Imagem de Shawn Levy. Foto: Presley Ann/Getty Images for Netflix.
Imagem de Shawn Levy. Foto: Presley Ann/Getty Images for Netflix.

Segundo reportagem do site The Wrap, a Marvel Studios e a Walt Disney Studios Motion Pictures está de olho em Shawn Levy para dirigir o novo filme dos Vingadores. Segundo a reportagem, apesar da agenda lotada do diretor, ele é o principal candidato a estar à frente do projeto. Levy acaba de dirigir Deadpool & Wolverine, que estreia agora em julho, e dirigirá também os dois últimos episódios da quinta e última temporada de Stranger Things, como ele tem feito em todas as temporadas da série desde seu início. Levy, inclusive, é um dos produtores executivos de Stranger Things.

Além disso, Shawn Levy também já está comprometido a dirigir um novo filme da franquia Star Wars que está, atualmente, em processo de desenvolvimento inicial e nem sequer tem previsão de estreia. Apesar de sua agenda lotada, a Walt Disney Studios Motion Pictures, que distribui os filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), parece confiar em Levy para ajudar a colocar a franquia de volta nos trilhos, o que, aliás, parece ser uma prova de que o estúdio confia no sucesso de Deadpool & Wolverine, que nem sequer estreou ainda nos cinemas.

Shawn Levy: Solução para os problemas do MCU?

Há algum tempo, o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) vem sofrendo com filmes que não conseguem despertar o interesse do público como antes. Durante muito tempo, apenas ser uma produção do MCU já era garantia certa de obtenção de grandes bilheterias. Contudo, esses dias parecem ter terminado. Nos últimos anos, diversos filmes da franquia sofreram com arrecadações abaixo do esperado. Contudo, 2023 foi provavelmente o pior ano do MCU. Dos três filmes da franquia lançados no ano passado, apenas um, Guardiões da Galáxia Vol. 3, foi sucesso de bilheteria.

Já Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania foi considerado uma decepção financeiramente falando e As Marvels foi o maior fracasso de arrecadação de toda a história do MCU, que começou em 2008 e já arrecadou quase 30 bilhões de dólares em bilheterias. Para piorar, uma das principais mentes criativas da franquia, o cineasta James Gunn (que, inclusive, dirigiu Guardiões da Galáxia Vol. 3), trocou a Marvel pela rival DC e chefiará o reboot do Universo DC.

Jonathan Majors como Kang. Créditos: Marvel Studios e Walt Disney Company.
Jonathan Majors como Kang. O ator foi demitido pela Marvel no final do ano passado. Créditos: Marvel Studios e Walt Disney Company.

Além disso, Jonathan Majors intérprete de Kang, o Conquistador, foi condenado por agressão física em dezembro do ano passado e por isso foi demitido pela Marvel Studios, deixando de vez o MCU. Kang, deveria ser o principal antagonista dessa nova fase do Universo Cinematográfico Marvel, desempenhando um papel semelhante àquele que desempenhou o vilão Thanos, nas fases anteriores da franquia.

Assim, sem Majors, a Walt Disney Studios Motion Pictures e a Marvel Studios terão que decidir como prosseguir com a construção do enredo dessa nova fase da franquia. O novo filme dos Vingadores (o mesmo que pode ser dirigido por Shawn Levy) deveria ser chamado de “A Era de Kang”, mas esse subtítulo já foi retirado e, por enquanto, o projeto será chamado apenas de “Vingadores 5”. Para piorar ainda mais, Destin Daniel Cretton que deveria dirigir o filme, deixou o projeto no final do ano passado.

Nesse cenário, a Marvel e Disney precisam de alguém confiável e experiente que consiga construir um projeto financeiramente viável e que volte a atrair o público para os filmes do MCU. Por isso, o nome de Shawn Levy, diretor, produtor e roteirista com mais de 30 de experiência e muitos projetos grandes no currículo, atrai tanto os executivos das duas empresas. Como o próprio CEO da The Walt Disney Company, Bob Iger, disse, é preciso reconquistar a confiança do público depois dos fracassos de 2023.

Agora é esperar para ver se Shawn Levy realmente estará a frente do projeto e se, em caso positivo, conseguirá ajudar a reverter o momento negativo que vive a franquia. Lembrando que dependendo dos resultados financeiros de Deadpool & Wolverine, tudo pode mudar. Se o filme for um sucesso, provavelmente o “passe” de Levy ficará ainda mais caro. Senão, é possível até mesmo que a Disney e a Marvel desistam de contratá-lo para dirigir Vingadores 5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui