Quais as diferenças e semelhanças entre o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro

Montagem com as estatuetas do BAFTA, do Oscar e do Globo de Ouro.
Montagem com as estatuetas do BAFTA, do Oscar e do Globo de Ouro.

Estamos no meio da temporada de premiações e por isso no mundo do cinema e do entretenimento todo mundo só fala em Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e em outras premiações importantes. Aliás, essas três citadas são efetivamente as três mais importantes e respeitadas premiações da indústria do cinema. No entanto, muita gente se confunde ou não entende muito bem como elas funcionam. Isso porque, apesar de possuírem muitas semelhanças, elas também possuem diferenças significativas. O que, aliás, dá um charme especial a cada uma delas.

Mas afinal de contas, quais são as principais diferenças (e semelhanças) entre essas três premiações. Ou será que elas são “todas iguais”? É isso que explicaremos para você, em detalhes, a seguir. Para ajudar a trazer uma melhor compreensão, esse texto será dividido em tópicos, cada um deles cobrindo um aspecto diferente das premiações e em cada um deles explicaremos as diferenças e semelhanças entre Oscar, Globo de Ouro e BAFTA em relação a cada um desses aspectos. O intuito é dar conta de explicar de forma simples, mas detalhada, cada um desses aspectos em cada uma dessas premiações. Dito isso, vamos direto ao que interessa.

Escopo das premiações

O primeiro aspecto que é necessário entender sobre cada uma dessas premiações é seu escopo, ou seja, o que cada uma delas premia. Por isso, nesse sentido, apesar de Oscar e Globo de Ouro serem americanos, eles possuem mais diferenças do que semelhanças. Aliás, nesse sentido, Oscar e BAFTA são muito mais parecidos, apesar de esse último ser uma premiação britânica. Isso porque, tanto o Oscar quanto o BAFTA, são premiação eminentemente cinematográficas. Dessa forma, ambas só premiam filmes.

Assim, ambas as premiações acabam por possuir categorias para premiar quase todos os aspectos do fazer cinematográfico. Só para se ter uma ideia, o BAFTA possui 25 categorias e o Oscar 23 categorias, todas elas dedicadas somente a premiar filmes. Ou seja, em ambas as premiações toda a festa de entrega é dedicar ao cinema e a celebrar a arte de fazer filmes. Já no caso do Globo de Ouro, a história é completamente diferente. Isso porque, ele premia tanto produções cinematográficas quanto televisivas.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, são 15 categorias dedicadas a premiar filmes e 12 categorias dedicadas a premiar produções televisivas. Ou seja, aqui o cinema divide as atenções, quase meio a meio com a televisão. Além disso, o Globo de Ouro premia basicamente apenas atuação, direção, produção e roteiro e trilha sonora, não possuindo nenhuma categoria para premiar outros aspectos do fazer cinematográfico. Aliás, o número de categorias para cinema só é tão “grande”, porque no Globo de Ouro a maioria das categorias são divididas por gênero criativo, no caso, comédia/musical e drama. Senão, as categorias seriam bem menos.

Assim sendo, o escopo do Oscar e do BAFTA é muito maior, premiando direção, roteiro, atuação, produção, fotográfica, montagem, maquiagem, som, efeitos visuais, design de produção, entre outros aspectos do fazer cinematográfico. O BAFTA vai ainda mais longe e além de premiar todos os aspectos da produção de um filme também possui categorias para premiar apenas filmes e profissionais britânicos. Isso porque, além de ser uma premiação britânica, o BAFTA é organizado por uma instituição criada para promover e fortalecer o cinema feito no Reino Unido.

Organização das premiações

Aqui temos outro aspecto em que Oscar e BAFTA são mais parecidos um com o outro e, por isso também, mais diferentes do Globo de Ouro. Tanto o Oscar quanto o BAFTA são organizados e entregues por academias de cinema, ou seja, organizações criadas para apoiar, desenvolver e promover a sétima arte. Essas academias são formadas por profissionais de cinema destacados em suas áreas de atuação. No caso do Oscar, a premiação é organizada e entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (ou “Academy of Motion Picture Arts and Sciences”, no original em inglês), que também é conhecida pela sigla AMPAS ou por outros nomes, como “Academia” ou “Academia de Cinema”.

Cerimônia do Oscar
O Oscar é tradicionalmente entregue em uma cerimônia mais formal realizada, normalmente, em um teatro.

Já o BAFTA, como o nome já deixa claro, é organizado e entregue pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (ou “British Academy of Film and Television Arts”, no original em inglês). A organização também é conhecida pela sigla BAFTA de onde, inclusive, vem o nome da premiação. A principal diferença entre essas organizações é que a AMPAS é norte-americana e, portanto, preocupado mais com o desenvolvimento e promoção do cinema dos Estados Unidos, enquanto que a BAFTA é britânica e, por esse motivo, muito mais preocupada com o desenvolvimento e promoção do cinema do Reino Unido.

Continue depois da publicidade

Essa diferença, no entanto, afeta imensamente a forma como as duas premiações funcionam e também os filmes e profissionais que são indicados (e eventualmente vencem) em cada uma das categorias tanto do Oscar quanto do BAFTA. Além disso, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, como o próprio nome deixa claro, também cuida do desenvolvimento, apoio e promoção da indústria televisiva e de video-game no Reino Unido. Por isso, inclusive, ela organiza premiações específicas para esses dois setores. Nós não falaremos sobre eles aqui, porque não interessam muito para o tema do nosso texto.

Já no caso do Globo de Ouro ele é, atualmente, entregue pela Fundação Globo de Ouro (ou “Golden Globe Foundation”, no original em inglês), uma organização sem fins lucrativos fundada em 2023. No entanto, até pouco tempo atrás a premiação era organizada e entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (ou “Hollywood Foreign Press Association”, no original em inglês), organização fundada em 1943 e que criou o Globo de Ouro em 1944 e foi responsável por sua organização até 2022, quando o Globo de Ouro e todas as suas propriedades foram vendidas para a Dick Clark Productions.

Essa empresa, por sua vez, atualmente é que organiza e é, efetivamente, dona do Globo de Ouro, que se tornou uma entidade com fins lucrativos, diferentemente da época em que a premiação era organizada pela Hollywood Foreign Press Association (HFPA). A HFPA, por sua vez, reunia críticos de cinema e jornalistas estrangeiros radicados nos Estados Unidos e cobrindo a indústria do entretenimento norte-americana. Esse papel da HFPA, como dito, agora é exercido pela Fundação Globo de Ouro.

Dessa forma, ao contrário do BAFTA e do Oscar, o Globo de Ouro é uma premiação em que os indicados e vencedores são escolhidos por jornalistas e críticos de cinema e não por profissionais de cinema. Ou seja, enquanto no Oscar e no BAFTA, indicados e vencedores são escolhidos por seus próprios colegas de profissão, no Globo de Ouro eles são escolhidos por pessoas que observam a indústria cinematográfica de fora, mas não necessariamente fazem parte dela.

Continue depois da publicidade

Isso, obviamente, afeta bastante a forma como essas três premiações são conduzidas. Além disso, é por esse motivo que apesar de o Globo de Ouro ser considerado uma prévia importante do Oscar é sempre importante analisá-lo com muito cuidado e parcimônia ao tentar prever possíveis indicados e vencedores do “Prêmio da Academia”.

Eleitores das premiações

Outra importante diferença entre essas três premiações está em seus eleitores. BAFTA e Oscar, mais uma vez, tem mais semelhanças entre si e mais diferenças em relação ao Globo de Ouro. Isso porque, tanto o Oscar quanto o BAFTA são entregues por “academias de cinema”, ou seja, organizações que reúnem profissionais de cinema e que existem para dar apoio e também para promover a sétima arte.

No caso, o Oscar é entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), que é provavelmente a academia de cinema mais conhecida do mundo. Já o BAFTA, como o nome já deixa bem claro, é entregue pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA), que é parecido com a AMPAS, mas focada na promoção e apoio ao cinema britânico. Dessa forma, é possível perceber que quem escolhe os indicados e vencedores nas duas premiações, são os próprios profissionais de cinema. Ou seja, são premiações “internas” da indústria do cinema, onde os profissionais de cinema são reconhecidos por outros profissionais de cinema.

Assim sendo, a natureza das duas premiações é parecida. No entanto, há diferenças importantes em seus corpos de votantes. Devido ao fato de o Oscar ser entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a maioria de seus eleitores são norte-americanos, já que a maioria dos profissionais atuando em Hollywood é nascida nos Estados Unidos. Dessa forma, o Oscar é uma premiação eminentemente norte-americana.

Continue depois da publicidade

Já o BAFTA, por ser entregue pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas, tem uma maioria de eleitores britânicos. Por isso, é uma premiação eminentemente britânica. Além disso, para reforçar ainda mais esse caráter, o BAFTA possui categorias destinadas a premiar unicamente filmes britânicos. Por tudo isso, o BAFTA é conhecido por sua tendência a favorecer produções britânicas em detrimento a produções de outros países.

É claro que essa é uma indústria que está cada vez mais globalizada e por isso existem muitos profissionais que são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas ao mesmo tempo. Por isso existe uma “sobreposição” entre eleitores do Oscar e do BAFTA. No entanto, é preciso reforçar que de forma geral, o corpo de votantes das duas premiações é diferente.

Entrega do Globo de Ouro
O Globo de Ouro é tradicionalmente entregue em um jantar de gala.

Já no caso do Globo de Ouro, as diferenças são muito maiores. Primeiro, porque essa é uma premiação oferecida por críticos de cinema. Dessa forma, não são profissionais de cinema premiando profissionais de cinema, como no caso do Oscar e do BAFTA, e sim jornalistas reconhecendo o trabalho de profissionais de cinema. Dessa forma, essa é uma premiação “externa, oferecida e organizada por pessoas de fora da indústria do cinema.

Como já dissemos, tradicionalmente o Globo de Ouro era entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), uma organização que reunia jornalistas e críticos de cinema atuando na indústria do entretenimento norte-americana e trabalhando para veículos de comunicação de fora dos Estados Unidos. No entanto, quando o Globo de Ouro foi vendido em 2022, a HFPA deixou de existir, se tornando a Golden Globe Foundation (ou “Fundação Globo de Ouro”, na tradução literal para o português).

Continue depois da publicidade

É essa fundação que atualmente entrega o Globo de Ouro. Ou seja, são os integrantes dessa fundação que escolhem quem será indicado e vencerá todas as categorias do Globo de Ouro. De forma bem resumida, essa fundação tem uma estrutura parecida com a da HFPA e é, majoritariamente, formada por jornalistas e críticos de cinema estrangeiros, muitos deles atuando no Estados Unidos.

Essa diferença enorme entre os eleitores do Globo de Ouro e do Oscar é o que faz com que apesar de o Globo de Ouro ser considerado uma prévia do Oscar, nem sempre existe coincidência entre os vencedores das duas premiações. No entanto, como o Globo de Ouro abre oficialmente a temporada de premiações, ele acaba influenciando fortemente os rumos da corrida pelo Oscar. Já que ele abre alguns precedentes que podem se estender por toda a temporada de premiações.

Categorias das premiações

Aqui também temos diferenças notáveis entre Oscar, BAFTA e Globo de Ouro. É preciso, no entanto, dizer que também nesse tema, Oscar e BAFTA são mais parecidos. Isso porque, o Globo de Ouro premia em uma mesma cerimônia produções cinematográficas e televisivas. Dessa forma, no Globo de Ouro temos 15 categorias destinadas a premiar filmes e 12 categorias destinadas a premiar series e outras produções televisivas.

Por esse motivo também, no Globo de Ouro os únicos aspectos do fazer cinematográfico que são premiados são atuação, direção, produção, roteiro e composição musical. Dessa forma, a premiação não possui as famosas “categorias técnicas”, ou seja, montagem, fotografia, direção de arte, entre outras. O Globo de Ouro também não possui categorias específicas para premiar documentários e nem curtas-metragens

Continue depois da publicidade

Além disso, no Globo de Ouro também divide quase todas as categorias por gênero criativo, no caso, comédia/musical e drama, algo que não existe nem no Oscar, nem no BAFTA. Dessa forma, temos categorias para Melhor Filme – Comédia ou Musical e Melhor Filme – Drama, por exemplo. Também temos categorias no mesmo formato para Melhor Ator e Atriz, a exceção são as categorias de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante, que não possuem essa separação e seguem o mesmo formato do Oscar e do BAFTA.

Curiosamente, no entanto, o Globo de Ouro só possui uma categoria para premiar roteiros, diferentemente do BAFTA e do Oscar, que possuem duas, uma para premiar roteiros originais e outra para premiar roteiros adaptados. Além disso, o Globo de Ouro também possui uma categoria para premiar filmes que arrecadaram grandes bilheterias, o que também inexiste no Oscar e no BAFTA. Ademais, ele possui duas categorias dedicadas a premiar músicos, uma para Melhor Trilha Sonora Original, que também existe no Oscar e no BAFTA e uma para Melhor Canção Original, que existe no Oscar, mas não no BAFTA.

Já o Oscar e o BAFTA, diferentemente do Globo de Ouro, são dedicados totalmente a premiação de produções cinematográficas. Por isso, todas as categorias dessas duas premiações são dedicadas ao cinema. Por esse motivo, essas premiações buscam reconhecer praticamente todos os os aspectos do fazer cinema. No caso do Oscar, isso é ainda mais verdade, já que a premiação possui categorias para praticamente tudo que envolve a produção de um filme, incluindo três categorias para premiar curtas-metragens.

No BAFTA, existem algumas exceções a essa regra. Existe, por exemplo, uma categoria especificamente criada para premiar filmes infantis e familiares e também uma categoria com votação popular em que um ator ou atriz é premiado, sem que essa premiação esteja atrelado a sua performance em um filme específico. Essa, aliás, é a única categoria nas três premiações com essas características. Aliás, uma categoria parecida com essa chegou a existir no Globo de Ouro até o início dos anos 1980, mas foi extinta.

Continue depois da publicidade

Além disso, no BAFTA só existem duas categorias destinadas a premiar curtas-metragens e essas duas categorias são dedicadas primariamente a reconhecer produções britânicas. Aliás, essa é uma diferença muito importante entre BAFTA e Oscar. Isso porque, por ser uma premiação eminentemente britânica, o BAFTA possui diversas categorias destinadas a premiar exclusivamente filmes produzidos no Reino Unido. A mais importante delas é a categoria de Melhor Filme Britânico.

Essa característica do BAFTA faz com que ele tenha diversas categorias únicas e que praticamente não existem em outras grandes premiações. No entanto, devido ao fato de a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas ter sido criada justamente para fomentar e promover o cinema britânico é natural que o BAFTA busque reconhecer, com mais veemência, o cinema produzido no Reino Unido.

Curiosamente, provavelmente a categoria em que existem mais diferenças entre as três premiações é a de Melhor Filme Internacional ou Melhor Filme em Língua Estrangeira, que aliás, até pouco tempo atrás no Oscar era chamada de “Melhor Filme Estrangeiro”. Isso porque, em cada uma das três premiações as regras de elegibilidade são diferentes.

Essas diferenças significativas fazem com que muitas vezes um filme que ganhou o Globo de Ouro, por exemplo, não seja nem sequer elegível a concorrer ao Oscar nessa categoria. Aliás, já explicamos tudo sobre isso em um texto específico sobre a categoria de Melhor Filme Internacional. Abaixo, apresentamos uma panorama das categorias existentes nas três premiações, para que tudo que foi dito aqui fique mais claro.

Continue depois da publicidade

Categorias atuais do Globo de Ouro – Cinema

  • Best Motion Picture – Drama ou “Melhor Filme – Drama” – Categoria criada em 1943 junto com o próprio Globo de Ouro e que no início premiava filmes de todos os gêneros, da mesma forma que o Oscar e o BAFTA fazem até hoje. A partir da 9ª edição do prêmio, em 1951, é que essa categoria passou a premiar apenas “dramas”. Nesse mesmo ano todas as principais categorias também foram divididas em gêneros cinematográficos
  • Best Motion Picture – Musical or Comedy ou “Melhor Filme – Musical ou Comédia” – Categoria criada em 1951 quando as principais categorias do Globo de Ouro foram divididas por gênero cinematográfico
  • Best Motion Picture – Foreign Language ou “Melhor Filme – Língua Estrangeira” – Categoria criada em 1948 na esteira da criação de uma categoria semelhante no Oscar;
  • Best Motion Picture – Animated ou “Melhor Filme – Animação” – Categoria criada em 2006, anos depois que o Oscar criou uma categoria parecida
  • Best Cinematic and Box Office Achievement – Motion Picture ou “Melhor Realização Cinematográfica e de Bilheteria” – Categoria criada em 2024, logo depois da “venda” do Globo de Ouro. Essa é a categoria mais nova dessa premiação e tem por objetivo premiar filmes que tenham arrecadado uma grande bilheteria. Essa categoria também tem por objetivo tentar atrair mais público para o Globo de Ouro.
  • Best Director – Motion Picture ou “Melhor Direção/Diretor” – Categoria criada em 1943 junto com o próprio Globo de Ouro
  • Best Actor in a Motion Picture – Drama ou “Melhor Ator em um Filme – Drama” – Categoria criada em 1943 junto com o próprio Globo de Ouro e que no início premiava atores em qualquer gênero cinematográfico. A partir da 9ª edição do prêmio, em 1951, essa categoria passou a premiar apenas atores em papéis dramáticos. Nesse mesmo ano todas as principais categorias do Globo de Ouro também foram divididas por gêneros cinematográficos
  • Best Actor in a Motion Picture – Musical or Comedy ou “Melhor Ator em um Filme – Comédia ou Musical” – Categoria criada em 1951 quando as principais categorias do Globo de Ouro foram divididas por gênero cinematográfico
  • Best Actress in a Motion Picture – Drama ou “Melhor Atriz em um Filme – Drama” – Categoria criada em 1943 junto com o próprio Globo de Ouro e que no início premiava atrizes em qualquer gênero cinematográfico. A partir da 9ª edição do prêmio, em 1951, essa categoria passou a premiar apenas atrizes em papéis dramáticos. Nesse mesmo ano todas as principais categorias do Globo de Ouro também foram divididas por gêneros cinematográficos
  • Best Actress in a Motion Picture – Musical or Comedy ou “Melhor Atriz em um Filme – Comédia ou Musical” – Categoria criada em 1951 quando as principais categorias do Globo de Ouro foram divididas por gênero cinematográfico
  • Best Supporting Actor – Motion Picture ou “Melhor Ator Coadjuvante em um Filme” – Categoria criada em 1943 junto com o próprio Globo de Ouro
  • Best Supporting Actress – Motion Picture ou “Melhor Atriz Coadjuvante em um Filme” – Categoria criada em 1943 junto com o próprio Globo de Ouro
  • Best Screenplay – Motion Picture ou “Melhor Roteiro – Filme” – Categoria criada em 1947. Diferentemente do Oscar e do BAFTA, o Globo de Ouro não separa roteiros originais de adaptados e ambos concorrem juntos na mesma categoria.
  • Best Original Score – Motion Picture ou “Melhor Trilha Sonora Original – Filme” – Categoria criada em 1947 e que premia trilhas sonoras originais para cinema
  • Best Original Song – Motion Picture ou “Melhor Canção Original – Filme” – Categoria criada em 1961 para premiar canções originalmente compostas para filmes
  • Cecil B. DeMille Award for Lifetime Achievement in Motion Pictures – Categoria honorária criada em 1951 e que reconhece o conjunto da obra de profissionais que tiveram grande importância para o cinema.

Categorias atuais do Oscar

  • Best Picture ou “Melhor Filme” – Uma das categorias originais do Oscar, criada em 1927 junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929. Curiosamente, nessa primeira edição do Oscar a categoria era dividida em duas. A partir da segunda edição do Oscar ela passou a ter o formato atual.
  • Best Director ou “Melhor Direção/Diretor” – Uma das categorias originais do Oscar, criada em 1927 junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929. Nas duas primeiras edições do Oscar a categoria era divida em duas, uma para premiar trabalhos de direção em filmes cômicos e outra para premiar trabalhos de direção em filmes dramáticos. Desde a terceira edição do Oscar, no entanto, a categoria tem o formato atual.
  • Best Actor ou “Melhor Ator” – Uma das categorias originais do Oscar, criada em 1927 junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929. Nas três primeiras edições do Oscar eram premiados os melhores atores no ano. Só a partir da quarta edição do Oscar, ocorrida em 1931, é que os atores passaram a ser indicados e premiados por suas performances em um filme específico.
  • Best Actress ou “Melhor Atriz” – Uma das categorias originais do Oscar, criada em 1927 junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929. Nas três primeiras edições do Oscar eram premiadas as melhores atrizes no ano. Só a partir da quarta edição do Oscar, ocorrida em 1931, é que as atrizes passaram a ser indicados e premiados por suas performances em um filme específico.
  • Best Cinematography ou “Melhor Fotografia” – Uma das categorias originais do Oscar, criada em 1927 junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929. No início, essa categoria premiava os melhores diretores de fotografia em um determinado ano. Só a partir da quarta edição do Oscar, ocorrida em 1931, é que os diretores de fotografia passaram a ser indicados e premiados por seus trabalhos em um filme específico. Além disso, entre 1939 e 1966 essa categoria era dividida em duas, uma para premiar filmes em cores e outra para premiar filmes em preto e branco.
  • Best Production Design ou “Melhor Design de Produção” – Uma das categorias originais do Oscar, criada em 1927 junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929. No início, essa categoria premiava os melhores diretores de arte em um determinado ano. Só a partir da quarta edição do Oscar, ocorrida em 1931, é que os diretores de arte passaram a ser indicados e premiados por seus trabalhos em um filme específico. Desde 1949, decoradores de set e diretores de arte dividem essa mesma categoria. Até 2012, essa categoria se chamada “Melhor Direção de Arte”. Além disso, entre 1939 e 1966 essa categoria era dividida em duas, uma para premiar filmes em cores e outra para premiar filmes em preto e branco.
  • Best Adapted Screenplay ou “Melhor Roteiro Adaptado” – Uma das categorias originais do Oscar, criada em 1927 junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar em 1929. Até a 13ª edição do Oscar, ocorrida em 1941, roteiros originais e adaptados concorriam juntos em um sistema parecido com o que existe no Globo de Ouro, atualmente. Além disso, durante esse período e até 1957, existiu outra categoria chamada “Melhor História”, que premiava histórias escritas originalmente para cinema, mas não premiava os roteiros em si.
  • Best Sound ou “Melhor Som” – Categoria que começou a ser entregue em 1930. Até 1970, eram os estúdios quem efetivamente venciam essa categoria e não os profissionais de som, como ocorre atualmente. Além disso, durante boa parte do período entre 1964 e 2020 essa categoria foi dividida, geralmente, com categorias diferentes para premiar mixagem, edição de som e também efeitos sonoros.
  • Best Animated Short Film ou “Melhor Curta-Metragem de Animação” – Categoria que começou a ser entregue em 1932 e teve diversos nomes diferentes até 1974 quando passou a ter o nome atual. Entre 1932 e 1940 apenas filmes da Walt Diney venceram essa categoria. O estúdio é até hoje aquele com mais vitórias nessa categoria, com 39 indicações e 12 vitórias. O BAFTA também possui uma categoria parecida com essa, mas que premia primordialmente produções britânicas.
  • Best Live Action Short Film ou “Melhor Curta-Metragem em Live-Action” – Categoria que, assim como a anterior, também começou a ser entregue em 1932. Essa categoria possuiu vários nomes diferentes ao longo dos anos e chegou a ser divida em até três categorias, até que em 1958 todos os curtas-metragens em live-action passaram a concorrer em uma única categoria. Em 1974, essa categoria passou a ter o nome atual.
  • Best Film Editing ou “Melhor Montagem/Edição” – Categoria que começou a ser entregue em 1935. Considerada uma “prévia” importante da categoria mais importante do Oscar, na grande maioria das vezes em que uma obra vence nessa categoria ela também vence o Oscar de Melhor Filme.
  • Best Original Score ou “Melhor Trilha Sonora Original” – Categoria que começou a ser entregue em 1935. Durante seus primeiros anos, essa categoria não exigia que a trilha sonora fosse original. No entanto, depois de uma controvérsia no Oscar de 1938, a categoria foi dividida em duas, uma para premiar trilhas originais e outra para premiar trilhas adaptadas. A partir daí, a categoria passou por diversas mudanças, incluindo, divisão entre categorias para premiar musicais e categorias para premiar produções de outros gêneros. A categoria foi unificada de vez em 1986, mas a divisão por gênero cinematográfico voltou em 1996 até ser extinta de vez em 2000, quando a categoria passou a ter o formato atual.
  • Best Original Song ou “Melhor Canção Original” – Categoria que começou a ser entregue em 1935 e tem forte ligação com a categoria anterior. Até 1942, não era exigido que a canção fosse “original” para ser indicada nessa categoria. A partir do ano seguinte, no entanto, a Academia passou a exigir que a canção fosse original e escrita especificamente para um filme para poder concorrer nessa categoria.
  • Best Supporting Actor ou “Melhor Ator Coadjuvante” – Categoria que começou a ser entregue em 1937. Apesar de ser hoje uma das categorias mais populares do Oscar, a Academia levou quase 10 anos para reconhecer o trabalho dos atores em papéis coadjuvantes. Em seus primeiros anos, não havia muita distinção entre o que era um papel principal e um coadjuvante (até hoje existe essa polêmica). Por isso, em 1945, Barry Fitzgerald foi indicado a Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho em O Bom Pastor. Depois disso, a Academia não permitiu mais que um mesmo ator concorresse nas duas categorias no mesmo ano e pelo mesmo papel.
  • Best Supporting Actress ou “Melhor Atriz Coadjuvante” – Categoria que começou a ser entregue em 1937 junto com a categoria anterior.
  • Best Visual Effects ou “Melhores Efeitos Visuais” – Categoria que começou a ser entregue como categoria competitiva em 1940. Antes disso, em 1929 e 1939, ela foi entregue na forma de categoria especial, ou seja, sem competição entre os filmes. Durante seus primeiros anos, a categoria se chamava “Melhores Efeitos Especiais” e concedia prêmios tanto para efeitos visuais quanto para efeitos sonoros. A partir de 1964, a categoria passou a premiar apenas efeitos visuais, mudando de nome no ano seguinte. Em 1977, a categoria passou a ter o nome atual.
  • Best Original Screenplay ou “Melhor Roteiro Original” – Categoria que começou a ser entregue em 1941. Na época, já existia a categoria de Melhor História, mas ela era mais voltada a premiar histórias originais e não roteiros. Por isso, em 1940, foi criada a categoria de Melhor Roteiro Original para dar conta dessa lacuna. As duas categorias conviveram até 1956 até que no ano seguinte foram fundidas e essa categoria passou a ter o formato que tem hoje.
  • Best Documentary Short Film ou “Melhor Documentário em Curta-Metagem” – Categoria que começou a ser entregue em 1942. Curiosamente, essa categoria foi criada antes da de Melhor Documentário em Longa-Metragem. Contudo, naquele mesmo ano de 1942, dois documentários em longa-metragem receberam um Oscar especial. Essa categoria não tem similar nem no BAFTA e nem no Globo de Ouro.
  • Best Documentary Feature Film ou “Melhor Documentário em Longa-Metragem” – Categoria que começou a ser entregue competitivamente em 1943. No ano anterior, a Academia premiou dois documentários em longa-metragem com um Oscar especial e no ano seguinte, 1943, essa categoria passou a ser entregue de forma competitiva e regular. Nesse primeiro ano, no entanto, curtas e longas-metragens competiram na mesma categoria pela primeira e última vez na história do Oscar.
  • Best International Feature Film ou “Melhor Filme Internacional” – Categoria que começou a ser entregue competitivamente em 1957. No entanto, entre 1948 e 1956 essa categoria existiu como uma “categoria especial”, com a Academia premiando filmes previamente escolhidos por eles, sem que houvesse competição entre as produções. Tanto o BAFTA quando o Globo de Ouro também tem categorias parecidas com essas, mas que possuem regras de elegibilidade diferentes. Explicamos tudo sobre isso em um texto específico sobre a categoria de Melhor Filme Internacional. Entre 1957 e 2020, essa categoria foi conhecida como “Melhor Filme Estrangeiro”.
  • Best Costume Design ou “Melhor Figurino” – Categoria que começou a ser entregue em 1949. Em praticamente todos os anos desde seu início, em 1949, até 1967, essa categoria foi dividida em duas, uma para premiar filmes em preto e branco e outra para premiar filmes em cores. A partir de 1968, a categoria passou a ter o formato atual.
  • Best Makeup and Hairstyling ou “Melhor Maquiagem e Cabelo” – Categoria que começou a ser entregue competitivamente em 1982, sendo uma das categorias mais novas do Oscar. Antes de ser uma categoria competitiva, dois filmes haviam vencido prêmios honorários pelo trabalho de maquiagem. Essa categoria foi criada em resposta a comoção gerada pelo fato de o filme O Homem Elefante (1980) não ter sido premiado por seu elogiado trabalho de maquiagem. Anteriormente, a categoria era conhecida apenas como “Melhor Maquiagem”.
  • Best Animated Feature Film ou “Melhor Animação em Longa-Metragem” – Categoria mais recente do Oscar e que começou a ser entregue competitivamente em 2002. Antes disso, a Academia já havia reconhecido algumas animações com premiações especiais. No entanto, se considerava que a produção de longas-metragens de animação não era grande o suficiente para que eles pudessem ganhar sua própria categoria. Contudo, isso mudou a partir dos anos 1990. Em 2006, seguindo o exemplo do Oscar, BAFTA e Globo de Ouro também criaram categorias semelhantes.
  • Best Casting ou “Melhor Elenco” – Categoria que deve começar a ser entregue em 2026 e deverá premiar os diretores de casting, ou seja, os profissionais responsáveis por escalar os elencos dos filmes. Categoria similar já existe no BAFTA desde 2020.
  • Irving G. Thalberg Memorial Award – Categoria que começou a ser entregue em 1938 e que premia a carreira e o conjunto da obra de grandes nomes do cinema norte-americano e mundial.

Categorias atuais do BAFTA

  • BAFTA Award for Best Film ou “Prêmio BAFTA para Melhor Filme” – Categoria criada em 1948 junto com o próprio Prêmio BAFTA. Essa categoria é muito parecida com a categoria de mesmo nome do Oscar, a diferença mais importante é que aqui são “apenas” cinco indicados como, aliás, era o padrão do Oscar até alguns anos atrás.
  • BAFTA Award for Outstanding British Film ou “Prêmio BAFTA para Melhor Filme Britânico” – Categoria criada em 1948 junto com o próprio Prêmio BAFTA, mas que foi extinta em 1968 e só voltou a partir de 1993. Essa categoria é destinada a premiar apenas produções britânicas e que tenham envolvimento criativo significativo de profissionais do Reino Unido. Essa é uma daquelas categorias que só existem no BAFTA e que foram criadas unicamente para prestigiar o cinema britânico.
  • BAFTA Award for Best Film Not in the English Language ou “Prêmio BAFTA para Melhor Filme em Língua Não-Inglesa” – Categoria que começou a ser entregue em 1983 e que durante muito tempo se chamou “Prêmio BAFTA para Melhor Filme Estrangeiro”. As regras de elegibilidade dessa categoria são diferentes das do Oscar e do Globo de Ouro, como já explicamos em um texto sobre a categoria de Melhor Filme Internacional.
  • BAFTA Award for Best Documentary ou “Prêmio BAFTA para Melhor Documentário” – Categoria criada em 1948 junto com o próprio Prêmio BAFTA, mas que foi extinta em 1990, voltando em 2012. Curiosamente, o filme que venceu essa categoria em seu retorno foi Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão (2010). Atualmente, essa categoria é parecida com uma similar que existe no Oscar, mas possui critérios de elegibilidade um pouco diferentes.
  • BAFTA Award for Best Animated Film ou “Prêmio BAFTA para Melhor Animação” – Categoria que surgiu inicialmente em 1955, mas que na época premiava primordialmente curta metragens. Em 1971, a categoria foi extinta e voltou em 2006 com o formato atual e voltada a premiar longas-metragens de animação. Atualmente, ela é parecida com as categorias de mesmo nome existentes no Oscar e no Globo de Ouro.
  • BAFTA Award for Best Children’s and Family Film ou “Prêmio BAFTA para Melhor Filme Infantil ou Familiar” – Categoria mais recente do BAFTA e que começou a ser entregue nesse ano. Premia produções direcionados ao público infantil e familiar.
  • BAFTA Award for Best British Short Film ou “Prêmio BAFTA para Melhor Curta-Metragem Britânico” – Categoria que surgiu inicialmente em 1959, tendo diversos formatos até 1981 quando passou a ter o formato atual. Essa categoria parece bastante com a categoria do Oscar que premia curtas-metragens live-action, mas essa aqui é voltada primordialmente para premiar curtas-metragens produzidos no Reino Unido. Além disso, já que o BAFTA não possui uma categoria destinada a premiar documentários em curta-metragem, eles também são elegíveis a concorrer nessa categoria. Diferentemente do Oscar, onde existe uma categoria destinada especificamente a premiar documentários em curta-metragem.
  • BAFTA Award for Best British Short Animation ou “Prêmio BAFTA para Melhor Curta-Metragem de Animação” – Categoria que começou a ser entregue em 1990 e cujo primeiro vencedor foi Wallace & Gromit: Dia de Folga, de Nick Park. A categoria é parecida com a categoria de mesmo nome existente no Oscar, mas premia primordialmente produções britânicas.
  • BAFTA Award for Outstanding Debut by a British Writer, Director or Producer ou “Prêmio BAFTA para Melhor Estreia de um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico” – Categoria que começou a ser entregue em 1999 e cujo objetivo é premiar trabalhos de estreia de roteiristas, diretores e produtores britânicos. Todo profissional britânico desempenhando algum desses três papéis em um filme pela primeira vez é elegível a concorrer nessa categoria, mesmo que ele já seja um profissional consagrado em outra área do fazer cinematográfico. Essa é outra daquelas categorias que só existem no BAFTA e que foram criadas unicamente para prestigiar o cinema britânico.
  • BAFTA Award for Best Direction ou “Prêmio BAFTA para Melhor Direção” – Categoria que começou a ser entregue em 1969 e que se parece bastante com as categorias de mesmo nome que existem tanto no Oscar quanto no Globo de Ouro.
  • BAFTA Award for Best Adapted Screenplay ou “Prêmio BAFTA para Melhor Roteiro Adaptado” – Categoria que começou a ser entregue em 1984 e é resultado da divisão da categoria de Melhor Roteiro, que existia desde 1969 e premiava roteiros originais e adaptados juntos em uma única categoria em um formato que existia no Oscar e que ainda existe no Globo de Ouro. O formato atual dessa categoria é parecido com o do Oscar.
  • BAFTA Award for Best Original Screenplay ou “Prêmio BAFTA para Melhor Roteiro Original” – Categoria que, assim como a anterior, começou a ser entregue em 1984 e é resultado da divisão da categoria de Melhor Roteiro, que existia desde 1969 e premiava roteiros originais e adaptados juntos em uma única categoria em um formato que existia no Oscar e que ainda existe no Globo de Ouro. O formato atual dessa categoria é parecido com o do Oscar.
  • BAFTA Award for Best Actor in a Leading Role ou “Prêmio BAFTA para Melhor Ator em um Papel Principal” – Categoria que começou a ser entregue em 1969 e que é resultado da fusão das categorias de Melhor Ator Britânico e Melhor Ator Estrangeiro, que existiam desde 1953.
  • BAFTA Award for Best Actress in a Leading Role ou “Prêmio BAFTA para Melhor Atriz em um Papel Principal” – Categoria que, assim como a anterior, começou a ser entregue em 1969 e que é resultado da fusão das categorias de Melhor Atriz Britânica e Melhor Atriz Estrangeira, que existiam desde 1953.
  • BAFTA Award for Best Actor in a Supporting Role ou “Prêmio BAFTA para Melhor Ator em um Papel Coadjuvante” – Categoria que começou a ser entregue em 1969. Em 1980, não houve indicados nessa categoria e em 1981, a categoria foi fundida com a de Melhor Atriz Coadjuvante e passou a ser chamada de “Melhor Artista Coadjuvante”, mas a ideia foi logo abandonada e a categoria voltou a ter seu formato tradicional no ano seguinte. Essa é uma das poucas categorias que tem praticamente o mesmo formato no Oscar, no BAFTA e também no Globo de Ouro.
  • BAFTA Award for Best Actress in a Supporting Role ou “Prêmio BAFTA para Melhor Atriz em um Papel Coadjuvante” – Categoria que, assim como a anterior, começou a ser entregue em 1969. Em 1980, não houve indicados nessa categoria e em 1981, a categoria foi fundida com a de Melhor Ator Coadjuvante e passou a ser chamada de “Melhor Artista Coadjuvante”, mas a ideia foi logo abandonada e a categoria voltou a ter seu formato tradicional no ano seguinte. Essa é uma das poucas categorias que tem praticamente o mesmo formato no Oscar, no BAFTA e também no Globo de Ouro.
  • BAFTA Award for Best Cinematography ou “Prêmio BAFTA para Melhor Fotografia” – Categoria que começou a ser entregue em 1964 e que no início era dividida em duas, uma dedicada a premiar filmes em preto e branco e outra dedicada a premiar filmes em cores, em um formato que também existiu no Oscar. A partir de 1969 a categoria passou a ter seu formato atual em que todos os filmes concorrem em uma única categoria.
  • BAFTA Award for Best Editing ou “Prêmio BAFTA para Melhor Montagem/Edição” – Categoria que começou a ser entregue em 1967 e que possui um formato muito parecido com a categoria de mesmo nome no Oscar.
  • BAFTA Award for Best Costume Design ou “Prêmio BAFTA para Melhor Figurino” – Categoria que começou a ser entregue em 1965 e que em seu início era dividida em duas, uma dedicada a premiar filmes em preto e branco e outra dedicada a premiar filmes em cores, pratica que também era comum no Oscar. A partir de 1969 a categoria passou a ter seu formato atual em que todos os filmes concorrem em uma única categoria.
  • BAFTA Award for Best Production Design ou “Prêmio BAFTA para Melhor Design de Produção” – Categoria que começou a ser entregue em 1965 e assim como as duas categorias anteriores era, inicialmente, dividida em duas, uma dedicada a premiar filmes em preto e branco e outra dedicada a premiar filmes em cores, pratica que também existia no Oscar. A partir de 1969 a categoria passou a ter seu formato atual em que todos os filmes concorrem em uma única categoria. Até 1976 era categoria era chamada de “Melhor Direção de Arte”.
  • BAFTA Award for Best Makeup and Hair ou “Prêmio BAFTA para Melhor Maquiagem e Cabelo” – Categoria que começou a ser entregue em 1983 e que nasceu na esteira da criação de uma categoria similar no Oscar. Até 1994, essa categoria era conhecida apenas como “Melhor Maquiagem”.
  • BAFTA Award for Best Original Music ou “Prêmio BAFTA para Melhor Música Original” – Categoria que começou a ser entregue em 1969 e é parecida com a categoria de Melhor Trilha Sonora Original que existe tanto no Oscar quanto no Globo de Ouro. Essa categoria, no entanto, é um pouco mais ampla, já que o BAFTA não possui uma categoria para premiar canções originais, como o Oscar e o Globo de Ouro possuem. Essa categoria já teve muitos nomes ao longo dos anos.
  • BAFTA Award for Best Sound ou “Prêmio BAFTA para Melhor Som” – Categoria que começou a ser entregue em 1969 e que é muito parecida com a categoria de mesmo nome existente no Oscar. Até 1980 essa categoria se chamava “Best Soundtrack”, que poderia ser traduzido como “Melhor Trilha Sonora”, mas ela nunca premiou trilha sonoras musicais, mas sim o trabalho de profissionais de som no cinema.
  • BAFTA Award for Best Special Visual Effects ou “Prêmio BAFTA para Melhores Efeitos Especiais Visuais” – Categoria que começou a ser entregue em 1983 e que tem muitas semelhanças com a categoria de mesmo nome que também existe no Oscar.
  • BAFTA Award for Best Casting ou “Prêmio BAFTA para Melhor Elenco” – Categoria que começou a ser entregue em 2020 e é a categoria mais recente do BAFTA. Ela é destinada a premiar o trabalho dos diretores de casting, ou seja, aqueles profissionais que selecionam atores e atrizes para o elenco de um filme. Uma categoria semelhante começará a ser entregue pelo Oscar em 2026.
  • BAFTA Rising Star Award ou “Prêmio BAFTA para Estrela em Ascenção” – Categoria que começou a ser entregue em 2006 e é a única categoria do BAFTA não relacionada diretamente a cinema e também a única onde o vencedor é escolhido por voto popular. Atores e atrizes são indicados juntos nessa categoria e sua indicação não está atrelada a performance em um filme específico, como ocorre com as outras categorias do BAFTA. Após a divulgação dos indicados, o vencedor é escolhido por votação popular. Mais uma das categorias que só existem no BAFTA.
  • BAFTA Fellowship – Categoria que começou a ser entregue em 1971 e que premia a carreira e o conjunto da obra de grandes nomes do cinema britânico e mundial.

Estilo da cerimônia de premiação

Outro aspecto dessas três premiações em que é possível notar diferenças e semelhanças importantes é o estilo de suas cerimônias de premiação. Aqui, mais uma vez, Oscar e BAFTA são mais parecidos, enquanto o Globo de Ouro destoa dos dois. Isso porque, o Globo de Ouro sempre foi considerada uma premiação “menos séria” e mais irreverente. Até porque, ela sempre foi entregue por jornalistas e portanto não é realmente uma premiação da indústria. Dessa forma, tradicionalmente, o Globo de Ouro sempre foi entregue em um jantar de gala, onde atores, atrizes, diretores e outros profissionais de cinema e televisão eram premiados ao mesmo tempo em que bebiam e comiam.

Continue depois da publicidade

Por isso também, o Globo de Ouro sempre permitiu um nível maior de “indiscrição” e um humor mais ácido de seu anfitrião, ou seja, aquela pessoa que efetivamente conduz toda a cerimônia. Algo que a Academia, por exemplo, nunca permitiu no Oscar, onde cada movimento do anfitrião parece ser controlado e tudo deve estar perfeito e em seu exato lugar. Por tudo isso, por muito tempo, muita gente preferia assistir a cerimônia do Globo de Ouro por considerá-la mais divertida. Aliás, essa era opinião até mesmo em Hollywood.

Já no caso do BAFTA e do Oscar, elas são premiações da própria indústria do cinema e não apenas isso, são as mais importantes do cinema de seus respectivos países. O Oscar mais ainda, já que é considerado a mais importante premiação do cinema mundial. Devido a essa importância é natural que essas premiações sejam mais sisudas e sérias. Até porque, são premiações que alguns profissionais esperam uma vida inteira para ganhar e cuja vitória muda para sempre a carreira de qualquer um que trabalhe com cinema.

Cerimônia do BAFTA 2023, Créditos: Getty Images.
Cerimônia do BAFTA 2023. Tradicionalmente o BAFTA é entregue em uma cerimônia formal em um estilo parecido com o do Oscar. Créditos: Getty Images.

Mas mesmo mais parecidos, Oscar e BAFTA tem diferenças importantes em suas cerimônias de premiação. Apesar de ambos serem apresentados a partir de um teatro e em uma cerimônia formal, o BAFTA dá mais liberdade a seu anfitrião. Além disso, o humor ácido e tipicamente inglês é bem presente no BAFTA, onde o tipo de piadas feitas e o tipo de brincadeiras envolvendo os convidados normalmente não seriam permitidos na entrega do Oscar.

Além disso, o papel do anfitrião no BAFTA é muito mais proativo, já que ele é responsável por chamar os apresentadores de cada uma das categorias e também fazer as transições entre as etapas da premiação. Por esse motivo, ele acaba ficando um tempo considerável no palco. Já no Oscar, o anfitrião é mais um “showman” responsável por animar a plateia e apresentar números musicais e piadas para o público que assiste a cerimônia de casa. Isso porque na cerimônia de entrega do Oscar é comum a presença de um locutor (ou locutora) que chama os apresentadores das categorias e também dá mais informações sobre os vencedores.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, o apresentador é mais responsável por chamar os comerciais, as atrações musicais e fazer as transições entre as etapas da premiação. E, em algumas ocasiões, nem isso ele faz, com essa função ficando também a cargo do locutor da premiação. Isso faz com que no Oscar, o anfitrião esteja menos presente no palco e só apareça em momentos mais importantes. Isso também permite a ele mais trocas de roupa, o que é bastante comum principalmente quando a anfitriã é uma mulher.

Outra diferença importante é que o BAFTA nem sempre é exibido ao vivo na televisão. É comum que sua exibição televisiva comesse horas atrasada em relação a cerimônia de verdade. Dessa forma, os vencedores da maioria das categorias são conhecidos muito antes de serem apresentados na televisão e por isso também a transmissão televisiva do BAFTA muitas vezes é muito mais condensada e dura menos tempo que a cerimônia do Oscar.

Conclusão

E aí, gostou do nosso texto? Esperamos que sim. Tentamos condensar de forma completa, mas ao mesmo tempo simplificada todas as diferenças e semelhanças existentes entre essas três premiações que são consideradas as mais importantes do cinema mundial. Se você gostou do nosso texto não esqueça de deixar um comentário. Comente também se você percebe alguma outra semelhança ou diferença entre o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA. Como sempre, seu comentário é muito importante para nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.