Foi anunciado hoje que Rivais, novo filme do diretor Luca Guadagnino e que é estrelado por Zendaya, abrirá o Festival de Veneza desse ano. A primeira exibição do longa-metragem será na noite de abertura do festival, em 30 de agosto desse ano, no Sala Grande do Palazzo del Cinema. O filme que conta a história de uma ex-campeã de tênis, seu marido e seu ex-namorado, é produzido pela MGM e estrelado por Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist.
As primeiras imagens liberadas da obra, mostram que a produção terá cenas quentes entre os três personagens. No filme, Tashi Duncan (Zendaya) é uma ex-jogadora prodígio de tênis que agora é técnica de seu próprio marido, Art Donaldson (Mike Faist), que apesar de ser um campeão do esporte, está em uma fase muito ruim. Tashi então, inscreve seu marido em um torneio Challenger, na esperança de que ele obtenha uma vitória redentora. Contudo, nesse torneio, Art terá que enfrentar Patrick (Josh O’Connor), um tenista já “em fim de carreira” que é ex-namorado de Tashi e ex-melhor amigo de Art.
Ano cheio de Zendaya
Rivais não é o único filme estrelado por Zendaya a estrear esse ano. A atriz também está em Duna: Parte 2, a esperada continuação de Duna (2021), que estreia em 3 de novembro desse ano. Ambos os filmes têm boas chances no Oscar do ano que vem, o que pode resultar também em uma possível indicação para Zendaya.
Depois da estreia no Festival de Veneza, Rivais estreará comercialmente nos Estados Unidos em 15 de setembro desse ano. Portanto, antes de Duna. O filme será exibido fora de competição em Veneza e, com isso, não estará concorrendo ao almejado Leão de Ouro. No entanto, só o fato de ser exibido com tanto destaque no festival, já é um grande feito, já que o Festival de Veneza é, provavelmente, o segundo festival de cinema mais importante do mundo. Atrás apenas do Festival de Cannes e a frente do também importante Festival de Berlim.
Rivais é o oitavo longa-metragem dirigido por Luca Guadagnino em sua carreira. Desde o sucesso de seu filme, Me Chame Pelo Seu Nome, em 2017, o diretor tem trabalhado praticamente apenas em filmes norte-americanos, tendo dirigido o remake de Suspíria, em 2018, e Até os Ossos, no ano passado.
Ainda não se sabe como Rivais será recebido pela crítica especializada e pelo público de forma geral, mas pela data de sua estreia, em setembro, é possível dizer que tanto a MGM quanto Guadagnino esperam ter alguma chance real na temporada de premiações do ano que vem. Agora é esperar para ver se a expectativa em relação ao filme se mostra acertada e se a obra realmente terá chances de concorrer (ou, por que não, vencer) em alguma categoria das principais premiações do ano que vem