A Konami anunciou que as versões de Metal Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 3 estão sendo temporariamente removidas das suas respectivas lojas digitais.
Os títulos da franquia de espionagem e ação furtiva, estão sendo retirados devido a necessidade de renovação dos direitos de uso de materiais históricos e reais que foram utilizados em cutscenes e sequências em FMV de ambos os games.
A desenvolvedora japonesa lançou a seguinte nota neste domingo (07), se retratando e explicando o ocorrido para os clientes:
Estamos atualmente trabalhando na renovação das licenças para imagens de arquivo histórico selecionadas usadas nos jogos, portanto, tomamos a decisão temporária de começar a suspender a venda de METAL GEAR SOLID 2, METAL GEAR SOLID 3 e todos os produtos que incluem esses jogos nas lojas digitais a partir de 8 de novembro de 2021.
Os jogos que foram removidos já não podem mais adquiridos nas suas respectivas lojas digitais. Abaixo listamos todos os jogos que são afetados com a medida de remoção, que por sinal, já está em vigor:
-
- Metal Gear Solid 3: Snake Eater HD Edition (PS3 e PS Vita)
- Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty HD Edition (PS3 e PS Vita)
- Metal Gear Solid HD Edition (PS3)
- Metal Gear Solid HD Edition: 2 & 3 (Xbox 360)
- Metal Gear Solid HD Collection (PS Vita e PlayStation Now)
- Metal Gear Solid 2 Substance (PC – via GOG)
- Metal Gear Solid: Snake Eater 3D (Nintendo 3DS)
- Metal Gear Solid 2 HD(NVIDIA Shield)
- Metal Gear Solid 3 HD (NVIDIA Shield)
A Konami não deu um prazo específico para o retorno dos games às lojas digitais, e de fato não sabemos se as licenças serão renovadas, ou se os games deverão ser relançados em outro formato no futuro, sem a presença das cenas em questão.
Veja mais:
Vale lembrar que se o usuário tiver a cópia física equivalente destes jogos, ela continua funcionando normalmente, sem qualquer tipo de impedimento.
Além disso, caso você tenha efetuado previamente a compra de algum destes jogos em sua edição digital, sua versão continua funcionando normalmente, e pode ser reinstalada a qualquer momento.
Em outubro deste ano, alguns rumores indicaram que a Konami estaria planejando uma série de relançamentos da franquia “Metal Gear” para consoles modernos, incluindo um remake de “Metal Gear Solid 3: Snake Eater“.
A tarefa de resgatar aventuras clássicas de “Metal Gear Solid” para a nova geração de consoles, seria realizada pelo Estúdio Virtuos, especializado no desenvolvimento de “ports” para diferentes plataformas.
A mesma equipe foi a responsável por trazer as versões de “Dark Souls Remastered” e “The BioShock Collection” para o Nintendo Switch.
Metal Gear é uma série de jogos criada por Hideo Kojima, onde o jogador tem o controle de um soldado altamente treinado em infiltração, tendo que enfrentar armas de destruição em massa, ou Metal Gear’s, tanques gigantescos com capacidade de lançar ataques nucleares.
A franquia se tornou extremamente famosa por ser a primeira a introduzir a categoria “stealth”, e também devido às suas intermináveis cutscenes e seus enredos bastante complexos.
Os doze jogos na cronologia oficial de Metal Gear correspondem à uma narrativa que se expande por cinco décadas. Quatro deles são prequelas que se passam antes dos eventos do primeiro game.
E aí gamer, o que achou dessa notícia não tão boa sobre o universo de Metal Gear Solid? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe as notícias e análises da nossa página, para que a equipe Proddigital POP não pare de crescer!