nível contra Zabuza Momochi e Haku, onde Kakashi pôde demonstrar parte de suas habilidades e reconhecimento já no primeiro arco da obra, revelando seu Sharingan.
Prova Chuunin
Após observar a atuação de seus alunos na missão, Kakashi acabou os inscrevendo para realizarem os Exames Chuunin. Foi na segunda fase da prova, aliás, que Sasuke recebeu a Marca da Maldição de Orochimaru.
Incapaz de remover a marca, o sensei buscou ao menos selar os seus efeitos, dedicando posteriormente um tempo, antes da terceira fase, para treiná-lo. Foi assim que Sasuke aprendeu seu Chidori, uma de suas técnicas especiais mais utilizadas.
Os Exame Chuunin foram interrompidos devido a uma tentativa de Orochimaru em esmagar Konoha. Assim como Gai e Sakura, ele se liberta do genjutsu e duela diretamente contra alguns ninjas inimigos que estavam na arena, disputando com o amigo. É ele quem solicita que Sakura, Naruto, Shikamaru Nara e Pakkun sigam Sasuke, já que o viu iniciando uma perseguição a Gaara da areia.
A missão de busca pelo Quinto Hokage
Apesar de Konoha ter sido salva, o Terceiro Hokage acabou sacrificando sua vida na batalha contra Orochimaru. E quando Naruto e Jiraiya iniciam uma busca por Tsunade para que ela possa assumir o posto de liderança da aldeia, Kisame Hoshigaki e Itachi Uchiha (o irmão de Sasuke), dois membros da Akatsuki, chegam em Konoha atrás de Naruto.
Inicialmente, a dupla vilã se depara com Asuma Sarutobi e Kurenai Yuuhi, que são salvos por Kakashi. Logo Itachi o pega em seu Tsukuyomi, com Gai aparecendo para reforçar o grupo, forçando os inimigos a recuar, já que Naruto não está na vila. Kakashi, que revelou saber o porquê da visita, acaba ficando em coma após esse embate, acordando somente quando Tsunade retorna como Hokage em Konoha.
Sasuke foge de Konoha
Assim que se recupera, Tsunade coloca Kakashi em uma nova missão. Antes de partir, no entanto, ele acaba separando uma briga entre Naruto e Sasuke no hospital de Konoha. Sasuke via cada vez mais seu amigo/rival evoluir e lhe deixar para trás, enquanto ainda permanecia fraco perante seu irmão Itachi.
É isso que o motiva a aceitar a solicitação de Orochimaru para segui-lo, acompanhando o Quarto do Som. Durante sua fuga e perseguição, Kakashi estava fora da aldeia, retornando a tempo apenas de encontrar Naruto inconsciente no Vale do Fim, depois do embate com Sasuke.
Naruto Shippuden
A segunda parte da obra, Naruto Shippuden, se passa cerca de 2 anos e meio após o fim do Clássico. Naruto retorna, ainda como genin, da sua viagem de treinamento com Jiraiya, e vê seus amigos agora chuunins, alguns jounins e um como kage (esse é o caso de Gaara, novo líder da Vila da Areia).
Missão de resgate do Gaara
Assim que retorna para Konoha, Naruto encontra Sakura Haruno e os dois são colocados para testar suas habilidades lutando contra seu antigo sensei, Kakashi Hatake. O trio recria o teste dos sinos, mas com um nível bem mais alto de dificuldade, tanto que o jounin utiliza seu Sharingan na batalha, mas é vencido pela sagacidade da dupla e por sua paixão pelo novo livro de Jiraiya, obra ainda nem lançada que ganhou de presente de Naruto.
Do mesmo modo como foi na primeira formação do Time 7, tudo não passou de um teste, com Naruto e Sakura sendo designados para formar um trio junto a seu antigo mestre, nomeado de Time Kakashi. Dessa vez, é claro, não mais como sensei, mas sim como líder da equipe.
A primeira missão do trio foi justamente atender um pedido de auxílio a Vila da Areia, que teve seu Kazekage Gaara sequestrado pela Akatsuki. Na aldeia aliada, eles se juntaram à anciã Chiyo, mas não conseguiram chegar a tempo de evitar que o Uma-Cauda fosse retirado do corpo de Gaara, o que levou a sua morte.
Chiyo e Sakura ficaram encarregados de lutar contra Sasori, enquanto Naruto e Kakashi duelaram contra Deidara, que carregava o corpo sem vida do Kazekage. Utilizando intensamente o Kamui do seu Sharingan, Kakashi termina os duelos sem forças, mas contribui significativamente para o sucesso da missão, com Gaara ganhando sua vida de volta através do sacrifício de Chiyo.
Treinando o Naruto
Retornando para Konoha, o comando de sua equipe é passada temporariamente para o Capitão Yamato, já que Kakashi está muito debilitado. O grupo continua a se chamar pela mesma nomenclatura, ganhando a adição ainda de Sai.
O Time Kakashi (sem o Kakashi) segue para uma missão de reconhecimento da Ponte Tenchi, com um posterior encontro com Sasuke. No seu retorno, Naruto está decidido a deixar de usar tanto os poderes da Kurama (ele acabou ferindo a Sakura na missão) e focar mais em suas próprias habilidades.
Recuperado, e contando com o auxílio de Yamato, Kakashi inicia um intenso treinamento junto com Naruto, no qual pretende aperfeiçoar seu Rasengan. Ele revela que, embora poderosa, trata-se de uma técnica incompleta, e que nem mesmo seu criador, Minato, conseguiu atingir seu estágio final.
Kakashi, devido a grande quantidade de chakra e domínio de Naruto em relação aos seus Clones da Sombra, acredita que somente seu pupilo poderá realizar tal feito, criando um método de treinamento único para ele, usando a experiência acumulada pelos clones para ampliar os resultados do treino. Aliás, ele próprio tem a habilidade de criar um Rasengan comum.
Luta contra membros da Akatsuki
A Vila da Folha acaba sofrendo uma perda significativa quando Asuma Sarutobi, líder do Time 10 (do trio Ino-Shika-Chou) é morto em batalha contra dois membros da Akatsuki: Hidan e Kakuzu.
Além de um renomado jounin, Asuma era um amigo pessoal de Kakashi. Ele decidiu acompanhar Shikamaru Nara, Chouji Akimichi e Ino Yamanaka em uma missão de vingança contra a dupla responsável pelo assassinato do sensei do trio. Nessa fase, Naruto já avançava em seu treino, ficando sob os cuidados de Yamato.
Na batalha que se seguiu, foi possível observar novamente parte da fama e das habilidades de Kakashi, reconhecido por Kakuzu quando ele conseguiu destruir um dos seus corações. O sucesso final na missão ficou nas mãos de Shikamaru, que derrotou Hidan. Ainda, de Naruto, que chegou no duelo e testou seu novo Rasengan em Kakuzu, destruindo-o.
Ataque de Pain em Konoha
Após a luta contra os membros da Akatsuki, Kakashi lidera missões junto ao Time 8 rastreando Orochimaru e Sasuke. Além disso, participa da missão de encontro do Três-Caudas. Posteriormente, ao descobrir que Sasuke acabou assassinando o Sannin, ele reúne membros do Time 8 e do Time Yamato. Seu objetivo é tentar recuperar seu antigo aluno, mas falha novamente.
Naruto Uzumaki está em uma missão de contato ligada ao Seis-Caudas. Ao retornar a Konoha, se depara com a notícia de que seu mestre Jiraiya foi morto pelos Caminhos de Pain, líder da Akatsuki, colhendo informações importantes sobre ele.
Assim, quando o próprio Pain segue para Konoha, a fim de capturar o jinchuuriki da Nove-Caudas, Naruto está treinando para aprender o Modo Sábio no Monte Myoboku, a terra sagrada dos sapos.
A morte de Kakashi e o encontro com seu pai
Kakashi Hatake está na vila e, sendo um dos jounins mais fortes da aldeia, trabalha diretamente na proteção de Konoha. Ele tem um duelo direto com o Caminho Deva (o teórico líder, criado no próprio corpo de Yahiko), que recebe apoio do Caminho Asura, forçando-o a ficar na defensiva.
É Kakashi quem descobre mais sobre as habilidades de Pain, com as informações sendo levadas a Tsunade. No entanto, em meio a sua batalha, utiliza sua última reserva de chakra para salvar Chouji Akimichi, sendo morto logo em seguida.
Ao morrer, a alma de Kakashi deixou seu corpo, seguindo para um limbo onde encontrou seu pai Sakumo. Desde que se suicidou, ele havia permanecido no limbo esperando reencontrar seu filho e obter seu perdão. Os dois sentam-se ao lado de uma fogueira e, em meio ao diálogo, ele diz que entende e admira as atitudes do pai, que fica finalmente livre para seguir e encontrar sua esposa.
Enquanto pai e filho conversam, Pain destroi Konoha, mas é derrotado por Naruto que, além de alcançar a vitória, convenceu Nagato (o Pain “verdadeiro”, por assim dizer) a mudar seu plano, com o vilão se sacrificando para devolver a vida de todos. É assim que Kakashi retorna a vida.
Reunião dos Cinco Kage
Tsunade acabou entrando em coma após usar seu poder na proteção dos habitantes da vila. Dessa forma, quando a Reunião dos Cinco Kage foi realizada para tratar sobre a Akatsuki, Danzou Shimura representou a Vila da Folha (não foi oficialmente um Hokage de Konoha).
Em meio a esse cenário, Sasuke já havia derrotado Itachi e descoberto a verdade sobre o massacre dos Uchiha. Agora ele buscava destruir Konoha e era um aliado da Akatsuki, tendo capturado o jinchuuriki Killer B (ele não conseguiu de verdade, mas todos pensavam que sim). Naruto queria pedir pessoalmente a A, o Quarto Raikage, que ele perdoasse Sasuke por ter assassinado seu irmão, e é Kakashi e Yamato quem o acompanha.
Sasuke interfere na Reunião dos Cinco Kage, onde a Quarta Guerra Mundial Ninja foi anunciada por Obito (Tobi), e depois leva a derrota de Danzou Shimura enquanto este retornava para a aldeia. Kakashi, Naruto e Sakura têm um novo embate com o antigo integrante do Time 7, mas sem maiores incidentes.
A Quarta Guerra Mundial Ninja: início
Entre a Reunião dos Cinco Kage e a luta com Sasuke, Gaara encontrou Kakashi e o alertou sobre o início da Quarta Guerra Mundial Shinobi. Ele também o revelou a opinião dos demais Kage que queriam que Kakashi fosse o novo Hokage e não Danzou. De volta a vila, com Danzou morto e Tsunade ainda em coma, os anciãos decidem que é Kakashi quem deve efetivamente assumir o posto como Sexto Hokage.
Ele só não torna-se o líder da Vila da Folha de fato porque Tsunade finalmente acorda, retornando para o seu cargo. A volta da Quinta Hokage deixou Kakashi bastante aliviado, já que assumir tal posição em um momento de guerra não seria nada simples, além de não ser uma ambição clara sua.
Na Quarta Guerra, Kakashi foi escolhido como sendo o líder da Terceira Divisão da Aliança Shinobi, formada pela união entre as aldeias ninja. Na parte inicial, tem embates diretos, por exemplo, contra Zabuza e Haku revividos. Sua participação se torna ainda mais ativa no campo principal, onde Naruto luta contra Tobi. Kakashi e Gai chegam a tempo de salvá-lo de um ataque.
Assim como todos os outros, Kakashi não sabe que Tobi é seu antigo companheiro de equipe Obito Uchiha, ficando surpreso ao descobrir que ele estava vivo. A conexão entre o seu Sharingan e o do vilão, aliás, é uma peça chave na batalha.
Madara ressuscitado chega para ajudar Obito no confronto, que revela suas motivações para colocar em prática o Plano: Olho da Lua. Os dois trazem um Dez-Caudas incompleto e se conectam a ele, levando a uma luta contra toda a Aliança Shinobi.
A Quarta Guerra Mundial Ninja: final
Obito, que tem uma batalha direta com Kakashi, acaba mudando de lado, tornando-se um aliado contra Madara, que consegue roubar o seu Sharingan. Madara, após concluir seu plano, é traído pelo Zetsu negro para que Kaguya Ootsutsuki possa retornar a vida. Naruto e Sasuke descobrem que são as encarnações de Asura e Indra. Respectivamente, ambos filhos do Sábio dos Seis Caminhos, Hagoromo, um dos filhos de Kaguya.
Os dois lideram a ofensiva contra a deusa, já que alcançam poderes inigualáveis ao receberem parte do poder de Hagoromo. Mas Sakura, Obito e Kakashi (que teve seu olho original restaurado por Naruto) tem uma atuação crucial na batalha que coloca fim na Quarta Guerra Mundial Ninja.
Após isso, Sasuke e Naruto ainda tem uma batalha final, onde cada um perde um de seus braços. Kakashi e Sakura chegam após a luta terminar e os dois amigos reconectarem seus laços.
Tornando-se Hokage
Se antes da guerra Kakashi conseguiu se livrar de assumir a posição de Hokage da Aldeia da Folha, não houve outra saída a não ser aceitar o cargo após o conflito, já que Tsunade optou por se aposentar. É assim que Kakashi ascende como o Sexto Hokage. Isso enquanto prepara Naruto, o grande herói do mundo ninja, para ficar no posto quando for a hora certa. Um dos seus primeiros atos como líder da vila foi justamente perdoar oficialmente Sasuke, que passou a viver como um protetor externo de Konoha.
Boruto: Next Generations
Kakashi Hatake permanece por um bom tempo como Hokage, sendo responsável por trazer avanços significativos para a Vila da Folha. Em “Boruto: Next Generations” é mostrado que ele, ao ver que Naruto está preparado para assumir sua posição, se aposenta. Assim, nomeando seu pupilo como Sétimo Hokage. Apesar disso, ele continua a ajudar a nova geração a se desenvolver. Assim, participando ativamente de momentos importantes em Konoha, já que sempre foi um espelho para os demais alunos.
Os principais poderes de Kakashi Hatake
Em nível de poder, Kakashi Hatake tornou-se um dos ninjas mais fortes de Konoha. Reconhecimento esse que veio tanto dos ninjas de sua própria aldeia quanto das demais vilas do mundo shinobi. Desde sua infância, aliás, foi dotado de habilidades únicas, que o fizeram subir rapidamente dentro da hierarquia ninja.
Seu grandioso talento natural tornou-se ainda mais significativo quando, ainda bem jovem, recebeu um dos olhos de Obito Uchiha. E este é um dos sharingans mais poderosos de seu clã. Mesmo não sendo um Uchiha, ele conseguiu dominar esse poder visual, copiando centenas de jutsus e tendo acesso a técnicas únicas, como o kamui.
Embora tivesse reservas médias, seu chakra sempre foi extremamente forte. E isso era ampliado por suas habilidades em alto nível de taijutsu, tanto que era capaz de abrir ao menos um dos Oito Portões.
Uma de suas grandes armas nas batalhas sempre foi o ninjutsu, principalmente com o advento do seu Sharingan. Ele conseguia usar, por exemplo, o Rasengan. Além disso, era um dos poucos ninjas que tinha proficiência nas 5 Mudanças Básicas da Natureza, apesar de sua afinidade natural com o Estilo Raio (ele próprio foi quem criou o Chidori).
Outra habilidade perceptível de Kakashi, fora sua inteligência, é quanto ao bukijutsu (técnicas de armas) e kenjutsu (técnicas da espada), sendo ele capaz ainda de invocar sua matilha de cães ninjas.
Curiosidades sobre Kakashi Hatake
1. Criou o Chidori
Enquanto Naruto usa frequentemente seu Rasengan, Sasuke tem o Chidori como uma técnica bastante presente em suas batalhas. No entanto, além de ser o grande responsável por ensiná-lo a Sasuke (que posteriormente o repassou para sua filha, Sarada), foi o próprio Kakashi Hatake quem o criou, sendo sua primeira técnica original.
Ele a criou ainda bem jovem, assim que alcançou o status de jounin da Vila da Folha. Assim, passando a utilizá-la constantemente em seus duelos em sua forma melhorada, o Raikiri.
Sendo um pupilo de Minato, ele também conseguiu aprender o Rasengan. Mas como era incapaz de combinar a mudança da forma da técnica com a mudança de relâmpago na natureza de chakra, deu origem a algo novo e próprio.
2. A origem do seu nome
Embora outros nomes fossem a escolha inicial de Kishimoto para nomear o personagem, a exemplo de “Enoki”, foi “Kakashi Hatake” o grande escolhido. “Hatake”, nesse caso, significa “campo cultivado”, em sua tradução literal para o português. “Kakashi”, por outro lado, significa “espantalho”. No mangá, o autor usa algumas vezes espantalhos como imagem de fundo.
3. Perdeu seu Sharingan, mas manteve seus jutsus
Durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, Kakashi Hatake acabou perdendo seu Sharingan, e tendo seu olho comum recuperado por Naruto. Assim, é comum que as pessoas pensem que ele decaiu muito em poder ou perdeu todos os seus jutsus copiados ao longo da vida.
Bem, quanto ao decaimento do seu nível de poder, esse é um ponto inegável, já que sua habilidade visual era uma parte importantíssima. De toda forma, mesmo antes de conseguir seu Sharingan, ele já era considerado um gênio, e o ninja mais forte de sua geração.
Além disso, mesmo perdendo seu Doujutsu, ele ainda continuou com o conhecimento que armazenou ao longo dos anos. Ou seja, seus mais de 1000 jutsus continuaram sob seu domínio. Outro ponto importante é que, como não precisa mais gastar tanto chakra para manter o Sharingan ativo, suas reservas duram bem mais. Sem falar em sua própria busca por evolução para recompensar a ausência dos poderes visuais perdidos.
4. A cicatriz no seu olho
Além de sua máscara e cabelos brancos, uma característica facial marcante em Kakashi é quanto a cicatriz na região do seu olho esquerdo. Em um primeiro momento, o mais fácil é imaginar que ela foi provocada durante a implantação do Sharingan. No entanto, foi justamente ao contrário.
Na verdade, ela se deve ao golpe que acabou o deixando cego do seu olho original, levado quando ele tomou a frente de um ataque direcionado a Obito, dado por Taiseki.
5. Já era cotado para ser Hokage a bem mais tempo
Embora tenha assumido o posto como Sexto Hokage apenas ao final da Quarta Guerra Mundial Ninja, quando Tsunade resolveu se aposentar, Kakashi era cotado para tornar-se o líder da vila bem antes disso, mais especificamente um pouco antes da guerra começar.
Ele apenas não se tornou Hokage antes porque Tsunade acordou do seu coma bem a tempo (depois do ataque de Pain a Konoha). Na época, ele já contava com amplo reconhecimento dentro e fora de sua aldeia, sendo um desejo dos próprios kages das outras grandes vilas.
6. Relação com Gai
Dentro da obra, diversas relações intensas de amizade, inimizade e rivalidade são abordadas, como é o caso de Sasuke e Itachi, Shikamaru e Chouji, Rock Lee e Neji, Naruto e Sasuke, Sakura e Ino, etc. e uma das mais interessantes é justamente a relação entre Kakashi e Gai, dois eternos rivais/amigos.
Quando jovens, Kakashi já era um gênio e Gai alguém completamente sem talentos, e o mesmo se aplicava ao pai de ambos, respectivamente. Foi seu pai, Sakumo, aliás, quem o alertou sobre o fato de que Gai, devido a sua determinação, poderia superá-lo um dia.
Colocando Kakashi como grande rival, Gai passou a convidá-lo para desafios diretos, inicialmente recusados, mas que logo colocaram os dois em uma rivalidade/amizade que se estendeu durante toda a obra.
Considerações finais
Como foi possível observar, Kakashi Hatake é efetivamente um dos grandes destaques dentro de “Naruto”, sendo um dos responsáveis por possibilitar o sucesso da obra ao redor do mundo.
Acompanhe a história de outros personagens de Naruto aqui no nosso site!