Personagem Luna Lovegood
Luna Lovegood - Divulgação

Luna Lovegood chegou na parte final da saga Harry Potter, mas rapidamente conquistou o carinho dos fãs, se tornando uma das personagens mais queridas pelo público.

Neste artigo, você vai conhecer mais a fundo a história da personagem, sua criação, papel dentro da obra e curiosidades. Acompanhe!

Quem é Luna Lovegood?

Luna Lovegood é uma personagem fictícia das obras de J. K. Rowling, Harry Potter, participando tanto dos livros quanto dos filmes da saga. Sendo uma bruxa de origem britânica, ela inicia seus estudos em Hogwarts no mesmo ano que Gina Weasley, mas é introduzida na obra somente a partir de Harry Potter e a Ordem da Fênix, onde passa a assumir um papel de destaque.

Nos cinemas, Luna foi interpretada pela atriz irlandesa Evanna Lynch, que conseguiu transmitir perfeitamente a essência da personagem nas telonas. Dentro da obra, Luna se destaca por ser uma jovem sonhadora, muito espiritualizada e que acredita nas coisas simplesmente por sua fé.

Continue depois da publicidade

Biografia ficcional do personagem

Infância

Luna Lovegood nasceu na Grã-Bretanha no dia 13 de fevereiro de 1981, sendo filha única de Xenofílio e Pandora Lovegood. Infelizmente, acabou ficando órfã de mãe muito cedo, aos 9 anos de idade, quando Pandora sofreu um acidente envolvendo experiências com feitiços.

A partir de então, foi criada sozinha com seu pai, que era editor principal da revista O Pasquim. Como testemunhou a morte de sua mãe, Luna passou a conseguir ver os Testrálios (raça de cavalo alado de corpo esquelético) a partir desse dia.

Chegada a Hogwarts

Sendo mais nova que o trio principal (Harry, Hermione e Rony), Luna Lovegood ingressou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts somente um ano depois deles, em 1992, no mesmo ano que Gina Weasley, irmã de Rony.

Mesmo com sua personalidade única, foi selecionada para a Casa Corvinal, e sofreu bastante com as zoações dos demais alunos, devido a suas crenças e seus comportamentos bem diferentes. Nessa época, ganhou o apelido de Di-lua Lovegood.

Continue depois da publicidade

Embora fossem de casas diferentes, em Hogwarts, ela iniciou uma amizade com Gina, que era da Grifinória mas iniciou um namoro com Miguel Corner (da Corvinal) durante o Torneio Tribruxo. Esse foi o ponto base para que Luna se envolvesse diretamente, mais a frente, com a Armada de Dumbledore e entrasse de vez no ciclo de amizades dos proeminentes alunos Grifinórios.

O retorno de Voldemort: conhecendo Harry

É somente durante o seu quarto ano escolar que ela é apresentada a Harry Potter, isso após o retorno do Lord Voldemort. São poucos os que acreditam nas palavras do jovem bruxo, e Luna, embora tenha a pouco iniciado sua amizade, é uma das que crê em Harry.

Como mencionado, é Gina Weasley quem apresenta os dois, enquanto estão a bordo do Expresso de Hogwarts. No mesmo momento, Luna conhece também a Neville Longbottom.

Com Harry, Hermione e Rony criando a Armada de Dumbledore, a fim, dentre outros objetivos, de estudar a Defesa Contra a Arte das Trevas, Gina consegue levar seu namorado, Luna, e outros alunos da Casa Corvinal para se unirem ao grupo.

Continue depois da publicidade

Posteriormente, é a própria Luna, Gina e Neville que reorganizam e lideram a AD, com ela participando de diversos conflitos da Segunda Guerra Bruxa, como da Batalha do Departamento de Mistérios (1996), da Batalha da Torre de Astronomia (1997) e da Batalha de Hogwarts (1998), que culminou com a derrota definitiva de Voldemort.

Período pós Segunda Guerra Bruxa

Quando adulta, Luna Lovegood acabou seguindo no ramo que lhe atraiu desde jovem, tornando-se uma Magizoologista, isto é, estudando, descobrindo e catalogando as criaturas mágicas.

Sua profissão foi de encontro com sua vida pessoal, já que ela acabou se casando com o neto do famoso Magizoologista Newt Scamander (protagonista da prequela spin-off de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam), Rolf Scamander. Com Rolf, Luna teve dois filhos, os gêmeos Lorcan e Lysander.

A criação de Luna Lovegood

J. K. Rowling desenvolveu Luna Lovegood como uma oposição a Hermione Granger, que, apesar das diferenças, se tornaram amigas. Seu nome, aliás, tem muito a ver com sua personalidade, já que Luna significa Lua, uma clara referência ao fato da garota sempre viver com a cabeça no mundo da Lua.

Continue depois da publicidade

E mesmo o nome de sua família também reflete bastante sua identidade. “Love” é “amor”, enquanto “good” significa “bom”, sentimentos que definem muito bem a garota.

O papel de Luna Lovegood em cada uma das partes da saga

Como mencionado, embora tenha alcançado um enorme destaque ao final da obra, como se estivesse presente dentro de toda a saga, a introdução definitiva de Luna Lovegood ocorre apenas em Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Ou seja, ela não faz parte dos quatro primeiros filmes/livros (Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Cálice de Fogo).

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Na parte anterior, Harry Potter e o Cálice de Fogo, o Lord Voldemort conseguiu retornar a vida, durante a realização do Torneio Tribruxo. Harry e Alvo Dumbledore, porém, passaram a ser ridicularizados e difamados pelo fato de espalharem tal informação. O Ministério da Magia se negou a aceitar/confirmar essa possível volta do vilão.

Continue depois da publicidade

Luna Lovegood surge em meio a viagem de ida para a escola, com Gina Weasley a apresentando inicialmente para Harry e Neville, a bordo do Expresso de Hogwarts. Apesar de não ter aparecido na obra, esse já era seu quarto ano de estudos.

Posteriormente, Luna faz amizade também com Hermione Granger e Rony Weasley, sendo uma pessoa que realmente acreditava na versão dada por Harry, sobre o retorno do Lorde das Trevas.

Com Dolores Umbridge assumindo cada vez mais o poder em Hogwarts, com o apoio do Ministério, e a proibição dos estudos de Defesa Contra a Arte das Trevas, ela se torna uma das integrantes da Armada de Dumbledore. No grupo, liderado por Harry, Hermione e Rony, ela conseguiu demonstrar bastante suas habilidades.

Após um conflito com a Brigada Inquisitorial e com Umbridge, Luna possibilita uma viagem rápida dos membros da AD até o Ministério da Magia através do Testrálio, onde Harry pretendia salvar seu padrinho Sirius Black, que supostamente estava sendo torturado.

Continue depois da publicidade

Assim como a Armada de Dumbledore, integrantes da Ordem da Fênix – liderada por Dumbledore – aparecem, com Luna participando diretamente da Batalha do Departamento de Mistérios que se segue.

Em luto pela morte de seu padrinho, Harry recebe as consolações de Luna posteriormente, que lhe conta sobre a perda precoce de sua mãe e da sua certeza que irá revê-la um dia.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a Armada de Dumbledore não é restabelecida, já que Hogwarts pôde retornar a sua normalidade, após Voldemort ter seu retorno finalmente reconhecido pelo Ministério.

Luna Lovegood, é claro, ficou triste, já que não conseguiria ter um contato tão intenso com os novos amigos. Embora conhecidos a pouco tempo, a amizade dela com Harry já era bastante intensa.

Continue depois da publicidade

Ainda no retorno para a escola, enquanto dividia a cabine com ele e Neville, uma outra aluna convidou Harry para mudar de lugar, conseguindo companhias mais “agradáveis”. O jovem, no entanto, rapidamente negou a oferta, e deixou claro que os dois eram algumas das pessoas em quem mais confiava.

Em Hogwarts, Luna chegou a acompanhar Harry na festa de Natal do Clube do Slugue, após aceitar um convite do mesmo. E mais tarde, na parte final da obra, juntamente com Neville, Rony, Gina e Hermione, foi uma das poucas integrantes da Armada de Dumbledore que participou da Batalha da Torre de Astronomia, após Comensais da Morte atacarem o castelo. O conflito acabou sendo encerrado com a morte de Alvo Dumbledore.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Com Dumbledore morto e Voldemort conseguindo assumir o controle do Ministério da Magia, Hogwarts tornou-se um lugar pouco seguro. Além de Severo Snape tornar-se diretor, dois Comensais da Morte tomam cargos de professores na escola.

Luna Lovegood, no entanto, retorna seus estudos normalmente, e tem um papel de destaque, junto a Neville e Gina, ao restabelecerem e liderarem a Armada de Dumbledore. Harry, Rony e Hermione estão ocupados nesse período, em sua missão de destruir as Horcruxes.

Continue depois da publicidade

Infelizmente, durante o recesso de Natal, Luna acabou sendo sequestrada por Comensais da Morte, devido ao que seu pai andou escrevendo em O Pasquim. Assim, fica presa em um porão da Mansão Malfoy, onde também está Garrick Olivaras.

Depois, o trio principal também se torna refém junto a eles. É o elfo doméstico Dobby, sob as ordens de Harry, quem a liberta inicialmente, mas falece em sua missão de resgate aos demais prisioneiros.

No restante da guerra, Luna fica no Chalé das Conchas, já que seu pai foi preso em Azkaban por ter traído Harry, Hermione e Rony. Sua volta a Hogwarts ocorre já na parte final, durante a famosa Batalha de Hogwarts

Ela ajuda Harry a entrar na sala comunal da Corvinal, respondendo o enigma; ajuda ele a convocar seu Patrono, ao lhe pedir para pensar em algo feliz; duela, juntamente com Gina e Hermione, com Belatriz Lestrange; e colabora, como outros membros da AD, na contenção dos Comensais da Morte e criaturas aliadas de Voldemort.

Continue depois da publicidade

Curiosidades sobre Luna Lovegood

1. Luna é uma anti-Hermione

Luna é uma personagem muito espiritualizada e acredita nas coisas simplesmente por sua fé, bem o contrário de Hermione que é totalmente lógica. Duas personagens completamente opostas, mas isso não quer dizer que existia uma rivalidade ou sentimento ruim uma pela outra. Apesar dessa oposição em seus modos e de alguns embates levados por Hermione, as duas se davam bem e construíram uma boa amizade.

2. Seu Patrono é uma lebre

No universo Harry Potter, o feitiço do Patrono é um dos mais importantes, pois ao ser conjurado consegue proteger seu bruxo de ataques poderosos, como de Dementadores, por exemplo.

E o mais interessante sobre isso é que o animal referente ao Patrono tem muito a ver com quem o conjura, carregando características semelhantes ao bruxo. Em virtude de sua inteligência, curiosidade e por muitas vezes ser subestimada, Luna tem a lebre como seu Patrono, que carrega exatamente essas características.

3. Amizade com o casal Potter

Luna tinha uma relação muito verdadeira com Gina Weasley, sendo muito próximas. E, como mencionado, foi através dessa amizade que ela se tornou amiga de Harry. Em muitos momentos, foi uma sábia conselheira de amigo, dando apoio a ele e ajudando a esclarecer seus pensamentos.

Continue depois da publicidade

A amizade íntima que ela possuía com o casal e a consideração que desenvolveram por Luna fizeram Harry e Gina a homenagearem, ao dar o nome de sua única filha mulher, Lílian Luna Potter.

4. Ela também torcia para Grifinória

As Casas de Hogwarts tinham uma rivalidade entre si, principalmente quando o assunto era Quadribol. Luna Lovegood, no entanto, quebrava esse paradigma. Além de torcer para a Corvinal, quando havia jogos da Grifinória ela sempre estava nas arquibancadas torcendo pela Casa de seus amigos.

5. Era uma das Big Seven, os Sete Grandes

Ao desenvolver a história, J. K. Rowling selecionou um grupo de sete personagens que seriam muito importantes para a obra a partir dos eventos de Ordem da Fênix. Luna Lovegood era uma das Big Seven, assim como Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Gina Weasley, Draco Malfoy e Neville Longbottom.

6. Ela tinha Síndrome de Asperger ou autismo?

Luna era, sem dúvidas, uma das personagens mais peculiares e espontâneas da saga. Ela via o mundo de uma forma toda especial, e uma das suas maiores características era falar tudo que pensava.

Continue depois da publicidade

Essa sinceridade deu palco para uma das maiores teorias sobre a personagem, que era sobre ela fazer parte do espectro autista ou ter a Síndrome de Asperger. Isso, é claro, é apenas uma teoria elaborada pelos fãs, mas nunca foi efetivamente confirmada pela autora. O fato é que, verdade ou não, a personagem se tornou, de certa forma, uma representante para os leitores e espectadores dentro do espectro.

7. Romance com Neville

Durante alguns momentos da história, foi possível perceber uma certa ligação entre Luna e Neville. Nos filmes, aliás, esse romance até acaba acontecendo, bem ao contrário dos livros.

Esse não foi apenas um delírio dos fãs. Segundo J. K. Rowling, ela até pensou em um possível romance entre eles, mas pensando melhor achou que Neville não conseguiria entender a complexidade da personagem.

Apesar de não ser mostrado no epílogo, a autora contou posteriormente que depois de concluir seus estudos em Hogwarts, Luna seguiu seu amor por animais fantásticos e se tornou Magizoologista, estudando animais pelo mundo.

Durante uma dessas aventuras, ela conhece Rolf Scamander, neto de Newt (de Animais Fantástico e Onde Habitam), que também segue a mesma profissão do avô e dela. Os dois se casam e têm dois filhos gêmeos: Lorcan e Lysander.

Considerações finais

Como foi possível observar, embora não tenha feito parte do início da saga, a presença de Luna Lovegood dentro do universo Harry Potter se tornou única, com a personagem contribuindo significativamente para o sucesso da obra.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui