Gina Weasley é uma personagem de destaque dentro de Harry Potter. Afinal, conseguiu roubar o coração de Harry e de muitos fãs da obra. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a vida, participações e curiosidades sobre ela. Acompanhe!
Quem é Gina Weasley?
Gina Weasley é uma personagem dos livros e filmes de Harry Potter, obra criada pela autora britânica J.K Rowling. Trata-se de uma bruxa puro sangue inglesa, pertencente à família Weasley. Além de ser irmã de Rony Weasley, é ela quem faz par romântico com Harry (e acaba se casando com ele no futuro da franquia).
Estudante da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ingressou um ano após o trio principal, e teve participações na Batalha do Departamento de Mistérios, na Batalha da Torre de Astronomia e na Batalha de Hogwarts. Conectou-se à Ordem da Fênix através de sua família, mas teve um papel de destaque realmente como membro/líder da Armada de Dumbledore.
Outro ponto importante é quanto à sua atuação no Quadribol, onde participou hora como Artilheira e hora como Apanhadora. Posteriormente, seguiu carreira profissional no esporte.
Biografia ficcional do personagem
Infância
Ginevra Molly Weasley (agora Potter) nasceu no dia 11 de agosto de 1981, sendo a filha mais jovem de Arthur e Molly Weasley. O casal teve 7 filhos ao todo, e Gina foi a primeira mulher em gerações a nascer na família Weasley.
O nascimento da jovem ocorreu no auge da Primeira Guerra Bruxa, que levou, dentre outros, a morte dos seus tios Fábio e Gideão Prewett, enquanto batalhavam contra os Comensais da Morte. O conflito teve fim pouco mais de dois meses depois deça nascer, após o assassinato dos Potter (pais de Harry), que levou a destruição física do Lord Voldemort.
Vinda de uma renomada (porém pobre) família bruxa puro sangue, uma das Sagradas Vinte e Oito, Gina cresceu n’A Toca, em Devon, Inglaterra, assim como todos seus outros irmãos, com contato e conhecimento direto do universo bruxo.
Embora não fosse autorizada por seus pais a jogar, já que era muito nova, sempre gostou de praticar Quadribol – ela costumava pegar as vassouras escondida, sem que ninguém soubesse ou desconfiasse. Além disso, desde muito nova, alimentava o desejo de estudar em Hogwarts.
Ela conheceu Harry Potter em 1991 (e pediu para vê-lo), quando acompanhou sua mãe até a Estação de King’s Cross, data em que seus irmãos seguiram para a Escola de Magia. Um novo encontro ocorre no retorno para as férias. A partir daí, começa a se apaixonar por ele.
Harry fica muito amigo de Rony Weasley durante o primeiro ano em Hogwarts e, ao fim das primeiras férias escolares, é resgatado por ele (juntamente com os gêmeos Fred e Jorge Weasley) da casa dos Dursley. Assim, passa o restante do período antes do segundo ano escolar em A Toca, junto a família Weasley. Gina, inicialmente muito tímida e envergonhada em sua presença, encontra dificuldades em se aproximar.
Chegada a Hogwarts
Gina Weasley completou a idade escolar (11 anos) somente quando Harry, Rony e Hermione seguiam para seu segundo ano, em 1992. Devido às condições financeiras precárias da família, no entanto, ela teve que dividir sua empolgação, com o fato de usar materiais e vestes já usados.
Harry Potter, inclusive, a ajuda nessa questão, já que ele acabou recebendo, através de uma jogada de marketing, um conjunto novo de obras entregues por Gilderoy Lockhart. Como tinha dinheiro para adquirir os próprios materiais, ele acabou cedendo as obras para Gina.
É em meio a isso que eles encontram a família Malfoy, que sempre alimentaram preconceito contra os Weasley. Draco, construindo sua rivalidade com Harry, é acompanhado por seu pai, Lúcio. Sendo um dos Comensais da Morte, e responsável por guardar o Diário de Tom Riddle – uma das Horcruxes de Voldemort -, Lúcio aproveita para trocá-lo por um dos livros de Gina.
Em Hogwarts, ela também é selecionada para a Casa Grifinória, mas passa a sofrer os efeitos de sua relação com o diário, que responde aos seus escritos. Pouco a pouco, a memória de Tom Riddle (Voldemort) consegue assumir o seu controle, e a leva a reabrir a Câmara Secreta, libertando o Basilisco. Harry a salva no final das contas.
Nos anos finais na escola, enquanto ganhava cada vez mais confiança em si mesma, finalmente ela consegue entrar para a equipe de Quadribol da Grifinória, e ajuda bastante sua Casa, seja como Artilheira ou Apanhadora. Além disso, firma uma forte amizade com Hermione Granger e Luna Lovegood.
O retorno de Voldemort
O Lorde das Trevas só consegue retornar a vida em 1994/95, durante o Torneio Tribruxo. Gina Weasley, que demonstra boas habilidades bruxas, passa a integrar a Armada de Dumbledore, e com Harry, Hermione e Rony ocupados em sua missão de destruir as Horcruxes, é ela, juntamente com Neville Longbottom e Luna Lovegood, quem assume o comando do grupo posteriormente.
Em 1996, 1997 e 1998, ela participa, respectivamente, da Batalha do Departamento de Mistérios, da Batalha da Torre de Astronomia e da Batalha de Hogwarts, que culmina com a derrota definitiva de Voldemort e o fim da Segunda Guerra Bruxa.
Período pós Segunda Guerra Bruxa
Quando adulta, Gina seguiu uma carreira profissional no Quadribol, integrando a renomada equipe Harpias de Holyhead, formada somente por mulheres. No entanto, optou por se aposentar ainda cedo, após dar à luz ao seu terceiro filho. Continuou servindo apenas como correspondente esportiva. Como demonstrado no epílogo, ela se casou com Harry Potter, e teve três filhos: Tiago Sirius Potter, Alvo Severo Potter e Lílian Luna Potter.
O papel de Gina Weasley em cada uma das partes da saga
Não que as adaptações cinematográficas de livros se caracterizem por seguir à risca a obra original. Afinal, é realmente uma adaptação para um novo formato, um novo padrão, o que exige cortes, remodelações, etc.
Dentro dos filmes Harry Potter, muitos elementos/personagens presentes nos livros escritos por J.K Rowling passaram por isso. Os livros possuem uma profundidade maior.
Gina Weasley, nesse caso, conta com uma participação bem menos ativa dentro dos filmes, e uma personalidade um pouco diferente também, já que na obra original ela mescla sua timidez, principalmente associada a Harry, com uma independência e força bem maior. Nesse tópico sobre seu papel, há uma mescla entre essas duas partes. Acompanhe!
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Como ainda não faz parte do corpo estudantil de Hogwarts em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Gina Weasley tem um papel reduzido nessa primeira parte da obra. Sua primeira aparição é quando sua família segue para a Estação de King’s Cross, onde também conhece Harry.
Harry Potter e a Câmara Secreta
Uma nova oportunidade de interação com Harry ocorre na segunda parte da obra, quando ele é resgatado e levado para a casa dos Weasley. Gina, no entanto, como já alimenta uma paixão por ele desde a primeira vez que o viu, não consegue vencer sua timidez.
Em uma das poucas interações, ela acaba acidentalmente colocando o seu cotovelo em uma manteigueira, o que a deixa ainda mais envergonhada. Ao descobrir que ele estava em sua casa, aliás, tudo o que conseguiu fazer foi retornar rapidamente ao seu quarto.
Dentro de Harry Potter e a Câmara Secreta, quando finalmente ingressa em Hogwarts, uma parte do foco recai justamente sobre Gina Weasley, que após achar o Diário de Tom Riddle entre seus materiais e descobrir que ele responde às suas anotações, passa a se abrir.
Além de escrever sobre a forma como é tratada por sua família e seus irmãos – como uma eterna criança -, revela seus sentimentos para com Harry para as memórias de Tom Riddle (Voldemort), que passa a assumir seu controle.
É assim que, inconscientemente, ela acaba abrindo a Câmara Secreta, criada por Salazar Slytherin, e liberando o Basilisco. Ataques aos nascidos trouxas começam a ocorrer em Hogwarts a partir de então.
No entanto, utilizando uma presa do próprio Basilisco, Harry consegue destruir o diário e salvar Gina, com o apoio dos seus amigos. Enquanto esteve envolvida com o artefato, a aparência da jovem mudou bastante, tornando-se abatida, embora ninguém suspeitasse. Como realmente foi uma vítima, Gina não foi responsabilizada por seu papel.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Durante o verão do ano de 1993, Gina Weasley acabou fazendo uma viagem para o Egito com sua família, a fim de visitar Gui, o filho mais velho. A viagem, é claro, ocorreu após Arthur ser contemplado com o Grande Prêmio Anual da Loteria do Profeta Diário.
Dentro de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, diferentemente da parte anterior, seu papel é bem menor, com poucas interações. Há o destaque, no entanto, para a proximidade com Hermione Granger.
Harry Potter e o Cálice de Fogo
A consolidação da amizade com Hermione ocorreu no verão de 1994, quando ela ficou em A Toca na mesma época da realização da Copa Mundial de Quadribol, ambas dividindo o mesmo quarto. Como amiga, ela aconselha Gina a dar continuidade em sua vida, e esquecer Harry por um tempo, já que ele não se mostrava preparado para um relacionamento.
Durante o baile realizado no Torneio Tribruxo, ela acaba perdendo a oportunidade de ir com Harry. Isso porque, como não poderia ir sem ser convidada, acabou aceitando a proposta de Neville Longbottom, que estava com medo de ir sem ninguém.
Seguindo o conselho de Hermione (a quem tornou-se a única confidente sobre sua ida ao baile com Vítor Krum), iniciou um romance com Miguel Corner, também estudante de Hogwarts, mas da Casa Corvinal. Lembrando que é em Harry Potter e o Cálice de Fogo onde o Lord Voldemort retorna a vida.
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Com o Lorde das Trevas de volta, e sem o apoio do Ministério da Magia, Dumbledore recria a Ordem da Fênix, com os Weasley se tornando membros. Sem poderem estudar a Defesa Contra a Arte das Trevas, devido ao controle da escola nas mãos da nova inquisidora, Dolores Umbridge, Gina se torna uma das integrantes da Armada de Dumbledore (nome que ela própria propõe), liderada por Harry, Hermione e Rony.
Aqui, já é possível perceber melhor seus talentos, principalmente quanto à execução da Maldição Redutora e o Feitiço de Desarmamento. Quando Harry, e seus irmãos Fred e Jorge são expulsos da equipe de Quadribol, depois de atacar Draco Malfoy, ela torna-se um dos novos membros da equipe Grifinória.
Já mais confiante consigo mesma, ela contribui para a formulação dos planos de Harry, que queria se afastar dos seus amigos, temeroso pela influência de Voldemort. Como já havia sido controlada por ele, Gina pôde transmitir tudo o que aprendeu ao amigo/amado.
Com as ações da Brigada Inquisitorial, ela tem que lidar diretamente com Draco, e consegue acertá-lo com sua Azaração para Rebater Bicho-Papão. Mais tarde, participa ainda da Batalha do Departamento de Mistérios, que termina com o reconhecimento efetivo do retorno de Voldemort.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Após terminar com Miguel Corner, Gina Weasley iniciou um romance com Dino Thomas, também estudante da Grifinória. Quando os dois estão no Expresso de Hogwarts, ela acaba lançando a Azaração para Rebater Bicho-Papão em Zacarias Smith, que lhe abusava da paciência para colher informações sobre a Batalha do Departamento de Mistérios. Sua ação foi vista por Horácio Slughorn, um novo Mestre das Poções de Hogwarts, que a convidou para entrar no Clube do Slugue.
Na escola, continua a ganhar destaque na equipe de Quadribol, mas vê sua relação com seu irmão Rony desandar quando o envergonha ao dizer que ele nunca baixou de verdade. Tudo ocorreu após ele a repreender por beijar Dino em público.
Posteriormente, os dois se separam, e Gina começa a se aproximar mais de Harry. Depois da partida que deu o título da Taça de Quadribol à Grifinória, os dois finalmente se beijam. Aqui, Harry Potter já nutria bastante sentimentos pela jovem, aflorados principalmente ao longo do ano. Nessa parte da obra, vale lembrar, Gina participa ainda da Batalha da Torre de Astronomia, que culmina com a morte de Alvo Dumbledore.
Harry Potter e as Relíquias da Morte
Harry, Hermione e Rony têm a dura missão de destruir todas as Horcruxes de Voldemort, que consegue o domínio de Hogwarts, colocando Severo Snape como diretor e alguns Comensais da Morte como professores.
Gina, no entanto, segue para mais um ano letivo na escola, onde restabelece a Armada de Dumbledore, junto a Neville e Luna. Devido ao papel de Rony, toda a família Weasley passa a correr perigo, principalmente com A Toca se tornando a sede da Ordem da Fênix. Isso os força a se esconder.
Na parte final da obra, durante a Batalha de Hogwarts, ninguém quer que ela participe da luta, mas quando surge uma oportunidade (Harry solicitou a Sala Precisa, onde ela estava escondida e para onde deveria retornar posteriormente) Gina entra em meio ao conflito.
Apesar de talentosa, ela quase é morta, já que foi muito pouco não foi atingida por uma Maldição da Morte lançada por Belatriz Lestrange. Sua mãe, Molly, chega e consegue derrotar a Comensal da Morte. Gina pôde testemunhar de perto ainda a derrota de Voldemort pelas mãos de Harry, sendo uma das primeiras a correr e abraçá-lo.
Curiosidades sobre Gina Weasley
1. Gina e Harry foram feitos para ficar juntos
Embora uma parte considerável dos fãs fosse a favor de um relacionamento entre Harry Potter e Hermione Granger, J.K. Rowling sempre imaginou Gina ao lado do protagonista. A própria construção da personagem, aliás, buscou ocorrer de uma forma que, assim como o próprio Harry, o público fosse pouco a pouco se apaixonando por ela.
2. O significado do seu nome
Sendo mais conhecida por seu apelido, Gina é a abreviação de Ginevra que, por sua vez, deriva de Guinevere, nome originário das lendas arturianas, sendo ela a esposa do Rei Arthur. Essa relação entre nomes da família Weasley e membros de realezas, aliás, é bastante frequente.
3. Sua paixão por Harry
Desde sempre Gina teve sentimentos pelo bruxo. Mesmo não tendo coragem para se declarar, ela nutria esperanças de ficarem juntos, tanto que no dia dos namorados ela acaba mandando um cartão anônimo para ele. Coincidentemente, Harry acaba lendo em sua frente, deixando ela desconfortável, por medo dele perceber que ela havia enviado.
4. Sétima filha
Como destacado, Gina é a sétima filha do casal Weasley. Essa é uma “brincadeira”, por assim dizer, da autora, sobre as diversas lendas que rodeiam os sétimos filhos, bem como uma forma de mostrar seu poder e importância na história.
5. Ela quem deu o nome a Armada de Dumbledore
Inicialmente, o grupo ainda não tinha um nome definido. Cho Chang sugeriu que se chamassem Associação de Defesa, que seria abreviado para AD, com o intuito de não chamar atenção. Sabendo do medo que o Ministério da Magia tinha de Dumbledore, Gina apontou a ideia de se chamarem de a Armada de Dumbledore.
Na obra, a opção pelo nome acaba livrando Harry de uma punição grave, já que o diretor se utiliza da nomenclatura para assumir a responsabilidade sobre o grupo.
6. Seu patrono é um cavalo
Nos livros nunca foi mencionado sobre seu patrono. No entanto, nos filmes é mostrado brevemente ela conjurando um cavalo no feitiço do patrono. Essa informação foi mais tarde confirmada por J.K Rowling.
Considerações finais
Como foi possível observar, Gina Weasley é uma personagem importante dentro da obra de J.K Rowling, e que consegue ir muito além de um par romântico para Harry.