Cada vez mais, termos como “On Demand” ou “Streaming” se tornam parte da vida cotidiana das pessoas, já que se referem a serviços de grande destaque atualmente. Mas afinal, o que é On Demand?
Neste artigo, além de descobrir mais a fundo o que é, a forma de funcionamento e vantagens desse tipo de serviço, você vai conferir sua relação com o streaming, principais exemplares e mais. Acompanhe!
O que é On Demand?
De uma forma bem clara, “On Demand” significa “Sob Demanda”, fazendo sua tradução literal do inglês para o português. Ou seja, trata-se da oferta de conteúdos sob demanda, onde o usuário consegue acessar o que quer, de onde estiver e na hora que desejar, sem depender de nenhuma programação, já que tudo é enviado via streaming.
É justamente assim que funciona grande parte das plataformas de streaming, que dispõem os materiais em sua plataforma, e o usuário tem livre opção de escolha para acompanhar o conteúdo como bem entender. Aliás, o termo é muito utilizado para designar os serviços sob demanda das operadoras de televisão por assinatura.
Tudo funciona como uma locadora na própria casa, sem a necessidade de esperar pelo horário em que o filme ou série desejado vai passar, já que ele já fica disponível a poucos cliques, podendo ser acompanhado sem interrupções.
Qual a diferença entre On Demand e Streaming?
Quando se busca entender mais a fundo o que é On Demand, uma primeira questão que surge é a sua relação com os streamings. Afinal, eles são a mesma coisa, tem semelhanças, diferenças?
Bem, dentro de um contexto amplo, os dois termos designam sim um mesmo serviço, que é essa entrega de conteúdos fora dos padrões de uma transmissão convencional.
O grande problema que motivou a utilização de ambas as nomenclaturas, levando a essa confusão, foi que, diferentemente das plataformas tradicionais de streaming (como a Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, etc.), as operadoras de televisão por assinatura, quando passaram a também disponibilizar seus materiais nesse novo formato, popularizaram o termo “On Demand”, mesmo se tratando, no fundo, de um serviço de streaming.
Observando de uma forma mais específica, porém, é sim possível encontrar algumas pequenas diferenças, já que embora todo conteúdo On Demand seja enviado via streaming, nem tudo o que está no streaming é disponibilizado sob demanda, a exemplo das transmissões ao vivo.
Lembrando que um streaming é uma tecnologia ligada a transmissão de dados (áudio e vídeo) através da internet, com o conteúdo sendo carregado conforme o usuário vai acompanhando – não é preciso fazer o download do material.
Como assinar um serviço On Demand?
Considerando as plataformas tradicionais de streaming On Demand, como a Netflix, Max, etc. tudo funciona através de uma assinatura direta do serviço. O usuário assina um plano mensal, semestral ou anual, por exemplo, e, através da sua conta, consegue acessar todo o conteúdo disponível na plataforma.
Há, no entanto, variações quanto aos On Demand das operadoras de televisão por assinatura. Geralmente, o serviço é entregue como um bônus aos assinantes, que precisam adquirir o pacote padrão da TV, passando a ter acesso a esse material também via streaming, de forma digital. Com a evolução do mercado, algumas operadoras já separaram esses serviços, possibilitando ao usuário adquirir apenas esse material sob demanda. Mas, em essência, é isso.
Quais são as vantagens do On Demand?
Comparado a outros serviços de entretenimento, o On Demand conta com vantagens significativas. Confira algumas delas!
Conveniência
Através do serviço On Demand, o usuário tem o poder de escolher o que quer assistir, quando e onde desejar. Ou seja, não é preciso esperar que aquele conteúdo específico seja transmitido, já que ele já fica disponível na plataforma para um acesso instantâneo, sem precisar baixar nada.
Horários flexíveis
Outra grande vantagem do On Demand é quanto a flexibilidade dos horários. Isso porque o usuário pode assistir ao seu conteúdo favorito dentro da sua própria rotina, quando achar mais adequado. O acesso a plataforma fica disponível 24 horas por dia, o que possibilita essa personalização.
Personalização
Entendendo o que é On Demand e observando as duas vantagens mencionadas acima, essa personalização fica bem clara. Há uma ampla variedade de conteúdos disponíveis e cada um tem liberdade para conferir exatamente o que quiser, adaptando essa experiência de acordo com as próprias preferências.
Sem interrupções
Há as exceções, é claro, mas, dentro de um contexto geral, esses serviços se diferenciam por possibilitar acompanhar os conteúdos de forma direta, sem pausas, anúncios ou interrupções. Seja na TV aberta ou por assinatura, é comum que haja a separação dos programas, filmes, etc. em partes, para a exibição de comerciais, prática que não é padrão dentro desse modelo.
Vasta biblioteca
O catálogo dessas plataformas costuma ser bem variado, apresentando filmes, documentários, séries, programas de TV, etc. tudo apenas poucos cliques de acompanhar. Como mencionado, cada um é livre para explorar como quiser.
Acessibilidade
O modelo On Demand é caracterizado por sua grande versatilidade, já que o acesso a conta pode ocorrer por meio dos mais diversos dispositivos, sejam smartphones, tablets, computadores ou Smart TVs.
Quais são os principais serviços On Demand?
Ao entender o que é On Demand, fica claro que se encaixam dentro dessa categoria tanto as tradicionais plataformas de streaming (embora nem todo o seu conteúdo seja sob demanda) e também os serviços sob demanda disponibilizados pelas operadoras de televisão por assinatura. Veja alguns destaques!
Claro TV+
O antigo NOW da Claro/NET, agora renomeado para Claro TV+, é um exemplo importante desse tipo de plataforma. Nesse caso, ele fica disponível tanto para quem já é cliente da empresa, sem custos adicionais – como é o caso da Minha Claro residencial, Minha Claro móvel, etc -, quanto para novos clientes que não possuem nenhum contrato com a empresa, podendo adquirir um acesso direto ao Claro TV+, como um streaming padrão.
Vivo Play TV
Quem é cliente Controle e Pós da Vivo tem seu acesso gratuito garantido ao Vivo Play, que é o serviço On Demand da empresa. Ele está ligado ao serviço de TV para assinatura da Vivo.
SKY Play
A SKY também disponibiliza um serviço On Demand para seus clientes, através do SKY Play. Basta contratar um pacote Pós-pago ou Pré-pago da empresa para ter acesso aos conteúdos sob demanda disponíveis no seu catálogo.
PlayPlus
O PlayPlus é um serviço que busca oferecer todo conteúdo da Record TV através desse sistema de streaming, seja ao vivo ou então On Demand. A plataforma também traz conteúdos originais e exclusivos.
Globoplay
Enquanto a Record tem o PlayPlus, a Rede Globo tem o Globoplay, voltado para a exibição dos seus conteúdos e de outras obras de parceiras. É uma plataforma de streaming On Demand.
Netflix
A Netflix é uma das maiores plataformas de streaming do planeta, e a grande pioneira do segmento. Dona de obras originais e exclusivas como “Stranger Things”, milhões de usuários ao redor do mundo são assinantes do serviço, que traz grande parte dos seus conteúdos sob demanda.
Amazon Prime Video
Um dos grandes concorrentes da Netflix a nível global é o Prime Video, a plataforma de streaming On Demand da Amazon. A empresa também possui diversas obras originais em seu catálogo, como é o caso da série “The Boys”.
Pluto TV
Para quem busca um exemplar de serviço gratuito, vale o destaque para a Pluto TV, que pertence à Paramount Global, e oferece conteúdos devidamente legalizados, tudo sem precisar assinar nada e nem criar conta. Nesse caso, a plataforma mescla entre transmissões padrões e os materiais que são disponibilizados On Demand.
Max
A Max, anteriormente chamada de HBO Max, também oferece muitos dos seus conteúdos sob demanda. O streaming pertence atualmente à Warner Bros. Discovery, possuindo uma enorme base de materiais em seu catálogo, a exemplo dos conteúdos ligados ao Universo DC e a HBO.
Disney+
Além de outras plataformas, a The Walt Disney Company conta com a Disney+ como um dos seus principais streaming, onde une conteúdos da casa do Mickey à Marvel, National Geographic, Pixar, Star Wars e outros, com grande parte sendo On Demand.
Paramount+
Ligado ao gigantesco grupo do estúdio de cinema norte-americano, a Paramount+ traz conteúdos exclusivos da marca, que foram pouco a pouco saindo de outras plataformas e se concentrando no streaming On Demand da casa.
Apple TV+
Sim, a Apple é outra empresa que também criou a sua própria plataforma de streaming de vídeos sob demanda. O serviço oferece filmes e programas Apple Originals, tal como “Assassinos da Lua das Flores” e “Emancipation”.
Looke
Outro exemplo nacional é a plataforma de streaming On Demand Looke, que já está no mercado desde 2015. São mais de 10 mil conteúdos entre séries e filmes para assistir quando e onde desejar.
O On Demand além do mercado de conteúdos em vídeos
Esse entendimento de um serviço sob demanda coloca o On Demand muito além do mercado de conteúdos em vídeo. Plataformas de streaming de músicas, por exemplo, também oferecem seus materiais nesse sistema. Spotify e Deezer, grandes plataformas desse setor, exemplificam bem isso.
Na verdade, o On Demand consegue se encaixar dentro de um contexto ainda maior, designando serviços sob demanda de plataformas em nichos bem diferentes do ramo de entretenimento. O iFood, Booking, Airbnb, Uber, Workana, etc. tudo isso pode ser entendido como On Demand também, embora sejam aplicações distintas.
E aí, deu para entender o que é On Demand?
Ao buscar entender o que é On Demand, basta partir do princípio de que o termo refere-se à oferta de conteúdos (produtos também) sob demanda, permitindo assim que o usuário acesse o que deseja, quando e onde quiser, sem depender de programações fixas.
Esse modelo revolucionou a forma como consumimos mídia, já que é capaz de oferecer conveniência, flexibilidade e personalização sem precedentes. Além de sua aplicação no entretenimento, como filmes, séries e música, o conceito de On Demand se estende a diversos setores, como alimentos, transporte e serviços online, transformando a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor, proporcionando uma experiência sob medida e adaptável às necessidades individuais de cada um.
FAQ
O que é serviço on demand?
On Demand se refere à oferta de serviços, e também de produtos, sob demanda, ou seja, com o usuário podendo acessar o que é ofertado diretamente de onde está e quando quiser.
O que significa o termo on demand?
Em uma tradução literal do inglês para o português, “On Demand” significa “Sob Demanda”.
O que é acesso on demand?
No caso do Video On Demand, por exemplo, o conteúdo é enviado via streaming, com o usuário podendo acessar diretamente do seu smartphone, tablet, computador, smart TV, etc. de onde estiver e na hora que desejar.
Como funciona o on demand?
Tudo acaba funcionando como uma locadora dentro da própria casa, sem a necessidade de esperar pelo horário em que o conteúdo desejado será exibido, uma vez que ele já fica disponível para um acesso direto.
O que significa vídeo sob demanda?
O Video on demand (VoD) é justamente essa tecnologia de disponibilização dos conteúdos em vídeo sob demanda, onde o usuário pode assistir conforme sua preferência, sem depender de nenhuma programação.
O que quer dizer sob demanda na Pluto TV?
O Pluto TV é um streaming gratuito oferecido pela Paramount Global e que, além da transmissão programada, conta com um serviço On Demand, isto é, onde o usuário pode escolher o que deseja assistir no momento, dentre os conteúdos disponíveis, sem precisar baixar nada.
O que é streaming?
Streaming trata-se de uma tecnologia de transmissão de dados (áudio e vídeo) por meio da internet, retirando a necessidade de que esse conteúdo seja baixado pelo usuário para que ele possa assistir. Há um fluxo de mídia que permite iniciar a reprodução enquanto o conteúdo é carregado instantaneamente. As plataformas de streaming oferecem serviço On Demand, embora também possam realizar transmissão ao vivo, dentre outros formatos.