Jenna Ortega
Jenna Ortega - Imagem: Divulgação

Jenna Marie Ortega, nasceu no dia 27 de setembro de 2022, na Califórnia, Estados Unidos. Com apenas 20 anos de idade, a atriz já é uma grande estrela em ascensão. Principalmente agora, ao interpretar a icônica personagem Wandinha da Família Addams, ou como é conhecida por seu nome original, Wednesday, na série original a Netflix.

Contudo, se engana quem acredita que a jovem ganhou o carinho dos fãs agora. Afinal, apesar da pouca idade, a atriz norte-americana, filha de pais mexicanos e porto-riquenhos já tem um bocado de produções em seu currículo. Uma curiosidade, é que Ortega fez sua estreia nos cinemas em 2013, acredite ou não, dentro do UCM, no filme “Homem de Ferro 3”, interpretando a filha do presidente.

Logo depois, no canal Disney Channel, a atriz deve muito destaque ao estrelar a série “A Irmã do Meio”. Na época, a atriz até mesmo ganhou um prêmio conhecido como Imagen Award por sua atuação. Mas ainda antes disso, ela teve um bom destaque ao interpretar a jovem Jane, na famosa série de comédia “Jane The Virgin”. Ainda aos 18 anos, Ortega até mesmo lançou seu primeiro livro, intitulado “It’s All Love: Reflections for Your Heart & Soul”. O material era uma compilação de citações motivacionais e algumas histórias de sua vida.

Mas com o passar do tempo, Ortega acabou focando em dois gêneros específicos, o terror e suspense. Desse modo, ao longo dos últimos anos, a estrela está colocando seu nome, e sua atuação excepcional em várias obras do gênero. Não é à toa, que Ortega, com uma carreira meteórica, conseguiu o papel da filha mais velha dos Addams. Isso, ao viver Wandinha, personagem inexpressiva, macabra e de poucos amigos.

Contudo, a série encaminha a personagem para um rumo diferente do que estamos acostumados, mostrando bem mais do que ela têm para oferecer. Mas isso só é possível, após Jenna Ortega entregar até o momento, uma das melhores atuações da sua carreira. Isso, com destaque, para suas expressões faciais e corporais, que mostram o talento absurdo que a jovem tem a oferecer.

Vale lembrar, por causa das suas origens, Ortega se sente orgulhosa em espalhar sua herança latina, além de grata ao compartilhar a cultura em que nasceu para ao mundo. Por fim, se você é um daqueles, que assim como eu, se apaixonou pela atriz e personagem, confira alguns trabalhos de Jenna, e saiba um pouco mais sobre a estrela.

7 – Você (2019)

Jenna Ortega apareceu na segunda temporada de “Você”, a famosa série da Netflix de suspense psicológico, sobre Joe. Um starker psicótico, baseado nos livros de Caroline Kepnes. Na trama, a atriz interpreta Ellis Alves, a irmã mais nova da vizinha do protagonista. Por fim, Ortega entrega uma atuação excepcional, com momentos brilhante em um papel difícil. Afinal, a personagem acaba trazendo alguns desafios para Joe, com seu toque levemente ácido.

Enquanto isso, a série distribuída pela Netflix, conta com a produção de Greg Berlanti (Juntos pelo Acaso) e Sera Gamble. A primeira temporada foi o ar em 2018, sendo automaticamente renovada para a segunda que estreou em 2019. Desse modo, ainda em 2020 a trama teve sua terceira temporada confirmada, lançada em 2021 com a quarta que tem previsão de estreia para fevereiro de de 2023.

Além de Jenna Ortega, o elenco conta com a presença de Penn Badgley (Gossip Girl), Elizabeth Lail (A Hora da Sua Morte), Luca Padovan (Clube do Terror), Zach Cherry (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) e Shay Mitchell (Pretty Little Liars). Já durante a segunda temporada juntam-se ao elenco, Victoria Pedretti (A Maldição da Mansão Bly), James Scully (Fire Island) e Carmela Zumbado (Chicago PD.). Enquanto na terceira, Travis Van Winkle (Uma Viagem de Natal), Shalita Grant (NCIS), Tati Gabrielle (O Mundo Sombrio de Sabrina) e Dylan Arnold (Halloween Kills) passam a fazer parte da trama.

As temporadas foram gravadas em Nova York, Los Angeles, e agora em Londres. Por sua vez, a aprovação no Rotten Tomatoes é de 93%, 87% e 96% para a primeira, segunda e terceira temporada, recpectivamente,. Além disso, durante os anos de exibição, ganhou prêmios como, MTV Movie & TV Awards, Saturn Awards e Hollywood Critics Association TV Awards.

Enquanto isso, o segundo ano de “Você” acompanha os acontecimentos após o ocorrido com Guinevere Beck. Afina, Joe se muda para Los Angeles e decide dar um recomeço a sua vida. Contudo, ele acaba cruzando com Love, uma fantástica mulher com quem acaba se apaixonando. Mas parece que as coisas estão fadadas a dar errado, afinal, Candance, sua ex-namora descobre seu paradeiro, e começa a perseguir Joe.

Assista “Você” na Netflix →

6 – A Babá: Rainha da Morte (2020)

A Babá: Rainha da Morte é a continuação do filme “A Babá” de 2017. A produção foca no gênero terror e comédia sem noção. Na trama, Jenna Ortega interpreta a personagem Phoebe Atwell, uma misteriosa adolescente recém-chegada na escola. E apesar de o longa não ter ganho tantos elogios quanto seu original, Ortega faz um ótimo trabalho, mais uma vez como uma jovem rebelde e meio doidinha.

A produção de 2020 conta com a direção de McG (As Panteras), com base no roteiro de Dan Lagana, Brad Morris (Salem Rogers) e Jimmy Warden. Já no elenco, além de Ortega, temos Judah Lewis (Crônicas de Natal: Parte Dois), Emily Alyn Lind (Gossip Girl), Robbie Amell (Upload: Realidade Virtual), Andrew Bachelor (Destruição Final: O Último Refúgio), Leslie Bibb (Código de Conduta), Hana Mae Lee (A Escolha Perfeita), Bella Thorne (A Vida É Agora), Samara Weaving (Casamento Sangrento) e Ken Marino (Missão Pijamas).

Enquanto isso, as filmagens ocorreram na Califórnia, com o grande Bear McCreary, responsável pela trilha sonora. Durante sua estreia, acabou ocupando o lugar de filmes mais vistos da Netflix, embora tenha recebido algumas críticas negativas. Afinal, no Rotten Tomatoes, conseguiu aprovação de apenas 48%, enquanto pontuou 22 entre 100 pontos no Metacritic. Boa parte dos críticos sugeriu que a trama era fraca, apesar de muito divertida. Vale lembrar que apesar das críticas negativas, um terceiro filme da franquia encontra-se em desenvolvimento.

Por fim, o segundo filme da franquia, continua a contar a história do agora jovem, Cole Johnson, após os eventos do original. Afinal, o menino precisou lutar com todas as suas forças a fim de sobreviver a um ritual satânico protagonizado por sua babá. Os dois anos após o acontecimento foram um inferno, e Cole tenta superar o passado para sobreviver ao ensino médico. Contudo, o que ele não esperava é que alguns velhos inimigos retornam de forma misteriosa e ele precisará lutar contra eles novamente.

Assista “A Babá: Rainha da Morte” na Netflix →

5 – A Vida Depois (2021)

Apesar de Jenna Ortega estar dedicando boa parte da sua vida ao terror e suspense, “A Vida Depois” é um drama que não pode ficar de fora desta lista. Afinal, a produção do ano de 2021, que conta com a direção de Megan Park (Será Que?), em sua estreia na função, garante um bom choro. Ou seja, aqui temos Ortega entregando uma performance emocionante, no papel de uma adolescente que sobrevive a um massacre de tiroteio escolar nos Estados Unidos.

Ortega é Vada Cavell, uma garota que se culpa por ter sobrevivido ao terrível evento. Mas a história tocante, também mostra como ela vai se apoiar e ganhar forças da família e amigos para seguir sua vida. Com distribuição da HBO Max e produção conjunta da Warner Bros. e New Line Cinema, o elenco também conta com as performances de Maddie Ziegler (West Side Story), Julie Bowen (Modern Family), John Ortiz (Miami Vice), Niles Fitch (This Is Us), Will Ropp (O Caminho de Volta) e Shailene Woodley (A Culpa É Das Estrelas). Enquanto isso, a música é de Finneas O’Connell, sim, o irmão de Billie Eilish.

A Vida Depois é mais uma produção adiada pela pandemia de COVID-19, que começou em 2020, mas terminou apenas no final do ano, com as gravações em Los Angeles. Contudo, após sua estreia, a produção recebeu aclamação da crítica, com elogios ao roteiro, trilha sonora e principalmente a atuação de Ortega.

No Rotten Tomatoes, garantiu 93% de aprovação, enquanto isso, a série foi premiada no South by Southwest Film Festival. Além do mais, também recebeu indicações ao Hollywood Critics Association Midseason Awards e Hollywood Critics Association TV Awards, com Ortega indicada como Melhor Atriz.

Em A Vida Depois vamos acompanhar a história de Vada Cavell, uma adolescente que precisa lidar com as consequências e traumas emocionais após sua escola ser alvo de um tiroteio. Na trama, ela se une a outros dois jovens, que também sobreviveram ao desastre, para conseguir se curar. Então, conferirmos pelo seu ponto de vista, tudo o que isso lhe causou, e como seus amigos e família vão ajuda-la no processo. Contudo, também entendemos como tudo isso acaba mudando de certa forma, até o jeito que Vada costuma agir, e o resto da sua vida.

Assista “A Vida Depois” no HBO Max →

4 – Pânico (2022)

Após um bom tempo de pausa, a franquia Pânico voltou com tudo no ano de 2022. Apesar de não ser propriamente a protagonista, Jenna Ortega rouba toda a atenção para si, principalmente nos momentos iniciais do longa. Afinal, durante o quinto filme da saga, ela interpreta Tara Carpenter, a irmã da protagonista. E coitada, logo no comecinho, a atriz entrega uma atuação de milhões ao ser perseguida, apanhar e até mesmo ser esfaqueada pelo Ghostface.

Pânico, contou com a direção de Matt Bettinelli-Olpin (O Herdeiro do Diabo) e Tyler Gillett (Casamento Sangrento), com base no roteiro de James Vanderbilt (Zodíaco) e Guy Busick. Desse modo, sendo uma sequência direta à Pânico 4, que foi ao ar em 2011.

Além de Ortega, o elenco conta com a presença de Melissa Barrera (Vida), Kyle Gallner (Sorria), Mason Gooding (Com Amor, Victor), Mikey Madison (Era Uma Vez… em Hollywood), Dylan Minnette (13 Reasons Why), Jack Quaid (The Boys), Jasmin Savoy Brown (O Som da Violência) e Sonia Ammar. Por sua vez, Heather Matarazzo (Diário de uma Princesa), Roger L. JacksonMarley Shelton (Jimmy Bolha) e Skeet Ulrich (Riverdale) estão no elenco.

Além disso, Courteney Cox (Friends), David Arquette (Nunca Fui Beijada) e Neve Campbell (Ligações Selvagens) também voltam a interpretar seus personagens, como nos filmes anteriores.

Ainda em 2013, a produção já estava sendo cotada, mas algumas desavenças entre a equipe causou um grande atraso. Afinal, somente em 2020, a continuação foi oficializada, após muitos rumores. Mas, outra vez, o longa-metragem sofreu atrasos, agora, devido a Pandemia do COVID-19. Por fim, as gravações ocorreram em Wilmington, Carolina do Norte, em várias localidades diferentes.

Ao todo, o filme conseguiu arrecadar $ 140 milhões de dólares em bilheteria pelo mundo, contra um orçamento de $ 24 milhões, isso em tempos de pandemia. Além disso, a produção foi muito bem avaliada pela crítica, afinal, o gênero não é o grande favorito dos especialistas, mas mesmo a assim garantiu 76% de aprovação no Rotten Tomatoes. Recebeu elogios, sendo comparado com o primeiro filme da franquia que foi ao ar, 25 anos atrás.

Pânico foi indicado a premiações como Hollywood Critics Association Midseason Film Awards, MTV Movie & TV Awards, People’s Choice Awards e Saturn Awards. Vale lembrar que uma sequência, que ainda permanece sem título, foi anunciada após o lançamento, e tem data marcada para estrear em 10 de março de 2023.

Por fim, a quinta parcela da franquia Pânico, original dos anos 90, é uma sequência direta ao filme de 2011. Na trama, mais uma vez, a cidade Woodsboro, na Califórnia é alvo de diversos assassinatos cruéis. Assim, somos apresentados a Sam Carpenter, uma mulher que precisa retornar a cidade, após sua irmã ser quase morta pelo assassino Ghostface. Contudo, ela esconde um segredo, e isso a motiva a descobrir quem é o novo assassino que está matando os adolescentes da cidade. Enquanto isso, Sam precisa superar um antigo trauma, enquanto cuida da sua irmã mais nova.

Assista “Pânico” no Google Play →

3 – Terror no Estúdio 666 (2022)

Terror no Estúdio 666 foi o segundo filme de terror de Jenna Ortega  neste ano, quer dizer, a produção é mais cômica do que assustadora em si. Na trama, Ortega é Skye Willow, baterista de uma banda de rock que morreu de forma horrível. Mas o detalhe mais interessante é que o longa-metragem tem como foco os membros da banda Foo Fighters. Isso, em uma tentativa de gravar seu novo álbum em um estúdio mal-assombrado. Apesar da participação bem pequena, a sua personagem é bem interessante.

A direção de Terror no Estúdio 666 é de BJ McDonnell (Terror no Pântano 3), com base no roteiro de Jeff Buhler (Maligno) e Rebecca Hughes (O Retiro de Natal Filme), adaptado de uma história do próprio Dave Grohl. Enquanto isso, Grohl estrela o filme ao lado dos seus companheiros de banda, Nate MendelPat SmearTaylor HawkinsChris Shiflett e Rami Jaffee. Outros nomes do elenco incluem Whitney Cummings (2 Broke Girls), Leslie Grossman (American Horror Story), Will Forte (MacGruber), Jeff Garlin (WALL-E), e claro, Jenna Ortega.

Vale lembrar que este não é o primeiro filme com a banda, que já teve sucesso em Foo Fighters: Back and Forth (2011) e na série Foo Fighters: Sonic Highways (2014). Enquanto isso, a trama deste ano foi rodada em segredo, sem nenhum fã saber. A produção é inspirada na experiência de Grohl o gravar seu décimo álbum, Medicine at Midnight de 2020. Ou seja, o material foi gravado durante o auge da pandemia, e demorou mais de um ano para ser finalizado.

Terror no Estúdio 666, não é nenhuma obra-prima, mas garante um bom divertimento. O filme recebeu críticas mistas, conseguindo arrecadar $ 3 milhões em bilheterias. Por sua vez, também garantiu uma aprovação de 56% no Rotten Tomatoes. Com elogios aos momentos engraçados, mas também sendo considerado “desconcertante”

Já a trama, acompanha a gravação do álbum Medicine at Midnight (2021), décimo álbum da banda. O grupo deve se reunir em um antigo casarão, assombrado, onde risadas sinistras e vultos começam a assombrar o lugar. Isso, até alguns eventos bizarros começarem, enquanto Dave Grohl, é possuído por uma entidade.

Assista “Terror no Estúdio 666” no HBO Max →

2 – X: A Marca da Morte (2022)

X: A Marca da Morte foi considerado um dos melhores filmes do ano, mesmo sendo um terror slasher. A produção que também foi um dos maiores sucessos do gênero faz homenagem a antigos clássicos do gênero. Na trama Jenna Ortega interpreta Lorraine Day, uma assistente de som que vê oportunidade de estrelar um filme pornô. Contudo, junto aos seus amigos, tudo começa a dar muito errado, enquanto eles precisam lutar por suas vidas. No longa, Ortega se mostra uma grande atriz, e reafirma o porquê é perfeita para esse tipo de filme.

A produção independente, conta com roteiro, produção, edição e direção de Ti West (Pearl). Além de Ortega, o elenco é composto por Mia Goth (Ninfomaníaca), Martin Henderson (Virgin River), Brittany Snow (A Escolha Perfeita), Owen Campbell (Depravado), Stephen Ure (O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei) e Scott Mescudi. Vale lembrar que um praquel intitulado Pearl, também foi lançado este ano. Além disso, MaXXXine a sequência de X: A Marca da Morte está em desenvolvimento.

O filme é levemente baseado no ensaio de Nathan Roscoe, onde algumas mulheres idosas se tornam grotescas e violentas. Enquanto isso, a produção ficou por conta da grande A24, especialista quando falamos de filmes independentes. As gravações ocorreram em 2021, na Nova Zelândia, com cenas em vários locais da cidade de Whanganui.

Ao total, X: A Marca da Morte arrecadou $ 14,8 milhões, com base no orçamento de apenas $ 1 milhão, sendo um sucesso de bilheteria. Enquanto isso, a produção foi largamente elogiada, com destaque aos 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Entre os elogios, os críticos observam as referências a filmes clássicos como, Psicose (1960) e O Iluminado (1980). Por muitos, um dos melhores do ano, sendo considerado um “clássico moderno”.

Em X: A Marca da Morte acompanhamos um pequeno grupo de cineastas do gênero pornográfico indo para a gravação de um novo filme. Assim, a trama se passa em 1979, com a atriz Maxine, e seu namorado e produtor Wayne, entre outros, indo para o Texas. Lá, eles alugam a propriedade do casal de idosos Howard Pearl, que são muito estranhos. Contudo, para ficar com o local, eles escondem o motivo do grupo estar ali, que é a gravação do filme pornô. Mas ao Howard saber do verdadeiro motivo, ele enlouquece a começa a caça. Enquanto isso, Pearl também começa a perseguir Maxine silenciosamente.

Assista “X: A Marca da Morte” no iTunes →

1 – Wandinha

Eis que surge a mais nova produção com Jenna Ortega como personagem principal, Wandinha, ou como conhecida por seu nome original, Wednesday. A trama surpreendeu até mesmo quem não gosta de séries adolescentes, afinal, mostrou que está bem acima disso. Apresentando bons personagens, uma história convincente e principalmente, a atuação fabulosa de Ortega. Ou seja, a atriz entrega em sua falta de feição, uma personagem perfeita da Família Addams.

A série baseada na famosa personagem, garante Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura) como um dos produtores executivos, além é claro, de dirigir alguns episódios da trama. Logo, vemos suas características em ação, logo no início da série. Enquanto isso, Alfred Gough (Bater ou Correr) e Miles Millar (Smallville) são responsáveis pela criação da trama para a Netflix.

Por sua vez, o elenco garante grandes nomes como Catherine Zeta-Jones (Chicago), Luis Guzmán (Narcos), Fred Armisen (Forever) e Gwendoline Christie (The Sandman). Outra parte do elenco inclui, Isaac Ordonez, Riki Lindhome (Garfunkel & Oates) e Jamie McShane (Sons of Anarchy). Além da ilustre presença de Christina Ricci, que interpretou a personagem no filme dos anos 90.

Vale lembrar que foi Burton que dirigiu os filmes dos anos 90, e sempre esteve ligado aos personagens. Ainda em 2020, havia rumores que ele estaria presente em uma série de televisão que foi encomendada pela Netflix, o que se confirmou mais tarde. Por fim, o cineasta dirigiu quatro entre os oito episódios da trama. Já as gravações ocorreram na Romênia, na cidade de Bușteni.

Vale lembrar que Jenna Ortega esteve muito envolvida em Wednesday, ficando atenta a todo processo cirativo. Além disso, ela até mesmo estudou alemão e violoncelo, para o aperfeiçoamento da personagem. Por fim, também coreografou a própria dança, “Goo Goo Muck” da banda The Cramps.

A produção do gigante do streaming, conseguiu boas críticas, com os principais elogios ao desempenho de Ortega. Ao todo, sua aprovação no Rotten Tomatoes foi de 72%, onde descreveram a série como “visualmente atraente”, entre performances carismáticas. Ainda hoje, após uma semana de sua estréia, Wandinha ainda está no Top 1 da Netflix, sendo a série mais assistida do momento.

Por fim, a trama adolescente, de mistério e toque sobrenatural, acompanha Wandinha , icônica personagem da Família Addams. Após um “pequeno” deslize, ela precisa frequentar a Escola Nunca Mais, uma instituição para pessoas “deslocadas”. No local, existem as mais variadas criaturas, desde sereias, vampiros e lobisomens. Contudo, Wandinha está muito mais interessada em desvendar o curioso caso de assassinos que ronda a pequena cidade. Além disso, acaba descobrindo um grande segredo dos seus pais, que também estudaram no local há 25 anos. Por fim, ainda precisa aprender lidar com suas habilidades psíquicas, relacionamentos, e a constante comparação com sua mãe Mortícia.

Assista “Wandinha” na Netflix →

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui