Segundo reportagem do site norte-americano Deadline, Ferrari, próximo filme de Michael Mann estreará mundialmente em setembro no Festival de Veneza. Ainda não se sabe exatamente, a data em que o longa-metragem será exibido no festival, mas é certo que será lá onde poderemos vislumbrar pela primeira vez a obra. O filme, que conta com um elenco estelar que inclui Adam Driver, Penélope Cruz e Shailene Woodley, acompanha a vida de Enzo Ferrari a partir de 1957, quando sua vida pessoal e profissional vão mal.
Naquele momento, o mitológico fundador da fabricante de carros mais famosa do mundo, havia perdido um filho, vivia um momento difícil em seu casamento e ainda corria o risco de perder a sua empresa. Ferrari será interpretado justamente por Adam Driver, enquanto que Penélope Cruz viverá sua esposa, Laura Ferrari. A produção tem roteiro de Troy Kennedy Martin, roteirista experiente que tem em seu currículo filmes como, Um Golpe à Italiana (1969) e Inferno Vermelho (1988), e é baseada no livro “Enzo Ferrari – O Homem e a Máquina”, do escritor e jornalista norte-americano Brock Yates.
Ferrari: 12º filme da carreira de Michael Mann
Ferrari será o 12º longa-metragem da carreira do premiado diretor norte-americano Michael Mann. O cineasta não costuma dirigir tantos filmes assim (seu último foi lançado em 2015, ou seja, oito anos atrás), mas quando o faz, costuma produzir bons filmes ou até mesmo obras-primas. Além disso, suas obras costumam quase sempre despertar a atenção dos votantes do Oscar (e também de outras grandes premiações).
Por isso, Ferrari já é considerado por muitos críticos e especialistas da indústria do entretenimento, como um dos grandes favoritos da temporada de premiações do ano que vem. Não à toa, o filme tem data de estreia nos Estados Unidos marcada para 25 de dezembro, ou seja, bem no meio da temporada de premiações. Essa estratégia de lançar o filme no final do ano, geralmente, é uma tentativa de manter a obra “fresca” na memória do público, da crítica e também dos votantes do Oscar.
Com um orçamento estimado em 90 milhões de dólares e com distribuição em solo americano já confirmada, a estreia em Veneza deve funcionar como uma espécie de pré-lançamento e dependendo da reação da crítica especializada, deve ajudar a atrair ainda mais o público para sua estreia comercial em dezembro e também, eventualmente, aumentar as chances do filme no Oscar.